Em complemento ao meu comentário anterior...
Desaparecimento (Insubsistência) de uma obrigação (Passivo) => Insubsitência do Passivo (que é diferente de Insubsitência Passiva - despesa)
Como a obrigação despareceu, há o aparecimento de uma reversão (receita) => Insubsistência Ativa
Esse é meu entendimento. Caso esteja errado, apagarei meus comentários para que não atrapalhe os demais colegas.
Para ajudar, segue abaixo uma aula do Prof. Ricardo J. Ferreira
Insubsistência Passiva - "Insubsistência" é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece. O vocábulo "passiva" tem o sentido de "negativa" ou "que causa efeito negativo", o que não pode ser confundido com a expressão "do passivo" (das obrigações, do passivo exigível). Desse modo, a insubsistência passiva é relativa àquilo que, ao deixar de existir, provoca efeito negativo sobre o patrimônio. A mercadoria perdida em um incêndio, por exemplo, é uma insubsistência passiva. Não se trata, porém, de uma insubsistência do passivo. Como o que deixou de existir foi um bem, com a perda da mercadoria, houve insubsistência do ativo.
Portanto, a conta Insubsistências Passivas é de despesa (de natureza devedora).
Insubsistência Ativa - Por analogia, "insubsistência ativa" é quando algo que deixa de existir provoca o aumento do patrimônio, vale dizer, significa "o efeito positivo de algo que deixa de existir". Exemplo: a prescrição de uma dívida, que é uma insubsistência do passivo.
A conta Insubsistências Ativas é de receita (de natureza credora).
Superveniência - "Superveniência" é a condição de algo que vem além, que adiciona. Em contabilidade, significa algo que provoca o aumento do ativo ou do passivo, aumentando ou diminuindo a situação líquida. Se a superveniência é passiva, tal aumento tem efeito negativo. Exemplo: os juros de mora por atraso no pagamento de uma obrigação aumentam a dívida, provocando efeito negativo sobre o patrimônio.
Assim, tem-se uma superveniência passiva (despesa). Se a superveniência é ativa, ocorre o aumento do patrimônio (receita). Exemplo: o recebimento de doação.
Insubsistência do Passivo - Consiste no desaparecimento de uma dívida. Observe que a insubsistência do passivo é uma insubsistência ativa (tem efeito positivo sobre o patrimônio).
Insubsistência do Ativo - Consiste no desaparecimento de um bem ou direito. A insubsistência do ativo é uma insubsistência passiva (tem efeito negativo sobre o patrimônio).
Insubsistência do Ativo → Redução do Ativo → Insubsistência Passiva → Despesa
Insubsistência do Passivo → Redução do Passivo → Insubsistência Ativa → Receita
Superveniência do Ativo → Aumento do Ativo → Superveniência Ativa → Receita
Superveniência do Passivo → Aumento do Passivo → Superveniência Passiva → Despesa