SóProvas


ID
2322034
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente relata sintomatologia intensa e localizada no dente 24, com sensibilidade intensa à oclusão no referido dente, sem presença de edema facial. Na anamnese, ele apresenta boa condição de saúde sistêmica. Aos testes de sensibilidade pulpar, respondeu negativamente e, à palpação apical, relatou exacerbação à sintomatologia. Na inspeção visual, observou-se restauração de MOD de resina composta recidiva de cárie no lado distal. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o diagnóstico e a melhor conduta a ser tomada pelo cirurgião-dentista.

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte, Daisy?

  • Dor na oclusão e exacerbação da dor no teste de palpaçao.
  • Por exclusão: ausência de resposta pulpar já desclassifica pulpites e paciente não apresenta comprometimento sistêmico o que veta a prescrição de antibiótico.

  • No abcesso em estágio inicial, não há tumefação e a dor pode ser excruciante. O paciente relata dor intensa, localizada, dor à palpação, percussão e mobilidade dentária. O acúmulo de exsudato no espaço do ligamento periodontal promove a compressão da lâmina dura, o que acarreta em extrusão dentária, compressão das fibras nervosas, além dos mediadores inflamatórios, o que intensifica a dor. O paciente pode apresentar febre e debilidade.

    Já no abcesso em evolução, a dor é semelhante ao em estágio inicial, mas agora, há tumefação consistente, não flutuante. A dor é bastante pronunciada quando o abscesso já se localiza no espaço subperiosteal, por causa da rica inervação do periósteo. Quanto há a ruptura do periósteo, o paciente sente um dramático alívio da dor.

    O último estágio trata-se do abcesso evoluído. As suas características são semelhantes aos quadros de abscesso anteriores, porém agora a tumefação possui ponto de flutuação.

    Os antibióticos devem ser prescritos em casos de abscesso quando houver o desenvolvimento de edema generalizado, difuso (celulite). Também realizaremos a prescrição se houver o envolvimento sistêmico com febre, mal-estar e linfadenite regional e para aqueles pacientes debilitados e imunocomprometidos.

    (Material - Estratégia Concursos)