SóProvas


ID
2323930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.

Nas tendências pedagógicas liberais, como a renovada não diretiva, a escolanovista e a tecnicista, predomina a abordagem voltada à liberdade e aos interesses individuais na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

    O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.

  • Tendências Liberais como próprio nome indica, assumem princípios da doutrina liberal. A doutrina liberal surge como uma justificação do sistema capitalista que, ao defender a predomonância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, que é a sociedade de classes".

  • QUESTÃO CORRETA! 

  • A escola liberal tecnicista atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento.  A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais

  • O termo liberal não tem o sentido de "avançado", ''democrático", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.

    A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinqüenta anos, tem sido -marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se dêem conta dessa influência.


    A pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difunda a idéia de igualdade de oportunidades,não leva em conta a desigualdade de condições. Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (também denominada escola nova ou ativa), o que não significou a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prática escolar.

    http://pedagogiadidatica.blogspot.com.br/2008/11/pedagogia-liberal.html

  • Discordo desse Gabarito da banca.

    Correlacionar a tendência Liberal tecnicista, ligada ao behaviorismo de Skinner, que visava a modelagem de comportamento e o controle por meio de estímulo e resposta, à Liberdade para mim não faz sentido algum.

    Vale lembrar inclusive que essa tendência tecnista foi implementada no Brasil nos anos 60 pela ditadura militar, governo autocrático que restringia as liberdades individuais e fundamentais.

    Se o item falasse somente das tendências escolanovista e não-diretiva aí sim eu acharia aceitável ligá-las à Liberdade, no entanto a Liberal Tecnicista nada tem a ver com Liberdade.

    Vale inclusive lembrar que essa suposta ideia de liberdade defendida pelo Liberalismo é massacrada pelo Marxismo ( corrente que influencia fortemente o pensamento pedagógico das tendências progressistas e dos principais autores brasileiros da Pedagogia) , que critica-a por que essa ilusória liberdade seria a liberdade do burguês de explorar o proletário, seria apenas a liberdade dos empregadores de pagar míseros salários aos funcionários, seria uma hipócrita liberdade individual somente para as elites econômicas enquanto o povo sofria de moléstias sociais graves.

    Uma pena que alguns professores concordaram com a banca, mas fiquemos atentos caso ela repita esse mesmo raciocínio no futuro.

    Para mim Item errado,Para o Cespe item correto !

  • Liberdade? Deixou a questão desacreditada.

  • Na base de uma proposta pedagógica liberal existe o discurso da meritocracia, a qual assegura que o sucesso e fracasso são de responsabilidades individuais. Neste sentido podemos entender que no âmago de uma tendência liberal tem sempre uma figura de liberdade econômica e um discurso de que tudo é possível desde que se esforce para isso.

    Sob esse ponto de vista podemos entender que no fundo do discurso liberal existe um interesse velado pelo sentimento de esforço individual e liberdade social para os integrantes deste sistema econômico, mesmo que seja em nível abstrato e utópico.

    Neste sentido acredito que tal questão esteja correta

  • Nas tendências liberais temos tradicional e tecnicista e ter que engolir que predomina a liberdade, socorro, difícil.

  • Nas tendências liberais temos tradicional e tecnicista e ter que engolir que predomina a liberdade, socorro, difícil.

  • Nas tendências liberais temos tradicional e tecnicista e ter que engolir que predomina a liberdade, socorro, difícil.

  • Concordo com o Mateus Gomes.

  • Liberdade? Estou estudando errado ou a questão está um tanto equivocada? Relacionar tendência liberal com liberdade é tenso. Errei o gabarito.
  • pessoas questao de associação estilo cespe , quando descreve escolanovista= a liberdade e tecnicista=interesses individuais , simples.... estilo cespe de ser

  • Não entendi foi nada.

  • liberdade ??? tecnicista??pqp

  • As pedagogias liberais buscam adaptar o indivíduo à sociedade.

  • Essa questão devia ser anulada.

  • Certo

    certo

  • A questão está certa gente, mesmo que não concordemos com o conceito de Liberdade defendio por essa corrente educacional.

  • Por que voltada à liberdade?

  • Essa "Liberdade" me pegou :(

  • a tendência tradicional prepara o aluno para os interesses individuais da sociedade( não pensa no coletivo, a palavra liberdade não é no sentido de ser livre)

  • Questão muito difícil.

    Merecia ser anulada mesmo.

    Apesar do fato que se chamam liberais e que o Liberalismo de fato está atrelado à Liberdade tanto individual como de mercado, devemos lembrar que os marxistas e progressistas ( inclusive nas correntes educacionais) alertam que essa pretensa liberdade é ilusória e manipulativa.

    Sem falar que como poderíamos aceitar que o behaviorismo ( tendência liberal tecnicista), corrente essa que prega o controle de comportamento poderia ser considerada como atrelada à noção de Liberdade.

    Liberalismo concerteza tem haver com Liberdades individuais, mas no contexto da educação e tendências pedagógicas não faz sentido pensar que, na prática, tenham a ver com Liberdade, pois Libâneo afirma claramente que essas tendências visam a manutenção do Status Quo e do poder concentrados nas classes dominantes.

  • O mais importante para essas tendências, principalmente a renovada não diretiva que é a mesma coisa da escola nova ou novista é o INDIVÍDUO o bem estar dele e não da sociedade. Aqui ele possui muito mais liberdade (no sentido de ser mais ouvido em suas vontades e desejos) do que nas tradicionais. Por mais que façam parte das tendências liberais(do LIBERALISMO FRANCÊS).

  • errei por conta dessa liberdade

  • A palavra “libertade” me fez errar a questão.
  • Liberdade e tecnicismo = achei que não combinavam.

  • Tecnicista tem liberdade? MUITO ERRADO ESSE GABARITO.

  • Essa" liberdade" não é no sentido transformação como acontece na tendência progressista onde partem de uma análise crítica das realidades sociais, que sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

  • GABARITO: CERTO

    CLASSIFICAÇÃO DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (Liberal e Progressista)

    Liberal:

    => Tradicional;

    => Tradicional Progressivista; (Ex.: Escola Nova)

    => Renovada não-diretiva;

    => Tecnicista.

    Uso do termo "Liberal":

    • É relativo ao contexto de uma pedagogia de tradição da classe social burguesa.
    • Tem a ver com a consolidação dos interesses da classe dominante.
    • No campo da educação, quando Libâneo usa o termo liberal tem relação com a forma como a classe burguesa pensou a pedagogia em aliança com a consolidação dos seus próprios interesses.