SóProvas


ID
2324878
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando-se a arquitetura de sistemas operacionais, assinale a única alternativa em que os conceitos de gerenciamento de memória e a respectiva definição estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memoria principal para o disco(swap out) e vice-versa.

     

    Memória Virtual: Os arquivos de paginação nada mais são do que um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.

     

    LRU: Algoritmos de troca de página renderam muitas pesquisas nas décadas de 60 e 70. A maioria delas terminou com o desenvolvimento dos sofisticados algoritmos de aproximação LRU (Least Recently Used, Menos Recentemente Usado). Desde então, alguns pressupostos básicos feitos pelas trocas de página tradicionais tornaram-se inválidos, resultando numa nova retomada de pesquisas. Particularmente, as seguintes tendências de comportamento do hardware e do software de usuário passaram a afetar os algorimos de paginação:

    o tamanho da memória primária aumentou em várias ordens de magnitude; com tantos gigabyte de memória primária, os algoritmos que demandavam checagem periódica de cada quadro passaram a ser menos práticos;

    a hierarquia de memória cresceu, e o custo da memória cache de CPU é muito maior, o que exacerba o problema anterior; e

    a localidade de referência dos softwares enfraqueceu, principalmente devido à proliferação de técnicas de programação orientada a objeto que favorecem um grande número de pequenas funções e o uso de estruturas sofisticadas como árvores e tabelas hash, que tendem a resultar em padrões caóticos de referência à memória, e o advento do coletor de lixo que mudou drasticamente o comportamento de acesso à memória dos programas.

     

    Unidade de Gerenciamento de Memória ou MMU (do inglês Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que traduz endereços virtuais em endereços físicos, é geralmente implementada como parte da Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit), mas pode também estar na forma de um circuito integrado separado. Um MMU é efetivo em gerenciamento de memória virtual, manipulação e proteção de memória, controle de cache e, em arquiteturas mais simples de computador, como em sistemas de 8 bits, bank switching.

    Vamos sempre na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

  • A banca tentou confundir:

    (e) MMU (Memory Managment Unity): módulo do sistema operacional responsável por mapear o espaçamento de endereçamento virtual no espaço de endereçamento físico.

    quando o correto seria:

    (e) MMU (Memory Managment Unity): módulo do hardware, ou dispositivo de hardware responsável por mapear o espaçamento de endereçamento virtual no espaço de endereçamento físico.

     

  • Espaço de endereçamento de um processo: conjunto de endereços que um processo utiliza para acessar a memória do sistema, para executar instruções e armazenar dados.