SóProvas



Questões de Arquitetura de Computadores


ID
5539
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma das funções principais de um sistema operacional é controlar todos os dispositivos de E/S (entrada/saída) de um computador. Sobre as formas como a E/S pode ser feita do ponto de vista dos sistemas operacionais, considere as seguintes afirmativas.

I - Na E/S programada, a CPU principal lê ou escreve cada byte ou palavra e espera em um laço até que ela possa obter ou enviar o próximo dado.

II - Na E/S orientada a interrupção, a CPU inicia uma transferência de E/S para um caractere ou palavra e segue para outra atividade até que uma interrupção sinalize a conclusão daquela E/S.

III - Na E/S que usa DMA, um chip separado gerencia a transferência completa de um bloco de dados, ocorrendo uma interrupção somente quando o bloco for totalmente transferido.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • E/S programada é o mesmo que polling ou espera ocupada. A cpu envia blocos de dados aos periféricos e faz esperas ocupadas (laços) até que o periférico esteja pronto para receber o próximo bloco de dados.
  • I, II e III.

  • E/S por Programa: mantem o processador ocupado até o termino da operação de E/S. A UCP controla todas as etapas da comunicação.

    E/S por Interrupção:  O processador, após a execução de um comando de leitura ou gravação permanece livre para o processamento de outras tarefas. 

    DMA (directo memory access): Permite que um bloco de dados seja transferido entre a memória principal e o dispositivo de E/S sem a intervenção do processador. Ao final da operação o controlador gera uma interrupção avisando ao processador o termino da operação.  

    Alternativa: E


ID
56695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo
melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas
operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os
itens de 51 a 60.

A diferença entre fragmentação interna e externa é que a primeira ocorre na memória principal, e a segunda, no disco.

Alternativas
Comentários
  • Tanto a fragmentação interna quanto a externa são indesejáveis, porque causam desperdícios na RAM:Fragmentação interna: ocorre na alocação estática, nos espaços livres que sobram em cada bloco, ao se encaixar um novo processo;Fragmentação externa: ocorre na alocação dinâmica, nos espaços livres que se formam, quando um ou mais processos terminam.
  • Vamos dar um exemplo para ficar mais claro.Se você formatar uma partição com clusters de 32k, você terá fragmentação interna no cluster sempre que alocar um arquivo menor que 32k. Vai literalmente subutilizar o cluster e consequentemente o disco.A framentação externa é aquela que resolvemos usando DEFRAG. É quando o seus dados fica em espaços não contíguos do HD.
  • ERRADO.
    A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. A fragmentação externa ocorre no particionamento dinâmico.
    No particionamento dinâmico, cada processo submetido à execução recebe o tamanho necessário para se comportar por completo na memória. Assim, a memória principal é subdividida em segmentos de tamanho variado. No particionamento fixo, a memória é subdividida em blocos de tamanho fixo (iguais ou não) chamados em páginas, blocos ou frames.
    Na memória principal eu posso realizar o particionamento dinâmico ou fixo. Então a questão está errada.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fragmenta%C3%A7%C3%A3o

    []s
    Marcelo
  • Da paginação, que é a divisão da memória em espaços fixos, os dois problemas mais comuns são a fragmentação interna e a externa. A primeira ocorre quando um programa aloca menos espaço do que a é possível colocar na partição, havendo uma sobra; o segundo, quando nenhuma partição é capaz de suprir o necessário para o programa e não há espaço contíguo para alocá-lo.

  • Na minha opinião o grande problema da questão é a parte que fala que uma das fragmentações é no disco e outra é na memória, fato esse que é independente. Tanto a fragmentação externa como a interna podem ocorrer nos dois locais.

    Uma observação: Na paginação há fragmentação interna. Como ela determina "espaço fixos"=páginas não fragmentação externa.
  • Eu sempre pensei que fragmentação fosse um conceito que independesse de se é na memória principal ou se é em disco.
  • Ambas as fragmentações ocorrem na memória principal, exclusivamente quando o método de alocação é contíguo.

    Fragmentação externa: "Conforme processos são carregados na memória e dela removidos, o espaço de memória livre fica dividido em pequenos pedações. A fragmentação externa ocorre quando existe espaço total de memória suficiente para atender uma solicitação, mas os espaços disponíveis não são contíguos".

    Fragmentação interna: "Considere um esquema de alocaçao de partições múltiplas com um intervalo de 18.464 bytes. Suponha que o próximo processo solicite 18.462 bytes. Se alocarmos exatamente o bloco solicitado, ficaremos com um intervalo de 2 bytes. O overhead para administrar o uso desse intervalo será substancialmente maior do que o intervalo em si. A abordagem geral para evitar esse problema é dividir a memória física em blocos de tamanho fixo e alocar a memória em unidades com base no tamanho do bloco. Com tal abordagem, a memória alocada a um processo pode ser ligeiramente maior do que a solicitada. A diferença entre esses dois números é a fragmentação interna - memória interna a uma partição que não está sendo utilizada".


    Destaques de Silberschatz. Fundamentos de SO. 8º edição, página 171.

  • ambas ocorrem na memória

  • Ambas ocorrerem na Memória principal

    -> fixa - Programas são alocados na inicialização do S.O

    -> dinâmica - Fragmentação Externa - Programas que vão deixando a memória, deixando espaços cada vez maiores de fragmentos.

    Fragmentos - São restos de espaços não utilizado, desperdiçados e espalhados por toda a memória.


ID
56701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo
melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas
operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os
itens de 51 a 60.

Entre as camadas do gerenciamento de entrada e saída de um sistema operacional, há uma camada chamada de device drivers. Os device drivers são definidos como programas que objetivam padronizar a comunicação entre o susbsistema de E/S e o kernel do sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Discordo desta resposta apesar de estar no gabarito preliminar. Verificar se houve alteraçã de gabarito.
  • também discordo do gabarito. Os divice drives são os protocolos para comunicação dos dispositivos de hardware.
  • Cada dispositivo de E/S ligado ao computador precisa de algum código específico do dispositivo para controlá-lo. Esse código é chamado de driver de dispositivo e, geralmente, é escrito pelo fabricante do dispositivo. Drivers dos dispositivos são em geral dispostos abaixo do restante do SO. Toda a comunicação entre os drivers e os controladores é feita por meio do barramento.A maioria do SO define uma interface-padrão para todos os drivers de blocos e uma segunda interface para todos os drivers de caracteres. A principal função do driver de dispositivo é aceitar e executar requisições de leitura ou gravação de um software independente de dispositivo localizada na camada acima da camada de device drivers [TAN].Referências:[TAN] Tanenbaum. Sistemas Operacionais Modernos.
  • Conferi no livro do Silberschatz, na introdução do capítulo que trata de IO. Realmente está ERRADA a questão.

    O Kernel tem uma área chamada de Subsistema de I/O. São vários métodos necessários para controlar, mouse, disco, cd-rom, buffering, caching, spooling...

    Os drivers têm a função de apresentar uma interface uniforme de acesso a dispositivos para o subsistema de I/O do kernel.

    Portanto, vejo os sequintes erros na questão:

    1 - "há uma camada chamada de device drivers."
    Isso não é camada

    2 -  "Os device drivers (...) objetivam padronizar a comunicação entre o susbsistema de E/S e o kernel do sistema operacional.
    Deveria ser: entre o subsistema de E/S e o dispositivo.
  • A camada referida na questão é a de "E/S independente de Dispositivos" e não a camada "Device Drivers".

    O subsistema de E/S possui uma arquitetura em 4 camadas (Cada qual provê serviços a camada imediatamente superior): 
    - E/S nível de Usuário - Visão que um usuário possui dos dispositivos de E/S.
    - E/S independente de Dispositivo - Provê funções gerais a todos os dispositivos de E/S
    - Device Drivers - Conjunto de módulos de software para fornecer mecanismos de acesso a dispositivo específico
    - Hardware - E/S programada, Interrupções, DMA.

    Fonte: Sistemas Operacionais, 2a Ed. Romulo Oliveira, Alexandre Carissimi, Simão Toscani. Página 79. 

  • Errado

  • Cespe=Pensou certo, marque errado.


ID
187420
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na terminologia do sistema operacional Unix, um pipeline é

Alternativas
Comentários
  • Um encadeamento (em inglês: pipeline), nos sistemas operacionais do tipo Unix, é um mecanismo implementado com base no conceito original de canalização: um conjunto de processos encadeados através de seus fluxos padrão, de forma que a saída de um processo é utilizada como entrada do processo seguinte.

    Na maioria dos sistemas do tipo Unix, todos os processos de um encadeamento são iniciados ao mesmo tempo (executados em paralelo), com os seus fluxos conectados de forma apropriada e gerenciados, junto com todos os outros processos em execução na máquina, pelo escalonador de processos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Encadeamento

  • Esta questão está correta?

    Como um processo que depende da saída do primeiro pode estar sendo executado em paralelo?

    Se um depende da saída do outro, não estamos falando de serialização?
  • Então, MacLovin, basta imaginar que na primeira parte do processo, vai acontecer o que você está falando.
    Mas, enquanto o segundo processo estiver executando a saída do primeiro, o primeiro já estará em novo processo, não vai ficar parado esperando o próximo ciclo do sistema. Por isso não é serialização.

  • Um encadeamento (em inglês: pipeline), nos sistemas operacionais do tipo Unix, é um mecanismo implementado com base no conceito original de canalização: um conjunto de processos encadeados através de seus fluxos padrão, de forma que a saída de um processo é utilizada como entrada do processo seguinte.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Encadeamento_(Unix)

     

    Sinceramente, eu não consigo ver o termo encadeamento como algo que seja paralelo e não seja serial....

  • uma cadeia de processos executados em paralelo e organizada de maneira que a saída de cada processo serve de entrada para o seguinte.


ID
201283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando o mesmo clock e a mesma quantidade de núcleos de processamento, a principal diferença entre o Athlon II e o Phenom II é a presença de um cache de memória L3 neste último, o que faz que o seu desempenho seja superior ao do Athlon II.

Alternativas
Comentários
  • O Phenom II é um processador da AMD de, originalmente, 4 núcleos e memória L3 (Phenom II X4).
    Por ser muito grande, durante a fabricação desses processadores, pode ocorrer algum defeito em 1 ou mais de seus núcleos, o que fez com que a AMD também lançassem os processadores Phenom II X3 e X2, que nada mais são que Phenoms II X4 com, respectivamente, 1 ou 2 núcleos desabilitados (devido a defeitos), vendidos por valores mais baixos.

    O sucesso desses processadores "castrados" aliado à dimiduição da ocorrência de defeitos na fabricação dos X4 gerou uma demanda por processadores de 2 núcleos nativos produzidos com a mesma tecnologia do Phenom, o que motivou a fabricação dos Athlon II X2, de 2 núcleos, e X4, de 4 núcleos, mas sem a memória L3.

    A falta da memória L3 faz com que o desempenho dos Phenom II seja melhor que o dos Athlom II com mesmo número de núcleos.

    Fonte: "Hardware II, o Guia Definitivo", www.gdhpress.com.br
  • Errei.. Pensava que cache L3 era somente na Placa-Mãe

  • c-

    test


ID
223936
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No tocante aos sistemas operacionais com múltiplos processadores, é um fator chave no desenvolvimento desse tipo de sistemas:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra B

    Sistemas com Múltiplos Processadores
    • Uma ou mais CPUs interligadas, trabalhando em conjunto.
    • Fator Chave = Comunicação entre CPUs e grau de compartilhamento dos recursos.
    • Sistemas Fortemente Acoplados X Fracamente Acoplados
    Fonte: http://www.gsigma.ufsc.br/~popov/aulas/so1/cap3so.html
  • b-

    SO de multiprocessadores administram hardware de varios CPUs, balanceando compartilhamento e administracao de recursos. Sao sistemas de servidores com variacoes p/ melhorar comunicacao.

  • a forma de comunicação entre os processadores e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de E/S;


ID
610657
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tanto o gerenciador de boot quanto a tabela de particionamento do HD são salvos no primeiro setor do HD, conhecido como trilha MBR, que contém apenas 512 bytes. Destes, 446 bytes são reservados para o setor de boot, enquanto os outros 66 bytes guardam a tabela de partição. Caso, por qualquer motivo, os 66 bytes da tabela de particionamento sejam subscritos ou danificados, perde-se acesso a todas as partições do HD. O HD fica parecendo vazio, como se tivesse sido completamente apagado. Para evitar isso, pode-se fazer um backup da trilha MBR do HD usando o seguinte comando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Eitaaa... Que ferramenta é essa que ele usou ????

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • # dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1

  • Dev - Diretório onde são armazenados os dispositivos existentes no sistema.

    Hda - Primeiro disco rí­gido na primeira controladora IDE do micro (primary master).

  • # dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1


ID
669697
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analisando-se as características do Sistema Operacional Windows Vista e Windows 7, verifica-se que a maior deficiência da versão de 32 bits em relação a de 64 bits é a impossibilidade de acesso à memória RAM do tipo DDR, para valores acima de

Alternativas
Comentários
  • Em uma arquitetura de 32 bits, não é possível endereçar posições de memória que excedam 32 bits, ou seja, 2^32 (4GB).
  • Alguém sabe dizer o porquê essa questão foi anulada?

  • Acho que foi anulado pois ele mencionou o tipo DDR, quando na verdade a limitação serve pra qualquer uma.

  • Acredito que na instalação padrão apenas 2GB fiquem disponíveis para os programas e outros 2GB para o sistema. Ainda sim o limite teórico de 2/4GB é por programa/processo, lembrando ainda que o windows usa paginação e segmentação. Acredito que o Windows Server 32 bits suporte bem mais de 4 GB, sendo a limitação do Windows 7/Vista, que é menor no Starter, apenas algo imposto pela Microsoft. Então fica mesmo difícil saber o que a banca queria dizer, ou se até mesmo o examinador sabia o que estava dizendo.


ID
771277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de arquiteturas computacionais para processamento de alto desempenho e alta disponibilidade, julgue os próximos itens.

Clusters computacionais podem ser utilizados para criar sistemas de computação que agreguem as propriedades de alta capacidade de processamento (desempenho) e alta disponibilidade. Para a constituição desses sistemas, são geralmente utilizados recursos de hardware cuja configuração básica e desempenho sejam semelhantes, pois isso facilita o projeto da função de distribuição de carga e controle de disponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • •Tipos de Clusters
    –Alta disponibilidade
    •Um nó ativo por vez
    •os sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso
    •conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas
    –Balanceamento de carga
    •Todos os nós ativos ao mesmo tempo
    •Distribuição equilibrada do processamento
    •requer monitoramento constante na comunicação e nos mecanismos de redundância
    –Processamento distribuído
    •Alto desempenho
    •Todos os nós ficam ativos ao mesmo tempo
    •Espalhado no mundo inteiro

     

    fonte: Provas de TI

  • Cluster é um termo em inglês que significa “aglomerar” ou “aglomeração” e pode ser aplicado em vários contextos. No caso da computação, o termo define uma arquitetura de sistema capaz combinar vários computadores para trabalharem em conjunto ou pode denominar o grupo em si de computadores combinados.

    Cada estação é denominada “nodo” e, combinadas, formam o cluster. Em alguns casos, é possível ver referências como “supercomputadores” ou “computação em cluster” para o mesmo cenário, representando o hardware usado ou o software especialmente desenvolvido para conseguir combinar esses equipamentos.

  • A última das principais categorias de cluster é a usada pela NASA. Nesse tipo de aglomerado, grandes tarefas são divididas em atividades menos complexas, distribuídas pelo sistema e executadas paralelamente pelos vários nodos do cluster. Então, a aplicabilidade mais eficiente desse tipo é em caso de tarefas computacionais muito complexas, como as da Agência Espacial Americana.

  • SKOL. A CERVEJA QUE DESCE REDONDO.

  • "cuja configuração básica e desempenho sejam semelhantes" - fiquei na duvida sobre esse tópico, sempre pensei que a essência do cluster é utilizar vários computadores de diferentes tipos, afim de se obter um processamento mais rápido com computadores de baixo ou alto custo. O cluster é FRACAMENTE ACOMPLADO ou seja seus componentes(recursos) não são compartilhados entres os nos da rede.

    Errei a questão, mas na próxima não errarei mais !

  • Facilita sim, mais não é obrigado.


ID
783622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de métricas e arquiteturas de sistemas, julgue o  item  que se segue. 

A arquitetura de software abrange, entre outros aspectos, questões estruturais como estrutura de controle, protocolos de comunicação, sincronização e acesso a dados, composição de elementos de design, além de escalonamento e desempenho do sistema.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    "A arquitetura de software é um nível de design voltado para problemas: "Além dos algoritmos e das estruturas de dados da computação; o design e a especificação da estrutura geral do sistema emergem como um novo tipo de problema. As questões estruturais incluem organização total e estrutura de controle global; protocolos de comunicação, sincronização e acesso a dados; designação de funcionalidade a elementos de design; distribuição física; composição de elementos de design; escalação e desempenho; e seleção entre as alternativas de design."

    Fonte: https://www.cin.ufpe.br/~gta/rup-vc/core.base_rup/guidances/concepts/software_architecture_4269A354.html


ID
917266
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação a arquiteturas de sistemas operacionais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sistemas em camadas[editar]

    À medida que os sistemas operacionais tornaram-se mais complexos e maiores, projetos puramente monolíticos tornaram-se inviáveis e, então a arquitetura em camada, ou modular, tornou-se uma boa opção, agrupando "camadas" de componentes, ou seja, conjunto de procedimentos, que realizam tarefas similares.

    Cada camada comunica-se somente com as suas camadas imediatamente inferior e superior. Uma camada inferior sempre presta um serviço à sua camada superior, sendo que a camada superior não sabe como o serviço é feito, apenas o solicita. A implementação de uma camada pode ser modificada sem exigir modificação em outra camada, pois possuem componentes autocontidos.

    Em uma abordagem em camadas, a solicitação de um serviço pode precisar passar por muitas camadas antes de ser atendida, as sim o desempenho se degrada em comparação ao de núcleos monolíticos.

    A exemplo temos o Windows NT, o THE e o MULTICS.

    fonte: http://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_aos_Sistemas_Operacionais/Estruturas_dos_Sistemas_Operacionais

  • Sistemas monolíticos -> o sistema operacional inteiro é executado como um único programa no modo núcleo. O sistema operacional é escrito como uma coleção de rotinas, ligadas a um único grande programa binário executável. Cada rotina tem uma interface bem definida quanto à parâmetros e resultados e cada uma delas é livre para chamar qualquer outra.
    Sistemas em camadas -> é a organização do sistema operacional como uma hierarquia de camadas, cada uma delas construída sobre a camada imediatamente inferior.
    Sistema micronúcleo -> a ideia básica por trás deste projeto é atingir alta confiabilidade por meio da divisão do sistema operacional em módulos pequenos, bem definidos, e apenas um deles - o micronúcleo - é executado no modo núcleo e o restante é executado como processos de usuário comuns relativamente sem potência.
    Sistemas cliente-servidor -> uma ligeira variação da ideia do micronúcleo é distinguir entre duas classes de processos, os servidores, que prestam algum serviço, e os clientes, que usam esses serviços. Frequentemente a camada inferior é o micronúcleo, mas ele não é obrigatório.
    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos - 3ª edição - Tanembaum.
  • Letra E

    Na arquitetura Multicamadas, uma camada inferior sempre presta um serviço à sua camada superior, sendo que a camada superior não sabe como o serviço é feito, apenas o solicita.

  • na arquitetura em camadas, cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
991000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere à arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir.

O sistema operacional z/OS foi desenvolvido em 32 bits para mainframes e não teve uma implementação aderente ao POSIX (portable operating system interface).

Alternativas
Comentários
  • z/OS é um sistema operacional desenvolvido para sistemas computacionais de 64 bits, principalmente mainframes. Foi desenvolvido pela IBM. É o sucessor do sistema OS/390, o qual, por sua vez, combinou o MVS e o UNIX System Services - uma implementação UNIX POSIX-aderente para mainframes, anteriormente conhecida como MVS Open Edition ou OpenMVS). Fonte: Wikipedia


  • z/OS é um sistema operacional de 64 bits desenvolvido pela IBM, utilizado em mainframes (computadores de grande porte) 

  • O sistema operacional z/OS foi desenvolvido em 64 bits 


ID
1132588
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com a missão de maximizar a eficiência de um Sistema Operacional, após várias reclamações de usuários quanto à performance da máquina, foi realizado um estudo e chegou-se aos seguintes resultados:

• O processador está a 99% de utilização;
• Os serviços de E/S estão a 30% de utilização.

A ação mais adequada a ser aplicada para solucionar o problema é

Alternativas
Comentários
  • Se aumentar memória RAM, diminui necessidade de memória virtual, e consequentemente a exigência do processador para este fim

  • Aumentar a quantidade de memória RAM.


ID
1449778
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os Sistemas Operacionais (S.O.) apresentam uma arquitetura que tem a seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Deixe o seu número que adicionarei.

ID
1586356
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As versões de um sistema operacional podem ser classificadas sob diversos aspectos. Um deles é quanto à versão a ser utilizada de 32 ou 64 bits, sendo um fator limitante quanto à configuração de hardware disponível. Por essa razão, a escolha deve ser adequada. Assinale a alternativa correta acerca do limite máximo de endereçamento de memória ao sistema operacional de 32 bits.

Alternativas
Comentários
  • 2^32/2^30=2^2=4 GB

  • Prezados,

    Um sistema de 32 bits é capas de endereçar 2^32 Bytes, ou seja , 4.294.967.296 Bytes , ou seja, 4GB.

    Portanto a alternativa correta é a letra E

  • um bit é uma unidade que pode assumir apenas dois valores. E considerando os sistemas de 32 bits, fica fácil compreender a quantidade de memória que o sistema consegue acessar no barramento de endereços. Basta pegarmos o número 2 e elevarmos à potência 32 – uma matemática relativamente simples.

    Ao efetuarmos o cálculo obtemos o resultado 4.294.967.296, ou seja, 4 GB. Sendo assim, temos a certeza definitiva de que o Windows de 32 bits consegue sim endereçar 4 GB de memória.

  • um bit é uma unidade que pode assumir apenas dois valores. E considerando os sistemas de 32 bits, fica fácil compreender a quantidade de memória que o sistema consegue acessar no barramento de endereços. Basta pegarmos o número 2 e elevarmos à potência 32 – uma matemática relativamente simples.

    Ao efetuarmos o cálculo obtemos o resultado 4.294.967.296, ou seja, 4 GB. Sendo assim, temos a certeza definitiva de que o Windows de 32 bits consegue sim endereçar 4 GB de memória.


ID
1639669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito dos princípios de sistemas operacionais, das características dos principais processadores do mercado e dos processadores de múltiplos núcleos, julgue o item subsequente.


Por meio da técnica de pipeline, a arquitetura MIMD e a MISD podem executar múltiplos threads ao mesmo tempo. Na arquitetura MISD, os threads executados são independentes e manipulam dados diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    MIMD é um acronimo de Multiple Instruction Multiple Data. É um tipo de arquitectura de computação conjugada. Consiste em CPUs diferentes que executam programas iguais compartilhando memória comum e cálculos coincidentes, cada processador tem acesso a memória compartilhada através do barramento lógico.

     

    Na computação, MISD (Multiple Instruction, Single Data) é um tipo de arquitetura de computação paralela, onde muitas unidades funcionais executam operações diferentes sobre os mesmos dados. Arquiteturas pipeline pertencem a este tipo, apesar de que um purista poderia dizer que os dados são diferentes após o processamento por cada fase do pipeline. Tolerante a falhas computadores executando as mesmas instruções redundantemente, a fim de detectar erros e máscara, de uma forma conhecida como replicação de dados, pode-se considerar que pertencem a este tipo. Não há muitos exemplos da existência desta arquitectura, como MIMD e SIMD, e são muitas vezes mais adequado para dados comum paralelo técnicas. Especificamente, eles permitem melhor escalonamento e da utilização de recursos computacionais que MISD faz.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • "Por meio da técnica de pipeline, a arquitetura MIMD e a MISD podem executar múltiplos threads ao mesmo tempo. Na arquitetura MISD, os threads executados são independentes e manipulam dados diferentes."

     

     múltiplas instruções, único dado (mIsd, do inglês multiple instruction, single data): uma sequência de dados é transmitida para um conjunto de processadores, onde cada um executa uma sequência de instruções diferente. Esta estrutura não é implementada comercialmente.

     

     múltiplas instruções, múltiplos dados (mImd, do inglês multiple instruction, multiple data): Um conjunto de processadores que executam sequências de instruções diferentes simultaneamente em diferentes conjuntos de dados. SMPs, clusters e sistemas NUMA enquadram-se nesta categoria.

     

    Fonte: Organização de Computadores cap. 17.1- Starllings 

     

     

  • MISD: múltiplo fluxo de instruções, único fluxo de dados

    – vários processadores, onde cada um recebe instruções distintas mas operam sobre o mesmo conjunto de dados.

    EXEMPLO:

    -> Múltiplos filtros de freqüência operando sobre um único fluxo de sinal;

    -> Múltiplos algoritmos de criptografia para decodificar uma mensagem...

    MIMD: múltiplo fluxo de instruções, múltiplo fluxo de dados

    – vários processadores, cada um controlado por uma unidade de controle;

    – processadores recebem instruções diferentes e operam sob fluxo de dados diferentes;

    – podem ser síncronos ou assíncronos...

    BONS ESTUDOS!!

     

  • Prezados,

    As threads , principalmente na arquitetura MISD, são executadas sobre um mesmo processo, ou seja, não são independentes, e manipulam os mesmos dados.

    Portanto a questão está errada.

  • Errado.

    NÃO são independentes!


ID
1753546
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows tem um mecanismo elaborado para fazer o gerenciamento de energia, chamado de Interface Avançada de Configuração e Energia (Advanced Configuration and Power Interface − ACPI). O sistema operacional pode enviar quaisquer comandos para o driver requisitando informações sobre as capacidades de seus dispositivos e seus estados atuais. Essa característica é especialmente importante quando

Alternativas
Comentários
  • lembrei do mouse nessa questão, quando vc pluga ele mas  nao acende a luizinha vermelha.  So acende depois que reconhece os drivers

  • É combinada com a característica plug and play, pois, logo após o boot, o sistema operacional não sabe ainda quais dispositivos estão presentes, sem falar em suas propriedades com relação ao consumo ou o modo de gerenciamento de energia.


ID
1779970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere a organização e arquitetura de computadores, a classe de interrupção gerada por alguma condição que ocorra como resultado da execução de uma instrução, por exemplo, overflow em uma operação aritmética, divisão por zero, tentativa de executar uma instrução de máquina ilegal e referência a um endereço de memória fora do espaço de endereçamento do programa é a interrupção de.

Alternativas
Comentários
  • Errei! Mas pelo que entendi... A interrupção deve ser realizada a nível de software. Isso porque, independente de ser uma tentativa frustrada de operação, o computador tenta realizar a operação. Podemos assimilar isso quando programamos em C ou linguagens afins... O computador faz a operação, certo que dá erro... Mas ele tenta executar já que foi programado para executar.

  • Alternativa E!

    Existem também as interrupções de Hardware que são realizadas quando algum dispositivo precisa da atenção do processador em algum determinado momento. 

  • software.


ID
1897615
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um analista de suporte necessita garantir a integridade de dados do seu recurso de armazenamento de dados compartilhados, e também necessita desconectar um dos nós de um cluster utilizando um dos métodos de fencing disponíveis no CentOS. Um dos quatro métodos de fencing suportados pelo CentOS é o:

Alternativas
Comentários
  • Questão baseada no seguinte link: https://www.centos.org/docs/5/html/Cluster_Suite_Overview/s2-fencing-overview-CSO.html

    Segundo este link, a definição de fencing é:

    Fencing is the disconnection of a node from the cluster’s shared storage. Fencing cuts off I/O from shared storage, thus ensuring data integrity. The cluster infrastructure performs fencing through the fence daemon, fenced.

    A questão indaga qual um dos quatro métodos de fencing suportados pelo CentOS.

    De acordo com a alternativa apontada no gabarito, letra E, podemos concluir que a questão se baseou no seguinte texto, constante do link acima citado:

    Red Hat Cluster Suite provides a variety of fencing methods:

    Power fencing — A fencing method that uses a power controller to power off an inoperable node.

    Fibre Channel switch fencing — A fencing method that disables the Fibre Channel port that connects storage to an inoperable node.

    GNBD fencing — A fencing method that disables an inoperable node’s access to a GNBD server.

    Other fencing — Several other fencing methods that disable I/O or power of an inoperable node, including IBM Bladecenters”

    Malgrado, percebe-se claramente que houve um equívoco do elaborador da questão, pois conforme cita a fonte por ele utilizada, o método GNDB fencing é provido pelo Red Hat Cluster Suite. Portanto, não é um método de fencing nativo do CentOS.

    O ponto é que o Red Hat Linux não está previsto no conteúdo para o cargo de Analista de Suporte no edital regulador do concurso.  Assim, sugere-se recorrer à banca organizadora do concurso pela anulação da questão, por extrapolar o conteúdo previsto no edital regulador.

    Gabarito: E

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ibge-tecnologia-da-informacao-comentarios-a-prova/

  • E tem outro ponto, meu amigo...

    Caso a fonte seja essa citada, não estamos diante de quatro métodos (como informado no enunciado). Observemos que o quarto item é Other fencing que diz respeito a vários (ou um conjunto de) outros métodos fencing (several olher fencing methods).

    Abs,

  • Quem normal da cabeça acerta uma questão dessas?


ID
1986910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A arquitetura para sistemas operacionais mais vantajosa atualmente, na qual os servidores executam processos em modo usuário e o sistema tem um maior desempenho e disponibilidade em caso de problemas com processos em execução, é a arquitetura

Alternativas
Comentários
  • Segue abaixo um trecho do livro Tanembaum, Sistemas Operacionais Modernos, 3 edição, página 39:

    "...A ideia básica por trás do micronúcleo (microkernel) é alcançar a alta confiabilidade por meio da divisão do sistema operacional em módulos pequenos - micronúcleo - é executado no módulo núcleo e o restante é executado como processos de usuário..."

    Agora o trecho "A arquitetura para sistemas operacionais mais vantajosa atualmente" fica por conta do CESPE, pois atualmente quase todos os sistemas operacionais de mercado utilizam arquitetura monolítca. Porém acredito que não invalidaria a questão.

    GABARITO LETRA D

  • Excelente comentário Fabia Silva, inclusive com a bibliografia e página

  • Gabarito D

    ARQUITETURA DE MICROKERNEL. Estrutura básica de um sistema operacional, onde existe um núcleo (Kernel), que executa as requisições de cada módulo do sistema. Os módulos são independentes e específicos para cada função do sistema. Exemplos: UNIX, LINUX, WINDOWS NT e WINDOWS XP.

    Micronúcleo, ou microkernel, é uma arquitetura de núcleo (kernel) de um sistema operativo cujas funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo, em oposição a um núcleo monolítico. Os processos se comunicam com um núcleo mínimo, usando o mínimo possível o "espaço do sistema" (kernel space). Neste local os aplicativos tem acesso a todas as instruções e a todo o hardware e deixando o máximo de recursos rodando no "espaço do usuário" (user-space) em que o software tem algumas restrições, não podendo acessar algumas hardwares, nem tem acesso a todas as instruções).

    Basicamente o Microkernel executa a maioria dos processos fora do kernel, ele carrega o minimo de processos possiveis no kernel space.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Letra B

     

    Conhecendo as arquiteturas, vc ficaria em dúvida entre as letras B, D e E.

    Mas a enorme dica para responder essa questão é que apenas no Microkernel há o aparecimento do modo usuário.

    Relembrando que a Arquitetura em Camadas é ainda um sistema Monolítico, mas agora há hierarquia de camadas.
    Ou seja, não há mais a mesma liberdade como tinha no Monolítico puro.

  • microkernel

  • O núcleo monolítico é uma arquitetura de núcleo onde todo o conjunto de instruções de controle do hardware é executado no espaço de núcleo no modo de supervisão, ou seja, é um único executável que possui todos os códigos de suporte necessários agregados.

    Dentro do kernel híbrido e do microKernel, a maior vantagem é a segurança e a estabilidade.

    Isso se deve pois o kernel sozinho não lida com todos os recursos do sistema permitindo que uma determinada área afetada por um malware por exemplo, possa ser isolada do restante. Basicamente o microKernel permite que o kernel seja modular; Se considerarmos cada microKernel como o conjunto de um maior, você pode dar manutenção em tempo real no kernel sem precisar reiniciá-lo!

    Claro, esse recurso deixou de ser exclusividade no kernel Linux desde a versão 4.0 quando a Red Hat desenvolveu o módulo de Live Patch. Ele “segura” o sistema no ar enquanto faz a manutenção e substituição dos módulos do sistema na troca de kernel, sem precisar reiniciar o servidor para isso!

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed

  • Complementando um pouco mais os comentários dos colegas: "os sistemas de micronúcleos são dominantes em aplicações de tempo real, industriais, de aviônica e militares, que são cruciais para missões e têm exigência de confiabilidade muito altas."

    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos, 4ª edição - Tanembaum, página 46.

  • d-

    The microkernel architecture pattern consists of two types of architecture components: a core system and plug-in modules. Application logic is divided between independent plug-in modules and the basic core system, providing extensibility, flexibility, and isolation of application features and custom processing logic.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Microkernel


ID
2155150
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Mogi Mirim - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Sistema Operacional Windows x86 (32 bits) não tem capacidade de reconhecer, fisicamente, mais que:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade são 4GB de memória, questão sem resposta.

  • Faltou a opção E, que seria a resposta correta

  • Moçada, os outros 1Gb fica reservado para diversos recursos, por isso que não fica utilizável no sistema os 4Gb, se você instalar 4Gb de RAM o proprio sistema vai informar: "3.0 Gb Utilizável" ou até menos, como "2.8Gb ou 2.9Gb".

    Esses outros recursos, além da memória RAM são para a placa-mãe, placas de expansão, incluindo a placa gráfica, etc.

  • 3 GB de memória RAM


ID
2158183
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Técnico da Receita Estadual foi solicitado para fazer uma atualização do Sistema Operacional (SO) de um dispositivo para o Windows 10. Neste cenário é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Note que o comando da questão falou dispositivo, então não é apenas um PC comum. Dessa maneira, são incluídos vários fatores de compatibilidade. Logo, resposta B.

  • A) Os requisitos mínimos do sistema são: processador de 2 GHz (1ghz)ou mais rápido ou SoC; 4 GB (1gb) de RAM para 32 bits ou 8 GB(1gb) para 64 bits; Windows XP, Windows 7 SP1 ou Windows 8.1; placa gráfica DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 3.0.(1.0)

    B) A capacidade de atualização é determinada por outros fatores além do SO. Isso inclui o suporte a drivers e firmware, compatibilidade de aplicativos e suporte a recursos, independentemente de o dispositivo atender à especificação mínima do sistema para o Windows 10. (CERTO)

    C) Dispositivos com unidades de disco rígido de 100 GB e dispositivos mais antigos com discos rígidos completos podem precisar de espaço de armazenamento adicional para concluir a atualização. O espaço mínimo em disco rígido é de 100(16)GB para SO de 32 bits ou 200(20) GB para SO de 64 bits.

    D) Uma conexão com a internet é necessária para executar a atualização, mas como o arquivo do Windows 10 é pequeno (cerca de 500 MB) o processo de atualização é rápido, mesmo em banda estreita. (meu pensamento: pode ser feito por um CD/DVD/HD/PENDRIVE)

    E) Muitos aplicativos, arquivos e configurações são migrados como parte da atualização. No entanto, alguns aplicativos não são migrados, como é o caso dos antimalware e antivírus, que precisam ser novamente reinstalados.(salvo engano o w10 possui um antivirus/antimalware nativo, vulgo windowsdefender, logo ele migra junto)

  • Os comentários do Wesley estão cheio de erros grosseiros. Fiz alguns comentários em cima dos q ele fez, como correção em azul.

    A) Os requisitos mínimos do sistema são: processador de 2 GHz (1ghz)ou mais rápido ou SoC; 4 GB (1gb) de RAM para 32 bits ou 8 GB(1gb) (errado, Windows10 64bits recomenda 2GB de RAM)para 64 bits; Windows XP(Errado! Não é possível migrar do XP para o W10), Windows 7 SP1 ou Windows 8.1; placa gráfica DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 3.0.(1.0)

    B) A capacidade de atualização é determinada por outros fatores além do SO. Isso inclui o suporte a drivers e firmware, compatibilidade de aplicativos e suporte a recursos, independentemente de o dispositivo atender à especificação mínima do sistema para o Windows 10. (CERTO)

    C) Dispositivos com unidades de disco rígido de 100 GB e dispositivos mais antigos com discos rígidos completos podem precisar de espaço de armazenamento adicional para concluir a atualização. O espaço mínimo em disco rígido é de 100(16)GB para SO de 32 bits ou 200(20)(Errado, 32GB) GB para SO de 64 bits.

    D) Uma conexão com a internet é necessária para executar a atualização, mas como o arquivo do Windows 10 é pequeno (cerca de 500 MB) o processo de atualização é rápido, mesmo em banda estreita. (meu pensamento: pode ser feito por um CD/DVD/HD/PENDRIVE)(Errado! Os arquivos de instalação do W10 são muito grandes, da ordem de gigas)

    E) Muitos aplicativos, arquivos e configurações são migrados como parte da atualização. No entanto, alguns aplicativos não são migrados, como é o caso dos antimalware antivírus, que precisam ser novamente reinstalados.(salvo engano o w10 possui um antivirus/antimalware nativo, vulgo windowsdefender, logo ele migra junto)

    Fonte:

    [1] https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/atualiza%C3%A7%C3%A3o-de-xp-para-w10/ebe760d7-1255-498a-b087-eb0fae061c7b

    [2] https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-10-specifications

  • A capacidade de atualização é determinada por outros fatores além do SO. Isso inclui o suporte a drivers e firmware, compatibilidade de aplicativos e suporte a recursos, independentemente de o dispositivo atender à especificação mínima do sistema para o Windows 10.


ID
2210053
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um administrador de um servidor Linux deseja trocar o dispositivo de boot padrão de disco rígido para o drive de CD-ROM. Para que essa troca ocorra é necessário alterar a configuração em:

Alternativas
Comentários
  • D:

    A opção de boot efetuada no setup permite alteração da ordem de Boot.


ID
2307250
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Microsoft Windows Server 2000 foi desenvolvido para trabalhar com um ou mais processadores de 32 bits em computadores na arquitetura x86. Para permitir que aplicações de 16 bits do MS-DOS rodem no Windows 2000 é necessário o:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Virtual DOS Machine (VDM) é a máquina virtual que simula um DOS no Windows.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Virtual DOS Machine (VDM)


ID
2324872
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sob a perspectiva da área de arquitetura de sistemas operacionais, leia as afirmativas a seguir sobre conceitos, componentes e serviços.
I) Threads dentro de um mesmo processo dividem o mesmo espaço de armazenamento.
II) A exclusão mútua implementa uma solução para o problema de dois processos concorrentes entrarem ao mesmo tempo em suas respectivas regiões críticas.
III) Sistemas com múltiplos processadores, usuários ou servidores, se enquadram na categoria de sistemas computacionais do tipo MISD (Multiple Instruction Single Data).
IV) Processos do tipo CPU-Bound estão associados a aplicações comerciais baseadas em um elevado número de operações em bancos de dados.
V) Alocação contígua, alocação encadeada e alocação indexada são exemplos de técnicas usadas por sistemas operacionais para a gerência do espaço em disco.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    III) Sistemas com múltiplos processadores, usuários ou servidores, se enquadram na categoria de sistemas computacionais do tipo MISD (Multiple Instruction Single Data).

    Errado. Enquadram-se na categoria MIMD(Multiple Instruction, Multiple Data streams).

     

    IV) Processos do tipo CPU-Bound estão associados a aplicações comerciais baseadas em um elevado número de operações em bancos de dados.

    Errado. Processo com CPU predominante (CPU-bound) gasta muito tempo realizando computação, ou seja, há poucos surtos longos (ciclos) de CPU.

     

  • MIMDMultiprocessadores, Multicomputadores

    MISD ➸ Apenas teórico; 

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 

  • I, II, V


ID
2324878
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando-se a arquitetura de sistemas operacionais, assinale a única alternativa em que os conceitos de gerenciamento de memória e a respectiva definição estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memoria principal para o disco(swap out) e vice-versa.

     

    Memória Virtual: Os arquivos de paginação nada mais são do que um espaço no disco rígido reservado para ajudar a armazenar os dados da memória RAM quando ela está cheia. É uma forma de estender a quantidade de memória para os dados temporários utilizados pelos aplicativos em execução sem que você precise fazer um upgrade de hardware.

     

    LRU: Algoritmos de troca de página renderam muitas pesquisas nas décadas de 60 e 70. A maioria delas terminou com o desenvolvimento dos sofisticados algoritmos de aproximação LRU (Least Recently Used, Menos Recentemente Usado). Desde então, alguns pressupostos básicos feitos pelas trocas de página tradicionais tornaram-se inválidos, resultando numa nova retomada de pesquisas. Particularmente, as seguintes tendências de comportamento do hardware e do software de usuário passaram a afetar os algorimos de paginação:

    o tamanho da memória primária aumentou em várias ordens de magnitude; com tantos gigabyte de memória primária, os algoritmos que demandavam checagem periódica de cada quadro passaram a ser menos práticos;

    a hierarquia de memória cresceu, e o custo da memória cache de CPU é muito maior, o que exacerba o problema anterior; e

    a localidade de referência dos softwares enfraqueceu, principalmente devido à proliferação de técnicas de programação orientada a objeto que favorecem um grande número de pequenas funções e o uso de estruturas sofisticadas como árvores e tabelas hash, que tendem a resultar em padrões caóticos de referência à memória, e o advento do coletor de lixo que mudou drasticamente o comportamento de acesso à memória dos programas.

     

    Unidade de Gerenciamento de Memória ou MMU (do inglês Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que traduz endereços virtuais em endereços físicos, é geralmente implementada como parte da Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit), mas pode também estar na forma de um circuito integrado separado. Um MMU é efetivo em gerenciamento de memória virtual, manipulação e proteção de memória, controle de cache e, em arquiteturas mais simples de computador, como em sistemas de 8 bits, bank switching.

    Vamos sempre na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

  • A banca tentou confundir:

    (e) MMU (Memory Managment Unity): módulo do sistema operacional responsável por mapear o espaçamento de endereçamento virtual no espaço de endereçamento físico.

    quando o correto seria:

    (e) MMU (Memory Managment Unity): módulo do hardware, ou dispositivo de hardware responsável por mapear o espaçamento de endereçamento virtual no espaço de endereçamento físico.

     

  • Espaço de endereçamento de um processo: conjunto de endereços que um processo utiliza para acessar a memória do sistema, para executar instruções e armazenar dados.


ID
2407123
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as seguintes definições.

I - Dispositivo de software cujo trabalho é fornecer aos programas do usuário um modelo de computador melhor, mais simples e mais limpo e lidar com o gerenciamento de recursos.

II - Conjunto de instruções, organização de memória, E/S e estrutura de barramento.

III - Associa-se a um conjunto de recursos, normalmente incluindo registradoras, uma lista de arquivos abertos, alarmes pendentes, lista de processos relacionados e todas as demais informações necessárias para a execução de um programa.

IV - Realiza-se pelo gerenciamento de recursos de duas maneiras diferentes: no tempo e no espaço.

V - É um programa ou um conjunto de programas.

As definições acima são relacionadas, respectivamente, aos conceitos de: 

Alternativas
Comentários
  • Sistema Operacional - Dispositivo de software cujo trabalho é fornecer aos programas do usuário um modelo de computador melhor, mais simples e mais limpo e lidar com o gerenciamento de recursos.

     

    Arquitetura - Conjunto de instruções, organização de memória, E/S e estrutura de barramento.

     

    Processo - Associa-se a um conjunto de recursos, normalmente incluindo registradoras, uma lista de arquivos abertos, alarmes pendentes, lista de processos relacionados e todas as demais informações necessárias para a execução de um programa.

     

    Multiplexa­ção - Realiza-se pelo gerenciamento de recursos de duas maneiras diferentes: no tempo e no espaço.

     

    Tarefa - É um programa ou um conjunto de programas.

     

     


ID
2407165
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas operacionais podem ser examinados de acordo com suas estruturas divididas em seis principais grupos: sistemas monolíticos, sistemas de camadas, micronúcleo, modelo cliente-servidor, máquinas virtuais e exonúcleo. Em um determinado grupo, a ideia básica inicial por trás do projeto, em particular, consiste na execução de cada driver de dispositivo e de cada sistema de arquivos como um processo de usuário separado onde um erro em um deles pode "quebrar” aquele componente, mas não pode "quebrar" o sistema inteiro. Assim, um erro na unidade de áudio fará com que o som seja adulterado ou interrompido, mas não travará o computador. Esta ideia básica é proveniente de qual grupo?

Alternativas
Comentários
  • Micronúcleo/Microkernel: arquitetura de núcleo (kernel) de um sistema operativo cujas funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo, em oposição a um núcleo monolítico. Logo, o erro em uma unidade não corromperá o núcleo "travando o computador".

  • Sistema monolítico - É a mais comum. O SO inteiro é executado como um único programa do modo núcleo.

     

    Sistema de camadas - Organização do SO como uma hierarquia de camadas, cada uma delas construída sobre a camada imediatamente inferior.

     

    Micronúcleo - a ideia básica inicial por trás do projeto é alcançar a confiabilidade por meio da divisão do SO em módulos pequenos, bem definidos, e apenas um desses módulos - o micronúcleo - é executado no modo núcleo e o restante é executado como processos de usuários comuns relativamente sem potência.

     

    Máquina virtual - Cada máquina virtual é a cópia exata do hardware, por isto, cada uma delas pode executar qualquer sistema operacional capaz de ser executado diretamente sobre o hardware. Diferentes máquinas virtuais podem - e isso ocorre com frequência - executar diferentes sistemas operacionais.

     

    Exonúcleo - em vez de clonar a máquina real, como é feito no caso das máquinas virtuais, outra estratégia é dividi-la ou, em outras palavras, dar a cada usuário um subconjunto de recursos. Na camada mais inferior, executando em modo núcleo, há um programa denominado exonúcleo. Sua tarefa é alocar recursos às máquinas virtuais e então verificar as tentativas de usá-los para assegurar-se de que nenhuma máquina esteja tentando usar recursos de outras.

  • Os serviços do sistema são disponibilizados através de processo, onde cada um é responsável por oferecer um conjunto específico de funções, como gerência de arquivos, gerência de processos, gerência de memória e escalonamento.

    Permite que os servidores executem em modo USUÁRIO, ou seja, não tenham acesso direto a certos componentes do sistema. Apenas o núcleo do sistema, responsável pela comunicação entre clientes e servidores. Como consequência, se ocorrer um erro em um servidor, este poderá parar, mas o sistema NÃO ficará inteiramente comprometido.


ID
2481985
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

REST (Representational State Transfer) é um estilo de arquitetura para projetar sistemas computacionais distribuídos. Analise as afirmativas a seguir sobre o estilo arquitetônico REST:

I. As interações REST são stateless, ou seja, cada requisição contém todas as informações necessárias para um conector compreendê-la, independentemente de requisições anteriores.

II. Os métodos PUT e POST do protocolo HTTP são considerados como idempotentes na arquitetura REST.

III. Recursos são unicamente identificados por meio de URIs (Uniform Resource Identifier).

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Idempotência: 

    É a propriedade que algumas operações têm de poder ser aplicadas várias vezes sem que o valor do resultado se altere após a aplicação inicial. GET, PUT, DELETE, HEAD e OPTIONS.

     

    POST não possui essa caracteristicas

  • Prezados,

    O item I está correto, as iterações REST são stateless, não guardam valor de sessão.
    O item II está errado, O método PUT é idempotente, enquanto o método POST não.
    O item III está correto, a identificação primária dos recursos na arquitetura REST é a URI.

    Fonte : https://restfulapi.net/rest-put-vs-post/ 

    Portanto a alternativa correta é a letra D


  • somente I e III;

  • "Por que o POST não é idempotente? Vamos lá, a principal funcionalidade de uma chamada POST é criar um recurso, então a cada requisição que se realizar, um recurso será criado e assim alterando o estado da aplicação e não mantendo o atual.

    O PUT é um caso legal, ele altera o estado de uma aplicação certo? Agora imagina o seguinte, tenho o mesmo endpoint que citei acima, porém, com o verbo PUT, se eu alterar o campo city de “Araraquara” para “São Paulo” e enviar uma vez, será alterado meu objeto e o estado da aplicação, com um status 200, porém, se o mesmo payload for enviado novamente, a resposta será igual a da primeira chamada, com o mesmo status e body"

    .

    https://medium.com/@lucasschwenke/idempot%C3%AAncia-uma-boa-pr%C3%A1tica-a-se-utilizar-em-servi%C3%A7os-rest-633c38f4d7c0

  • Leiam o comentário do Leandro Henrrique, Plinio e do Professor. Caso ainda não entenda, leia este aqui, pois tentarei simplificar. Vamos lá...

    Relembrando. O que é o Rest?

    • R: É uma sigla que traduzido quer dizer: transferência de estado representacional. Em outras palavras, é uma arquitetura usada para transferência. Ele não armazena estado nas mudanças (condição atual sobre o processamento da requisição) - stateless. Ademais, posso identificar tudo no endereço completo do site (URIs).

    Até aqui já identificamos que as letras I e III estão corretas. Vejamos o erro da II e dizer de forma simples o que é a idempotência.

    • Quando eu lido com transferência em Rest, tenho que determinar as ações a serem feitas e para isso são usados os métodos. A questão está abordando dois métodos, a saber: PUT e o POST.
    • O PUT sobrescreve (idempotente). Posso enviar quantas requisições que eu quiser, que é visto como apenas uma modificação.
    • O POST não sobrescreve (não idempotente). Cada requisição enviada exigirá criar novos recursos com novas URIs

    GABARITO D

    Referências: 

    1. https://restfulapi.net/rest-put-vs-post/
    2. https://www.totvs.com/blog/developers/rest/
    3. https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca/


ID
2493061
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à arquitetura de sistema de computação, assinalando a seguir a opção correta.

( ) Há processadores de uso específico que são componentes de baixo nível embutidos no hardware. O sistema operacional não pode se comunicar com esses processadores. Eles executam suas tarefas autonomamente.

( ) Os sistemas multiprocessadores têm três vantagens principais: aumento do throughput, alta disponibilidade e aumento da confiabilidade.

( ) Os sistemas multicore são multiprocessadores, mas nem todos os sistemas multiprocessadores são multicore.

( ) O sistema em cluster reúne várias CPUs. Esses sistemas diferem dos sistemas multiprocessadores por serem compostos de dois ou mais sistemas individuais, ou nós, acoplados. Tais sistemas são considerados fortemente acoplados.

( ) Em um sistema de processador único, há uma CPU principal capaz de executar um conjunto de instruções de uso geral, incluindo instruções provenientes de processos de usuário. Quase todos os sistemas de processador único também têm outros processadores de uso específico.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra (B)

    Os sistemas multiprocessadores têm três vantagens principais: aumento do throughput, alta disponibilidade e aumento da confiabilidade.

    Falso

     O sistema em cluster reúne várias CPUs. Esses sistemas diferem dos sistemas multiprocessadores por serem compostos de dois ou mais sistemas individuais, ou nós, acoplados. Tais sistemas são considerados fortemente acoplados. 

    Falso, Vale ressaltar que os sistemas em clusters são considereados Fracamentes acoplados,

  • (V) Há processadores de uso específico que são componentes de baixo nível embutidos no hardware. O sistema operacional não pode se comunicar com esses processadores. Eles executam suas tarefas autonomamente.

    (F) Os sistemas multiprocessadores têm três vantagens principais: aumento do throughput, alta disponibilidade (economia de escala) e aumento da confiabilidade.

    (V) Os sistemas multicore são multiprocessadores, mas nem todos os sistemas multiprocessadores são multicore.

    (F) O sistema em cluster reúne várias CPUs. Esses sistemas diferem dos sistemas multiprocessadores por serem compostos de dois ou mais sistemas individuais, ou nós, acoplados. Taís sistemas são considerados fortemente (fracamente) acoplados.

    (V) Em um sistema de processador único há uma CPU principal capaz de executar um conjunto de instruções de uso geral, incluindo instruções provenientes de processos de usuário. Quase todos os sistemas de processador único também têm outros processadores de uso específico.

  • Só para complementar:

     

    - (F) Os sistemas multiprocessadores têm três vantagens principais: aumento do throughput, alta disponibilidade e aumento da confiabilidade.

     

        Os sistemas multiprocessados têm três vatagens: aumento do throughput, econômia de escala e aumento  da confiabilidade. 

     

     

        A Alta disponibilidade é caracteristica dos Sistemas com múltiplos processadores (Clusters). 

     

     

    - (F) O sistema em cluster reúne várias CPUs. Esses sistemas diferem dos sistemas multiprocessadores por serem compostos de dois ou mais sistemas individuais, ou nós, acoplados. Taís sistemas são considerados fortemente acoplados. 

     

           Sistemas com múltiplos processadores: 

     

               Fortemente Acoplados: Compartilham a M.P (SMP e NUMA)

     

               Fracamente Acoplados: Dois ou mais sistemas computacionais independentes conectados através de linhas de                  comunicação (Sistemas Operacionais de Rede (SOR) e Sistemas Distribuídos (Clusters)) 

     

  • A fonte dessa questão está no livro : Fundamentos de sistemas Operacionais - Silberschatz

    Capítulo 1

    https://www.passeidireto.com/arquivo/45243020/fundamentos-de-sistemas-operacionais


ID
2562442
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A Microsoft estabelece alguns requisitos mínimos de máquina para a instalação do Windows Server 2016. Em uma situação hipotética, a um Analista de Suporte do Tribunal Superior do Trabalho− TST, foram solicitadas respostas quanto aos seguintes requisitos:


− Quais são as restrições quanto aos dispositivos de armazenamento persistentes em servidores classificados como unidades de disco rígido?

− Com qual especificação de arquitetura deve ser compatível o adaptador de rede?

− Quais são os requisitos mínimos de processador?


As respostas, correta e respectivamente, são:  

Alternativas
Comentários
  • Os computadores que executam o Windows Server 2016 devem incluir um adaptador de armazenamento compatível com a especificação de arquitetura PCI Express. Os dispositivos de armazenamento persistentes em servidores classificados como unidades de disco rígido não devem ser PATA;

     

    Processador de 1,4 GHz e 64 bits;

     

    Questão retirada daqui:

     

    https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/get-started/system-requirements

  • PATA e IDE são as mesmas coisas. Examinador botou os dois nomes só pra te confundir. 

     

  • não devem ser dispositivos PATA; arquitetura PCI Express; processador de 1,4 GHz e 64 bits.


ID
2624419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de controlador lógico programável (CLP).


Na função NA (normalmente aberto) da linguagem Ladder, o estado da saída digital do CLP será exatamente o mesmo observado na entrada digital.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Controlador Lógico Programável (CLP) ou do inglês PLC (Programmable Logic Controller) é um dos controladores mais utilizados na indústria. Conceitualmente, CLP é um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais.Mais a fundo, é um computador especializado, baseado em um microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software)PB. É amplamente utilizado na indústria para o controlePE de diversos tipos e níveis de complexidade. Deve possuir um processador com software de controle e hardware que suporte operação em ambientes industriais. Este software, que é  específico para automação e controle, possui um sistema operacional de tempo real, algo indispensável para controle de processos de alto risco como os que se encontram nas indústrias. Já o Hardware deve suportar as condições extremas de trocas temperatura, umidade, pressão entre outras situações as quais um computador padrão não suportaria.

    Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento pelo número de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S). Também são classificados em compactos, nos quais todos os pontos de entrada e saída estão juntos em uma mesma unidade, e modulares onde os pontos de entrada e saída podem ser conectados e desconectados para alterar a estrutura e controlar outro processo. Além deste tipo de classificação, também podemos dividir os CLP’s em relação ao tipo de controle entre outras categorias. 

    Controlador Lógico Programável segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.

    Um CLP é o controlador indicado para lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos (SEDs), ou seja, com processos em que as variáveis assumem valores zero ou um (ou variáveis ditas digitais, ou seja, que só assumem valores dentro de um conjunto finito). Podem ainda lidar com variáveis analógicas definidas por intervalos de valores de corrente ou tensão elétrica. As entradas e/ou saídas digitais são os elementos discretos, as entradas e/ou saídas analógicas são os elementos variáveis entre valores conhecidos de tensão ou corrente.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Na linguagem Ladder a combinação de contatos abertos, correspondentes às entradas, permitirá energizar uma determinada carga, que corresponde à saída. Na função NA, o estado da saída digital é idêntico ao da entrada digital. Assim, quando I1 estiver em alto nível, a saída Q1 estará ativada; e, quando I1 estiver em baixo nível, a saída Q1 estará desativada.

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4203391/mod_resource/content/0/eTecCLP.pdf

    páginas 38 e 39

  • Gabarito Certo:

    A lógica ladder é uma técnica utilizada para desenhar lógica usando relés. Estes diagramas já eram utilizados para documentar antigos armários de relés, antes da existências dos CLPs. Sua notação é bastante simples: Uma linha vertical à esquerda representa um barramento energizado.


ID
2624425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de controlador lógico programável (CLP).


O CLP com entradas analógicas é normalmente utilizado em processos que exijam controle de alta precisão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Controlador Lógico Programável (CLP) ou do inglês PLC (Programmable Logic Controller) é um dos controladores mais utilizados na indústria. Conceitualmente, CLP é um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais.Mais a fundo, é um computador especializado, baseado em um microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software)PB. É amplamente utilizado na indústria para o controlePE de diversos tipos e níveis de complexidade. Deve possuir um processador com software de controle e hardware que suporte operação em ambientes industriais. Este software, que é  específico para automação e controle, possui um sistema operacional de tempo real, algo indispensável para controle de processos de alto risco como os que se encontram nas indústrias. Já o Hardware deve suportar as condições extremas de trocas temperatura, umidade, pressão entre outras situações as quais um computador padrão não suportaria.

    Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento pelo número de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S). Também são classificados em compactos, nos quais todos os pontos de entrada e saída estão juntos em uma mesma unidade, e modulares onde os pontos de entrada e saída podem ser conectados e desconectados para alterar a estrutura e controlar outro processo. Além deste tipo de classificação, também podemos dividir os CLP’s em relação ao tipo de controle entre outras categorias. 

    Controlador Lógico Programável segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.

    Um CLP é o controlador indicado para lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos (SEDs), ou seja, com processos em que as variáveis assumem valores zero ou um (ou variáveis ditas digitais, ou seja, que só assumem valores dentro de um conjunto finito). Podem ainda lidar com variáveis analógicas definidas por intervalos de valores de corrente ou tensão elétrica. As entradas e/ou saídas digitais são os elementos discretos, as entradas e/ou saídas analógicas são os elementos variáveis entre valores conhecidos de tensão ou corrente.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GAB: CORRETO

    Controlador Lógico Programável / Entradas Analógicas

    As entradas analógicas de um CLP são geralmente empregadas em processos que exigem um controle mais preciso, identificando e atualizando a cada varredura o valor instantâneo da variável de entrada. As principais variáveis físicas medidas por entradas analógicas são temperatura e pressão. Para isso, são utilizados dispositivos, tais como sensores de pressão e termopares, que convertem as variáveis físicas em sinais elétricos proporcionais, cujas amplitudes são reconhecidas pelas entradas analógicas do CLP. Esses sinais elétricos podem ser de tensão ou corrente, cuja faixa de valores mais utilizada é, respectivamente, 0 a 10 Vcc e 4 mA a 20 mA. A Figura 2.2 mostra um exemplo de módulo de entrada analógica de tensão, o qual utiliza um conversor de sinais analógicos para digitais (ADC)

    FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4203391/mod_resource/content/0/eTecCLP.pdf


ID
2746321
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O aumento da facilidade de acesso à Internet tem permitido uma grande disponibilização da informação. Para dar suporte a essa facilidade de acesso é necessária uma enorme infraestrutura de hardware e software. Considerando as características de computadores paralelos, analise as proposições a seguir:


I. Um sistema de multiprocessamento simétrico pode ser composto por milhares de computadores com processadores e sistemas operacionais heterogêneos.

II. Um sistema de processamento paralelo em massa visa resolver problemas que exigem capacidade de utilização de memória compartilhada usando um único conjunto de núcleos de processamento localizados em um mesmo computador.

III. Um cluster de computadores é uma coleção de dois ou mais computadores usados para executar um dado problema podendo conter processadores multicore.

IV. Um grid computing provê uma plataforma na qual recursos computacionais são organizados dentro de um ou mais conjuntos lógicos, as tarefas são divididas entre diversos computadores locais ou remotos formando um “super computador virtual”.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I) INCORRETA. Definição de um GRID e não de um SMP


    II) INCORRETA. De fato, um dos objetivos do processamento paralelo é resolver problemas que exigem capacidade de utilização de memória compartilhada. Porém, seu uso pode ser tanto em um conjunto de nucluos em uma mesma máquina (SMP por exemplo), quanto em multiplas máquinas com multiplos processadores (Cluster, GRID, NUMA...)


    III) CORRETA.


    IV) CORRETA. O “super computador virtual” que a assertiva define é, na verdade, um software que abstrai todos os nós membro do GRID, de forma que este conjuto apareça para o usuário final como se fosse uma única máquina. Este software é o MiddleWare;

  • Somente as proposições III e IV estão corretas.


ID
2921626
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O núcleo do sistema operacional, os drivers, os utilitários e os aplicativos são representados internamente por instruções de máquina, e se diferenciam de acordo com sua capacidade de interagir com o hardware. Enquanto aplicativos e utilitários possuem acesso mais restrito, os drivers e o núcleo devem ter pleno acesso ao hardware para poder configurá-lo e gerenciá- lo. Para que os acessos sejam diferenciados dentre os diversos elementos de software, os processadores contam com:

Alternativas
Comentários
  • níveis de privilégio de execução;


ID
3044146
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em determinado tipo de arquitetura, o processador explora o potencial de paralelismo em nível de instrução, podendo haver várias instruções que executam simultaneamente no mesmo estágio de pipeline e múltiplas instruções que são iniciadas no mesmo ciclo de clock. Através do escalonamento dinâmico, todas as instruções na janela de execução podem iniciar a execução, conforme dependência de dados e recursos. Três tipos de dependência de dados podem ser identificados:


I. Write After Read (WAR). Ocorre se uma instrução usa uma posição como um dos operandos enquanto a instrução seguinte está escrevendo naquela posição.

II. Write After Write (WAW). Ocorre se duas instruções estão escrevendo na mesma posição; se a segunda instrução escreve antes que a primeira, ocorre um erro.

III. Read After Write (RAW). Ocorre quando a saída de uma instrução é exigida como entrada para a instrução subsequente.


O tipo de arquitetura do processador e os 3 tipos de dependência de dados são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Fonte: https://www.ic.unicamp.br/~rodolfo/Cursos/mo401/2s2005/Trabalho/029043-superescalar.pdf

  • Na arquitetura superescalar, várias instruções podem ser iniciadas simultaneamente e executadas independentemente umas das outras. A arquitetura pipeline permite que diversas instruções sejam executadas ao mesmo tempo, desde que estejam em estágios diferentes do pipeline.

    As arquiteturas superescalares incluem todos os aspectos do pipeline e ainda acrescentam o fato de as instruções poderem estar executando no mesmo estágio do pipelining (em linhas pipelining diferentes). Assim, elas têm a habilidade de iniciarem múltiplas instruções no mesmo ciclo de clock. A forma como estão dispostas e utilizadas as estruturas e os componentes do processador define o modelo da arquitetura de um processador. Há diversas classificações de arquiteturas de processadores baseadas nas suas políticas e nos caminhos de execução dos dados.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Superescalar

  • B) Superescalar – Antidependência − Dependência de saída − Dependência de dados verdadeira.

  • Mesmo que eu responda 30x todas elas serão erradas... Cada questão que eu vou te falar rs.

  • Atualização:

    Art. 1° Caberá prisão temporária:

    I - quando imprescindível para as investigações do inquérito policial;

    II - quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade;

    III - quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos seguintes crimes:

    a) homicídio doloso

    b) sequestro ou cárcere privado

    c) roubo 

    d) extorsão 

    e) extorsão mediante sequestro;

    f) estupro , e sua combinação com o;          

    g) atentado violento ao pudor (Não existe mais)

    h) rapto violento (Não existe mais)

    i) epidemia com resultado de morte ;

    j) envenenamento de água potável ou substância alimentícia ou medicinal qualificado pela morte

    l) quadrilha ou bando (Agora é Associação Criminosa)

    m) genocídio

    n) tráfico de drogas

    o) crimes contra o sistema financeiro

    p) crimes previstos na Lei de Terrorismo.          

  • ✅Gabarito(B)  

    Questão de nível difícil - Arquitetura de Computadores - Pipeline

    Dependências ou Conflitos

    ➥ Conflitos Estruturais :

    Pode haver acessos simultâneos à memória feitos por 2 ou mais estágios.

    ➥ Dependências de Dados:

    As instruções dependem de resultados de instruções anteriores, ainda não completadas.

    Problema: uma instrução faz uso de um operando que vai ser produzido por uma outra instrução que ainda está no pipeline.

    A execução da instrução seguinte depende de operando calculado pela instrução anterior.

    Tipos de dependências de dados: Dependência verdadeiras e Dependências falsas

    ➥ Dependências de Controle:

    A próxima instrução não está no endereço subsequente ao da instrução anterior

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Dependência verdadeiras 

    • Dependências verdadeiras (diretas) ou RAW (Read After Write): uma instrução utiliza um operando que é produzido por uma instrução anterior

    Dependências falsas

    • Antidependência ou WAR (Write After Read): uma instrução lê um operando que é escrito por uma instrução sucessora.

    • Dependência de saída ou WAW (Write After Write): uma instrução escreve em um operando que é também escrito por uma instrução sucessora.

    Fonte: SSC0510 Arquitetura de Computadores 5ª Aula – Pipeline - Profa. Sarita Mazzini Bruschi

    Acessado em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php


ID
3087931
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Tatuí - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a escalabilidade de sistemas computacionais, entende-se por escala vertical a capacidade que o sistema tem de

Alternativas
Comentários
  • Escalar verticalmente (scale up) significa adicionar recursos em um único nó do sistema (mais memória ou um disco rígido mais rápido).

    Escalar horizontalmente (scale out) significa adicionar mais nós ao sistema, tais como um novo computador com uma aplicação para clusterizar o software

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  • B) expandir seus próprios recursos, sem a necessidade de inclusão de novas máquinas.


ID
3154231
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No processo de instalação do Windows Server 2019, para que seja designada uma unidade adicional para armazenamento de arquivos, além da utilizada para o sistema operacional, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra B?


ID
3204088
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à arquitetura de computadores e a sistemas operacionais, julgue o item


Existe uma variedade de sistemas de computação, entre eles, os emuladores, que imitam processos da vida real especificamente por meio de softwares, exemplificados pelos simuladores de guerra.

Alternativas
Comentários
  • Emulador é diferente de simulador

  • Simulação é imitar. Emulação é reproduzir.

    Simulação tem a ver com a possibilidade de imitar o comportamento de um sistema sem necessariamente reproduzir seus componentes ou saber como ele funciona internamente.

    Emulação tem a ver com a possibilidade de reconstruir um sistema a partir do entendimento do funcionamento do mesmo, de forma que o resultado seja bastante semelhante ao original.

    Um exemplo ilustrativo: No filme "Enigma de Outro Mundo", o alienígena tem um processo de reprodução que a partir do DNA da sua vítima replica uma nova pessoa, imitando quase que completamente seus órgãos, tecidos, etc. Isso seria uma emulação. Já no filme "Homem Bicentenário", um robô tenta imitar a aparência e comportamento dos humanos. Isso seria uma simulação.

    https://pt.stackoverflow.com/questions/186164/qual-diferen%C3%A7a-entre-simulador-e-emulador


ID
3204091
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação à arquitetura de computadores e a sistemas operacionais, julgue o item


Considere‐se que um programa seja um laço de sessenta instruções, que é executado trinta vezes. Nesse caso, sabendo‐se que o referido programa demora 9.000 ciclos para ser executado, é correto afirmar que o valor de CPI é igual a 5.

Alternativas
Comentários
  • CPI = Ciclos por instrução ou cloks por instrução.

    Como o programa executou 30 vezes um laço de 60 instruções, logo foram executadas 1800 instruções em um período de 9000 ciclos. Dividindo 9000 por 1800 temos a relação ciclos por instrução, que resulta 5.

  • matemática ou informática?

  • matemática ou informática?


ID
3227023
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PRODEB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A memória rápida também tem um valor financeiro maior. Para amenizar essa questão, há a hierarquia de memória, organizada em vários níveis, em que a menor é mais rápida e com maior valor por byte. Sobre hierarquia de memória, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • D) Da mais veloz para a mais lenta: Registradores, Cache L1, Cache L2, Cache L3, Memória RAM, Disco.

  • d-

    hierarquia das memorias:

    registrador > cache > ram > ssd > hdd > disco optico > fita magnetica


ID
3305440
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional, no geral, tem como funções: o gerenciamento de processos, o gerenciamento de memória, o sistema de arquivos e a entrada e saída de dados. Independente do sistema operacional utilizado, essas funções são executadas. Os sistemas operacionais podem ser classificados em relação ao seu projeto, ou seja, a arquitetura quanto ao gerenciamento de processos e ao número de usuários que podem utilizar o sistema simultaneamente. Sobre a classificação dos sistemas operacionais, assinale A (Arquitetura) e P (Processos) nos sistemas apresentados a seguir.

( ) Sistema em camadas.
( ) Monitor de máquinas virtuais.
( ) Multiprogramação.
( ) Micronúcleo.
( ) Multitarefa.

A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Sistemas em camadas, Monitor de Máquinas Virtuais e Micronúcleo: Arquitetura;

    Multiprogramação, Multitarefa: Processo;

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • A, A, P, A, P.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
3305620
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional, no geral, tem como funções: o gerenciamento de processos, o gerenciamento de memória, o sistema de arquivos e a entrada e saída de dados. Independente do sistema operacional utilizado, essas funções são executadas. Os sistemas operacionais podem ser classificados em relação ao seu projeto, ou seja, a arquitetura quanto ao gerenciamento de processos e ao número de usuários que podem utilizar o sistema simultaneamente. Sobre a classificação dos sistemas operacionais, assinale A (Arquitetura) e P (Processos) nos sistemas apresentados a seguir.
( ) Sistema em camadas.
( ) Monitor de máquinas virtuais.
( ) Multiprogramação.
( ) Micronúcleo.
( ) Multitarefa.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • A, A, P, A, P.

  • Micronúcleo remete a Arquitetura do sistema operacional. Por eliminação já dava para ir na letra "C". A Multitarefas já é parte da programação, dos processos (P) envolvidos no sistema operacional.

  • A (Arquitetura) => ( ) Sistema em camadas.

    A (Arquitetura) => ( ) Monitor de máquinas virtuais.

    P (Processos) => ( ) Multiprogramação.

    A (Arquitetura) => ( ) Micronúcleo.

    P (Processos) => ( ) Multitarefa.

    GAB. C

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
3359647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um servidor Linux que provê virtualização com KVM, foi executado o comando cat /proc/cpuinfo e, na saída, apareceu a flag vmx.


Nesse caso, o comando foi executado em um servidor com processador

Alternativas
Comentários
  • Testei aqui:

    cat /proc/cpuinfo

    processor : 7

    vendor_id : GenuineIntel

    cpu family : 6

    model : 60

    model name : Intel(R) Core(TM) i7-4790 CPU @ 3.60GHz

    stepping : 3

    microcode : 0x27

    cpu MHz : 2651.491

    cache size : 8192 KB

    physical id : 0

    siblings : 8

    core id : 3

    cpu cores : 4

    apicid : 7

    initial apicid : 7

    fpu : yes

    fpu_exception : yes

    cpuid level : 13

    wp : yes

    flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx pdpe1gb rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc cpuid aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx smx est tm2 ssse3 sdbg fma cx16 xtpr pdcm pcid sse4_1 sse4_2 x2apic movbe popcnt tsc_deadline_timer aes xsave avx f16c rdrand lahf_lm abm cpuid_fault epb invpcid_single pti ssbd ibrs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid ept_ad fsgsbase tsc_adjust bmi1 avx2 smep bmi2 erms invpcid xsaveopt dtherm ida arat pln pts md_clear flush_l1d

    bugs : cpu_meltdown spectre_v1 spectre_v2 spec_store_bypass l1tf mds

    bogomips : 7183.77

    clflush size : 64

    cache_alignment : 64

    address sizes : 39 bits physical, 48 bits virtual

    power management:

  • CABE RECURSO : AMD ou INTEL

    A máquina virtual baseada em kernel (KVM) é uma tecnologia de virtualização open source baseada no Linux. Especificamente, com a KVM, você pode transformar o Linux em um hipervisor, permitindo que uma máquina host execute vários ambientes virtuais isolados, chamados máquinas guest ou máquinas virtuais.

    Atualmente a KVM suporta virtualização nativa usando Intel VT ou AMD-V.

  • Intel

  • Questão de alto de nível:

    Vamos lá, se o vendor for Intel -> flag vmx - se for AMD -> flag svm, conforme a explicação abaixo:

    Information about what cpu supports Hardware virtualization.

    Contents [] 

    VT-x, shows in /proc/cpuinfo as the vmx flag. (grep vmx /proc/cpuinfo)

    AKA Vanderpool

    See Wikipedia's article on x86 virtualization, for a list of processors that include it.

    AMD-V, shows in /proc/cpuinfo as the svm flag. (grep svm /proc/cpuinfo)

    AKA Pacifica, AKA AMD Virtualization

    Virtualization support for ARM was initially added to ARMv7-A processors starting with Cortex-A15 and including Cortex-A7 and Cortex-A17.

    ARMv8-A processors include support for virtualization.

    Refer to  for more information.

    fonte:

  • Gabarito B ) Intel

    Simplificando

    o mesmo comando: no Intel = flag vmx e no AMD = flag svm

    .

    KVM = Kernel Virtual Machine = maquina virtual / simulador com hardware de alta compatibilidade

    Placa de video = VGA / Placa de som Sounblaster 16 / Placa de rede Realtek

  • Gabarito: Letra (B).

     

    O fato é que vmx se refere a uma flag da CPU para o recurso VT-x da Intel, que representa a tecnologia desenvolvida pela Intel para virtualização na plataforma x86. Já se você visualizar a flag svm, trata-se de suporte a virtualização em processadores AMD (AMD-V ao invés de VT-x). 

    Bons estudos...

  • Gabarito: Letra B.

     

    Pessoal, essa é uma questão muito específica sobre virtualização. O fato é que vmx se refere a uma flag da CPU para o recurso VT-x da Intel, que representa a tecnologia desenvolvida pela Intel para virtualização na plataforma x86. Já se você visualizar a flag svm, trata-se de suporte a virtualização em processadores AMD (AMD-V ao invés de VT-x). Portanto, gabarito Letra B.

  • Chute e é goolll

  • Intel.

  • Com conhecimento mínimo dá pra eliminar 3 alternativas, mas ainda assim a chance de errar é 50%

  • B

    Intel.

  • Deixaria em branco. Nunca havia visto algo assim.

  • Chute e é goolll [2]

    Usei a "lógica" quem domina o mercado de processadores para servidores!? Intel.


ID
3363793
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Precisa-se adquirir um sistema operacional(associado a uma CPU) que trabalhe com diversos computadores interligados por rede dedicada,através de fibra ótica, com outros computadores que apenas monitoram as atividades dos demais computadores, entrando em ação somente no caso de falha do computador monitorado.
Para esse caso,
o sistema operacional a ser adquirido é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Cluster assimétrico

    Um servidor funciona como interface (front-end) e distribui para outro servidor

    Cluster simétrico

    Todos os servidores executam a mesma aplicação com prioridades iguais

  • Multicomputador em cluster assimétrico.

  • Comunicação entre Nós:

    Multiprocessadores: RAM compartilhada

    Multicomputadores: Interconexão dedicada (é o que menciona o enunciado: "...interligados por rede dedicada..."

    Fonte: Sistemas Operacionais Modernos - Capítulo 8


ID
3580750
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere a sistemas operacionais, julgue o item 


No denominado thrashing, o sistema operacional desperdiça tempo de processamento, realizando trocas de páginas entre a memória lógica e a física, aparentando estar “travado” e executando considerável acesso a disco no lugar de processamento efetivo.

Alternativas
Comentários
  • Thrashing é a excessiva transferência de páginas/ segmentos entre a Memória Principal e a Memória Secundária. Problemas existentes tanto em paginação quanto a segmentação podem ocorrerem em nível de processo ou de sistema, aparentando estar "travando".

  • Thrashing: situação em que o SO consome mais tempo em substituição de páginas do que utilizando a CPU. Muitas faltas de páginas (page faults) e alta taxa de paginação, processo passa mais tempo esperando por páginas do que executando.


ID
3593995
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2012
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

“O GNU GRUB ou apenas GRUB foi criado pelo projeto GNU para ser multicarregador de sistemas operacionais.”

(Soares e Fernandes, 2010.)

Acerca das informações sobre o GRUB, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Suporta o sistema de arquivos EXT2 e EXT3.
( ) Não suporta o sistema de arquivos ISO9660.
( ) É um programa que pode carregar qualquer arquivo executável que contenha um cabeçalho multiboot nos seus 8 kb iniciais.
( ) Seu cabeçalho é composto por uma sequência de bits, divididos da seguinte forma: 32 bits para um número mágico; 32 bits com flags; 32 bits para um segundo número mágico; imagem do arquivo executável.
( ) Não suporta o sistema de arquivos Minix.
( ) O BIOS busca o dispositivo para gerenciamento de boot e carregamento do sistema operacional e, uma vez encontrado, move o controle para o MBR.
( ) Diferentemente dos gerenciadores convencionais que precisam manter uma tabela de blocos, o GRUB pode rastrear o sistema de arquivos existente.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
4180975
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre as estruturas dos sistemas operacionais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas dedesempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed

  • A = CADA UMA CONSTRUIDA SOBRE A CAMADA ABAIXO DELA.

    B = ATINGIR ALTA CONFIABILIDADE

    A ideia básica por trás do projeto de micronúcleo é atingir uma alta confiabilidade através da divisão do sistema operacional em módulos pequenos e bem definidos, apenas um dos quais — o micronúcleo — é executado em modo núcleo e o resto é executado como processos de usuário comuns relativamente sem poder

    C = Pode acontecer de ser no MESMO PC, ele está restringindo

    Desse modo, o modelo cliente-servidor é uma abstração que pode ser usada para uma única máquina ou para uma rede de máquinas.

    D = Elas são cópias exatas do hardware exposto, incluindo modos núcleo/usuário, E/S, interrupções e tudo mais que a máquina tem. 

    E = De longe a organização mais comum, na abordagem monolítica todo o sistema operacional é executado como um único programa em modo núcleo.

    GAB E

    TANENBAUM.


ID
4847848
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um usuário tentou acesssar o programa escrito em linguagem de máquina que faz com que o processador gerencie os componentes básicos do micro. Porém, ele esqueceu que esse programa não é acessível ao usuário comum. Qual o nome desse programa?

Alternativas
Comentários
  • gabarito A. mas na minha opinião Qlqr usuário pode acessar a bios de um PC comum. Acho q a questão está errada
  • eu ein

  • Trata-se de uma questão sobre arquitetura de computadores.

    O comando da questão pergunta qual o nome do programa responsável por gerenciar os componentes básicos do micro, escrito em linguagem de máquina, não acessível ao usuário comum.

    Vamos as alternativas.

    A) Correta. BIOS significa Basic Input/Output System, ou seja, sistema integrado de entrada e saída, ele é utilizado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização do computador.

    B) Errada. 
    POST significa Power On Self Test, é uma sequência de testes realizados no hardware do computador, feito pela BIOS, para verificar se esta tudo OK. Caso seja encontrado algum problema são emitidos alertas sonoros para avisar o problema.

    C) Errada. ROM é um tipo de memória, Read Only Memory, uma memória que funciona apenas para leitura.

    D) Errada. CMOS significa Complementary Metal Oxide Semiconductor, que representa uma área de memória volátil usada para gravar configurações do setup da placa mãe.


    Gabarito do professor: Letra A.

ID
4966279
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Segundo a taxonomia de Flynn, as máquinas paralelas podem ser divididas em três categorias. Essa divisão baseia-se

Alternativas
Comentários
  • Taxonomia de Flynn é baseado no fluxo de dados e fluxo de instruções.

    As categorias de arquiteturas citadas são:

    SISD

    SIMD

    MIMD

    GABARITO ALTERNATIVA D

  • Completando a resposta do colega a cima ! SISD - 1 instrução / 1 dado SIMD . 1 instrução / muitos dados MISD - muitas / 1 dado MIMD - muitas / vários dados
  • em três* - Duas categorias questão que poderia ser anulada


ID
4966288
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma das funções de um sistema operacional típico é o controle dos dispositivos de entrada e saída do computador. Esse controle pode se processar por meio de diversas técnicas, como a que requer um circuito especial conectado aos barramentos do computador, possibilitando altas taxas de transferência de dados e sem envolver o processador durante essa transferência. Essa técnica é denominada

Alternativas
Comentários
  • Frisando :

     Esse controle pode se processar por meio de diversas técnicas, como a que requer um circuito especial conectado aos barramentos do computador, possibilitando altas taxas de transferência de dados e sem envolver o processador durante essa transferência.

    Falou transferência, e sem passar pelo processador: DMA ( acesso direto à memória)

    GABARITO ALTERNATIVA A


ID
5258080
Banca
APICE
Órgão
DPE-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No contexto de Sistemas Operacionais, analise as afirmações a seguir:


I. Um sistema operacional é um programa que, do ponto de vista do programador, acrescenta diversas novas instruções e características, acima e além do que o nível ISA (Instruction Set Architecture - arquitetura do conjunto de instrução) fornece.

II. Em geral, o sistema operacional é executado, em grande parte, em software, mas não há nenhuma razão teórica para que ele não possa ser colocado em hardware, exatamente como acontece com os microprogramas (quando estão presentes).

III. O sistema operacional pode ser considerado um intérprete para certas características de arquitetura não encontradas no nível ISA (Instruction Set Architecture - arquitetura do conjunto de instrução). Entre as principais estão memória virtual, instruções de E/S virtual e facilidades de processamento


Estão CORRETAS APENAS:

Alternativas
Comentários
  • Todas;

  • ISA  = é a interface entre o hardware e o software de baixo nível no computador.


ID
5439922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que se refere a sistemas operacionais, julgue o próximo item.


Os módulos de E/S são compostos por dois elementos: o controlador eletrônico e o componente mecânico.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Unidades de E/S consistem, em geral, de um componente mecânico e um componente eletrônico. O componente eletrônico é chamado de controlador do dispositivo ou adaptador. Em computadores pessoais, ele muitas vezes assume a forma de um chip na placa-mãe ou um cartão de circuito impresso que pode ser inserido em um slot de expansão (PCIe). O componente mecânico é o dispositivo em si.

  • JUSTIFICATIVA: CERTO.

    Unidades de E/S consistem, em geral, de um componente mecânico e um componente eletrônico. O componente eletrônico é chamado de controlador do dispositivo ou adaptador. Em computadores pessoais, ele muitas vezes assume a forma de um chip na placa-mãe ou um cartão de circuito impresso que pode ser inserido em um slot de expansão (PCIe). O componente mecânico é o dispositivo em si.


ID
5527855
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os requisitos mínimos de processador, memória RAM e storage para uma de instalação do Windows Server 2019 são

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/get-started/hardware-requirements


ID
5588614
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A arquitetura do sistema operacional #Linux é subdividida em hardware, Kernel, Biblioteca de funções padrão, Shell e Aplicações:


(I)Hardware.

(II)Kernel.

(III)Biblioteca de funções padrão.

(IV)Shell.

(V)Aplicações.


Enumere as lacunas abaixo de acordo com os tópicos acima:


(__)A camada mais conhecida e mais próxima do usuário comum. São programas com os quais interagimos ao usar o sistema operacional #Linux.

(__)É um processo que executa funções de leituras de comandos de entrada de um terminal, interpreta estes comandos e gera novos processos, sempre que requisitados. É conhecido também como interpretador de comandos.

(__)É a camada que permite o acesso a recursos através da execução de chamadas feitas por processos. Tais chamadas são geradas por funções padrão suportadas pelo kernel.

(__)É o componente que representa a camada física.

(__)A camada responsável pela interface entre o hardware e as aplicações. É o núcleo responsável pelas funções essenciais e necessárias para o funcionamento do Sistema Operacional.


Marque a alternativa CORRETA que corresponde a sequência de cima para baixo das lacunas acima: 

Alternativas