SóProvas



Questões de Variações Patrimoniais (Qualitativas e Quantitativas)


ID
10114
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção falsa em relação às variações patrimoniais passivas.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA. Uma despesa orçamentária gera uma variação passiva. Dentre as variações passivas podem constar tanto despesas orçamentárias, quanto extra-orçamentárias (o mesmo vale para variações ativas em relação a receitas).


    b) CORRETA. O ativo se tornou inservível, e não será vendido, será apenas "jogado fora", sem nenhuma contrapartida, logo causou uma variação passiva.


    c) CORRETA. Mutações, sejam ativas ou passivas, sempre se referem a fatos permutativos. As mutações ativas integram o grupo de varições ativas, e as mutações passivas integram o grupo de variações passivas. Pode parecer estranho falar que mutação está dentro de variação sem causar uma alteração no patrimônio, mas vale lembra que as mutações causam variações QUALITATIVAS no patrimônio, por isso não o alteram.


    d) ERRADA. O registro de depósito de terceiros causa um aumento no patrimônio, portanto sua contrapartida é uma conta de variação ATIVA e não passiva como diz a assertiva.


    e) CORRETA. Realmente, para a entidado que está doando um bem, em seu patrimônio acontece uma variação passiva.

  • D - A contrapartida dos 3º de terceiro é uma conta do ativo financeiro e não afeta as variações patrimiais por ser um mero fato permutativo, integrando apenas o subsistema financeiro:
    D - Ativo financeiro - Bancos
    C- Passivo financeiro - Débits de 3ºs
  • Depósito de Terceiro nem é uma conta de resultado, por isso não deve ser levado à DVP.
  • Questão deve ser anulada. Pois a letra C diz que as Mutações são variações PASSIVAS. Nem todas as mutações são variações passivas. Ou seja As mutações ativas integram o grupo de varições ativas, e as mutações passivas integram o grupo de variações passivas. Entederam, ela generalizou ao dizer que MUTAÇÕES, sem especificar qual delas, são variações passivas........

  • Variações QUALITATIVAS Extraorçamentárias NÃO INTEGRAM a DVP.

    Bons estudos.


ID
10117
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção correta em relação às variações ativas orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Comentário segundo Art. 104 da a Lei 4.320/64a) As Variações ativas são representadas pelas receitas orçamentárias, CORRENTES ou de CAPITAL, arrecadadas ao longo do exercício e refletindo a variaçõa patrimonial aumentativa ocasionanda pelo ingresso dos recursos financeiros. Sendo assim recedimento da Divida Ativa, por ser receita orçamentárias corrente, afeta as VPA orçamentárias.b) O recebimentode recursos para pagamento de RESTOS A PAGAR, não afetam as variações ativas orçamentaria, pois o RESTOS A PAGAR, é despesa EXTRAORÇAMENTÁRIA.C) AS INTERFERÊNCIAS ATIVAS, são as variações ativas orçamentárias representadas pelas interferências ativas que apresentam valores oriundos da movimentação financeira decorrente da execução orçamentária (cotas repasses e sub-repasses recebidos.D) A quisição de material de consumo, são fatos ou seja mutação da despesa, o como tais afetam as VPA resultantes da execução orçamentária.E) As VPA é sempre igual as VPP e não as receitas orçamentárias.
  • AS INTERFERÊNCIAS ATIVAS, são as variações ativas orçamentárias representadas pelas interferências ativas que apresentam valores oriundos da movimentação financeira decorrente da execução orçamentária (cotas repasses e sub-repasses recebidos) Art. 104 da a Lei 4.320/64

    O recebimentode recursos para pagamento de RESTOS A PAGAR, não afetam as variações ativas orçamentaria, pois o RESTOS A PAGAR, é despesa EXTRAORÇAMENTÁRIA.

    O recedimento da Divida Ativa, por ser receita orçamentárias corrente, afeta as VPA orçamentárias.


ID
30646
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Aquisição de Bens Móveis é:

Alternativas
Comentários
  • (A) Depende da execução orçamentária (DEVE estar prevista no orçamento)

    (B) Correto (mutação do ativo financeiro para o ativo permanente)

    (C) Mutação Patrimonial ATIVA

    (D) Está registrado nos sistemas patrimonial e financeiro

    (E) Pelas alternativa anteriores, não é nem variação passiva e muito menos independepente da execução orçamentária.
  • FIM DAS CONTAS DE MUTAÇÕES PATRIMONIAIS ATIVAS E PASSIVAS


    http://alipiofilho.blogspot.com.br/2014/01/fim-das-contas-de-mutacoes-patrimoniais.html

  • Desatualizada a questão


ID
44458
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas operações realizadas por uma unidade gestora da administração pública federal, observa-se a ocorrência dos seguintes fatos: transferências de bens para outra unidade do mesmo órgão, aquisição de material de consumo para estoque no almoxarifado e despesa com pessoal. Sobre a contabilidade dessa unidade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

  • Gabarito D

    transferências de bens para outra unidade do mesmo órgão (Tranferência de capital)

    aquisição de material de consumo para estoque no almoxarifado (despesa corrente - não efetiva) e

    despesa com pessoal (despesa corrente - efetiva).


  • Gabarito D

    transferências de bens para outra unidade do mesmo órgão (Tranferência de capital)

    aquisição de material de consumo para estoque no almoxarifado (despesa corrente - não efetiva) e

    despesa com pessoal (despesa corrente - efetiva).

  • AS INTERFERÊNCIAS REFEREM-SE A OPERAÇÕES DE TRANSFERÊNCIAS ENTRE UG OU ÓRGÃOS NO ÂMBITO DE UM MESMO ENTE PÚBLICO(UNIÃO, ESTADO DO CEARÁ ETC).
    SE AS TRANSFERÊNCIAS ENVOLVEREM ELEMENTOS FINANCEIROS FARÃO PARTE DO SISTEMA FINANCEIRO, PODENDO SER ORÇAMENTÁRIAS (COTA FINANCEIRA P.E.) OU EXTRA-ORÇAMENTÁRIA (TRANSFER. PARA PAGAM. DE RP).
    SE ENVOLVEREM ELEMENTOS NÃO FINANCEIROS (BENS), SISTEMA PATRIMONIAL. NESTE CASO, SÃO TODAS EXTRA-ORÇAMENTÁRIAS.

     
    PROF. GLAUBER MOTA


ID
44464
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo em vista os procedimentos adotados na contabilidade federal, assinale a opção correta a respeito das variações ativas.

Alternativas
Comentários
  • Questão com gabarito errado: Segundo o Art. 104 da lei 4.320/64A entrada de mateial permanente integra as VPA Resultatnte da Execução Orçamentária - mutação da despesa.o recebimento de Bens Doados integra as VPA Independentes da Execução Orçamentária - Superveniencias Ativas. Assim o gabarito correto séria letra C
  • SEGUNDO Art. 104 Lei nº 4.320/64A entrada de mateial permanente integra as VPA Resultatnte da Execução Orçamentária - mutação da despesa.o recebimento de Bens Doados integra as VPA Independentes da Execução Orçamentária - Superveniencias Ativas. Assim o gabarito correto séria letra C
  • Ok, pessoal!

    Gabarito corrigido.

    Bons estudos!


ID
47890
Banca
ESAF
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Tendo como base as regras estabelecidas pela Lei n. 4.320/64 para a contabilidade orçamentária, financeira e patrimonial, assinale a opção falsa a respeito das variações ativas e passivas.

Alternativas
Comentários
  •  

    A falsa é a letra D, pois a baixa em razão de doação provoca uma variação PASSIVA

    a Letra C esta correta pois a EMISSÃO do empenho não afeta a situação patrimonial líquida. O que a afeta é a LIQUIDAÇÃO.

    As demais dispensam comentários


ID
57400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que diz respeito à contabilidade pública, julgue os itens que
se seguem.

A variação da situação líquida patrimonial deve ser demonstrada em anexo da lei de diretrizes orçamentárias, sendo constituída somente pelo resultado patrimonial do exercício anterior adicionado às mutações patrimoniais ativas e passivas verificadas durante o exercício corrente

Alternativas
Comentários
  • Conforme o art. 4º da LRF, no anexo da LDO deve conter a evolução do patrimônio líquido , também nos últimos 3 exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos.

ID
59818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As mutações patrimoniais ativas e as mutações patrimoniais passivas
envolvem registros de variações decorrentes da execução
orçamentária. Considerando os efeitos dos registros dessas variações
no resultado patrimonial apurado no exercício, julgue os itens a
seguir.

As mutações ativas provocam alterações positivas na apuração do resultado do exercício, aumentando, conseqüentemente, o ativo e o patrimônio líquido

Alternativas
Comentários
  • AS MUTAÇÕES TANTO ATIVA QUANTO A PASSIVA NAO PROVOCA ALTERAÇÃO NO RESULTADO DO EXERCICIO PQ SÃO FATOS PERMUTATIVOS.
  • Não confunda!Mutação Ativa/Passiva = fatos permutativos do ativo/passivo (não afetam o patrimônio)comVariação Patrimonial Ativa/Passiva = fato modificativo, que altera o RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO (causam superavit/déficit patrimonial).
  • As mutações são fatos permutativos e não afetam o Resultado Patrimonial.
  • A questão trata da definição das VARIAÇÕES ativas.

    Conforme parecer do CFC: variações representam os acréscimos e as reduções que resultam na situação líquida patrimonial. As variações que acrescem a situação líquida patrimonial são denominadas de 
    variações ativas e as que reduzem variações passivas.

    FONTE: http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1543

    Em relação às mutações ativas e passivas
    A mutação ativa é decorrente da execução de uma despesa orçamentária não-efetiva que provocará o aumento de bens e direitos ou a diminuição de obrigações.
    A mutação passiva é decorrente da execução de uma receita orçamentária não-efetiva que provocará a diminuição de bens e direitos ou o aumento de obrigações.

    Bons estudos!

ID
59821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As mutações patrimoniais ativas e as mutações patrimoniais passivas
envolvem registros de variações decorrentes da execução
orçamentária. Considerando os efeitos dos registros dessas variações
no resultado patrimonial apurado no exercício, julgue os itens a
seguir.

As mutações passivas e os decréscimos patrimoniais afetam negativamente o resultado patrimonial do exercício, pois representam fatos que não podem mais existir por qualquer motivo.

Alternativas
Comentários
  • AS MUTAÇÕES TANTO ATIVA QUANTO A PASSIVA NAO PROVOCA ALTERAÇÃO NO RESULTADO DO EXERCICIO PQ SÃO FATOS PERMUTATIVOS.
  • são as mutações ativas que afetam negativamente o resultado patrimonial
  • Não confunda!Mutação Ativa/Passiva = fatos permutativos do ativo/passivo (não afetam o patrimônio)comVariação Patrimonial Ativa/Passiva = fato modificativo, que altera o RESULTADO PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO (causam superavit/déficit patrimonial).
  • Mutações Patrimoniais (ativas/passivas) são espécies das variações patrimoniais. São originárias de fatos permutativos decorrentes da execução orçamentária. Por serem fatos permutativos não alteram a situação líquida patrimonial, mas por exigência da lei 4.320 são evidenciadas na demonstração das variações patrimoniais.
  •  As mutações passivas e os decréscimos patrimoniais afetam negativamente o resultado patrimonial do exercício, pois representam fatos que não podem mais existir por qualquer motivo.

    a parte de azul está correta, pois são contas enquadráveis no grupo de variações passivas patrimoniais, se consideradas isoladamente!

    a parte restando da afirmativa está errada, não tem lógica em si... não há nem o que comentar!!

  • As mutações são fatos permutativos e não afetam o Resultado Patrimonial.

ID
70171
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 30/11/X8, a prefeitura Dose Certa reavaliou um de seus imóveis que estava registrado na contabilidade por R$ 300.000,00 e cujo valor de mercado era R$ 700.000,00. No dia 03/12/X8, a prefeitura vendeu este imóvel por R$ 700.000,00. A reavaliação e a venda do imóvel, respectivamente, representam uma variação

Alternativas
Comentários
  • Olá!!Alguém sabe como resolver essa questão?
  • 1º Reavaliação do bem - Variação Ativa independente da execução orçamentáriaD- Bens imóveisC- VIEOA (Variação Independente da Execução Orçamentária Ativa)2º Venda (baixa) do ImobilizadoD- MPP (Mutação Patrimonial Passiva)C- Bens imóveis
  • Por favor...

    Nesse caso, pode-se pensar que a venda do imóvel trata-se de uma diminuição do patrimonio.?? E em reção ao valor recebido pela venda trata-se de outro momento ou trata-se de um fato permultativo, venda e recebimento?
  • A venda de um bem imóvel é uma receita não efetiva (fato permutativo). Receita não efetiva = mutação passiva.
    Já a compra de um bem imóvel é uma despesa não efetiva = mutação ativa.
  • Pensemos!

    1 - A alienação de imóvel é uma receita de capital, conforme a lei 4.320.

    2 - Uma receita de capital não provoca efeitos no patrimônio líquido (ou seja, não provoca variação, é permutativa)

    3 - Logo, devemos mentalizar da seguinte forma, para que não haja variação no PL

    1° Momento

    d Caixa

    a Receita de capital

    2° Momento

    d Mutação passiva

    a Bem alienado

    Assim, podemos concluir que:

    A permuta que for fruto de receita é uma mutação PASSIVA!                   

    A permuta que for fruto de despesa é uma mutação ATIVA!

    No caso em tela, a mutação qualitativa foi proveniente de uma receita de capital, logo, é uma mutação passiva.


ID
78793
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Constitui uma variação patrimonial independente de execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Superveniências e insubsistências:- São as ocorrências havidas no patrimônio, trazendo-lhes variações quantitativas, e que independem dos atos da gestão, tais variações patrimoniais são resultantes de fatos contingentes, imprevistos ou fortuitos. Portanto, letra "C" a correta.
  • (A) Os recursos para a construção fatalmente sairão do orçamento público. Logo, é uma variação patrimonial orçamentária.(B) CORRETO. Nada mais é do que o aumento do passivo financeiro (depósitos, restos a pagar, serviços da dívida e débitos de tesouraria) ou consolidado. Se há acumulação de passivo, algo não estava previsto no orçamento, que deve ser equilibrado. Portanto, são independetes de execução orçamentárias.(C) dívida ativa são créditos em atraso com o poder público. São créditos orçamentários, logo, dependem da execução orçamentária.(D) transferências entre entes e/ou entidades públicas são previstas no orçamento público, logo, dependem da execução orçamentária.(E) Categoria Econômica da Receita Corrente, que é uma receita orçamentária.
  • a) A construção de bens imóveis deve estar prevista no orçamento público e sua efetivação depende de execução orçamentária. É despesa de capital.
    b) Superveniência passiva ou superveniência do ativo é o desaparecimento de um ativo que origina uma despesa, como por exemplo a perda de patrimônio público em virtude de desastre natural. Esse evento independe de execução orçamentária. É o gabarito.
    c)
    No Balanço Orçamentário a Receita de Dívida Ativa é Receita Orçamentária, Outras Receitas Correntes. Embora seja de recebimento incerto, na elaboração do orçamento deve ser previsto um porcentual do estoque da dívida em virtude de históricos passados. Para uma análise detalhada, veja a parte III do MCASP, página 168.
    d)
    Transferência de capital depende de execução orçamentária e é receita/despesa de capital.
    e) Receita patrimonial depende de execução orçamentária e é receita corrente. 

  • Só uma cosinha no comentário feito pelo Marcelo em relação a letra B.
    Superveniência do Ativo não é um desaparecimento de uma ativo, e sim, um aparecimento.
  • Os termos “superveniência” e “insubsistência” relacionam-se com os elementos patrimoniais. Indicam se a variação patrimonial foi um acréscimo (superveniência) ou diminuição (insubsistência) do ativo ou do passivo. 

    Os termos “ativa” e “passiva” relacionam-se com o saldo patrimonial, ou seja, indicam qual foi o efeito no patrimônio líquido decorrente dessa variação patrimonial (superveniência ou insubsistência) ocorrida no ativo ou no passivo. 

    “superveniência”:caracteriza o acréscimo do ativo ou passivo 

    “insubsistência”:caracteriza o decréscimo do ativo ou passivo 

    “ativa”:indica que o patrimônio líquido teve uma variação positiva 

    “passiva”:indica que o patrimônio líquido teve uma variação negativa 

    Repetindo!Os termos “ativa” e “passiva” não se referem ao ativo e passivo do balanço patrimonial. Os termos “ativa” e “passiva” indicam qual o efeito que a variação patrimonial produziu no patrimônio líquido. 



    • a)construção de bens imóveis. EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    •  b) superveniência passiva.INDEPENDE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    • c) cobrança da dívida ativa.EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    • d) transferências de capital.EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

    • e) receita patrimonial.EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA

  • Se as superveniências são alterações eventuais positivas ou negativas da Situação Líquida, logo, não consta no orçamento sendo, portanto, independentes da execução orçamentária.


ID
79918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações ocorridas no exercício que afetem positivamente o patrimônio, resultantes de fatos independentes da execução orçamentária, são registradas como acréscimos patrimoniais. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.

As baixas de créditos (insubsistências ativas) ou a incorporação de obrigações com ajustes correspondentes (superveniências passivas) podem ser caracterizadas como acréscimos patrimoniais.

Alternativas
Comentários
  • Ambas são caracterizadas como DECRÉSCIMOS PATRIMONIAIS (a baixa de crédito diminui o ativo e a incorporação de obrigações aumenta o passivo)
  • Baixas de créditos se trata de uma insubsistências do ativo(insubsistências passivas),  incorporação de obrigações com ajustes correspondentes se trata de um aumento do passivo logosuperveniências passivas. 

    os dois casos são variações passivas.

  • Questão:

    As baixas de créditos (insubsistências ativas) ou a incorporação de obrigações com ajustes correspondentes (superveniências passivas) podem ser caracterizadas como acréscimos patrimoniais.

    Corrigindo...


    As baixas de créditos (insubsistências ativas) ou a incorporação de obrigações com ajustes correspondentes (superveniências passivas) podem ser caracterizadas como decréscimos patrimoniais.
  • Insubsistência ativa é diferente de Insubsistência do ativo. Este perde um ativo(despesa) e aquele diminui um passivo(receita).

  • Gab: Errado

    Acredito que em 2021 a justificativa dessa questão seja assim:

    SUPERVENIÊNCIA PASSIVA = DESPESA

    INSUBSISTÊNCIA ATIVA (do passivo) = RECEITA

    Ou seja, uma é caracterizada como decréscimo patrimonial (superveniência passiva) e outra é caracterizada como acréscimo patrimonial (insubsistência ativa = insubsistência do passivo).

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    • SUPERVENIÊNCIA (SURGIMENTO)

                   - ATIVO (+) = SUPERVENIÊNCIA DO ATIVO

                   - PASSIVO (-) = SUPERVENIÊNCIA DO PASSIVO

    • INSUBSISTÊNCIA (DESAPARECIMENTO)

                   - ATIVO (+) = INSUBISITÊNCIA DO PASSIVO

                   - PASSIVO (-) = INSUBSISTÊNCIA DO ATIVO


ID
92131
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em 30/11/X1, um determinado governo estadual reconheceu o aumento da taxa cambial referente à sua dívida fundada externa e, em 15/12/X1, ele pagou 2% do montante devido. Os dois eventos geram efeitos no patrimônio público e são classificados, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Errei, marquei a E.Bom, vamos lá.De acordo com Francisco Glauber, Mutações Ativas: variações oriundas da liquidação da despesa orçamentária não efetiva (fato permutativo)Aumento no ativo ou redução no passivo (decorrente de despesa)Mutações passivas: oriundas da arrecadação de receita orçamentária não efetiva (fato permutativo)Redução no ativo ou aumento do passivo.Insubsistência Ativa: redução no passivo (extraorçamentário)Insubsistência Passiva: redução no ativo (extraorçamentário)Superveniência Ativa: Aumento no ativo (extraorçamentário)Superveniência Passiva: Aumento no passivo(extraorçamentário)Tá..então fica: Aumento no passivo permanente pelo aumento da tx cambial -Dívida Fundada (SP)Pagamento de 2% do montante: redução do passivo (MP)
  • Aumento da taxa cambial é uma variação passiva extraorçamentária, representada pelo aumento de um passivo, superviniencia passiva.O pagamento do principal (2% no caso da questão) é uma despesa orçamentária não efetiva, ocasionando uma mutação patrimonial.ex: D - despesa orçamentaria C - Bancos - pelo pagamentos D - amortização divida - principal C - mutação ativa - para anular os efeitos patrimoniais da despesa orça não efetivaabraços
  • Supervêniência Passiva: fato novo que PASSA A EXISTIR, não previsto no orçamento e que provoca um AUMENTO no PASSIVO, como por exemplo: reconhecimento de dívidas passivas e incorporação de dívidas passivas.Mutação Ativa: variações ativas derivadas de fatos resultantes da execução orçmentária e demonstram os aumentos relativos às incorporações por aquisições de bens e construções e às desincorporações de elementos passivos, tais como: pagamento de empréstimos, aquisição e/ou construção de bens móveis e imóveis.Correta: B

    Fonte: Sérgio Jund. Administração, Orçamento e Contabilidade Pública
  • Pessoal, o negócio é decorar, pois o nome mutação passiva e mutação ativa não corresponde ao que nós aprendemos, não tem relação com o lógico.

    Quanto reduz um ativo, orçamentário, com operação permutativa, é então uma mutação passiva

    quando reduz um passivo, orçamentário, com operação permutativa, é uma mutação ativa

    Abç
  • IMPORTANTE: vejam o que diz esta página: http://alipiofilho.blogspot.com.br/2014/01/fim-das-contas-de-mutacoes-patrimoniais.html


ID
136006
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção cujo fato administrativo é objeto da contabilidade aplicada ao setor público e que afeta positivamente a situação patrimonial líquida do ente.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. Despesa com mat. de consumo diminui o patrimônio, ou seja, é uma despesa corrente que afeta negativ. a sit. líq. do patrimônio;b) Errado. Transferência de bens tb diminui o patrim., afinal o ente está se desfazendo, por exemplo, de uma frota de carros sem receber nada em troca, pois é uma transf.c) Certo. Se o credor cancela uma dívida, há uma diminuição do Passivo Exigível. Assim, minha situação líquida, que é, em linhas gerais, a diferençaa entre ativ. e passivo, vai aumentar.d) Errado. O cancelamento do aval gera apeas uma permutação. Se alguém souber detalhes sobre os registros contábeis realizados por causa de um aval, por favor complemente a minha resposta. Hehehe!e) Errado. Operação de crédito é um empréstimo. Entra recurso no ativo, mas, ao mesmo tempo, registra-se uma obrigação no passivo. Assim, é fato permutativo que, por si só, não altera a sit. líq. do patrimônio.
  • Penso não estar correto, o colega, em relação a alternativa A.
    De fato a afirmativa está errada, mas não é porque há uma diminuição do Patrimônio Líquido. O fato não altera a situação patrimonial líquida do ente.
    A liquidação referente ao recebimento de material de consumo é um fato permutativo. No caso, é uma mutação ativa:
    Bens -------------------------------------- 100 D
    Mutação ativa -------------------------- 100 C

    Despesa com aquisição de bens --- 100 D
    Restos a pagar ------------------------- 100 C

  • Resolução

    Referencial teórico:
    Apesar de a Lei nº 4.320/64 mencionar em seu art. 89 que a contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira patrimonial e industrial, a doutrina majoritária entende que Atos e Fatos administrativos também são denominados de atos e fatos contábeis.
    Pelo enunciado da questão e os respectivos fatos mencionados nas opções pode-se verificar que a ESAF adota o entendimento da doutrina.
    Portanto, ato administrativo é objeto da contabilidade aplicada ao setor público e que pode ou não afetar positivamente a situação patrimonial líquida do ente.
    Ato Administrativo - Evento que não provoca qualquer alteração no patrimônio da entidade (assinatura de um contrato, aceitação de seguro garantia etc.). Porém, eventualmente poderá vir a provocar alteração a exemplo da execução do seguro garantia pela administração pública.
    Fato Administrativo - Evento que provoca alteração no patrimônio da entidade (bens, direitos e obrigações), podendo alterar ou não o patrimônio líquido. São classificados em modificativos, permutativos e mistos.
     A questão pede um fato administrativo que afeta positivamente o patrimônio líquido do ente, ou seja, um fato modificativo aumentativo, uma receita sob o enfoque patrimonial.
     a) Há ingresso de material no ativo (almoxarifado) e conseqüente reconhecimento da despesa (liquidação), com criação de uma obrigação passiva a pagar no mesmo valor. Portanto, não há alteração no patrimônio líquido. ERRADO.
     
    b) Para o ente que transfere ocorre um fato modificativo diminutivo, devido à saída de bens do ativo, ou seja, uma despesa sob o enfoque patrimonial. ERRADO.
     
    c) Mesmo que a dívida a pagar não tenha sido contabilizada tempestivamente na época devida, deverá ser registrada e posteriormente cancelada, em virtude da benesse do credor. Assim, o cancelamento de obrigação passiva a pagar gera uma receita sob o enfoque patrimonial, ou seja, um fato administrativo modificativo aumentativo, um aumento do patrimônio líquido. CERTO.
     
    d) Cancelamento de aval concedido a ente da esfera estadual em razão do pagamento da dívida é um ATO administrativo, ou seja, a garantia concedida e o seu cancelamento não alteram qualquer elemento patrimonial. Tal ato, em virtude de sua potencialidade de afetar o patrimônio, deverá ser registrado pela contabilidade pública nas contas de compensação. ERRADO.
     
    e) Operação de crédito mediante colocação de títulos no mercado: há ingresso financeiro no ativo e correspondente obrigação passiva a pagar, portanto, não altera o patrimônio líquido positivamente. ERRADO.
     
    Portanto, letra C.

    (fonte: pontodosconcursos)

ID
152329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No levantamento das demonstrações contábeis de um órgão público, verificou-se que o Ativo da entidade tinha saldo inferior ao Passivo.

Neste caso, o órgão público apresentou uma situação

Alternativas
Comentários
  • Situação Líquida Passiva ou Passivo a Descoberto.


ID
152335
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na contabilidade pública, as variações quantitativas quando aumentam o saldo patrimonial são denominadas Variações

Alternativas
Comentários
  • As Variações Ativas são todas aquelas que provocam movimentações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio, pelo aumento de valores ativos, reduções de valores passivos ou fato permutativo. As Variações Passivas, por sua vez, são aquelas que provocam movimentações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio, pelo aumento de valores passivos, redução de valores ativos ou fato permutativo.

ID
197380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação ao registro das variações patrimoniais nas entidades
públicas, julgue os itens a seguir.

De acordo com o critério do impacto provocado na situação líquida, as variações patrimoniais dividem-se em variações aumentativas e variações diminutivas.

Alternativas
Comentários
  • As variações Patrimoniais aumentativas e diminutivas impactam diretamente a Situação Líquida (Saldo patrimonial).

  • Art. 100 As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistências ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.

    As variações patrimoniais são alterações nos elementos patrimoniais, essas alterações podem ser:

    - Quantitativas ou modificativas: afetam a situação líquida patrimonial;
    - Qualitativas ou permutativas: não afetam a situação líquida patrimonial;

    As variações quantitativas podem ser: Aumentativas e Diminutivas, resultantes ou independetes da execução orçamentária.
  • GABARITO CERTO.Pois o único que provoca impacto na situação líquida é a variação patrimonial quantitativa.

    MANUAL DE CONTABILIDADE

    APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    6ª Edição

    Aplicado à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios

    Válido a partir do exercício de 2015

    Portaria Conjunta STN/SOF nº 1, de 10 de dezembro de 2014

    Portaria STN nº 700, de 10 de dezembro de 2014


    De acordo com o critério do impacto provocado na situação líquida, as variações patrimoniais dividem-se em variações aumentativas e variações diminutivas.

    3.2.1. Conceito de Variações Patrimoniais Quantitativas

    Variações patrimoniais quantitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam

    ou diminuem o patrimônio líquido.

    3.1. Variações Patrimoniais Qualitativas

    3.1.1. Conceito de Variações Patrimoniais Qualitativas

    Variações patrimoniais qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição

    dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.





ID
223099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações patrimoniais, que não se originam da execução orçamentária e que provocam modificações no patrimônio, diminuindo-o, são classificadas como

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. Uma superveniência ativa é um fato novo independente da execução orçamentária que aumenta o ativo, tais como: nascimento de semoventes, doações recebidas, inscrição da dívida ativa.

    b) Errado. Uma insubsistência ativa é um fato novo independente da execução orçamentária que reduz o passivo, tais como: cancelamento ou perdão de dívida passiva.

    c) Errado. Uma mutação da despesa é um fato permutativo dependente da execução orçamentária, tais como: pagamento de empréstimo, aquisição de bens móveis.

    d) Errado. As variações ativas independentes da execução orçamentária aumentam o patrimônio.

    e) Certo. As variações passivas independentes da execução orçamentária reduzem o patrimônio.
     
  • Ramiro,

    Na letra B está escrito insubsistência PASSIVA, e não ativa conforme o seu comentário.

    Acredito que a letra B também esteja correta.

  • Sergio Salomão,

    entendo que a letra b) não está correta.

    O enunciado diz "não se originam da execução orçamentária". Uma insubsistência passiva pode ou não decorrer da execução do orçamento. Como o enunciado não cita se é resultante ou independente da execução do orçamento, penso que somente a letra e) esteja correta mesmo. Além disso, a Cesgranrio já deu indícios em outras questões de que considera 'Insubsistências Passivas' como uma variação ativa (diminuição do passivo).


ID
231781
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao que estabelece a NBCT 16.4 sobre transações no setor público, considere:

I. Os atos e fatos que promovem alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais no patrimônio das entidades do setor público são definidos como transações no setor público.

II. As transações no setor público, conforme suas características e seus reflexos no patrimônio público, podem ser classificadas nas seguintes naturezas: orçamentárias e extraorçamentárias.

III. As variações quantitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.

IV. As variações qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais, podendo ou não afetar o patrimônio líquido.

V. As transações que envolvem valores de terceiros são aquelas em que a entidade do setor público responde como fiel depositária e que não afetam o seu patrimônio líquido.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Questão específica que exige o conhecimento da norma mencionada, principalmente quanto à afirmativa II.

    II - Errada. De acordo com a NBC T 16.4 as transações no setor público podem ser classificadas nas naturezas econômico-financeira e adminstrativa.

    IV - Errada. As variações qualitativas são as que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem alterar o patrimônio líquido.

  • I - trata-se da definição de transação no setor público classificada como econômica-financeira: corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais.

  • NBC T 16.4 - TRANSAÇÕES NO SETOR PÚBLICO


    I) CERTA -  Transações no setor público: os atos e os fatos que promovem alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, no patrimônio das entidades do setor público, as quais são objeto de registro contábil em estrita observância aos Princípios de Contabilidade e às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.


    II) ERRADA -  De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:

    (a)  econômico-financeira – corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

    (b)  administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.


    III) CERTA -  8.  Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.


    IV) ERRADA -  9.  Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.


    V) CERTA - 10.  Transações que envolvem valores de terceiros são aquelas em que a entidade do setor público responde como fiel depositária e que não afetam o seu patrimônio líquido.


    Bons estudos

  • VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

    4. As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.

    5. As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais.

    6. Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado.

    7. As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas.

    8. Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.

    9. Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.

    TRANSAÇÕES QUE ENVOLVEM VALORES DE TERCEIROS

    10. Transações que envolvem valores de terceiros são aquelas em que a entidade do setor público responde como fiel depositária e que não afetam o seu patrimônio líquido.

    11. As transações que envolvem valores de terceiros devem ser demonstradas de forma segregada.


ID
231790
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público ? Volume II ? Procedimentos Contábeis Patrimoniais, as variações no patrimônio da entidade podem ser classificadas em quantitativas ou qualitativas. Uma variação qualitativa decorre

Alternativas
Comentários
  • Variação qualitativa.

    Entram recursos na conta do banco mas surge uma obrigação no Passivo exigível a longo prazo (operações de crédito)

  • Opção A) As variações qualitativas alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido (PL), determinando modificações apenas na composição específica dos elementos patrimoniais. Operações de Crédito mantém o PL constante porém aumentam o ativo (obtém dinheiro) e também o passivo (contraem divida).

    Fonte: página 28 do Manual de Contabilidade Aplicada ao Seto Público 2010 (MCASP 2010), copiado de http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/volume_iv_pcasp.pdf, em 11/Mar/2011.
  • Variações patrimoniais qualitativas são aquelas em que ocorrem permutações de mesmo valor dos elementos do Patrimônio, ou seja, as alterações do Patrimônio que não alteram o valor do Patrimônio Líquido.
    Como exemplos têm-se a compra de veículo e a contratação de operações de crédito, que são variações patrimoniais qualitativas, pois o que acontece, no primeiro exemplo, é a troca (permuta) de uma obrigação de pagar por veículo e, no segundo exemplo, é a entrada de caixa, advinda do empréstimo, em contrapartida a um registro de uma obrigação de devolução do empréstimo.

    Bons estudos a todos!
  • Só para servir de base, o comentário da colega Michele é do texto do MANUAL DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - PARTE II-PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS, PAG 21

     


ID
239479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos conceitos gerais da
contabilidade pública.

Enquanto as superveniências geram variações extraorçamentárias ativas, as insubsistências geram variações extraorçamentárias passivas, não havendo exceções a essa regra.

Alternativas
Comentários
  • Superveniências podem ser:
    - Ativas = superveniências do ativo = acréscimos patrimoniais (variações extraorçamentárias ativas) ou
    - Passivas = superveniências do passivo = decréscimos patrimoniais (variações extraorçamentárias passivas)

    Insubsistências podem ser:
    - Ativas = insubsistências do ativo = decréscimos patrimoniais (variações extraorçamentárias passivas ) ou
    - Passivas = insubsistências do passivo = acréscimos patrimoniais (variações extraorçamentárias ativas)

    fonte: Prof.Giovanni Pacelli

  • Os conceitos de Insubsistência ativa e passiva mudaram, segundo a STN e o CFC:

    Insubsistências ATIVAS (ou insubsistências do PASSIVO): redução do  PASSIVO (variação ativa extraorçamentária)
    Insubsistências PASSIVAS (ou insubsistências do ATIVO): redução do ATIVO (variação passiva extraorçamentária)

    Fonte: livro do Francisco Glauber, pg. 294, 1a. edição

ID
239482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos conceitos gerais da
contabilidade pública.

A transferência de determinada quantidade de recursos destinados ao pagamento de restos a pagar de uma unidade gestora para outra do mesmo órgão é considerada, na unidade gestora que efetua a transferência, variação extraorçamentária passiva.

Alternativas
Comentários
  • O elenco de contas de Variação Patrimonial Passiva Extra-orçamentária é o seguinte (com base no Plano de Contas da Administração Pública Federal):

    500000000 RESULTADO DIMINUTIVO DO EXERCICIO

    522000000 INTERFERENCIAS PASSIVAS

    522100000 TRANSFERENCIAS DE BENS E VALORES CONCEDIDOS
    522200000 TRANSFERENCIAS FINANCEIRAS CONCEDIDAS
    522300000 MOVIMENTO DE FUNDOS A CREDITO
    522900000 OUTRAS INTERFERENCIAS PASSIVAS

    A transferência de determinada quantidade de recursos destinados ao pagamento de restos a pagar de uma unidade gestora para outra do mesmo órgão é considerada, na unidade gestora que efetua a transferência, uma tranferência financeira concedida, ou seja, uma variação extraorçamentária passiva. Portanto, o item está correto.
  • Interferência Passiva Extraorçamentária: representa a redução do ativo decorrente da concessão de bens por transferência de modo intragovernamental.

    ·        Transferências financeiras para atender o pagamento de restos a pagar; e

    ·        Transferências de bens e valores recebidos.


ID
240049
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações ativas classificadas no grupo de mutações patrimoniais

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Tanto o ativo quanto o passivo elevam ou decrescem a condição
    patrimonial da entidade.
  • Opção D) variações ativas classificadas no grupo de mutações patrimoniais:

    "Neste grupo, estão apresentadas todas as alterações ocorridas nos elementos patrimoniais propriamente ditos, decorrentes da execução orçamentária, desse modo, significando uma troca, uma permuta, entre elementos do próprio patrimônio, seja ele bem, direito ou obrigação.
    As Variações Ativas - Mutações Patrimoniais representam as contas de resultado do sistema patrimonial, que por sua natureza ativa, deverão ser utilizadas como contrapartida (Creditadas) pelos fatos relativos à incorporação de bens ou direitos ao Ativo, ou pelos fatos relativos à desincorporação ou baixa de obrigações existentes no Passivo (Debitadas).
     
    As Variações Ativas - Mutações Patrimoniais mais freqüentemente encontradas são as seguintes:
    1. Aquisição de Bens Móveis;
    2. Construção e Aquisição de Bens Imóveis;
    3. Construção e Aquisição de Bens de Natureza Industrial;
    4. Aquisição de Títulos e Valores;
    5. Empréstimos Concedidos;
    6. Amortização da Dívida Fundada.
    Observa-se finalmente, que para existir uma Variação Ativa - Mutação Patrimonial, deve existir, necessariamente, a execução de uma Despesa, geralmente de Capital."
     
    fonte: http://www.municipios-ce.com.br/down/RevisaoBalancosParteII.doc
  • a) originam-se de fatos de superveniências ativas ou insubsistências passivas. ERRADO
    Estes independem da execução orçamentária, NÃO são fatos permutativos, ou seja, diferentemente da Mutação Patrimonial, afetam a situação líquida patrimonial. Mutação é fato Orçamentário.
    b) originam-se da execução orçamentária e são decorrentes de bens e valores da caráter temporário.
    O erro está no final, pois são decorrentes de aquisição de bens do Ativo Permanente.
    c) originam-se da execução orçamentária e são decorrentes de uma troca de bens permanentes por um bem numerário. 
    Não conseguir perceber o erro, apesar da troca da ordem. Mutação é isso, você da a grana(numerário) e recebe o ativo permanente.
    e) são as mudanças que ocorrem entre os bens e os direitos, exceto as obrigações do patrimônio público 
    São mudanças que ocorrem no Ativo Permanente.



  • Talvez eu tenha estudado errado, mas não entendi o porque da resposta e nem acho que tenha resposta...

    Alguém me ajuda por favor, não consegui um professor que respondesse, então vou colocar MINHAS observações aqui SEM FONTE!!

    • a) originam-se de fatos de superveniências ativas ou insubsistências passivas.
    Superveniências e insubstência não estão no grupo de mutações, elas independe de execução orçamentária, diferentemente das mutações.

    • b) originam-se da execução orçamentária e são decorrentes de bens e valores da caráter temporário.
    O patrimônio é avaliado por bens de caráter permanente.

    • c) originam-se da execução orçamentária e são decorrentes de uma troca de bens permanentes por um bem numerário.
    aí falou exatamente o contrário do que eu acharia como resposta: ... são decorrentes de uma troca de numerário (estes saem porque a questão pergunta da variação ATIVA) por bens permanentes ou por baixas de obrigações permanentes.

    • d) caracterizam-se pela variação patrimonial permutativa em dois momentos distintos: variação passiva e diminutiva pela saída do dinheiro e, variação ativa, aumentativa, pela incorporação do bem adquirido.
    Para mim, variação passiva era uma coisa e variação ativa era outra, elas não se misturavam! E ainda, as mutações patrimoniais são alterações no patrimônio advindo de trocas, ou seja, são alterações sempre qualitativas e não quantitativas, então como dividir em aumentativa ou diminutiva? O fato é que na Variação Ativa por Mutação Ativa (ou da despesa, como também pode ser chamada) sempre há uma despesa, ela pode ser pela aquisição de um veículo (aumenta o ativo permanente) ou pela amortização da dívida (diminui o passivo permante), mas a saída do dinheiro sempre ocorre...

    • e) são as mudanças que ocorrem entre os bens e os direitos, exceto as obrigações do patrimônio público.
    Como dito acima, pode ocorrer alteração em qualquer um dos três: bens, direitos e obrigações.
  • Gabarito: Letra D

    • Fatos Contábeis

    Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.

    São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).

    • Permutativos, Qualitativos ou Compensativos

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.

    Fonte: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/fatos_contabeis.php


ID
241927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do impacto de determinados eventos na situação líquida patrimonial de determinada entidade pública, julgue o próximo item.

O ajuste a valor recuperável da dívida ativa afeta positivamente a situação líquida patrimonial, visto que devem ficar registrados apenas os valores efetivamente cobráveis.

Alternativas
Comentários
  • O ajuste a valor recuperável afeta negativamente a situação patrimonial, um vez que o total do patrimônio será reduzido, pois ficarão somente os valores efetivamente cobráveis.

  • "Considera-se valor recuperável, o valor de venda de um ativo

    menos o custo para a sua alienação (preço líquido de venda), ou o

    valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso

    futuro desse ativo nas suas operações, estimado com base nos fluxos

    de caixa futuros trazidos a valor presente por meio de taxa de

    desconto (valor em uso), o que for maior.

    Redução ao valor recuperável - é o quanto o valor contábil de um

    ativo excede seu valor recuperável.

    É importante salientar que a dívida ativa representa um ativo do

    órgão/entidade.

    Portanto, ao contrário do que se afirma no comando da questão, o

    ajuste a valor recuperável da dívida ativa afeta NEGATIVAMENTE a

    situação líquida patrimonial. Em realidade, o ajuste a valor

    recuperável diminui o valor do recurso a ser arrecadado/recebido.

    Funciona semelhante a provisão para créditos de liquidação duvidosa

    da contabilidade geral."


    (Professor Deusvaldo - Ponto dos Concursos)


     

  • Os créditos inscritos em dívida ativa, embora gozem de prerrogativas jurídicas para sua cobrança, apresentam significativa probabilidade de não realização em função de cancelamentos, prescrições, ações judiciais, entre outros.

    Assim, as perdas esperadas referentes à dívida ativa devem ser registradas por meio de uma conta redutora do ativo. (...)

    O ajuste para perdas deverá ser registrado no ativo em contrapartida a uma VPD, independentemente da metodologia utilizada para sua mensuração. (Fonte: MCASP)


ID
241930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito do impacto de determinados eventos na situação líquida patrimonial de determinada entidade pública, julgue o próximo item.

O pagamento de dívida de longo prazo pelo valor do registro contábil afeta negativamente a situação líquida patrimonial da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Creio que por ser um fato permutativo, não há variação da SL.

  • É apenas um fato permutativo. Para alterar a situação líquida patrimonial da entidade deveria sem o pagamento de uma dívida de longo prazo com juros, logo teríamos uma despesa de juros, que afeta negativamente a SLP.

  • Dúvida, mesmo sendo pagamento de dívida a longo prazo não seria modificativo diminutivo, pois afeta negativamente o PL ?

  • A dívida de longo prazo deve ser registrada no passivo não circulante do balanço patrimonial do órgão. 
    Registra-se da seguinte forma no sistema patrimonial: 
    D – Operação de crédito – abertura de crédito (mutação passiva) 
    C – Empréstimos – longo prazo (passivo exigível a longo prazo) 
    O empréstimo gera para o Ente Federado uma mutação passiva, ou seja, haverá apenas permuta de valores no patrimônio do órgão/entidade. O pagamento dos encargos referentes a um empréstimo (operação de crédito) gera uma variação passiva, ou seja, afeta negativamente o patrimônio líquido do órgão.  Neste caso ocorre uma despesa orçamentária corrente. Já o pagamento de dívida de longo prazo pelo valor do registro contábil gera apenas uma mutação ativa patrimonial. Assim, NÃO afeta negativamente a situação líquida patrimonial da entidade.

ID
241933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando as tipicidades da classificação das contas no setor
público, julgue o item a seguir, acerca dos fatos permutativos,
modificativos e mistos.

A doação de imóvel entre entidades do setor público representa fato administrativo permutativo, em cada entidade.

Alternativas
Comentários
  • A doação representa um fato modificativo, pois modifica o PL de ambas.

  • Um fato permutativo altera o Patrimônio total (total do Ativo e Passivo). Um fato modificativo altera o Patriminio Liquido (envolve conta de resultado). Na questão, a doação de um bem é uma despesa e altera o PL, logo é um fato modificativo.

  • gostaria de saber como fica o lançamento contábil para a entidade que doou o imóvel e para a entidade que recebeu o mesmo. Alguem poderia me ajudar? TKS

  • Depois que eu errei raciocinei melhor............pois, vejamos:
    A doação de imóvel entre entidades do setor público representa fato administrativo permutativo, em cada entidade.
    quem doa o imóvel diminui o seu patrimônio então, modificativo diminuitivo certo? e quem recebe modificativo aumentativo certo? Portanto, não existe permuta e sim  fato modificativo.............

  • Fato modificativo aumentativo para a entidade que recebeu a doação e fato modificativo diminutivo para a entidade que fez a doação.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Cuidado!!!

     

    A questão fala a respeito de doação e não TROCA de um bem do mesmo valor, por exemplo.

    Ocorrendo uma doação irá diminuir o patrimônio da entidade que doou (fato modificativo diminutivo), em contrapartida haverá um aumento no patrimônio da entidade que recebeu (fato modificativo aumentativo).

     

     

    "Ame o caminho para se chegar até lá, porque assim a conquista será mais rápida".

    Deus é conosco!!

     

  • A doação de imóvel entre entidades do setor público representa fato administrativo permutativo MODIFICATIVO, em cada entidade.

     

    GAB.: ERRADO

  • A doação de um bem é um fato modificativo. O ente que doa registrará uma variação patrimonial diminutiva (VPD), pois há insubsistência do ativo. Enquanto o ente recebedor irá registrar uma variação patrimonial aumentativa (VPA) devido ao surgimento do ativo, conforme lançamentos abaixo:

    Ente que doa:

    D - VPD

    C - Imobilizado

    Ente que recebe:

    D - Imobilizado

    C - VPA

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADO

    REPRESENTA UM FATO MODIFICATIVO.

    FATOS MODIFICATIVOS

    São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa. (conteúdo da questão).

    COMPLEMENTANDO..

    FATOS PERMUTATIVOS.

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio.

    Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo.

  • Gabarito: Errado

    A doação representa um fato modificativo.

    Fatos Modificativos - provocam modificações no Patrimônio Líquido. Podem ser aumentativos ou diminutivos. No primeiro caso, eles geram aumento do PL. No segundo, o PL diminui.

  • A doação representa um fato modificativo.

    Fatos Modificativos - provocam modificações no Patrimônio Líquido. Podem ser aumentativos ou diminutivos. No primeiro caso, eles geram aumento do PL. No segundo, o PL diminui.


ID
252307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a interferências e mutações, julgue os itens
subsequentes.

A amortização de dívida a pagar decorrente de operação de crédito é contabilizada como mutação patrimonial ativa, uma vez que a baixa da obrigação reflete positivamente no patrimônio da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Sistema Financeiro
    D - Despesas de Capital - Empréstimos
    C - Bancos


    Sistema Patrimonial
    D - Mutação Ativa
    C - Empréstimos a Pagar
  • Sistema Financeiro
    D - Despesas de Capital - Amortização da Dívida
    C - Bancos

    O colega, no comentário anterior, INVERTEU as operações de crédito e débito da operação no Sistema Patrimonial.

    Sistema Patrimonial
    C - Mutação Ativa  (Constante na Demonstração das variações patrimoniais - DVP)
    D - Dívida a pagar (Constante no Balanço Patrimonial - BP)

    As mutações (Ativas e Passivas) não alteram o Patrimônio Líquido. No entanto a operação vista de forma isolada, como a explicitada anteriormente no  Sistema Patrimonial, reflete positivamente (Mutação Ativa) ou negativamente (Mutação Passiva). Dessa forma, a parte final da assertiva da questão também se encontra correta, uma vez que ocorre a baixa da obrigação e esta - vista de forma isolada - reflete positivamente no patrimônio.
  • MUTAÇÃO ATIVA = DA DESPESA
    MUTAÇÃO PASSIVA = DA RECEITA

  • Em relação às mutações, funciona assim:
    MUTAÇÃO ATIVA: ocorre pela realização da despesa;
    MUTAÇÃO PASSIVA: Ocorre pela realização de receita.
    Parece meio contraditório. Mas é que quando ocorre uma mutação ativa, ou despesa não efetiva, ocorre uma despesa relacionada a um fato permutativo.
    Ex: Compra de um bem. Aumentou o patrimônio, mas saiu dinheiro ( despesa).
    Na mutação passiva o raciocínio é semelhante.
    Ex: alienação de um bem. Diminuiu o patrimônio, mas entrou dinheiro ( receita).
    Espero ter ajudado.

ID
252310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a interferências e mutações, julgue os itens
subsequentes.

A compra de um veículo é contabilizada como interferência ativa, por se tratar de despesa de capital, caso em que os recursos despendidos produzem acréscimos no patrimônio, aumentando a riqueza patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • A compra de um veículo realmente é uma despesa de capital porem ele não produz acréscimo patrimoniais pois se trata de um fato permutativo.

    assim gabarito : Errado
  • Outro erro na questão é dizer que é uma interferência ativa, sendo que na verdade é uma mutação ativa.

    Interferência Ativa - 
    registram os valores recebidos em decorrência de transferência financeira recebidas de outras unidades gestoras do sistema.
    Mutação Ativa - Fato Permutativo, envolve contas patrimoniais, não modifica o PL

    Mutação Ativa porque o Ativo não circulante aumentou.

    Lançamentos:

    Sistema Financeiro
    D - Despesas de Capital - Veículos
    C - Fornecedores

    S. Orçamentário
    D - Despesas Empenhadas a Liquidar
    C - Despesas Empenhadas Liquidadas a Pagar

    S. Patrimonial

    D - Veículos
    C - Mutação Ativa




ID
255403
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É uma variação patrimonial ativa quantitativa independente da execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Note "independente da execução orçamentária" daí você já elimina alguns itens diretamente dependentes desse fato contábil, por exemplo:

    Item a, b e d

    Restos a pagar (item E) foram previstos no orçamento anterior (são dívidas já empenhadas, processadas ou não).

    Agora, inscrição na dívida ativa não depende da execução orçamentária. Mesmo assim  haverá variação do ativo.

    Saliento, tal fato demonstra o porquê das receitas serem previstas e não fixadas.

    Questão bonitinha!
  • Acrescentando ao comentário do ilustre colega:

    a) recebimento da receita tributária - Receita Orçamentária corrente, quantitativa.
    b)reconhecimento de passivo permanente - superveniência passiva (independente da Execução Orçamentária) quantitativa, (mas é uma Variação Passiva)
    c)inscrição de dívida ativa - VP independente da RO, superveniência ativa, quantitativa - a DA é inscrita no ativo permanente
    d) recebimento de receita de dívida ativa - Receita orçamentária corrente, quantitativa
    e)pagamento de RP - nem é Variação Patrimonial, pois trata-se de despesa extraorçamentária que já foi empenhada no exercício anterior. Não vai afetar o resultado patrimonial.
  • Eu tinha colocado "pagamento de restos a pagar",mas vc me lembrou que não há variação patrimonial no pagamento.Obrigada.

  • Discordo dos colegas em relação aos Restos a Pagar - Entendo que é sim, Variação Patrimonial QUALITATIVA, independente de ser Extraorçamentária.
    O fato de alterar contas patrimoniais já caracteriza a variação.
     

  • Gabarito: Letra C

    • Explicação: Para responder a questão precisamos conhecer a estrutura de uma "Demonstração das Variações Patrimoniais". Encontrei uma tabela que exemplifica as contas inseridas em "Variação Patrimonial Ativa". Infelizmente não é possível replicar a tabela aqui, então segue o link abaixo. Veja que "Inscrição da Dívida Ativa" está inserida nas "Variações Ativas" mais especificamente em "Extra-Orçamentárias".

    Fonte: http://www.lrf.com.br/mp_cp_dvp.html

    • Lei 4.320/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro)

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm

    • Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - Página 447

    "A DVP será elaborada utilizando-se as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas) e 4 (variações patrimoniais aumentativas) do PCASP."

    • Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) - Excel

    Conta 3.0.0.0.0.00.00 - Função: Compreende o decréscimo no benefício econômico durante o período contábil sob a forma de saída de recurso ou redução de ativo ou incremento em passivo, que resulte em decréscimo do patrimônio líquido e que não seja proveniente de distribuição aos proprietários da entidade.

    Conta 4.0.0.0.0.00.00 - Função: Compreende o aumento no benefício econômico durante o período contábil sob a forma de entrada de recurso ou aumento de ativo ou diminuição de passivo, que resulte em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários.

    Fonte: https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/plano-de-contas-aplicado-ao-setor-publico-pcasp-federacao/2021/114


ID
255604
Banca
FUNDATEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma das variações patrimoniais passivas que ocorrem no patrimônio das entidades públicas é a denominada Mutação Patrimonial, ou ainda, Mutação Patrimonial Resultante da Execução Orçamentária. Um exemplo dessa variação é:

Alternativas
Comentários
  • As variações ativas orçamentarias são representadas pelas:
    Receitas correntes

    Receitas de capital

    Interferencia ativas

    - quota recebida
    -repasse recebido
    - sub-repasse recebido

    Mutações ativas
    - construção de bens móveis e imoveis
    - aquisição de titulos e valors
    - emprestimos concedidos
    - aquisição de material de consumo para estoque em almoxarifado
    - amortização da divida interna e externa contraída

    As variações passivas orçamentarias são:

    Despesas correntes

    despesas de capital


    Interferencias passivas
    - quota recebida
    - repasse concedido
    - sub-repasse concedido

    Mutações passivas
    - cobrança da divida ativa
    - alienação de bens moveis e imoveis
    - emprestimos tomados
    - recebimento de créditos diversos
  • Só uma pequena correçao ao comentário da colega:

    Interferencias passivas 
    - quota concedido
  • Acho que a alternativa A também está correta.

  • Não consigo entender Recebimento em dívida ativa como mutação PASSIVA! Se eu tinha um crédito a receber e o recebi não seria mutação ATIVA, não vai aumentar meu ativo?

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: D


ID
255658
Banca
FUNDATEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma entidade pública que receba a doação de um bem de natureza permanente deve registrá-lo como uma

Alternativas
Comentários
  • O que ocorreu aqui foi uma Superveniencia do Ativo, portanto uma variação ativa independente da execução orçamentária, assim como
           Inscrição de divida ativa
           insubsistencia do passivo
           Cancelamento de restos a pagar
          
          
  • Uma variação independente da execução orçamentária não é extraorçamentária. Não sei na época como era, mas hoje entende por extraorçamentário tudo aquilo que o ente recebe mas não é dele, terá que devolver, como cauções, garantias, etc.
    Por isso acredito que hoje essa questão estaria incorreta.
  • A colega está confundindo receita extra-orçamentária com variação ativa extra-orçamentária, uma não tem nada haver com a outra. Receita extra-orçamentária é aquilo que não é do Estado e portanto deverá ser devolvido, porém, o recebimento de algo, como no caso da questão, trata-se de uma variação ativa extra-orçamentária, ou seja, o Estado não precisou movimentar o orçamento, desembolsar, para que fosse aumentado seu ativo.

  • Aos Não assinantes, 

    GABARITO: E


ID
276871
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção em que a operação ao ser registrada pela contabilidade aplicada ao setor público provoca variação ativa e passiva em igual valor.

Alternativas
Comentários
  • a) Liquidação de despesa referente à aquisição de bens para estoque no almoxarifado da entidade. Resposta correta, pois é um fato permutativo.

    b) Registro da perda de equipamento por obsolescência. - dimunui o PL

    c) Reconhecimento da prestação de contas de convênio celebrado para transferência de recursos a município. - dimunui o PL

    d) Liquidação de despesa para pagamento de pessoal da entidade. - dimuniu o PL

    e) Transferência de recursos a fundo perdido para entidade internacional de caráter multilateral. - diminui o PL

     

  • Aquisição de bens para estoque é um tipo de lançamento contábil que
    sai dinheiro dos cofres do governo e
    entra o patrimônio.

    Desta forma é um fato PERMUTATIVO, que não altera o PL do órgão.

    Mais uma coisa: estoque é ativo PERMANENTE ou não finaceiro.

    Sucesso a todos!!!

ID
276883
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que indica a ocorrência de uma variação passiva extraorçamentária e uma variação ativa orçamentária, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Decisão judicial é uma despesa extra-orcamentaria, pois não estava previsto.
  • a) Errada, pois liquidação de despesa para pagamento de pessoal não é variação ativa (não aumenta o PL).
    b) Errada, pois a liquidação de despesa relativa à aquisição de material é  despesa orçamentária.
    c) Correta.
    d) Errada, pois o recebimento de equipamento por doação é uma variação ativa.
    e) Errada, pois baixa de bens alienados não é uma variação extraorçamentária.
  • Será que alguém poderia me ajudar?


    Entendo que é correto dizer que uma decisão Judicial contrária a Administração provoque uma Variação Patrimonial Passiva Independente da Execução Orçamentária (Extraorçamentária) Pelo Surgimento de Uma Obrigação. Mas o recebimento de Recursos Financeiros pelo lançamento no mercado de títulos público, não seria a mesma hipótese de uma operação de crédito? Sendo que dessa forma, no ingresso do recurso financeiro seria registrado uma Receita Orçamentária, mas em contrapartida teria que ser feito um lançamento de uma MUTAÇÃO PASSIVA em decorrência de uma RECEITA NÃO EFETIVA, tendo em vista a administração contrair uma Obrigação com o lançamento dos títulos da dívida passiva.


    Não sei se fui claro, mas não sei se estou interpretando corretamente a questão....

ID
290683
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As cotas, repasses e sub-repasses recebidos constituem

Alternativas
Comentários
  • Interferências ativas - representam valores oriundos da movimentação financeira decorrente da execução orçamentárias: cotas, repasses e subrepasses recebidos de outros órgãos ou unidades do mesmo órgão.

    Interferências Passivas - representam valores oriundos da movimentação financeira pela execução do orçamento: cotas, repasses e subrepasses concedidos a outros órgãos ou unidades do mesmo órgão.

ID
312781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 4.320/1964, a demonstração das variações
patrimoniais (DVP) deve evidenciar as alterações verificadas no
patrimônio, resultantes ou não da execução orçamentária, e indicar
o resultado patrimonial do exercício. No que se refere a essa
demonstração, julgue os itens subsequentes.

A inscrição da dívida ativa constitui variação ativa resultante da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • é uma variação ativa independente da execução orçamentária
  • Pelo que venho estudando e com base no MCASP (parte VII) aplicável a 2011 entendo que, sob a ótica do órgão que solicita a inscrição do crédito em dívida ativa à PGFN essa inscrição seria considerada uma variação patrimonial diminutiva incluída na conta Transferências Intragovernamentais - intra OFSS, portanto uma variação passiva.

    Quem puder discutir a respeito, será interessante, tendo em vista a complexidade do assunto.
  • A inscrição da dívida ativa constitui variação ativa resultante da execução orçamentária.

    Essa sempre cai em toda prova, pois tal inscrição é independente da execução orçamentária.
  • A inscrição da DA produz os seguintes efeitos:

    Para o órgão originário do crédito: ocorrre um fato modificativo diminutivo, pois com o envio do crédito para inscrição o PL irá reduzir. Haverá uma variação passiva extraorçamentária.

    Para o órgão que inscreve o crédito: ocorre um fato modificativo aumentativo, pois com a entrada do crédito o PL irá aumentar. Haverá uma variação ativa extraorçamentária.

    Lembrando que:

    - Obrigatoriamente a inscrição da DA ocorre em órgão diverso daquele de origem do crédito;
    - São extraorçamentárias porque decorrem de fatos independentes da execução do orçamento.

    Fonte: Manual Completo de Cont. Púb. - Deusvaldo.
  • Meu argumento é mais simplificado, verifiquei ele com Augustinho, "Orçamento Público, Administração Financeira e Orçamentária e Lei de Responsabilidade Fiscal", 3ª edição, pg. 130 e no Manual de Receita Nacional, pg. 16 (https://www.portalsof.planejamento.gov.br/bib/receita/).
    Segue a justificativa do manual:

    "2 RECEITA SOB O ENFOQUE PATRIMONIAL
    (...)
    A receita pode ser classificada:
          a) Quanto à entidade que apropria a receita:
    Receita Pública – aquela auferida por entidade pública.
    Receita Privada – aquela auferida por entidade privada.
          b) Quanto à dependência da execução orçamentária:
               - Receita resultante da execução orçamentária – são receitas arrecadadas de propriedade do ente, que resultam em aumento do patrimônio líquido. Exemplos: receita de tributos.
               - Receita independente da execução orçamentária – são fatos que resultam em aumento do patrimônio líquido, que ocorrem independentemente da execução orçamentária. Exemplos: inscrição em dívida ativa, incorporação de bens (doação), etc."
    Espero ter contribuído.
    Abraço.
  • INSCRIÇÃO DA DÍVIDA ATIVA É RECEITA EXTRA-ORÇAMENTÁRIA


    Lançamento:

    D- Dívida Ativa
    C- Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária
  • Sempre há considerações muito importantes a fazer sobre a dívida ativa.
    Vamos lá:
    A dívida ativa tem um detalhe interessante:
    Na inscrição:é receita extraorçamentária, pois é uma exceção ao regime de caixa para e receita. Note que houve  a inscrição, mesmo não havendo o efetivo pagamento ( regime de competência)
    No recebimento:é receita corrente, mas é não efetiva e por isso não afeta a situação líquida, pois se trata de fato permutativo.
  • Ola pessoal, complementando,

    As variações ativas e passivas, são extraorçamentarias dado que ocorrem por fatos alheios e independentes á execução do orçamento.


    (MANUAL COMPLETO DE CONTABILIDADE PUBLICA - DEOSVALDO DE CARVALHO)


    FÉ.



  •  

    Q111368 - O cancelamento da dívida ativa provoca alteração na situação líquida, com o registro de uma variação passiva, decorrente da redução de um ativo.Certo

     

    Na inscrição:é receita extraorçamentária, pois é uma exceção ao regime de caixa para e receita. Note que houve  a inscrição, mesmo não havendo o efetivo pagamento ( regime de competência)


    No recebimento:é receita corrente, mas é não efetiva e por isso não afeta a situação líquida, pois se trata de fato permutativo.

     


ID
312784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 4.320/1964, a demonstração das variações
patrimoniais (DVP) deve evidenciar as alterações verificadas no
patrimônio, resultantes ou não da execução orçamentária, e indicar
o resultado patrimonial do exercício. No que se refere a essa
demonstração, julgue os itens subsequentes.

Algumas mutações patrimoniais resultantes da contabilização de receitas orçamentárias podem fazer parte do grupo denominado variações passivas independentes da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A questão se refere a duas coisas distintas.

    Variações Passivas Extraorçmentária são: Insubsitência Passiva e Superveniência Passiava.
    Variações Ativas Orçamentárias são: Receita Orçamentária e Mutações Ativas (decorrente da execução orç.).
  • NA DVP AS MUTAÇÕES PATRIMONIAIS, ATIVAS OU PASSIVAS, SEMPRE, SERÃO RESULTANTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA!!! 

  • Item ERRADO.
    As mutações ativas e passivas são SEMPRE orçamentárias.
    Em relação às mutações, funciona assim:
    MUTAÇÃO ATIVA: ocorre pela realização da despesa;
    MUTAÇÃO PASSIVA: Ocorre pela realização de receita.

    Parece meio contraditório. Mas é que quando ocorre uma mutação ativa, ou despesa não efetiva, ocorre uma despesa relacionada a um fato permutativo.
    Ex: Compra de um bem. Aumentou o patrimônio, mas saiu dinheiro ( despesa).
    Na mutação passiva o raciocínio é semelhante.
    Ex: alienação de um bem. Diminuiu o patrimônio, mas entrou dinheiro ( receita).

    Espero ter ajudado.

  • Algumas mutações patrimoniais resultantes da contabilização de receitas orçamentárias podem fazer parte do grupo denominado variações passivas independentes da execução orçamentária.

    As variações passivas independentes da execução orçamentária provocam diminuição do patrimônio líquido e receitas orçamentárias ou provocam aumento do PL (como as receitas correntes, em sua maioria) ou não provocam nada no PL (como as receitas de capital, salvo exceções).

    Resposta: errado.


ID
314860
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quando da realização da reavaliação dos seus imóveis, a prefeitura do município WXZ verificou que o valor líquido contábil dos mesmos era menor do que seu valor de mercado. Neste caso, a contabilidade deve reconhecer uma

Alternativas
Comentários
  • Por favor. Ajudem-me. A resposta dessa questao esta correta???? Houve um decrescimo do patrimonio independentemente da execuçao orçamentaria. Ou me engano? para mim o gabarito correto é a letra B Ou seja, VARIACAO PASSIVA INDEPENDENTE DA EXECUCAO ORCAMENTARIA.
  • Olá,
    Também cheguei a mesma conclusão!! Help!!
  • A variação foi ativa porque o valor de mercado era maior que o valor contábil. Portanto o ativo permanente sofrerá elevação (debitado) gerando lançamento a crédito na Variação patrimonial ativa independente da execução orçamentária.
  • NBC T 16.10

    Reavaliação:a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.
    Logo, a variação será ATIVA.
     

  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "C", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Bons estudos!
  • Compreendi ser variação ativa... mas fiquei perdido quanto ao da 'orçamentária'.
  • A variação ativa decorrente de ajuste a valor de mercado é uma superveniência do ativo, portanto é uma variação extraorçamentária (independe da execução do orçamento)
  • O município verificou que o valor líquido contábil de seus imóveis era menor do que seu valor de mercado.

    Por exemplo, o Município tem um terreno contabilizado com o valor de R$ 100.000,00, e verifica que o valor de mercado desse terreno é de R$ 150.000,00. 

    Portanto, o Município poderá registrar o bem no valor de R$ 150.000,00, aumentado o patrimônio em R$ 50.000,00, logo houve uma variação patrimonial ativa, pois aumentou o valor do seu patrimônio. E independente da execução orçamentária, porque não havia previsão nenhuma sobre esse aumento patrimonial na lei orçamentária anual.
  • Nossa... tou penando com essa disciplina! No meu entendimento, a insubsistência do ativo diminui o ativo e, portanto, trata-se de variação patrimonial passiva. Alguém pode por favor esclarecer onde estou errado?! 
  • Também tenho dúvidas quando o assunto é variação patrimonial. Mas raciocinei da seguinte forma: 

    O fato apresentado representou uma alteração QUANTITATIVA  AUMENTATIVA,  haja vista o bem imóvel (representa um ATIVO)  ter sido reavaliado e ter mostrado um valor de mercado superior ao valor contábil (ou seja, houve incremento do valor do bem e consequente  incorporação de valor no ativo). Como já explicado pelos colegas acima, por ser um fato que não pode ser previsto pelo orçamento, representa uma VARIAÇÂO EXTRAORÇAMENTÁRIA.

    Fiz este resumão que, talvez, possa ajudar a esquematizar o assunto:

    VARIAÇÕES PATRIMONIAIS QUANTITATIVAS: são as decorrentes de FATOS MODIFICATIVOS (aumentativos ou diminutivos do PL). Podem ser:   I) ATIVAS: quando há aumento do ativo OU diminuição do passivo. II) PASSIVAS: quando há aumento do passivo OU diminuição do ativo.   A depender da natureza da receita ou despesa, podem ser:   VARIAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS: receitas e despesas EFETIVAS   A) Ativas: decorrentes das receitas efetivas. Provocam aumento do PL. B) Passivas: decorrentes das despesas efetivas. Provocam   diminuição do PL. * receitas efetivas: em regra, são as correntes (exceto a decorrente da dívida ativa) + as transferências de capital.   EXTRAORÇAMENTÁRIAS: decorrentes de ingressos ou dispêndios que estão fora da previsão orçamentária.   A) ATIVAS (VAEO) A.1.) Superviniência do ativo: provoca aumento do ativo, e consequente aumento do PL, por meio de uma variação EO. P.ex.: INSCRIÇÃO da dívida ativa, recebimento de bens doados, ganhos de capital. A.2.) Insubsitência do passivo: provoca diminuição do passivo e aumento do PL. P.ex.: cancelamento de RAP, prescrição de dívida passiva.   B) PASSIVAS (VPEO) B.1.) Insubisistência do ativo: provoca diminuição do ativo e do PL. P.ex. cancelamento de inscrição de dívida ativa, doação de bens a terceiros, consumo de material de consumo, morte de semovente. B.2) Superviniência do passivo: provoca aumento do passivo e diminuição do PL. P.ex.: atualização monetária da dívida fundada, reconhecimento de precatórios.


    FONTE: Várias aulas... rsrsrsr

    Ficou grande, mas espero ter ajudado!

    Bons estudos...
  • Vamos relembrar alguns conceitos importantes:

    Valor líquido contábil - é o valor pelo qual um ativo é contabilizado após a dedução de qualquer depreciação acumulada e das perdas acumuladas por redução ao valor recuperável.
    Valor de mercado ou valor justo (fair value): o valor pelo qual um ativo pode ser intercambiado ou um passivo pode ser liquidado entre partes interessadas que atuam em condições independentes e isentas ou conhecedoras do mercado.
    Reavaliação - é a adoção do valor de mercado ou do valor de consenso entre as partes, quando esse for superior ao valor liquido contábil. Na impossibilidade de se estabelecer o valor de mercado, o valor do ativo imobilizado e intangível pode ser definido com base em parâmetro de referência, que considerem característica, circunstâncias e localizações assemelhadas.
    O comando da questão apresenta um imóvel com:

     valor líquido contábil   <   valor de mercado

    Pergunto: Se você tiver um celular que, mesmo depois de usado, custe uns 400 reais, e chegar alguém e oferecer 600 reais, você estaria ganhando ou perdendo?

    Óbvio que estaria ganhando. Esse exemplo grosseiro é só pra mostrar que você estaria tendo uma variação patrimonial ativa, pois seu patrimônio estaria aumentando.

    O termo "ativa" ou "passiva" refere-se ao efeito no patrimônio. Uma variação ativa é boa; uma passiva não.

    As reavaliações independem da execução orçamentária.

    Voltando a questão... como o imóvel está avaliado por mais, e registrado por menos, haverá uma variação aumentativa no patrimônio da prefeitura. 


    Gabarito: C.
  • Tem que ler com cuidado o enunciado, o comentário do professor me ajudou

  • Gabarito: Letra C

    • Explicação 1ª Parte: O enunciado da questão disse que o "valor líquido contábil" era menor do que o "valor de mercado". Ou seja, o "valor de mercado" é superior ao "valor líquido contábil" (Veja o conceito de Reavaliação abaixo).

    Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) - Página 33

    Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/04/24184257/NBCASP.pdf

    • Explicação 2ª Parte: Depois da reavaliação houve um aumento do ativo, pois foi necessário atualizar o valor do imóvel de acordo com o "valor de mercado" do mesmo.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) - Página 55

    Portanto, com o objetivo de evidenciar o impacto no patrimônio, deve haver o registro da variação patrimonial aumentativa, independentemente da execução orçamentária, em função do fato gerador.

    Fonte: https://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2501:9::::9:P9_ID_PUBLICACAO:31484

    • Explicação 3ª Parte: A alteração positiva da situação líquida é chamada em Contabilidade de Superveniência Ativa. Já na questão denominaram apenas como Variação Patrimonial Ativa.

    Lei 4.320/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro)

    Art. 100 As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistência ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm


ID
325753
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São variações passivas resultantes da execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Conflitos Doutrinários:
    O CFC enviou consulta ao MF sobre o assunto Insubsistência Ativa e Passiva.
    A resposta foi aceita na Íntegra por meio da NT nº 314/2004.

    A Gestão patrimonial imprime ao Patrimônio da Entidade, constantes variações.

    As Variações representam os acréscimos e as reduções que resultam na situação liquida Patrimonial.

    As variações que Acrescem a Situação Líquida Patrimonial são denominadas de Variações Ativas e as que ReduzemVariações Passivas.

    Dentro deste contexto, as Variações Ativas são Provenientes do Aumento de valores do Ativo e da Diminuição de valores do Passivo e

    As Variações Passivas decorrem da Diminuição dos Valores do Ativo ou do Acréscimo dos Valores do Passivo.

    Desta forma Afirmamos que nem Toda Variação Ativa decorre do Ativo assim como também a Variação Passiva não só provém do Passivo


    VA = A (+) ou P (-)

    VP = A (-) ou P (+) 
    • ITEM POR ITEM
    • a) as receitas financeiras ocorridas no exercício. ERRADO. SÃO VARIAÇÕES ATIVAS
    • b) a baixa de valores do passivo permanente da entidade. ERRADO. TAMBÉM SÃO VARIAÇÕES ATIVAS. REDUÇÃO DE PASSIVO.
    • c) a utilização efetiva de recursos (bens e serviços) na produção ou prestação de serviços. CORRETA. VARIAÇÕES PASSIVAS. REDUÇÃO DE ATIVOS.
    • d) os fatos não monetários que resultaram em decréscimos na situação líquida anterior. ERRADO. DECRÉSCIMOS PATRIMONIAIS SÃO INDEPENDENTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
    • e) os fatos não monetários que resultaram em acréscimos na situação líquida anterior. ERRADO. ACRÉSCIMOS PATRIMONIAIS SÃO INDEPENDENTES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.

ID
329734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os conceitos de mutações ativas e passivas, julgue
os itens a seguir.

O recebimento de imóvel em doação não é contabilizado como mutação, pois representa uma incorporação de bem no patrimônio da entidade por um fato independente da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • perfeito, não é um fato permutativo mas um modificativo aumentativo.
  • Tecnicamente falando...

    Essa doação será uma Superveniência Ativa
     -  Variação Patrimonial Ativa Independente da Execução Orçamentária.
  • Viajei nessa questão. Acreditei que recebimento de imóvel em doação FOSSE mutação patrimonial aumentativa.


ID
329737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com os conceitos de mutações ativas e passivas, julgue
os itens a seguir.

A baixa de material inservível é contabilizada como mutação passiva, pois registra uma variação que reflete negativamente no resultado da gestão.

Alternativas
Comentários
  • Mutações Passivas são as decorrentes da execução da receita de capital. Exemplo: Receita de venda de imóveis e Receita de Operações de Crédito.
  • As mutações são contrapartidas de contas de receita ou despesa não efetivas, portanto nao afetam o resultado do exercicio, nem \negativamente nem positivamente. São meras alterações qualitativas.
    Qto ao procedimento para baixa dos bens inservíveis, leciona assim o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público:

    "Os bens que não estejam sendo utilizados, que não tenham valor de venda, em virtude de serem inservíveis (obsoleto, quebrado, inutilizado, etc.) deverão ser baixados como perda diretamente em conta de resultado (VPD)."

    Ou seja, deverá ser dada baixa nesses bens inservíveis em contrapartida a conta de resultado.
  • Baixa de Material inservível, mesmo procedimento de doação de ativo. Será contabilizado como Insubsistência do Ativo.

    ATENÇÃO: Para o CESPE e a FCC, Insubistência Passiva = Insubsitência do Passivo, para as outras Insubsistência Passiva = Insubsistência do Ativo.

    Fonte: Curso Ponto dos Concursos - Prof. Giovanni Pacelli

ID
331456
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O plano de contas é o objeto responsável pela transparência dos lançamentos contábeis. Este instrumento é livremente utilizado pela Contabilidade Comercial e, na Contabilidade Pública, está atrelado ao que determina a Lei nº. 4320/64 e respectivas Portarias Ministeriais. A conta (sintética) de variações patrimoniais independentes da execução orçamentária que representa os decréscimos patrimoniais ocorridos na entidade por meio de baixa de créditos fiscais inscritos, baixa de bens imóveis (por alienação, por sinistro etc.), baixa de bens móveis (por consumo etc.), é denominada:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E - CORRETA

    INSUBSISTÊNCIA ATIVA - OCORRE PELA BAIXA DE ATIVOS OU POR SURGIMENTO DE PASSIVOS. A QUESTÃO ABORDOU APENAS BAIXA DE ATIVOS (baixa de créditos fiscais inscritos, baixa de bens imóveis (por alienação, por sinistro etc.), baixa de bens móveis (por consumo etc.)


    DICA DE CONCURSEIRO EXPERIENTE:

    SEMPRE QUE FALAR EM INSUBSISTÊNCIA DEVEMOS ENTENDER COMO DESAPARECIMENTO;
    E QUANDO FALAR EM SUPERVENIÊNCIA DEVEMOS ENTENDER COMO APARECIMENTO.
    A COMPLEMENTAÇÃO ATIVA REFERE-SE AO ACRÉSCIMO DA SITUAÇÃO LÍQUIDA PATRIMONIAL
    JÁ A COMPLEMENTAÇÃO PASSIVA REFERE-SE AO DECRÉSCIMO DA SITUAÇÃO LÍQUIDA PATRIMONIAL

    EX: SUPERVENIÊNCIA ATIVA - APARECIMENTO DE UM ITEM DO ATIVO (ACRÉSCIMO DA SITUAÇÃO LÍQUIDA PATRIMONIAL) 
     
  • Po, fiquei na dúvida porque neste caso ocorreu uma diminuição que afetou negativamente a situação liquída patrimonial, nao seria uma insubsistência passiva?
  • Eu discordo do gabarito!

    A banca usou a ótica tradicional.

    Essa visão consiste em afirmar que a insubsistência passiva é a redução do passivo e, sendo assim, variação ativa. Em contrapartida, a insubsistência ativa é redução de ativo e, sendo assim, variação passiva.

    O entendimento do CFC, que corrobora entendimento da STN, expresso por meio de parecer do antigo Contador-Geral da União, e aprovado pelo CFC, é diferente:

    A insubsistência ativa, por lembrar uma conta de receita (como alugueis ativos, juros ativos), deve ser considerada como variação ativa.
    A insubsistência passiva, por lembrar uma conta de despesa (como alugueis passivos, juros passivos) deve ser considerada uma variação passiva.


    Observem a Nota técnica CFC nº 314/2004:

    "6.3. A superveniência consiste em aumento e a insubsistência em
    diminuição da situação líquida patrimonial. A superveniência do ativo é
    denominada de superveniência ativa, porque acresce a situação líquida
    patrimonial. A superveniência do passivo é denominada de
    superveniência passiva, porque diminui a situação líquida patrimonial. A
    insubsistência do ativo é denominada de insubsistência passiva, porque
    diminui a situação liquida patrimonial. Insubsistência do passivo é
    denominada de insubsistência ativa, porque aumenta a situação líquida
    patrimonial.
    6.4. Resumindo, as superveniências e as insubsistências são ditas
    ativas, porque promovem aumento da situação líquida. As
    superveniências e insubsistências são ditas passivas, porque promovem
    diminuição da situação líquida patrimonial. (...)"


    Ademais, é importante ressaltar que a ESAF vêm adotando o entendimento da STN e do CFC, enquanto a FGV, CESPE e CESGRANRIO, equivocadamente, a visão tradicional. O mestre Glauber Mota afirmou no FC que essa é uma conclusão com base no estudo de comportamento passado, que não garante como será no futuro, mas seria muito útil numa questão como essa.

    Para concluir, esse assunto, outrossim, está bem fundamentado no capítulo 6 do MCASP.

    SEM DÚVIDA, ESSA QUESTÃO É PASSIVA DE RECURSO.

    O gabarito correto seria a letra "B".
  • Concordo com o colega acima, quem estuda CPU pelo livro do Glauber vê que o mais correto é seguir os Manuais e CFC, no mínimo a banca poderia informar no enunciado algo que direcione para a doutrina tracional, como por exemplo: segundo kohama, ou segundo piscitelli e outros.

  • Galera, não concordo com o gabarito da questão. Pra mim é a letra "B", pois: insubsistência do ativo é insubsistência passiva. Grosso modo, é uma diminuição ruim.
  • Também não concordo com o gabarito.

    Na baixa de créditos fiscais inscritos, baixa de bens imóveis e baixa de bens móveis ocorre uma diminuição do Ativo Permanente. Isso gera uma insubsistência do ativo, também chamada de insubsistência passiva.

    Gabarito letra B.
  • Sem lógica!!

    Recurso neles! Gabarito correto letra B

    Insubsistencia do Ativo ou Insubsistencia Passiva!

    Segue comentario de professor do pontodosconcursos

    Olá, professor! Resolvendo questões relacionadas a Aula ZERO, encontrei uma da FGV (2010 - DETRAN-RN - Assessor Técnico - Contabilidade) que me deixou com dúvidas com relação ao conteúdo exposto na página 15 - Aula 0. Vamos à questão: "O plano de contas é o objeto responsável pela transparência dos lançamentos contábeis. Este instrumento é livremente utilizado pela Contabilidade Comercial e, na Contabilidade Pública, está atrelado ao que determina a Lei nº. 4320/64 e respectivas Portarias Ministeriais. A conta (sintética) de variações patrimoniais independentes da execução orçamentária que representa os decréscimos patrimoniais ocorridos na entidade por meio de baixa de créditos fiscais inscritos, baixa de bens imóveis (por alienação, por sinistro etc.), baixa de bens móveis (por consumo etc.), é denominada:" Marquei a alternativa "B) Insubsistências Passivas". Para a minha surpresa, a banca apresentou como gabarito a alternativa "E) Insubsistências Ativas". Posso, diante dessa questão, considerar que a FGV adota um entendimento diferenciado no que concerne à essa classificação? Considerando, então, que "Ativa = do ativo" e não derivada da Situação líquida?! Muito obrigada!
     

    Olá Fabiana,

    Acho muito temerário, pois esse NÃO É o posicionamento oficial da STN e do CFC. Assim, se a banca mudar, vc pode cair numa armadilha. Ao contrário, esta questão pode ser fulminada num recurso. Blza?

    Eu não mudaria.

    Abs!

  • P... q sacanagem dessa banca!!!!!! Insubsistência do Ativo é o mesmo que Insubsistência passiva, Já tá pacificado na doutrina e tá na portaria do STN. 

  • Para responder esse tipo de questão, é preciso saber o entendimento da banca. A FGV, o Cespe e a FCC, encaram da mesma maneira. Já a ESAF e o CFC encaram de maneira contrária, como os colegas comentaram. Como a banca dessa questão é a FGV, o gabarito é E. Se essa mesma questão fosse da ESAF, a resposta seria B.


    Essa diferenciação está no curso de Giovanni Pacelli do Estratégia Concursos.
  • Também discordo da questão. Letra B. 

    Segundo parecer CT/CFC 11/04. 


    ATIVA (FEMININO) = BOM, POSITIVO, AUMENTA PL

    PASSIVA (FEMININO) = RUIM, NEGATIVO, DIMINUEM PL.

    SUPERVINIÊNCIA = AUMENTO

    SUBSISTÊNCIA = DIMINUIÇÃO


    SUPERVINIÊNCIA ATIVA = AUMENTOS QUE AUMENTAM PL.

    INSUBSISTÊNCIA PASSIVA = DIMINUIÇÕES QUE DIMINUEM PL.

    INSUBSISTÊNCIA ATIVA = DIMINUIÇÕES QUE AUMENTAM PL

    SUPERVINIÊNCIA PASSIVA = AUMENTOS QUE DIMINUEM PL


    SUPERVINIÊNCIA DO ATIVO = AUMENTO EM ELEMENTO DO ATIVO

                                                           SUPERVINIÊNCIA ATIVA

    INSUBSISTÊNCIA DO PASSIVO = DIMINUIÇÃO EM ELEMENTO DO PASSIVO

                                                                INSUBSISTÊNCIA ATIVA

    INSUBSISTÊNCIA DO ATIVO = DIMINUIÇÃO EM ELEMENTO DO ATIVO

                                                           INSUBSISTÊNCIA PASSIVA

    SUPERVINIÊNCIA DO PASSIVO = AUMENTO EM ELEMENTO DO PASSIVO

                                                                SUPERVINIÊNCIA PASSIVA


  • Discordo tb. 



     insubstencia passiva: algo que deixa de existir causando efeito negativo no patrimonio. Na questao: baixa de bens imóveis (por alienação, por sinistro etc.)...


     Resumindo : quer dizer que se alguma mercadoria for perdida em incendio, o efeito nao sera negativo no patrimonio?


    Se fosse a letra E: seria a mesma coisa que se caso houver incendio, consequentemente, os desaparecimentos dos bens, o efeito seria positivo. 


    Por isso acho que e B


ID
333550
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É uma variação patrimonial passiva independente da execução orçamentária a despesa decorrente de

Alternativas
Comentários
  • A INSCRIÇÃO da Dívida Ativa é FATO MODIFICATIVO AUMENTATIVO EXTRA-ORÇAMENTÁRIO

    O CANCELAMENTO da Dívida Ativa é FATO MODIFICATIVO DIMINUTIVO EXTRA-ORÇAMENTÁRIO

  • O cancelamento da dívida ativa deverá provocar, evidentemente, a redução do ativo, envolvendo conta própria denominada de dívida ativa. O cancelamento ocorre em razão do não recebimento do valor anteriormente inscrito.

    Portanto, a redução do ativo irá implicar a redução do PL, que será representada por meio da utilização de uma conta de variação passiva extraorçamentária, que poderá ser denominada simplesmente de: cancelamento da dívida ativa. Esse é um fato modificativo diminutivo.
  • Gabarito: Letra B

    • Explicação: Encontrei uma tabela (é um exemplo de "Demonstração das Variações Patrimoniais") que evidencia as contas que são enquadradas como "Variações Ativas" e "Variações Passivas". Infelizmente, não consigo reproduzir a tabela aqui, então deixei o link abaixo para consulta. Veja na tabela que a conta "Cancelamento da dívida ativa" está dentro de "Variações Passivas" mais especificamente classificada como "Extra-Orçamentárias".

    Fonte: http://www.lrf.com.br/mp_cp_dvp.html

    • Lei 4.320/64 (Normas Gerais de Direito Financeiro)

    Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm


ID
333727
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É um exemplo de uma variação patrimonial ativa

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
334108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a receita e despesa públicas e
a interferências e mutações ativas e passivas, que podem causar
alterações no patrimônio público.

Uma mutação passiva pode decorrer da execução de uma despesa de capital.

Alternativas
Comentários
  • MUTAÇÃO PASSIVA - Deriva de RECEITA DE CAPITAL
    Ex: Obtenção de Empréstimo
    Sistema Financeiro
    D - Banco
    C - Receita de Capital

    Sistema Patrimonial
    D-Mutação Passiva
    C-Empréstimos Obtidos

    MUTAÇÃO ATIVA - Deriva de DESPESA DE CAPITAL
    Ex: Aquisição de Imóvel
    Sistema Financeiro
    D- Despesa de Capital
    C-Bancos

    Sistema Patrimonial
    D-Imóveis
    C-Mutação Ativa

  • ERRADA, pois mutação passivas derivam de uma receita.
    Simples assim.
    Em relação às mutações, funciona assim:
    MUTAÇÃO ATIVA: ocorre pela realização da despesa;
    MUTAÇÃO PASSIVA: Ocorre pela realização de receita.
    Parece meio contraditório. Mas é que quando ocorre uma mutação ativa, ou despesa não efetiva, ocorre uma despesa relacionada a um fato permutativo.
    Ex: Compra de um bem. Aumentou o patrimônio, mas saiu dinheiro ( despesa).
    Na mutação passiva o raciocínio é semelhante.
    Ex: alienação de um bem. Diminuiu o patrimônio, mas entrou dinheiro ( receita).
    Espero ter ajudado.
  • Guardem isto:

    A MUTAÇÃO PASSIVA deriva da execução de uma RECEITA NÃO EFETIVA.

    A MUTAÇÃO ATIVA deriva da execução de uma DESPESA NÃO EFETIVA.


  • Como Exemplo:

    Q111368

    O cancelamento da dívida ativa provoca alteração na situação líquida, com o registro de uma variação passiva, decorrente da redução de um ativo.


ID
334111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a receita e despesa públicas e
a interferências e mutações ativas e passivas, que podem causar
alterações no patrimônio público.

O cancelamento da dívida ativa provoca alteração na situação líquida, com o registro de uma variação passiva, decorrente da redução de um ativo.

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão, mas...


    Cancelamento de dívida ativa é um decréscimo patrimonial (variação passiva independente da execução orçamentária). É classificado como insubsistência do ativo, ou seja, desaparece um ativo. 
    No sistema patrimonial, é modificativa e não há movimentação financeira. 

    O cancelamento de dívida passiva é do lado das variações ativas e também é independente da execução orçamentária.
  • Inscrição D ATIVO C VAR ATIVA EXTRAORÇ--------

    CANCELAMENTO C ATIVO D VAR PASSIVA EXTRAOR.

     

    LOGO DIMINUTIVA POIS VARIACAO PASSIVA EXTRAORÇ É CONTA DE RESULTADO PATRIMONIAL, APURAVEL NA DVP.


ID
334114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a receita e despesa públicas e
a interferências e mutações ativas e passivas, que podem causar
alterações no patrimônio público.

A utilização de material de consumo, representada pela saída do almoxarifado, representa uma variação passiva orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • VARIAÇÃO PASSIVA EXTRAORÇAMENTÁRIA, pois a utilização desse material independe do orçamento.

    Será Variação Orçamentária na aquisição do material.
  • Pessoal,

    Comentário do Joaquim está perfeito.

    Gostaria apenas de corroborar com um exemplo (meio bobo até) que encontrei em um fórum: 

    VPIEO se dá quando não há necessidade de autorização legislativa para realizar.

    Exemplo: o servidor vai ao almoxarifado e pega uma Caneta. Não necessita de autoriz. legal para isso (é claro) e, por essa razao, o consumo do almoxarifado é Var. Extra-orçamentária.

    Abs e bons estudos!

    SH.

    sergio.harger@gmail.com

ID
334117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a receita e despesa públicas e
a interferências e mutações ativas e passivas, que podem causar
alterações no patrimônio público.

A aquisição de um veículo por uma entidade que disponha do recurso financeiro em caixa não altera quantitativamente o patrimônio público em decorrência da despesa executada.

Alternativas
Comentários
  • Ocorrerá apenas uma variação QUALITATIVA, visto que será uma PERMUTAÇÃO( a contabilização da despesa de capital no sistema financeiro será compensada pela contabilização da Mutação Ativa no Sistema Patrimonial).

ID
348229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Do ponto de vista orçamentário, o reconhecimento da receita orçamentária e o reconhecimento da despesa orçamentária seguem normas e procedimentos específicos. Considerando as especificidades da receita e da despesa orçamentárias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RECEITAS PÚBLICAS MANUAL DE PROCEDIMENTOS   a) Entende-se por cancelamento de Restos a Pagar o estorno da obrigação constituída em exercícios anteriores em contrapartida com uma variação ativa resultante do cancelamento de despesa orçamentária inscritas em Restos a Pagar em exercícios anteriores.   e)  A recuperação de despesas orçamentárias de exercícios anteriores é o recebimento de disponibilidades provenientes de devoluções de recursos pagos a maior ou de descontos concedidos após o encerramento do exercício. Neste caso trata-se de receita orçamentária.   MANUAL DE DESPESA NACIONAL   b) no registro de despesas antecipadas, deve haver o registro do empenho, da liquidação e do pagamento em contas específicas antes da ocorrência do fato gerador, observando a proibição de se efetuar a realização de despesa sem prévio empenho   c) A inscrição de despesa em Restos a Pagar não-processados é procedida após a depuração das despesas pela anulação de empenhos, no exercício financeiro de sua emissão, ou seja, verificam-se quais despesas devem ser inscritas em Restos a Pagar, anulam-se as demais e inscrevem-se os Restos a Pagar não-processados do exercício.   d) No momento do pagamento de Restos a Pagar referente à despesa empenhada pelo valor estimado, verifica-se se existe diferença entre o valor da despesa inscrita e o valor real a ser pago; se existir diferença, procede-se da seguinte forma: Se o valor real a ser pago for superior ao valor inscrito, a diferença deverá ser empenhada a conta de despesas de exercícios anteriores; Se o valor real for inferior ao valor inscrito, o saldo existente deverá ser cancelado.
  • Confrontando o enunciado da questão com o texto enviado pelo ivan, temos:

    a) O cancelamento de restos a pagar é a baixa o estorno da obrigação constituída em exercícios anteriores em contrapartida a uma variação passiva ativa.

    b) Para o efetivo de registro de despesas antecipadas, deve haver o registro do empenho, da liquidação e do pagamento em contas específicas somente após a antes da ocorrência do fato gerador, observando-se a proibição de se efetuar a realização de despesa sem prévio empenho.

    c) A inscrição de despesa em restos a pagar não processados é procedida após a depuração das despesas pela anulação de empenhos, no exercício financeiro seguinte à de sua emissão, ou seja, verificam-se quais despesas devem ser inscritas em restos a pagar, anulam-se as demais e inscrevem-se os restos a pagar não processados do exercício anterior.

    d) No momento do pagamento de restos a pagar referente à despesa empenhada pelo valor estimado, verifica-se se existe diferença entre o valor da despesa inscrita e o valor real a ser pago; caso o valor real a ser pago seja superior ao valor inscrito, o saldo existente deve ser cancelado e o valor global a diferença deve ser empenhado à conta de despesas de exercícios anteriores.

    e) A recuperação de despesas orçamentárias de exercícios anteriores é uma receita orçamentária, pois se trata de recebimento de disponibilidades provenientes de devoluções de recursos pagos a maior. OK
  • Só pra organizar resposta: @Ivan Andrade

    a) Entende-se por cancelamento de Restos a Pagar o estorno da obrigação constituída em exercícios anteriores em contrapartida com uma variação ativa resultante do cancelamento de despesa orçamentária inscritas em Restos a Pagar em exercícios anteriores.

    b) no registro de despesas antecipadas, deve haver o registro do empenho, da liquidação e do pagamento em contas específicas antes da ocorrência do fato gerador, observando a proibição de se efetuar a realização de despesa sem prévio empenho.

     c) A inscrição de despesa em Restos a Pagar não-processados é procedida após a depuração das despesas pela anulação de empenhos, no exercício financeiro de sua emissão, ou seja, verificam-se quais despesas devem ser inscritas em Restos a Pagar, anulam-se as demais e inscrevem-se os Restos a Pagar não-processados do exercício. 

    d) No momento do pagamento de Restos a Pagar referente à despesa empenhada pelo valor estimado, verifica-se se existe diferença entre o valor da despesa inscrita e o valor real a ser pago; se existir diferença, procede-se da seguinte forma: Se o valor real a ser pago for superior ao valor inscrito, a diferença deverá ser empenhada a conta de despesas de exercícios anteriores; Se o valor real for inferior ao valor inscrito, o saldo existente deverá ser cancelado.

    e) A recuperação de despesas orçamentárias de exercícios anteriores é o recebimento de disponibilidades provenientes de devoluções de recursos pagos a maior ou de descontos concedidos após o encerramento do exercício. Neste caso trata-se de receita orçamentária. MANUAL DE DESPESA NACIONAL 


ID
378583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca da escrituração de operações na contabilidade pública e
da sua relação com os sistemas de contas, julgue os seguintes
itens.

A baixa de um bem por doação é contabilizada no sistema de contas financeiro e não afeta a apuração do resultado do exercício.

Alternativas
Comentários
  • A baixa é como se fosse uma despesa. Imagine uma mesa, que esteja quebrada. No momento da baixa, o valor pelo qual ela estava registrada vai afetar o resultado do exercício.

ID
391240
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É um exemplo de despesa por mutação patrimonial:

Alternativas
Comentários
  • “Despesas por Mutações Patrimoniais

    São as despesas que não provocam alteração no patrimônio líquido do Estado, uma vez que possuem como fundamento um fato contábil permutativo, constituindo-se em alterações compensatórias por meio de mutações nos elementos patrimoniais, por isso consideradas também como despesa não-efetivas.”

    Fonte: Administração Financeira e Orçamentária – AFO
    Autor: Sérgio Jund
  • MUTAÇÃO ATIVA - Também chamada de MUTAÇÃO DA DESPESA
    mutação patrimonial Ativa, ou despesa não efetiva, é a espécie de despesa orçamentária que
    não causa impacto na situação líquida patrimonial ou saldo patrimonial da entidade. A Mutação Patrimonial Ativa decorre de fatos permutativos ligados ao aumento do  permanente.

  • Bom, pelos comentários dos reverendissimos, pleiteia-se aquisição de material permanente..

    Pois

    caixa 2000

    SL 2000


    C caixa 100
    D algum ativo permanente


    então:

    Caixa 1900
    ativo permanente 100

    SL 2000 (não se alterou)


    att.

    Adm. Júlio
  • FIM DAS CONTAS DE MUTAÇÕES PATRIMONIAIS ATIVAS E PASSIVAS

    As novas regras da Contabilidade Pública corrigiu um problema que há muito se arrastava na contabilização das operações governamentais: o registro contábil de fatos permutativos na Demonstração das Variações Patrimonais. Esse registro era realizado por intermédio de dois blocos de contas: as Mutações Patrimoniais Ativas e Passivas, que eram uma espécie do gênero das variações patrimoniais.


    Sabemos que fatos permutativos não alteram a situação líquida. Tão-somente os modificativos. Portanto, não fazia sentido considerá-los na Demonstração das Variações Patrimoniais, cujo conteúdo deveria expressar apenas fatos modificativos. Para entender o alcance das mudanças, vamos a um exemplo:

    Pelas antigas regras, para a contabilização da aquisição de um veículo (no valor hipotético de $ 10.000)  deveríamos recorrer a, pelo menos, dois lançamentos (um de natureza financeira e outro de natureza patrimonial). Os lançamentos seriam o seguinte:

    1 - NO SISTEMA FINANCEIRO:

    D - Despesa Orçamentária  10.000
    C - Fornecedores  10.000

    2 - NO SISTEMA PATRIMONIAL:

    D - Veículos 10.000
    C - Aquisição de Veículos (Mutação Patrimonial Ativa) 10.000

    Pois bem. As contas de "Despesa Orçamentária" e "Aquisições de Veículos" eram contas de resultado e representavam, respectivamente, variações passivas e ativas. Esta última era uma conta de Mutação. Pela antiga sistemática de contabilização tais contas integravam o conjunto das contas de variações patrimoniais da Contabilidade Governamental. Em razão dessa sua condição, elas deveriam compor a Demonstração das Variações Patrimoniais, conforme demonstrado abaixo:

     Demonstração das Variações Patrimoniais

     Variações Ativas Variações Passivas 

    Aquisição de Veículos 10.000  Despesa Orçamentária  10.000

    TOTAL: 10.000  TOTAL: 10.000

    Note que o total das variações ativas é anulado pelas variações passivas. O motivo é simples: tratava-se do registro de fatos permutativos. Conquanto as variações não alteravam a situação líquida da entidade governamental elas, ainda assim, eram registradas na Demonstração das Variações Patrimoniais como se refletissem fatos modificativos. 

    Pela nova sistemática de contabilização, entretanto, esse problema foi corrigido. Os dois blocos de contas (de Mutações Ativas e Passivas) deixam de existir, não havendo mais necessidade de recorrer a elas para registrarmos incorporações no ativo imobilizado (ou desincorporações no passivo de longo prazo). 


    Vejamos como a nova Contabilidade Pública registrará a mesma operação:

    D - Veículos  10.000
    C - Fornecedores  10.000

    Perceba que o registro contábil é mais simplificado. Não precisamos recorrer a quatro contas, mas a apenas duas. O lançamento é similar ao realizado pela Contabilidade Empresarial.

    http://alipiofilho.blogspot.com.br/2014/01/fim-das-contas-de-mutacoes-patrimoniais.html

    MANUAL DE CONTABILIDADE

    APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    6ª Edição



ID
391246
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É uma variação passiva independente de execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • O eventual cancelamento, por qualquer motivo, do devedor inscrito em Dívida
    Ativa representa extinção do crédito e por isto provoca diminuição na situação líquida
    patrimonial, relativamente à baixa do direito que é classificado como variação
    patrimonial passiva independente da execução orçamentária ou simplesmente variação
    passiva extra-orçamentária. Da mesma forma são classificados o registro de
    abatimentos, anistia ou quaisquer outros valores que representem diminuição dos
    valores originalmente inscritos em Dívida Ativa mas não decorram do efetivo
    recebimento.


    Fonte: Dívida Ativa - Manual de Procedimentos - STN
  • A inscrição da Dívida Ativa é uma variação ativa extra-orçamentária, logo, a anistia (seu "cancelamento") é despesa extra-orçamentária (variação passiva independente da execução orçamentária).


ID
391249
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O consumo de bens do almoxarifado será registrado no sistema patrimonial do ente público por um lançamento a débito de

Alternativas
Comentários
  • O consumo de bens do almoxarifado é um DECRÉSCIMO PATRIMONIAL, fato este que independe da Execução Orçamentária.

    Na AQUISIÇÃO, é feito um lançamento no SISTEMA PATRIMONIAL:
    D - ALMOXARIFADO
    C - MUTAÇÃO ATIVA

  • O lançamento a débito será de Variações passivas independentes de execução orçamentária  (não está prevista no orçamento), referente a uma insubistencia ativa, onde o ativo deixa de existir. E a conta almoxarifados de natureza devedora sofre uma diminuição (a crédito), ficando o lançamento:

    D - Variações passivas
    C - Almoxarifado

    Espero ter contribuído.
    Abraços

ID
401890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com respeito às demonstrações contábeis do setor público, julgue
os itens seguintes.

A demonstração das variações patrimoniais indicará o resultado patrimonial do exercício, que deverá ser igual ao resultado apurado no balanço patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • DVP evidencia RESULTADO PATRIMONIAL
    BP evidencia SALDO PATRIMONIAL


    EM RELAÇÃO À DVP

    Conforme a lei 4320/1964 a Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    A NBCT 16.6 afirma que a Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução.


    EM RELAÇÃO AO BP

    O Resultado Patrimonial do exercício apurado na DVP é transferido para o Balanço Patrimonial, passando a constituir o saldo patrimonial existente no período.
    Do confronto entre ativo real e passivo real é apurado o saldo patrimonial.
    Caso haja um passivo a descoberto, o mesmo deve estar evidenciado na coluna do Ativo do Balanço Patrimonial. O ativo real líquido é o saldo patrimonial positivo, enquanto que o passivo real a descoberto é o saldo patrimonial negativo.

  • Questão errada!

    A demonstração das variações patrimoniais indicará o resultado patrimonial do exercício, que deverá ser igual ao resultado apurado no balanço patrimonial.

    A questão está errada porque ela diz que o balanço patrimonial evidencia o resultado patrimonial, mas a gente sabe que ele evidencia o saldo patrimonial. Para tornar a questão correta: 

    A demonstração das variações patrimoniais indicará o resultado patrimonial do exercício, que deverá ser igual as
    saldo apurado no balanço patrimonial
  • Olá Charlotte, permita-me discordar de você.
    O Resultado Patrimonial não é igual ao Saldo Patrimonial.
    Veja o que diz o Professor Otávio de Souza do "Ponto dos Concursos"
    "Saldo Patrimonial – compreende a acumulação dos Resultados Patrimoniais, apurados por meio da Demonstração das 
    Variações Patrimoniais acrescendo-se o resultado do exercício (no caso de superávit) ou diminuindo-se (no caso de déficit), do saldo anterior."
    Ou seja, é o resultado do exercício ACUMULADO.


  • Gabarito: Errado.

    A demonstração das variações patrimoniais indicará o resultado patrimonial do exercício, que deverá ser igual ao SALDO apurado no balanço patrimonial.

    DVP - resultado patrimonial

    BP - saldo patrimonial


ID
408436
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Classifica-se como uma despesa orçamentária por mutação patrimonial:

Alternativas
Comentários
  • Na aquisição do imobilizado não ocorrerá alteração da situação líquida patrimonial. 

    Entrará um bem no ativo e sairá R$ do caixa. Ou seja, aumenta e diminui o ativo respectivamente.

     
  • "Despesa por mutação patrimonial" é um termo relacionado à despesa de capital, pois, em geral, é uma despesa não efetiva: sai recurso financeiro e ingressa o bem ou direito no patrimônio. Ocorre um fato permutativo, uma mera mutação no patrimônio, não havendo despesa sob o aspecto patrimonial (diminuição do patrimônio líquido).

ID
431287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da contabilidade pública e da administração
orçamentária e financeira, julgue os itens a seguir.

Uma variação patrimonial independente da execução orçamentária impacta o resultado patrimonial sem repercussões na execução orçamentária. É o caso, por exemplo, da rolagem de uma dívida.

Alternativas
Comentários
  • Rolagem de divida não altera o resultado patrimonial. o Passivo continua lá
  • A Constituição Federal de 1988 adota uma visão realista diante do déficit orçamentário ao conceitua-lo. Nas classificações orçamentárias brasileiras, é possível verificar que o déficit aparece embutido nas contas públicas através das contas denominadas Operações de Crédito que classificam os financiamentos de investimento estatais de longo prazo, bem como a rolagem da dívida, através de operações de curto prazo para recompor seu caixa (são, geralmente, operações correntes). Essas operações acabam se transformando em operações de longo prazo com a colocação de títulos e obrigações emitidos pelos tesouros das três esferas.
     
  • Rolagem da Dívida Pública:

    É o refinanciamento de papéis emitidos para cobrir rombos no Orçamento do Governo. Nas contas do Tesouro Nacional, o aumento dos juros tem impacto negativo (aumento); e a diminuição dos juros tem impacto positivo (diminuição) na dívida pública.

    Em razão disso, se cobre "ROMBOS NO ORÇAMENTO" do Governo, interfere na Execução Orçamentária. Além de que, com o aumento ou diminuição dos juros, ocorrerá OU AUMENTO DE DESPESAS (com o aumento dos Juros(, OU AUMENTO DE RECEITAS (com diminuição dos juros) - tudo isso, se considerarmos o Governo como devedor.

    Entendam, se o GOVERNO AUMENTA OS JUROS, logo aumentam os juros das dívidas dele com terceiros, ou seja, MAIS DESPESA PARA O GOVERNO QUE TERÁ QUE PAGAR MAIS JUROS.

    Se o GOVERNO DIMINUI OS JUROS, logo diminuem os juros das dívidas dele com terceiros, ou seja, MAIS RECEITA PARA O GOVERNO QUE TERÁ QUE PAGAR MENOS JUROS.

     



ID
431290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da contabilidade pública e da administração
orçamentária e financeira, julgue os itens a seguir.

A Secretaria do Tesouro Nacional distingue despesas orçamentárias efetivas, geralmente coincidentes com as despesas correntes, com as não-efetivas. É o caso, por exemplo, de uma aquisição de materiais para estoque, em que a despesa orçamentária com a aquisição do material se contrapõe à variação ativa correspondente à incorporação do material.

Alternativas
Comentários
  • A despesa pública pelo enfoque orçamentário poderá ser efetiva e não-efetiva. No caso em questão, a despesa é não-efetiva e tem caráter permutativo. Gera uma mutação ativa. 

    Lançamentos na DVP

    SF
    D-Despesa orçamentária não efetiva
    C-ativo - banco

    SP

    D- material
    C - mutação ativa (variação ativa - lado da receita)

  • Quanto à repercusão patrimonial, a despesa pode ser:

    EFETIVA: a que reduz a sítuação líquida do patrimônio financeiro e a situação líquida global, provocando geralmente uma saída de numerário sem a entrada de bens/direitos. - Ex: Despesas de pessoal

    MUTAÇÕES PATRIMONIAIS (ou NÂO EFETIVA): a que não reduz a situação líquida do patrimônio, por haver a saída de numerário e a entrada de bens/direitos. TEmos assim, despesas orçamentárias que não são despesas efetivas. Ex: operações de crédito; construão e aquisição de bens. concessão de empréstimo; aquisição de títulos e valores.

    Abs e bons estudos!


  • Chega a dar nojo de responder essa questão ...

    1º) A STN distingue despesas orçamentárias efetivas com as não-efetivas. 
    OBS. Quem distingue, distingue alguma coisa DE outra, e não COM outra.

    2º) "
    A Secretaria do Tesouro Nacional distingue despesas orçamentárias efetivas, geralmente coincidentes com as despesas correntes, com as não-efetivas. É o caso, por exemplo, de uma aquisição de materiais para estoque, em que a despesa orçamentária com a aquisição do material se contrapõe à variação ativa correspondente à incorporação do material."
    OBS2. "É o caso, por exemplo" de quê?? Efetivas ou não efetivas?? 

    João distingue as vogais das consoantes. É o caso, por exemplo, da letra A.
    Certo ou errado? Tem que perguntar para mãe do examinador ...

    É f.....
  • Faço minhas as palavras do Cláudio.

     

    Que redação safada. Deixaria em branco e entraria com recurso certamente.

  • Item muito mal elaborado!


ID
439765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das operações de encerramento de exercício, dos
restos a pagar e das demonstrações contábeis no setor
público, julgue os itens subsequentes.

O resultado patrimonial do exercício corresponde à diferença entre o total das variações ativas — orçamentárias e extraorçamentárias — e o total das variações passivas — orçamentárias e extraorçamentárias. Se houver superavit, este deverá ser acrescido ao saldo patrimonial, do lado do passivo, no balanço patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • Basta lembrar que a função da DVP é justamente evidenciar as alterações no patrimônio. Assim, fica claro que o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial, que fica do lado do passivo, deverá ser explicado pelas variações ativas e passivas na DVP,
  • Não entendi.
    O item não falou que seria no Balanço Patrimonial?
    E até onde eu sei, no BP, não calculamos o resultado patrimonial, mas o saldo patrimonial.
    O Resultado Patrimonial seria calculado na DVP.
  • Achei a explicação. Item realmente está CORRETO.
    O professor Igor Oliveira, do Ponto, explica esse item.
    Basicamente o Resultado Patrimonial da DVP é transportado para o Saldo Patrimonial do BP.
    Vejam explicação na integra:
    Resultado Patrimonial = VAO + VAEO – VPO – VPEO. O resultado patrimonial apurado na DVP é transportado para o Saldo Patrimonial do BP. Se positivo, o
    Saldo Patrimonial é chamado de Ativo Real Líquido e evidenciado no lado do Passivo. Se negativo, é chamado de Passivo Real a Descoberto e evidenciado no lado do Ativo.
  • Vejam essa questão:
    Q199209
    Por meio do balanço patrimonial, é apurado o resultado do exercício a ser transferido para a demonstração das variações patrimoniais.
    Ela está errada, justamente por ser o contrário. Transfere-se o resultado patrimonial da DVP para o Balanço Patrimonial.


     
  • AO LADO DO PASSIVO E NÃO NO PASSIVO!!!!!!  CUIDADO!!!!!! INTERPRETAÇÃO

  • Questão boa para revisar


ID
440251
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações que o patrimônio das entidades públicas podem sofrer são provocadas

Alternativas
Comentários
  • RECEITAS EXTRAORÇAMENTÁRIAS NÃO SÃO LEVADAS À CONTA DE VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.  APENAS AS RECEITAS NÃO EFETIVAS ORÇAMENTÁRIAS SÃO INCLUSAS NESSA CONTABILIZAÇÃO, UMA VEZ QUE POR DETERMINAÇÃO DA PRÓPRIA LEI.
  • Olá! Penso que o enunciado foi genérico quanto às variações, ou seja, variações qualitativas e variações quantitativas. Logo as despesas e receitas efetivas provocarão variações quantitativas e as receitas e despesas não efetivas provocarão variações qualitativas. Sendo assim as alterações que ocorrerem independentemente da execução orçamentária também provocarão variações.

ID
518287
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A encampação de dívida passiva, por um ente público, corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Encampação de dívida é a assunção de um passivo, ou seja, uma variação passiva, pois diminui o patrimônio líquido do ente. É independente de execução orçamentária porque não está prevista na LOA, isto é, não necessitou de autorização do legislativo para sua realização.


ID
518290
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Durante um exercício financeiro, a realização do pagamento de um determinado empréstimo de longo prazo, contraído em uma instituição financeira nacional, será classificada como despesa orçamentária do exercício e, em decorrência, implicará em uma variação patrimonial resultante de uma:

Alternativas

ID
621907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às variações ativas e passivas, orçamentárias e extraorçamentárias.

A baixa de material inservível causa diminuição do ativo e, consequentemente, diminuição do patrimônio líquido da entidade, devendo ser contabilizada como uma variação passiva extraorçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. A Variação Passiva Extraorçamentária demonstra as variações passivas do patrimônio financeiro e permanente decorrentes de fatos estranhos à execução orçamentária, isto é, as superveniências e insubsistências passivas.
    É debitada em contrapartida das contas que representam os componentes passivos inscritos ou das que englobam os componentes dos ativos eliminados. Por ocasião da apuração do resultado patrimonial é creditada em contrapartida de Resultado Patrimonial do Exercício.

ID
621910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos às variações ativas e passivas, orçamentárias e extraorçamentárias.

A atualização monetária de dívida a receber afeta positivamente o resultado apurado no exercício financeiro e deve ser contabilizada como uma variação ativa orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Art. 7º da Res. 750/93, o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    § 1º .......

    § 2º São resultantes da adoção da atualização monetária:

    I – ........

    II – .......

    III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

     

    fonte: www.unificado.com
  • Acredito que o erro esteja em falar que será uma variação ativa orçamentária, pois se trata de uma variação ativa extra-orçamentária.

ID
630547
Banca
ISAE
Órgão
AL-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um fato classificado em insubsistência do ativo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D - CORRETA

    Insubsistência do Ativo: A palavra "Insubsistência" significa algo que deixa(ou) de existir. Assim, a Insubsistência do Ativo significa um Ativo que não mais existe. 

    Assim, a baixa de bens móveis inservíveis consiste em uma insubsistência (perda pela baixa) de bens (do ativo). LETRA D

    SIM, ANALISEMOS AS DEMAIS ALTERNATIVAS:

    a) cobrança da dívida ativa - ERRADO. Cobrança de dívida ativa é o mesmo que dizer recebimento de dívida ativa. Assim, no recebimento ocorre apenas uma receita não efetiva, um fato permutativo. Para entender melhor veja a explicação da letra b.

    b) Inscrição de dívida ativa - ERRADO. Na inscrição há um reconhecimento de um direito. Neste caso ocorre um fato modificativo pelo "surgimento" de um direito (dívida ativa).

    c) Cancelamento de Restos a Pagar. ERRADO. A conta restos a pagar é do passivo, portanto, classificamos como insubsistência do passivo, pois a conta deixará de existir após o cancalamento.

    e) Redução de dívida fundada pela variação cambial. ERRADO. Mais uma insubsistência do passivo e não do ativo.


  • Esta é uma questão muito chata. O examinador pode em outras questões pedir  o termo superveniência  que é aumentar ou adicionar. Pode ser superveniência do ativo que significa um aumento do ativo, de natureza credora ou superveniência do passivo que é um aumento do passivo de natureza devedora. Vamos ficar espertos que a criatividade do examinador é espantosa. bons estudos! 
  • O comentário do Luciano Almeida foi excelente, ele alertou sobre as questões de provas. Quem deu essa nota ruim está de brincadeira ou não entende nada sobre concursos. O termo superveniência pode cair e muitos concursandos vão ficar "doidos" principalmente este cidadão que não tem nenhuma humildade intelectual. 
  • Sobre o comentário de Jumara, ????????????????????
  •  
    É isso mesmo Jumara e Luciano!
    As bancas de concursos gostam muitode incluir algumas “pegadinhas” a respeito de palavras como “superveniência ativa e passiva” e “insubsistência ativa e passiva”.
     
     
    Para tentar dirimir essas dúvidas alguns conceitos:
     
    Superveniência ativa (significa aumento do ativo)
    –algo passou a existir no ativo, variação patrimonial que ocasiona o aumento da situação líquida patrimonial.
    Exemplo:
    o nascimento de um semovente (animais).
     
    Insubsistência ativa (significa diminuição do ativo)
    –algo deixou de existir no ativo, variação patrimonial que ocasiona diminuição da situação líquida patrimonial.
    Exemplo:
    a morte de um semovente.
     
    Superveniência passiva (aumento do passivo)
    – algo
    passou a existir no passivo, variação patrimonial que ocasionaa diminuição da situação líquida patrimonial;
    Exemplo:
    geração de dívidas para pagamento de pessoal,por decisão judicial.
     
    Insubsistência passiva (significa aumento do ativo)
    –algo deixou de existir no passivo, variação patrimonial queocasiona aumento da situação líquida patrimonial;
    Exemplo:
    cancelamento de uma dívida passiva.
    Estamos todos juntos, acredito que tudo que colocamos para ajudar uns aos outros é válido!
    Boa sorte!
     

ID
633115
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Não gera variação patrimonial diminutiva, de acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, aprovado pela Portaria STN n° 751/ 2009:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
642103
Banca
FCC
Órgão
TCE-PR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A  questão  refere - se a Ciência da Contabilidade. 

Determinada Entidade Pública adquiriu um veículo, a prazo, pelo valor de R$ 30.000,00. Sob o enfoque patrimonial,

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, percebam o seguinte:

    ·        Houve um aumento do ativo por conta do recebimento do veículo;

    ·        Simultaneamente, houve a assunção de uma obrigação de igual valor.

    Ou seja, não houve alteração do patrimônio líquido nesse momento. Dessa forma, houve uma Variação Patrimonial Qualitativa.

    De posse dessas duas informações, conseguimos identificar que a alternativa c) é a certa.

    Apenas para relembrarmos, essa despesa é uma despesa de capital no Grupo de Natureza de Despesa 4 - Investimentos, ok?

    Gabarito: LETRA C


ID
647464
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme artigos 100 e 104 da Lei no 4.320/64 em sintonia com a Resolução CFC no 1.131/08 e norma contábil NBC T 16.4, a compra de bens à vista por uma entidade pública representará uma variação patrimonial

Alternativas
Comentários
  • A compra de um bem móvel à vista é uma mutação ativa/despesa orçamentária
  • Antes do caso prático, vamos à teoria:

    MUTAÇÃO QUALITATIVA: significa trocar um bem por outro bem ou direito, ou seja, NÃO há alteração na riqueza do patrimônio.

    MUTAÇÃO QUANTITATIVA: implica alterar a riqueza patrimonial, através da geração de lucro ou prejuízo, considerando, por exemplo, a venda de um bem que, pressupõe-se, seja realizada por um preço maior que o preço de aquisição.





    Assim, vamos à questão:  (1.)compra de bens   (2.) à vista 


    1. Compra de bens provoca um aumento no Ativo Imobilizado, com a entrada do bem no PATRIMÔNIO; &                           

    2. Pagamento à vista provoca uma diminuição do Ativo Circulante - Caixa, com a saída do dinheiro do PATRIMÔNIO.


    Percebe-se, daí, que um aumento do Ativo com uma diminuição do mesmo não provocará alteração QUANTITATIVA, uma alteração na riqueza, seja para mais ou para menos, e, sim, apenas, uma alteração qualitativa, já que o Ativo deixará de ser Caixa para ser Imobilizado.
  • Depois do excelente comentário, vejamos como são feitos os lançamentos:

    Sistema Financeira - Pela saída do dinheiro
    D - Despesa Orçamentária de Capital
    C - Bancos

    Sistema Patrimonial - Pelo registro da entrada do bem
    D - Bens
    C - Mutação Ativa

    A contabilização da despesa de capital (conta de resultado devedor) é compensada pela Mutação Ativa (conta de resultado credor), nao alterando assim o Patrimonio.
  • GABARITO C

    Será uma variação qualitativa, visto que ao mesmo tempo que diminui o ativo por ter havido um pagamento à vista, este será aumentado pela aquisição do bem, não sofrendo variação, portanto, o patrimônio líquido.


ID
647467
Banca
FCC
Órgão
TCE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme o plano de contas aplicado ao setor público do manual de contabilidade aplicada ao setor público da Portaria STN/MF no 467/09, a classe de contas nas quais se registram resultados aumentativos do exercício, extraorçamentários, incluem

Alternativas
Comentários
  • DVP 

    Variação Ativa
    *Independente da Execução Orçamentária

    Acréscimos Patrimoniais Superveniências Ativas Insubsistências do passivo
  • VEJAMOS CONCEITUAÇÃO ITEM POR ITEM
    a) acréscimos patrimoniais - Que guardam valores de incorporações de bens e direitos, baixa de obrigações e outros não vinculados ao orçamento. 
    b) interferências passivas - representam valores oriundos da movimentação financeira. Podem ser orçamentárias, pela execução do orçamento: cota, repasse e sub-repasse concedidos a outros órgãos ou a unidades do mesmo órgão; podem ser extraorçamentárias, valores oriundos da movimentação financeira e de bens entre unidades gestoras da administração pública
    c) decréscimos patrimoniais - Estão representados os valores de baixa de bens e direitos, incorporação de obrigações e outros não vinculados ao orçamento.
    d) despesas extraorçamentárias - os dispêndios extraorçamentários, inadequadamente denominados de despesa extra-orçamentária, tem origem em um embolso extraorçamentário, ou seja, não transitam pela lei orçamentária, não alteram o patrimônio líquido, representam devolução de ingressos extra-orçamentários e não são considerados despesas 
    e) mutações ativas - demonstram as aquisições de bens e direitos e reduções de obrigações decorrentes da execução da despesa orçamentária. 
    Fonte: Francisco Glauber Mota
  • acréscimos patrimoniais


ID
649003
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As variações patrimoniais podem ser:

I. variações ativas orçamentárias – aumentam a situação líquida patrimonial e não decorrem da execução orçamentária.

II. variações ativas extra-orçamentárias – diminuem a situação líquida patrimonial e não são independentes da execução orçamentária.

III. variações passivas orçamentárias – diminuem a situação líquida patrimonial e decorrem da execução orçamentária.

IV. variações passivas extra-orçamentárias – diminuem a situação líquida patrimonial e são independentes da execução orçamentária.

Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
665794
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um cancelamento de uma dívida devidamente registrada no Passivo da entidade:

Alternativas
Comentários
  • É uma Insubsistência Passiva, ou seja, “um fato novo que deixa de existir, não previsto no orçamento e que provoca uma diminuição do passivo, como, por exemplo: cancelamento de dívidas passiva e perdão de dívida passiva.” (Jund, 2008)
  • Acho que voce se equivocou Ramiro. O que ocorreu foi uma Insubsistencia Ativa, ou seja, um fato que deixa de existir e aumenta o patrimonio da entidade. Insubsistencia Ativa é Insubistencia do PASSIVO. Ok?!

    Só pra eneiquecer o comentário, vejamos alguns conceitos importantes sobre o assunto:

    Insubsistência Passiva - "Insubsistência" é a condição de algo que deixa de existir, que desaparece. O vocábulo "passiva" tem o sentido de "negativa" ou "que causa efeito negativo", o que não pode ser confundido com a expressão "do passivo" (das obrigações, do passivo exigível). Desse modo, a insubsistência passiva é relativa àquilo que, ao deixar de existir, provoca efeito negativo sobre o patrimônio. A mercadoria 
    perdida em um incêndio, por exemplo, é uma insubsistência passiva.
    A conta Insubsistências Passivas é de despesa (de natureza devedora).
     
    Insubsistência Ativa - é quando algo que deixa de existir provoca o aumento do patrimônio, vale dizer, significa "o efeito positivo de algo que deixa de existir". Exemplo: a prescrição de uma dívida (ou o cancelamento, como na questão), que é uma insubsistência do passivo.
    A conta Insubsistências Ativas é de receita (de natureza credora).

    Superveniência passiva - fato novo, que causa aumento do passivo. Como tal aumento tem efeito negativo, chama-se passiva. Exemplo: os juros de mora por atraso no pagamento de uma obrigação aumentam a dívida, provocando efeito negativo sobre o patrimônio. Assim, tem-se uma superveniência passiva (despesa).

    Superveniência ativa - ocorre o aumento do patrimônio (receita). Exemplo: o recebimento de doação.

    Os termos 'passiva' e 'ativa' tem a ver com o efeito sobre o patrimonio, e não com o fato de ser 'do passivo' ou 'do ativo', respectivamente.

    Assim, pra não esquecer mais:

     
    Insubsistência do Ativo → Redução do Ativo → Insubsistência Passiva → Despesa
    Insubsistência do Passivo → Redução do Passivo → Insubsistência Ativa → Receita
    Superveniência do Ativo → Aumento do Ativo → Superveniência Ativa → Receita
    Superveniência do Passivo → Aumento do Passivo → Superveniência Passiva → Despesa

ID
669043
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as variações patrimoniais, considere:

I. As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.

II. As variações quantitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o ativo total da entidade.

III. As variações qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição das contas de resultados das entidades.

IV. As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado. CERTA

    II. As variações quantitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o ativo total da entidade. ERRADA
    Variações quantitativas ou modificativas: afetam a situação líquida patrimonial.

    III. As variações qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição das contas de resultados das entidades.ERRADA
    Variações quaLItativas ou permutativas: NÃO afetam a situação líquida patrimonial.

    IV. As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado. CERTA

  • III. As variações qualitativas são aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição das contas de resultados das entidades

    Eu entendi a alteração da composição das contas de resultado como podendo ser a simples permutação de contas. É possível essa visão ou eu estou viajando?
  • Colega, eu, a princípio também achei que e a examinadora pudesse estar se referindo a uma variação permutativa, mas esse raciocínio só estaria correto se estivesse escrito "contas patrimoniais" em vez de "contas de resultado". Aí sim, poderia ser considerada correta a alternativa.

ID
669466
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A variação cambial da dívida fundada externa quando há a desvalorização da moeda brasileira, o real, representa uma

Alternativas
Comentários
  • Item por item:

    a) superveniência ativa. (Errado. Superveniências Ativas são fatos novos que passam a existir, não previstos no orçamento e que provocam um aumento do ativo, como, por exemplo: nascimento de semoventes, doações recebidas, inscrição da dívida ativa e resultado de reavaliação positiva de bens.)

    b) superveniência passiva. (Correto. Fato novo que passa a existir, não previsto no orçamento e que provoca aumento um aumento no passivo, como por exemplo: reconhecimento de dívidas passiva e incorporação de dívidas passivas. Note que uma variação cambial quando há desvalorização da moeda brasileira, como pede a questão, equivale à incorporação aumentativa do passivo, fato inicialmente não previsto no orçamento).

    c) insubsistência ativa. (Errado. Fato novo que deixa de existir, não previsto no orçamento e que provoca uma diminuição no ativo.

    d) despesa efetiva. (Errado. Despesas efetivas ou de custeio são aquelas fixadas na dotação orçamentária anual).

    e) insubsistência passiva. (Errado. Fato novo que deixa de existir, não previsto no orçamento e que provoca uma diminuição no passivo).

    Fonte: AFO – Administração Financeira e Orçamentária
    Autor: Sérgio Jund

    OBS – CUIDADO OS QUE FOREM FAZER PROVA DO CESPE, POIS A NOMECLATURA UTILIZADA PELA BANCA É DIFERENTE.
  • Superveniência  Ativa   = Aumento do Ativo
    Insubsistência  Ativa    = Diminuição do Passivo
    Superveniência Passiva = Aumento do Passivo
    Insubsistência  Passiva = Diminuição do Ativo

ID
693577
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto às variações patrimoniais, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
695473
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As insubsistências passivas são

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito dessa questão encontra-se incoerente!!
    Insubistência passiva = Insubsistência DO ATIVO, ou seja, diminuição do ativo!
    Acontece nos casos que um bem é extraviado! Some algo do patrimônio e gera um fato contábil diminutivo (Variação Passiva). Claro que ninguém espera isso num orçamento né? Portanto é uma despesa Independente de Execução Orçamentária (IEO)!!
    Lançamento:
    D - Variação Passiva - IEO
    C - Bem

    Minha resposta: Letra B
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "B", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • Gente acho que esse gabarito está errado:

    INSUBSISTÊNCIA PASSIVA  é Insubsistência do Passivo, e decorre de uma extinção ou cancelamento de um passivo. Ex. Cancelamento de RP. E é uma VARIAÇÃO ATIVA, pois aumenta o PL.

    Marquei a letra C. Pois até onde sei esse é o entendimento da banca.

    Alguém concorda comigo?
  • Olá Alice, como muito bem explicado pelo André, Insubsistência DO Ativo ou Insubsistência Passiva é uma Variação Extra-Orçamentária PASSIVA, pois diminui a situação líquida patrimonial.

    Insubsistência Ativa ou DO Passivo - É um Fato Modificativo Aumentativo / Houve diminuição do Passivo e aumento do PL / É uma variação Quantitativa Extra-Orçamentária / Exemplo: Perdão/Prescrição de Dívida, Cancelamento de Restos a Pagar.

    Insubsistência Passiva ou do Ativo - É um Fato Modificativo Diminutivo / Houve diminuição do Ativo e diminuição do PL / É uma variação Quantitativa Extra-Orçamentária / Exemplo: Cancelamento de Divida Ativa, Doação de bens a Terceiros, morte de semovente)
  • Gabarito: LETRA B

     

    Insubsistência do Passivo é um desaparecimento de um Passivo que ocasiona um aumento no Patrimônio Líquido, portanto, uma receita.


ID
696898
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Constituem exemplos de variações patrimoniais quantitativas e qualitativas, nesta ordem, as decorrentes de

Alternativas
Comentários
  • Gab B Bravo

    O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) dispõe que "as variações patrimoniais são transações que resultam em alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não o resultado".

    Todas as alterações ocorridas no patrimônio, segundo o MCASP, são denominadas variações patrimoniais, classificadas em quantitativas ou qualitativas.

    As variações patrimoniais quantitativas decorrem de transações que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido

    Já as variações patrimoniais qualitativas alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido, determinando modificações apenas na composição específica dos elementos patrimoniais.

    Assim, as variações quantitativas correspondem a fatos modificativos e, as variações qualitativas, a fatos permutativos.

    Pra Cima!


    • compra de um veículo à vista (QUALITATIVA) e contratação de operações de crédito.(QUALITATIVA)

    • lançamento do imposto sobre propriedade de veículos automotivos (QUANTITATIVA) e contratação de operações de crédito. (QUALITATIVA)

    • contratação de operações de crédito (QUALITATIVA) e pagamento de despesas com material de escritório. (QUALITATIVA)

    • compra de um veículo a prazo (QUALITATIVA) e pagamento de despesas com material de escritório. (QUALITATIVA)

    • recebimento de impostos sobre serviços (QUANTITATIVA) e consumo de material de escritório. (QUANTITATIVA)


ID
697696
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Variações patrimoniais qualitativas são alterações de dois ou mais componentes patrimoniais,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Variações patrimoniais quantitativas
    são aquelas transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido da entidade
    Variações patrimoniais qualitativas são aquelas transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais, sem alterar o patrimônio líquido.

    bons estudos


ID
698038
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As operações relativas à Incorporação de Ativo, Desincorporação de Passivo, Incorporação de Passivo e Desincorporação de Ativo são classificadas como variações patrimoniais

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    De acordo com o MCASP, trata-se de VARIAÇÕES PATRIMONIAIS QUALITATIVAS decorrentes da execução orçamentária :

      Incorporação de ativo

      Desincorporação de passivo

      Incorporação de passivo

      Desincorporação de ativo


    bons estudos


ID
698248
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

São exemplos, respectivamente, de fatos que geram mutação ativa e passiva resultantes da execução orçamentária

Alternativas
Comentários
  • MUTAÇÕES PASSIVAS SAO DEMONSTRADAS AS DESINCORPORAÇÕES DE BENS (ATIVOS) OU AUMENTO DO ENDIVIDAMENTO (OBRIGAÇÕES), COM A CONTRAPARTIDA DO REGISTRO DE UMA RECEITA.


    MUTAÇÕES ATIVAS SÃO DEMONSTRADAS AS INCORPORAÇÕES DE BENS E O AUMENTO DE DIREITOS/ CONCESSÃO DE CREDITOS A TERCEIROS, COM A CONTRAPARTIDA DE UMA DESPESA.

  • Aos não assinantes do QC

    GABARITO: E

  • Aos não assinantes do QC

    Valorize o excelente trabalho realizado pela equipe QC e faça um grande investimento na sua preparação com um baixo custo.

    Hoje (27/07/2016) o plano anual Avançado está de R$ 238,80 por R$ 143,00 equivalente a R$ 11,92 /mês e o Premium Anual de R$ 298,80 por R$ 179,00 equivalente a R$ 14,92 /mês.

    O Premium dá acesso a mais de 3.000 Videoaulas.

  • Procuramos por: mutação ativa e passiva resultantes da execução orçamentária

    a) alienação de bens e o reconhecimento de despesa com pessoal.

    Alienação de bens causa a baixa de um ativo e não a sua incorporação.

    B) o recebimento de um bem em doação e a baixa de um bem por sinistro.

    Bem recebido via doação tem caráter extraorçamentário e a baixa de um bem por sinistro também.

    C) a atualização monetária da dívida flutuante e a assinatura de um convênio.

    Atualização da dívida tem caráter extra-orçamentário.

    D) a amortização da dívida fundada e a aquisição de material de consumo.

    A amortização da dívida não incorpora nada ao ativo.

    E) a aquisição de um bem imóvel e a contratação de operações de crédito de longo prazo.

    A aquisição de um bem imóvel incorpora um bem ao ativo e a contratação de operação de crédito incorpora uma dívida (mutação passiva).


ID
698269
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um fato independente da execução orçamentária e que provoca alteração na situação líquida patrimonial é

Alternativas
Comentários
  •  Reavaliação de Bens é um fato não previsto no orçamento. Se o resultado for negativo, é classificada como uma Insubsistência Ativa (FCC). Se o resultado for positivo, é classificada como uma Superveniência Ativa (FCC).

    Todos os outros fatos devem estar previstos no orçamento.

    CUIDADO!

    O Cespe utiliza nomenclaturas diferentes.
  • a) ERRADO, é um fato permutativo que depende da execução orçamentária.
    b) CERTO.
    c) ERRADO, é um fato modificativo aumentativo que depende da execução orçamentária.
    d) ERRADO, é um ato.
    e) ERRADO, é um fato modificativo aumentativo que depende da execução orçamentária.


ID
706672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à estrutura básica do plano de contas do governo federal, composta por seis classes de contas.

As contas de resultado diminutivo e de resultado aumentativo relacionadas a variações independentes da execução orçamentária refletem apenas o equilíbrio do resultado da gestão em virtude da execução orçamentária, não afetando, portanto, o resultado patrimonial apurado no período

Alternativas
Comentários
  • As variações independentes de excução orçamentárias são contabilizadas somente no sistema patrimonial aplicada ao setor público.
  • Lei 4.320/64
    “Art. 100. As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistência ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial.”

  • Infornando:
    GABARITO: ERRADO
  • As Contas "Resultado Aumentativo" e de "Resultado Diminutivo" evidenciam as variações aumentativas e diminutivas,  decorrentes ou independentes da execução orçamentária:

    5  Resultado Diminutivo                                      6  Resultado Aumentativo
    5.1  Resultado Orçamentário                             6.1  Resultado Orçamentário
       Despesa Orçamentária                                            Receita Orçamentária
       Interferências Passivas                                            Interferências Ativas
       Mutações Passivas                                                   Mutações Ativas
    5.2  Resultado Extra-Orçamentário                   6.2  Resultado Extra-Orçamentário
       Despesa Extra-Orçamentária                                  Receita Extra-Orçamentária
       Interferências Passivas                                             Interferências Ativas
       Decréscimos Patrimoniais                                       Acréscimos Patrimoniais

    O resultado deste confronto é o resultado apurado, que modifica  o patrimônio da entidade.
  • São as mutações ativas e passivas (que são variações patrimoniais qualitativas) que têm essa característica de apenas refletirem o equilíbrio do resultado da gestão em virtude da execução orçamentária, não afetando, portanto, o resultado patrimonial apurado no período.
  • Questão desatualizada

    Estrutura PCASP

    Informações de natureza patrimonial: 1. ativo (conta devedora); 2. passivo e PL (conta credora); 3.variações patrimoniais diminutivas (conta devedora); 4.variações patrimoniais aumentativas (conta credora);

    Informações de natureza orçamentária: 5.controles da aprovação do planejamento e orçamento (conta devedora); 6.controles da execução do planejamento e orçamento (conta credora);

    Informações de natureza típica do controle: 7.controles devedores (conta devedora); 8.controles credores (conta credora).


ID
707638
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das variações patrimoniais no âmbito da contabilidade pública, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
708745
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É uma variação patrimonial diminutiva do ente público:

Alternativas

ID
708760
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É uma variação patrimonial qualitativa a ser evidenciada na Demonstração das Variações Patrimoniais:

Alternativas

ID
709213
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com Resolução NBC T 16 do Conselho Federal de Contabilidade,

Alternativas
Comentários
  • Variações patrimoniais 

    4. As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado. 

    5. As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as respectivas contas patrimoniais. 

    6. Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado. 

    7. As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas. 

    8. Entende-se como variações quantitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido. 

    9. Entende-se como variações qualitativas aquelas decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido. 

    http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Setor_P%C3%BAblico.pdf 

  • Apenas complementando a alternativa E


    NBCT16.4 -  10. Transações que envolvem valores de terceiros são aquelas em que a entidade do setor público responde como fiel depositária e que não afetam o seu patrimônio líquido.

ID
709216
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

É uma variação patrimonial aumentativa (ativa) do ente público:

Alternativas
Comentários
  • Lançamento:

    D- disponibilidade (ativo)

    C - Ganho na alienação de ativos (VPA)


ID
722725
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação às Variações Patrimoniais, de acordo com a Lei no 4.320/64, considere:

I. As Variações Patrimoniais podem ser Ativas e Passivas.

II. O Resultado Patrimonial é a diferença entre as Variações Ativas e Variações Passivas.

III. Toda Entidade Pública apresenta Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária, quando adquirir um imóvel.

IV. A Aquisição de Bens Móveis é uma Variação Passiva por Mutação Patrimonial.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra E



    Para apuração do resultado patrimonial do exercício, a ser evidenciado na demonstração das variações patrimoniais, devem ser confrontadas todas as variações patrimoniais ativas (aumentos na situação patrimonial líquida) e todas as variações patrimoniais passivas (reduções na situação patrimonial líquida).

    Estrutura da Demonstração das Variações Patrimoniais
    A Lei n. 4.320/1964 em seu anexo 15 estabeleceu a estrutura a ser seguida na apresentação da demonstração das variações patrimoniais.
    A demonstração das variações patrimoniais é um quadro com duas seções: “Variações Ativas” e “Variações Passivas”, distribuídas em dois grandes grupos: resultantes da execução orçamentária e independentes da execução orçamentária, conforme o anexo 15 da Lei n. 4320/1964.

  • III. Toda Entidade Pública apresenta Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária, quando adquirir um imóvel. 


    IV. A Aquisição de Bens Móveis é uma Variação Passiva por Mutação Patrimonial. 

    Mutação Ativa - Variação ativa dependente da execução orçamentária.

  • III.Toda Entidade Pública apresenta Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária, quando adquirir um imóvel. Errado. A aquisição de um imóvel é sempre uma variação ativa DEPENDENTE da execução Orçamentária.



    IV. A Aquisição de Bens Móveis é uma Variação Passiva por Mutação Patrimonial.  Errado.  A aquisição de bens móveis é uma VARIAÇÃO ATIVA (pois está aumentando o ativo permanente), por mutação patrimonial.
  • Letra E.

    Ao, meu ver, o erro da afirmação III: "Toda Entidade Pública apresenta Variação Ativa Independente da Execução Orçamentária, quando adquirir um imóvel.", está na forma como foi redigida, uma vez que apesar de poder acontecer essa aquisição de forma não prevista inicialmente no orçamento, ela vai integrar sim a execução do mesmo.

    A afirmação IV erra ao dizer que é variação passiva, quanto na verdade, é ativa.

  • Variação Ativa = Despesa de Capital (Compra de imobilizada; pagamento do principal de um empréstimo)

    Variação Passiva = Receita de Capital (Venda de imobilizado; contratação de operação de crédito, exceto ARO)


ID
740038
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A alternativa que apresenta uma operação realizada por uma entidade do setor público, e que, quanto à repercussão patrimonial, se classifica como a variação patrimonial diminutiva é:

Alternativas
Comentários
  • Pelo PCASP

    3 – Variação Patrimonial Diminutiva 
    3.1 - Pessoal e Encargos 
    3.2  -  Benefícios Previdenciários e Assistenciais  
    3.3 - Uso De Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo 
    3.4  -  Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras 
    3.5 - Transferências Concedidas 
    3.6 - Desvalorização e Perda De Ativos 
    3.7 - Tributárias  
    3.9  -  Outras Variações Patrimoniais Diminutivas 
  • a)      Errado. De acordo com Sérgio Jund, É uma insubsistência ativa, ou seja “ fato novo que deixa de existir, não previsto no orçamento e que provoca uma diminuição do ativo, como, por exemplo: cancelamento de dívida ativa; morte de semoventes, destruição de bens por incêndios, perda de bens por roubo e resultado de reavaliações negativas de bens.”

    b)      Errado. De acordo com Sérgio Jund, É uma mutação patrimonial passiva decorrente da execução orçamentária. “São as variações passivas derivadas de fatos resultantes da execução orçamentária e demonstram as diminuições relativas às saídas de bens móveis e imóveis, às desincorporações de elementos ativos, tais como: cobrança da dívida ativa; obtenção de empréstimos, alienação de bens móveis e imóveis; alienação de títulos e valores, dentre outros.”

    c)       Correto. Acrescentando ao comentário da colega: é uma despesa corrente, resultante de uma operação.

    d)      Errado. De acordo com Sérgio Jund, É uma insubsistência ativa, ou seja “ fato novo que deixa de existir, não previsto no orçamento e que provoca uma diminuição do ativo, como, por exemplo: cancelamento de dívda ativa; morte de semoventes, destruição de bens por incêndios, perda de bens por roubo e resultado de reavaliações negativas de bens.”

    e)      Errado. De acordo com Sérgio Jund, é uma despesa extra-orçamentária: “Consiste na saída de recursos financeiros, anteriormente obtidos, sob a forma de receitas extra-orçamentárias. São despesas não consignadas na lei do orçamento ou em créditos adicionais, tais como: restituição de depósitos; restituição de cauções, pagamento de restos a pagar, resgate de operações de crédito por Antecipação da Receita Orçamentária (ARO).
  • (?) Esta questão pode valer recurso, por causa da Letra A (cancelamento de dívida)
    De acordo com Deusvaldo Carvalho e Marcio Ceccato: O cancelamento, anistia ou quaisquer outras situações que representem diminuição dos valores originalmente inscritos em dívida ativa, mas não decorram do efetivo recebimento, irá ocasionar diminuição na situação líquida patrimonial, classificado como variação patrimonial diminutiva independente da execução orçamentária ou variação passiva extraorçamentária.

ID
752947
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Prefeitura Municipal de Gente Alegre, no mês de junho de 2012, comprou três caminhões para coleta de lixo, no valor de R$ 300 mil reais. De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, a despesa provoca variação patrimonial

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (vol. V):
     
    4.2.2 Variações Qualitativas

    Correspondem às variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária que consistem em incorporação e desincorporação de ativos, bem como incorporação e desincorporação de passivos.
  • As variações patrimoniais são decorrentes de fatos que alteram o patrimônio de determinada entidade do setor público,podendo ou não afetar a situação líquida patrimonial.Os fatos que alteram a situação líquida são chamados de variações quantitativas,derivadas de fatos modificativos e classificadas em aumentativas e diminutivas.Também classificam-se quanto á execução orçamentária em dependente de execução orçamentária e independente de execução orçamentária.
    As variações qualitativas são decorrentes de fatos permutativos que não provocam alteração na situação líquida patrimonial,derivados de receitas e despesas não efetivas e caracterizados pela incorporação e desincorporação de ativos e passivos.
    O enunciado da questão evidencia que a Prefeitura Municipal de Gente Alegre efetuou a compra de três caminhões para coleta de lixo, no valor de R$ 300 mil reais. Sob o enfoque enfoque orçamentário,nota-se que tal compra gerou uma despesa de capital para o referido ente público,devendo a referida despesa ser registrada no sistema financeiro em contrapartida a uma conta do ativo circulante(financeiro) ou do passivo(se o pagamento for a prazo).
    Sistema Financeiro
    D = Despesa Orçamentária - Despesa de Capital    R$ 300.
    C = Conta do Disponível/Passivo                                            R$ 300

    Sob o enfoque patrimonial,observa-se que tal compra provocou um aumento no ativo devido à incorporação do mesmo ao patrimônio da Prefeitura,devendo ser registrado o ingresso do bem(incorporação do ativo) em contrapartida à conta de variação patrimonial- mutação ativa
    Sistema Patrimonial
    D = Veículos                                            R$ 300
    C = Variação Patrimonial-mutação ativa                 R$ 300
     O fato que provocou a incorporação dos caminhões no patrimônio da Prefeitura é classificado como permutativo,mesmo gerando uma despesa de capital devido ao enfoque orçamentário dado à Contabilidade Pública pela lei 4.320/64.Tal despesa é classificada como  não efetiva,também chamada de despesa por mutação patrimonial,devendo ser anulada para não provocar uma superavaliação patrimonial.Tal anulação ocorre quando é efetuado o registro da variação ativa no sistema patrimonial.
    Devido ao fato da compra de caminhões provocar uma variação patrimonial que não altera a situação líquida(por ser derivado de um fato permutativo) mas sim uma incorporação no ativo,tal variação não pode ser aumentativa ou diminutiva,caracterizando-se como uma variação qualitativa,sendo a alternativa correta a letra D.



ID
782206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, as variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando ou não, o seu resultado. Nesse sentido, assinale a opção correspondente a uma variação ativa.

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita a alternativa em que há uma variação ativa (variação com aumento patrimonial). Acredito que as dúvidas a respeito dessa questão se originaram pelo enquadramento da conta "dívida ativa". Na lógica, se há o cancelamento de alguma dívida, há um benefício para a organização, entretanto, a dívida ativa na verdade é um direito do credor, após a inscrição em dívida ativa dos respectivos devedores, então com o cancelamento desse direito, ocorre a diminuição patrimonial.


ID
788353
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas Transações no Setor Público (NbC T 16.4), podem ser consideradas como variações patrimoniais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •    a) As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado
    Certo 

    4.       As variações patrimoniais são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público, mesmo em caráter compensatório, afetando, ou não, o seu resultado.

    b) As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as contas de resultado.
    Errado

    5. As variações patrimoniais que afetem o patrimônio líquido devem manter correlação com as contas patrimoniais.

    c) Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identifca- ção dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado
    Certo
    6. Entende-se por correlação a vinculação entre as contas de resultado e as patrimoniais, de forma a permitir a identificação dos efeitos nas contas patrimoniais produzidos pela movimentação das contas de resultado


    d) As variações patrimoniais classifcam-se em quantitativas e qualitativas.
    Certo
    7. As variações patrimoniais classificam-se em quantitativas e qualitativas

     

  • Não faria o menor sentido as Contas de Variações Patrimoniais guardarem relações com as contas de Resultado. Isso posto, que as contas de Variações Ativas ou Passivas estão para a Contabilidade aplicada ao Setor Público, assim como as Contas de Resultado Aumentativo ou Diminutivo estão para a Contabilidade Geral. 


    Desta feita, as contas de Variações Patrimoniais devem, na verdade, guardar relação com suas contas Patrimoniais. Conforme Preceitua a NBCT 16.4 no ítem 4, que trata das Variações Patrimoniais. 


ID
809929
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que representa somente variações passivas independentes da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Variações Passivas Extraorçamentárias são as variações que independem da execução orçamentária e representam decréscimos patrimoniais seja pelo aumento do passivo ou pela diminuição do ativo. 

    O que é encampação da dívida? Segundo o link http://jcddiario.blogspot.com/2011/03/encampacao-de-divida.html:

    Se um ente Político (União, Estados, DF ou Municípios) assumir uma dívida, que originalmente não for sua, como nos casos em que um ente é fiador do outro, essa assunção de dívida é uma Encampação da Dívida Passiva.

    Alguns exemplos de variações passivas extraorçamentárias que independem da execução orçamentária: baixa de material de consumo, doação de bens inservíveis, atualização da dívida (reparou como esses caras independem da execução orçamentária?).

    Resposta: Encampação de dívida flutuante, cancelamento da dívida ativa, baixa de bens móveis inservíveis, atualização da dívida fundada (Letra D).



ID
817030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as seguintes variações patrimoniais:

A atualização de dívida a pagar de longo prazo, em razão de
variação monetária;

B registro da primeira parcela de depreciação de veículo;

C baixa de material inservível;

D doação de bem considerado inadequado para a entidade;

E baixa de estoque pelo consumo.

Com referência a essas variações patrimoniais, julgue os itens
subsequentes, conforme o disposto na Lei n.º 4.320/1964.

Tendo em vista que os ativos são lançados como despesas no momento da compra, as variações B e E não alteram a situação patrimonial líquida.

Alternativas

ID
834568
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere as seguintes Variações Patrimoniais Quantitativas apresentadas pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP):
I. Impostos, taxas e contribuições de melhoria.
II. Transferências concedidas.
III. Valorização e ganhos com ativos.
IV. Uso de bens, serviços e consumo de capital fixo.
V. Transferências recebidas.
São variações patrimoniais aumentativas as descritas APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item E

     

     

     

    Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA):


    a. Nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados;

     

    b. Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;


    c. Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;


    d. No recebimento efetivo de doações e subvenções.

     

     

     

    Considera-se realizada a variação patrimonial diminutiva (VPD):

     

    a. Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

     

    b. Diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo;

     

    c. Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed) 


ID
838792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do sistema de contas da contabilidade pública e dos fatos que afetam o patrimônio dos entes estatais, julgue os itens a seguir.


Despesa monetária corrente com aquisição de material de consumo para estoque gera uma variação patrimonial passiva.

Alternativas
Comentários
  • Essa despesa corrente é caracterizada pela Doutrina com despesa não efetiva. Assim, no momento da aquisição, ocorre uma mutação patrimonial, pois, simultaneamente o dinheiro sai do caixa (AC) e o bem vai para estoque (AC). Desta forma, a variação patrimonial passiva só irá ocorrer com a efetiva utilização do material que foi para estoque. ERRADO.
    Fonte: 
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=330240
  • A aquisição de material de consumo  é um fato contábil permutativo, não ocasionando alteração na situação líquida da entidade.
    Apenas com  a utilização do material  é que ocorrerá a variação patrimonial passiva
  • Na essência, as Despesas Correntes são Despesas Efetivas, ou seja, alteram o PL. Porém a aquisição de material é uma exceção.

    Despesa Corrente (Pe J Out)
       - Pessoal a Pagar
                    D- PL
                    C- Pessoal a Pagar
     
        - Juros sobre Contratos de Empresa
                    D- PL
                    C- Juros s/ contratos de Empresa

       - Outras Despesas Correntes
              *Compra de Mercadoria a Prazo
                    D- Estoques
                    C- Fornecedores
     
               * Aquisição de Veículos 
                    D- Veículos
                    C- Bancos
                 
  • QUESTÃO ERRADA!!

    Somente será uma variação patrimonial passiva quando o material do estoque for efetivamente utilizado. Num primeiro momento, na compra do material podemos classificar como despesa efetiva (estoque), sendo uma mutação patrimonial, pois não há variação no patromônio líquido da entidade.
  • Despesas efetivas são aquelas que alteram o patrimônio líquido. Se você entrega dinheiro na mão do fornecedor para comprar carvão, o que você fez foi trocar um monte de dinheiro por um monte de carvão. Logo, o seu ativo (que é composto de dinheiro, obras de arte, carvão, galpão etc) permaneceu inalterado em termos de valores. Patrimônio líquido = Ativo - Passivo. Ora, se o seu ativo só mudou de cara, mas não mudou em termos de valor, o seu patrimônio líquido também não. Simplesmente, converteu-se uma coisa em outra coisa. No entanto, quando, posteriormente, você colocar fogo nesse carvão, terá que dar baixa no valor dele que consta no seu ativo. Aí, da fórmula acima, percebemos que, como o valor total do ativo vai cair, o PL também cairá - refletindo a baixa de um ativo.

    Resposta: errado.


ID
838795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do sistema de contas da contabilidade pública e dos fatos que afetam o patrimônio dos entes estatais, julgue os itens a seguir.


Toda receita orçamentária por mutação gera uma variação patrimonial passiva.

Alternativas
Comentários
  • Receita orçamentária por mutação implica no aumento do saldo patrimonial da entidade, decorre de aumento Passivo permanente ou de uma Redução do Ativo Permanente.
  • A Receita por mutação patrimonial é aquela gerada na quando existe uma MUTAÇÃO, ou seja, gera apenas alteração de elementos com o ingresso de recurso financeiro. 

    Ocorre devido à saída ou à baixa de um ativo de bens ou direitos (venda de um imóveil, recebimento de empréstimos concedidos, etc.). ou ainda, pelo ingresso de passivo, uma obrigação da pagar (obtenção de empréstimos, etc). Assim, pode-se dizer que algum elemento patrimonial foi transformado em ingresso financeiro. 

    Nesse caso, pense na venda de um imóvel público.
    Temos uma ingresso de recursos no caixa da entidade pública, mas um mutação (DIMINUIÇÃO) do patrimônio público, no caso o imóvel que deixa de fazer parte do dito patrimônio, gerando uma variação patrimonial passiva.
  • CORRETA!!!

    A RECEITA ORÇAMENTÁRIA POR MUTAÇÃO PODE SER ORIUNDA DA REDUÇÃO DO ATIVO PERMANENTE (VENDA DE IMÓVEL) OU DO AUMENTO DO PASSIVO PERMANENTE (OPERAÇÕES DE CRÉDITO).

    Lembra dos X -men :

    Depois que você vira um mutante (mutação), é para sempre ( permanente). nunca mais será visto com bons olhos pela sociedade e isso lhe causa prejuízo (aumento do passivo, e diminuição do ativo).

    Não é didático, mas funciona..
  • Ótimo seu comentário fazendo correlação com os X-Men, Ana Paula!
  • Ana Silva gostei da resposta me ajudou a entender! E por falar em X - men, sou fã da Vampira!!! rsrs

  • Essa Ana é muito louca!

  • Parabéns, ANA SILVA....ótimo comentário..

  • A banca não foi feliz na escolha da terminologia.

    Receita por mutação gera necessariamente uma variação patrimonial qualitativa.

    Variação patrimonial é gênero. Variação patrimonial quantitativa e variação patrimonial qualitativa são espécies. A primeira gera alteração no PL, podendo ser aumentativa (VPA) ou diminutiva (VPD).


ID
838798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do sistema de contas da contabilidade pública e dos fatos que afetam o patrimônio dos entes estatais, julgue os itens a seguir.


A aquisição de um veículo e a contratação de uma operação de crédito representam variações patrimoniais qualitativas.

Alternativas
Comentários
  • VARIAÇÕES PATRIMONIAIS QUANTITATIVAS: são aquelas que resultam de aumento ou diminuição do Patrimônio Líquido.
    VARIAÇÕES PATRIMONIAIS QUALITATIVAS: caso alterem a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o Patrimônio Líquido.
  • Aquisição de Veículos
        D- Veículos
        C - Bancos

    Contratação de Op Cred.
        D- Créditos Disponíveis
        C- Oper. de Créditos
  • Aqusiçào de um veículo:

    Entrada de um bem, e saída de numerário(Permutação). Não altera o PL.

    Operação de Crédito, a entidade se endivida. Aumenta o Ativo financeiro, mais o Passivo Permanente (obrigação).

    Ambas não alteram o Patrimônio Líquido, portanto, são qualitativas. 

    QUESTÃO CORRETA.
  • VARIAÇÕES QUANTITATIVAS
    São aquelas decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido e são divididas em Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas.

    VARIAÇÕES QUALITATIVAS
    Correspondem às decorrentes da execução orçamentária que consistem em incorporação e desincorporação de ativos, bem como incorporação e desincorporação de passivos.

    Logo:
    * Aquisição de um veículo
    ---> ENTRA BEM / SAI DINHEIRO
    * Contratação de uma operação de crédito ---> ENTRA DINHEIRO / ENTRA OBRIGAÇÃO


    Nos dois casos, não houve aumento do patrimônio líquido do ente por tratar-se de variações patrimoniais qualitativas.


    Fonte: Informações baseadas nas aulas de contabilidade do Prof. Alexandre Teshima, Canal dos Concursos.

ID
841039
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Responda:

C, se a proposiçao é certa;
E, se a proposição é errada.

Na Contabilidade Pública brasileira, a contabilização de uma desincorporação de bem móvel, por destruição, irá representar uma variação patrimonial passiva, de caráter extra-orçamentário.

Alternativas

ID
853189
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito das variações patrimoniais dos entes submetidos às regras da contabilidade aplicada ao setor público, é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
871351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca do orçamento público e da contabilidade governamental,
julgue os itens a seguir.

As variações patrimoniais são, de forma exclusiva, aquelas derivadas de operações qualitativas.

Alternativas
Comentários
  • Errado 
    Todas as alterações ocorridas no patrimônio são denominadas Variações Patrimoniais e podem ser classificadas em: Quantitativas e Qualitativas
  • As variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido. Já as variações qualitativas são decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.
    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.
  • As demonstrações das variações patrimoniais são aquelas resultantes das variações quantitativas.

  • GABARITO ERRADO

    As variações patrimoniais são qualitativas ou quantitativas.

    Qualitativas são as que não alteram a composição do patrimônio líquido, já as quantitativas alteram o pl para mais ou para menos.


ID
880489
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Constitui variação passiva independente da execução orçamentária:

Alternativas
Comentários
  • Uma variação passiva é algo ruim para o ente público, quando efetua o cancelamento da dívida ativa a VPA realizada no momento da inscrição será perdida, é necessário fazer um lançamento para baixar o direito e lançar uma VPD.
  • Resposta: A 


    cancelamento da dívida ativa

ID
880492
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No tocante às variações patrimoniais, segundo o Prof. João Angélico,

Alternativas