SóProvas


ID
2322358
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Considerando o Código Tributário Nacional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.
II. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento.
III. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, não podem ser opostas à Fazenda Pública, para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes.
IV. Salvo disposição de lei em contrário, a pessoa jurídica de direito público, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, subroga-se nos direitos desta, cuja legislação tributária aplicará até que entre em vigor a sua própria. 

Alternativas
Comentários
  • Questão capiciosa. Se o candidato "souber demais" e não estiver atento se embola.

    A questão pergunta com base no CTN, dando como alternativas, artigos copiados a literalidade do próprio CTN. Por esta razão estão corretas as alternativas.

    Contudo, o próprio CTN peca na redação, já que define sujeito ativo como titular da competência para exigir o cumprimento da obrigação. EXIGIR não é o termo correto, já que exigir a obrigação é relativo a capacidade ativa tributária, que pode ser delegada pelo ente a qualquer outro.

    O termo correto aí seria INSTITUIR, já que quem detêm competência tributária pode instituir tributo, o que não pode ser delegado pelo ente competente.

  • Questão muito letra de lei . 

  • I - Conforme o Código Tributário Nacional, sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária - Artigo 121.

     

    II - Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência paa exigir o seu cumprimento - artigo 119/CTN.

        

    III - Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, não podem ser opostas à Fazenda Pública, para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes - artigo 123/CTN.

     

    IV - Salvo disposição de lei em contrário, a pessoa jurídica de direito público, que se constituir pelo desmembramento territorial de outra, subroga-se nos direitos desta, cuja legislação tributária aplicará até que entre em vigor a sua própria - artigo 120/CTN.

     

  • GABARITO LETRA B. 

    b) I, II, III e lV estão corretas. 

  • Exato Ricardo, saber muito dá uma atrapalhada na questão. Mas como não há a opção I, III e IV, dá para acertar sem problemas.