SóProvas


ID
2326480
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José do Cerrito - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Nesta prova, considera-se uso correto da Língua Portuguesa o que está de acordo com a norma padrão escrita.

Leia o texto a seguir para responder a questão sobre seu conteúdo. 


                  NOVO ACORDO, VELHAS QUESTÕES

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/entenda-as

mudancas-do-novo-acordo-ortografico/ Acesso em 13 jan 2017.

     

         A intenção de unificar a língua portuguesa entre os países em que ela é o idioma oficial é antiga. Em 1931, foi realizado o primeiro acordo ortográfico luso-brasileiro, mas ele acabou não sendo efetivado na prática. Em 1945, a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira foi adotada em Portugal, mas não no Brasil.

      Anos depois, em 1986, os sete países de língua portuguesa (Timor-Leste não pôde ser incluído na lista, pois se tornaria independente apenas em 2002) consolidaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945, que não chegaram a ser implementadas.

      Em 1990, os países de língua portuguesa se comprometeram a unificar a grafia da língua, segundo a proposta apresentada pela Academia de Ciências de Lisboa e pela Academia Brasileira de Letras. Mesmo assim, o acordo ainda não podia entrar em vigor.

      Foram necessários mais 16 anos para que fossem alcançadas as três adesões necessárias para que o acordo fosse cumprido. Em 2006, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde se uniram ao Brasil e ratificaram o novo acordo. Entretanto, Portugal ainda apresentava uma grande relutância às mudanças. Apenas em maio de 2008 o Parlamento português ratificou o acordo para unificar a ortografia em todas as nações de língua portuguesa. 

Observe o emprego do sinal de crase no período: “Portugal ainda apresentava uma grande relutância às mudanças”. Agora assinale a única alternativa correta quanto ao emprego desse sinal.

Alternativas
Comentários
  • Fez referência àquilo tudo a que tinha direito.  

     

    Fez referência A ISSO tudo a que tinha direito. 

     

    SE TROCAR aquilo por a isso e a frase não perdero sentido esta correto

  • O esboço da questão nos mostra:Observe o emprego do sinal de crase no período: “Portugal ainda apresentava uma grande relutância às mudanças”. "Relutância a",Exige-se Objeto indireto como as alternativas B e D também exigem.

    Na minha humilde opnião,as letras b e d estão corretas.

    b)Qualquer condutor de veículo que transgride leis está sujeito à multa.  ( quem está sujeito,está sujeito a algo,ou seja,a questão esta correta).
    d)Fez referência àquilo tudo a que tinha direito. (quem faz referência,faz referência a algo ou a alguma coisa,assim,vejo a questão como correta também)

  • Concordo com você Rickson Sousa. Indiquei para comentário para identificar qual o erro da A. (se alguém souber, colabore)

     

    Bons estudos!

  • A letra "A" está errada pelo fato de não especificar a distância.

    "Distância

    Desde que não determinada: A polícia ficou a distância. / O navio estava a distância.

    Quando se define a distância, existe crase: O navio estava à distância de 500 metros do cais. / A polícia ficou à distância de seis metros dos manifestantes." (fonte: http://www.ceismael.com.br/oratoria/uso-da-crase.htm)

     

    E a letra "B", está errada por que a palavra "Multa" foi empregada em sentido genérico (basicamente, o mesmo motivo da A)

    "Em “sujeito a multa”, há somente a preposição “a” porque a palavra seguinte foi empregada em sentido genérico, ou seja, não determinada por artigo nem pelos pronomes demonstrativos (...). Por esse motivo, a crase não se justifica nessa estrutura. Se houvesse referência à multa, isto é, se a palavra “multa” estivesse determinada, haveria crase. Exemplos: “O infrator estará sujeito à multa de R$ 85”; “Fulano ficou sujeito àquela multa da qual fomos avisados”." (fonte: http://linguaportuguesanodiaadia.blogspot.com.br/2006/11/crase-em-sujeito.html)

  • Obrigada Carlos Oliveira! Achei que esse distância era o "a moda de"....

  • GABARITO LETRA D. 

    Essa questão é igual a de numero Q772827. O professor Alexandre Soares explica muito bem, qual o erro da questão.

     

    Resumindo o que o professor disse:

     

    Qualquer condutor de veículo que transgride leis está sujeito à multa

    Incorreto. "Leis'' tem um sentido genérico, vago (não determina qual lei).  Da mesma forma a palavra" multa", em simetria a palavra "leis" também está no sentido genérico. Sendo assim existe a preposição "a" --> sujeito a alguma coisa, porém inexiste o artigo "a" multa. 

     

    Lembrando: 

    Artigos definidos: o,os,a,as

    Artigos indefinidos: uma, umas, um, uns.

     

  •  na expressão a distância, sem elemento modificador nao tem crase.

  • Multa não está determinada - inexiste artigo - , por isso o ''a'' é só preposição e não deve ter crase.

  • Aquilo e aquela crase neles. 

  • Não vejo nenhum erro na letra (B)??? A palavra "multa" está sim determinada!!! é multa de trânsito, caso o condutor de veículo transgrida as leis!!!... é só interpretar o texto.


    E quem está sujeito, está sujeito a alguma coisa.


    Posso estar errado, por favor comentem....

  • Se USA crase antes de pronome indefinido ?? a letra D

  • Macete do Muutleey: QUANDO VOCÊ VER NA FRASE--- AQUELE, AQUELA E AQUILO-- TROCA POR "A ESTE , "A ESTA", "A ISTO" MANTEVE CONCORDÂNCIA? VAI CRASE!!

  • A candidata fez seu curso a distância (não especificada).

    Qualquer condutor de veículo que transgride leis está sujeito a multa (não definida por artigo).

    A (artigo definido) tarde era sempre perfumada pelas flores do jardim.

    Fez referência a + aquilo tudo a que tinha direito.