-
-
Dentre as características está a entropia uma lei universal da natureza que estabelece que os organismos biológicos, físicos e sociais onde neste último incluem-se as organizações, tendem à desordem ou à morte. Para sobreviver, elas precisam impor um movimento oposto ao processo entrópico: a entropia negativa. O processo entrópico consiste na perda de energia das organizações para seu ambiente e o processo oposto, o que todo gestor deve buscar é reter e fazer com que a energia do meio ambiente organizacional flua para dentro da organização. Este processo, oposto ao entrópico é conhecido como processo entrópico negativo ou sinergia, que permite o funcionamento adequado dos sistemas.
Como foi exposto, a entropia leva à desorganização dos sistemas em razão da constante perda de energia para o seu meio. Sendo as organizações sistemas abertos e similares aos sistemas biológicos, por esta razão propensa a desenvolver a desorganização natural, o desafio é adotar medidas para manter o processo de entropia negativa. Uma das ações que o gestor deve considerar para a redução da entropia é fundamentar-se no profundo conhecimento dos seus processos de negócio. O trabalho é facilitado com o apoio de uma gama de soluções para a gestão de processos disponíveis, restando entretanto adotá-las e implementá-las levando em consideração o contexto de cada organização.
FONTE: https://lucidarium.com.br/2012/03/24/manter-entropia-negativa/
-
Como assim: "estados mais prováveis "?
-
Professora assisti o vídeo do comentário da questão na esperança de que explicasse sobre "estados mais prováveis" e " menos prováveis" qual a relação com entropia ? não entendi . Alguém saberia me explicar ? Obrigada.
-
Se o processo natural é a perda de energia então o estado mais provável é que a entropia leve a org de um estado de energia para um estado sem energia.
-
Os sistemas tendem a naturalmente perder energia para o meio, esse processo é chamado de entropia. Assim um estado muito energético é menos provável de ser estável do que um estado mais energético. A entropia (perda de energia para o meio) faz com que os sistemas se tornem cada vez menos energicos e estaveis. Essa estabilidade não é quista na administração, estado mais provável não é "melhor estado"
-
fui por eliminação, mas bem estranha, nunca tinha visto entropia com esse conceito.
Alguém sabe de qual fonte tiraram isso?
-
Gabarito: B
Entropia é um conceito original da termodinâmica e tem a ver com medir o grau de irreversibilidade de um sistema, pela desordem. O fato de um sistema (físico, por exemplo) entrar espontâneamente em desordem é a tendência natural e "mais provável" de um sistema em estado de entropia. (Ex: o gelo, quando em forma sólida tem suas partículas organizadas, bem unidas; mas, se deixado ao ambiente externo aumentará o grau de entropia de suas partículas, que, aquecendo-se derreterão, ficando suas partículas afastadas e desorganizadas....até o estado de evaporação, irreversivelmente).
Entropia, em teoria de sistemas, é algo negativo: reflete a tendência de o sistema entrar em desordem. O mais provável é a desordem!
Por isso, quando a abordagem de sistemas usa o conceito de "entropia negativa" refere-se à algo positivo: freiar a desorganização do sistema, mantendo-o organizado.
-
ENTROPIA é a 2ª lei da termodinâmica e se refere à perda de energia dos sistemas fechados. Significa a tendência para a perda de energia e o desvanecimento do sistema, quando não consegue repor suas perdas.
A entropia é um processo de desorganização natural das coisas até sua morte. Associa ao seguinte: seria a entropia que nos envelhece e que leva à bagunça que pode se instalar no seu armário se você seguir usando sem cuidado.
Entropia negativa (ou negentropia) → também é chamada de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem.
A entropia negativa é a força que o sistema usa para combater a entropia. Pode ser considerada também como o excesso de energia que o sistema importa do ambiente em relação ao que precisa gastar, utilizando-o para combater a entropia. É o reabastecimento de energias que a organização usa para manter sua estrutura organizacional com vigor.
Ex: No armário de casa, a entropia negativa é o esforço para arrumá-lo de vez em quando, antes que ele se torne inutilizável.
entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência.
O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”.
-
Entropia negativa (ou negentropia).
A entropia é um
processo de desorganização natural das coisas até sua morte.
Associa ao seguinte: seria a entropia que nos envelhece e que
leva à bagunça que pode se instalar no seu armário se você
seguir usando sem cuidado. A entropia negativa é a força que o
sistema usa para combater a entropia. Pode ser considerada
também como o excesso de energia que o sistema importa do
ambiente em relação ao que precisa gastar, utilizando-o para
combater a entropia. É o reabastecimento de energias que a
organização usa para manter sua estrutura organizacional com
vigor. No armário de casa, a entropia negativa é o esforço para
arrumá-lo de vez em quando, antes que ele se torne inutilizável.
No nosso corpo, seria a possibilidade de vida eterna!
Fonte: Estrategia
-
Acredito eu que a entropia (força que desorganiza) leva sistemas de seus estados menos prováveis (Organizados) para seus estados mais prováveis (Desorganizados), já que o sistema usa energia para não desorganizar - Entropia negativa. Então, se a organização não utilizasse energia para se organizar, sua tendência seria o caos.
-
Estou entrando em estado de entropia então...
-
SINÔNIMOS DE ENTROPIA:
Na física:
1 grau de degradação da energia de um sistema, grau de desordem de um sistema, grau de irreversibilidade de um sistema, quantidade de energia que não é convertida em trabalho mecânico.
Desordem:
2 aleatoriedade, casualidade, desordem, imprevisibilidade, incerteza, indeterminação, variação.
-
Gab.: B
O estado natural é nascer, crescer e morrer. Logo o estado natural provável de algo existente é a morte. A empresa quer sobreviver e permanecer (estado menos provável) e a entropia faz o inverso, faz o papel natual (estado mais provável).
Concluindo, a entropia leva do estado menos provável para o mais provável. Cabendo a empresa o trabalho de entropia negativa para a sobrevivência.