Partimos do princípio que a tarefa dos intelectuais marxistas é reler toda a tradição teórica burguesa e retirá-las de seus paradigmas de origem. Por isso:
"Uma pedagogia marxista historiciza as pedagogias burguesas e busca superá-las indo além das oposições nas quais elas se debatem. Nem escola tradicional, nem escola nova, nem construtivismo. Uma pedagogia marxista procura preservar e desenvolver aquele que é clássico na educação, desarmando a armadilha construída por escolanovistas e construtivistas e mostrando qual a transmissão do conhecimento pela escola não tem como produto necessário a passividade do aluno e a aprendizagem mecânica. (DUARTE, 2005, p.210) "
A Pedagogia Histórico-Crítica pensa a motivação para a aprendizagem para além das pedagogias burguesas. Para ela são importantes tanto a transmissãoassimilação dos conteúdos, quanto os interesses, Atividades, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico.
"Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior; estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos situar-se-ão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor, mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos. (SAVIANI, 2008, p.55 – 56)"
Nesse sentido, a proposta pedagógica Histórico-Crítica, evidência a relação entre, a educação e o trabalho, através da concepção marxista, ressaltando a importância da fundamentação teórica de acordo com a perspectiva histórica dialética.
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/97428/mesquita_am_me_arafcl.pdf?sequence=1
Primeiro vamos entender a definição da palavra CONTRA-HEGEMONIA: Contra-hegemonia significa se colocar contra a ordem existente e estabelecida”
Do ponto de vista da relação da educação com a sociedade as teorias pedagógicas dividem-se em dois grandes grupos: aquelas que procuram orientar a educação no sentido da conservação da sociedade em que se insere, mantendo a ordem existente; e aquelas que buscam orientar a educação tendo em vista a transformação da sociedade, posicionando-se contra a ordem existente. As primeiras são chamadas “pedagógias hegemonicas” porque, correspondendo aos interesses dominantes, tendem a hegemonizar o campo educativo. As segundas denominam-se “pedagogias contra - hegemônicas” porque, correspondem aos interesses dominados, buscam transformar a ordem vigente.