Gabarito B
I) Homeostase - (ou estado firme) Os sistemas mantêm o seu funcionamento estável a partir do que recebem e do que fornecem para o meio ambiente.
II) Retroação - Os sistemas abertos , assim como as organizações, recebem informações não só sobre o ambiente externo, mas também sobre si mesmos, possibilitando seu ajuste estrutural.
III) Entropia - Processo de desorganização natural das coisas até sua morte
IV) Sinergia - Interação de todas as suas parte gerando algo maior .
Fonte: Professor Carlos Xavier, Estratégia.
Gabarito: Alternativa B
Galera, abaixo alguns conceitos sobre a Teoria de Sistemas que são cobrados em provas e que você pode encontrar no meu livro:
Agora que o leitor já está mais contextualizado e familiarizado com a ideia de sistemas, abaixo seguem as principais características da TGS[i]:
Entrada (input): É tudo que o sistema recebe o importa do mundo exterior. Do lado de fora da organização.
Saída (output): É todo o resultado do que a organização produziu que está sendo externalizado. Exemplos: bens ou serviços, poluição, informações.
Retroação (feedback): É o retorno de uma parte do que foi produzido. Volta à entrada. Este retorno demonstra possíveis discrepâncias e desvios em relação ao estabelecido e implica correções e modificações. A retroação pode ser positiva, quando estimula a saída (produção de resultados), ou negativa, quando inibi a saída.
Caixa Preta (black box): É um sistema que não pode ser facilmente acessado, como o cérebro humano, por exemplo, desta forma, temos acessos apenas às entradas e saídas, o campo periférico. Quando o sistema passa a ser descoberto, é considerado uma caixa branca e aí pode-se estuda-lo por completo.
Homeostasia: É um equilíbrio dinâmico obtido pela auto-regulação. É a capacidade que tem o sistema de manter certas variáveis dentro de limites.
Tudo tranquilo? Infelizmente, a Teoria de Sistemas é um assunto muito recorrente em provas, e os seus conceitos com as suas respectivas definições são cobradas pelas bancas, que se aproveitam da vastidão do tema, abaixo seguem outros conceitos:
Equifinalidade: Existem vários modos de se atingir um objetivo, e não uma única forma.
Visão Holística: Enxerga a situação ou organização considerando as partes, as interrelações e o todo. Qualquer alteração nas partes afeta o todo.
Entropia: Refere-se à perda de energia em sistemas isolados. Significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, podendo fazer com que o sistema se decomponha.
Entropia Negativa: Refere-se a uma recarga de energia no sistema, evitando a sua decomposição.
[i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 418-422.
Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.
Alguns conceitos importantes na TGS
Homeostase -Quando o sistema consegue se manter em equilíbrio mesmo quando sofre alguma perturbação.
Unidirecionalidade- apesar das mudanças do ambiente ou da organização, osmesmos resultados são atingidos. O sistema continua orientado para o mesmo fim, usando os mesmos meios.
Progresso- O sistema mantém, em relação ao fim desejado, um grau de progresso dentro do limite definido como tolerável.
Fronteiras ou limites- Linha que demarca e define o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema. Nem sempre a fronteira existe fisicamente.
Morfogênese- Capacidade de adaptação
Resiliência- É a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo.
Equifinalidade- Um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de differentes condições iniciais.
Entropia- Tendência à degeneração de um sistema