SóProvas


ID
2326777
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo o artigo 7º da Lei Federal n. 8.080/90, as ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde, obedecem a determinados princípios.

Sobre os princípios que regem o Sistema Único de Saúde, segundo a Lei Federal n. 8.080/90, está INCORRETO afirmar que este garante:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com a LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

    Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências

     

    a) Correta.

     

    b) Errada.

     

    CAPÍTULO II

    Dos Princípios e Diretrizes

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

     

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

     

    c) Correta.

     

    d) Correta.

  • Acerca da questão B (que é o gabarito), chamo atenção ao detalhe que poderia fazer com que muitas pessoas a considerassem como correta.
    No Art. 198 da CF/88 diz "atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, SEM PREJUÍZO dos serviços essenciais". Sendo assim, as atividades preventivas são sim prioridade, mas NÃO há uma EXCLUSIVIDADE  destas (o "sem prejuízo" deixa isto bem claro)!

    Tenham muito atenção com isso.

  • II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

  • LEI 8080

    ART.7º

    II - INTEGRALIDADE DE ASSISTÊNCIA, ENTENDIDA COMO CONJUNTO ARTICULADO E CONTÍNUO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PREVENTIVOS E CURATIVOS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, EXIGIDOS PARA CADA CASO EM TODOS OS NIVEIS DE COMPLEXIDADE DO SISTEMA;

  • a palavra exclusivamente esta errada

  • LEI. 8080/90

     

    Art. 7º       "PRINCÍPIOS"

     

    II - INTEGRALIDADE DE ASSISTÊNCIA : Entendida como Conjunto articulado e contínuo.

     

    AÇÕES E SERVIÇOS:

     

    - Preventivos e Curativos

     

    - Individuais e Coletivos

     

    - Exigidos para cada Caso

     

    - Em todos os niveis de Complexidade do Sistema.

     

    Deus será teu ajudador!

     

  • Lei 8080/90, art 7º, Inciso II

    Integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

  • QUESTÃO :

    Segundo o artigo 7º da Lei Federal n. 8.080/90, as ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde, obedecem a determinados princípios .

    Sobre os princípios que regem o Sistema Único de Saúde, segundo a Lei Federal n. 8.080/90, está INCORRETO afirmar que este garante :

    GABARITO : B ) : ERRADO / INCORRETO :

    B ) A INTEGRALIDADE de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços EXCLUSIVAMENTE preventivos, atuando nos níveis básicos do sistema.

    ARGUMENTAÇÃO :

    INTEGRALIDADE = INTEGRAL = COMPLETO em todos os níveis de assistência à saúde ( público ou privado ) ..OBS : Participação de rede PRIVADA = PARTICULAR desde q seja de forma COMPLEMENTAR ( COMPLETAR AS AÇÕES OU SERVIÇOS DA REDE PÚBLICA QUE FALTAR ) e mediante contrato ou convênio .

    INTEGRAL : NÍVEL 1o , 2o , 3o e 4o ( bio/psico/social para : PREVENIR ; PROMOVER ; RECUPERAR/ MELHORAR /REABILITAR A SAÚDE ou evitar doenças ou agravos à saúde .

    A assistência à saúde não pode ser EXCLUSIVAMENTE PREVENTIVA como afirmou a alternativa B ) :

    ERRADO .

    E nem atuar apenas nos níveis básicos ( ASSISTÊNCIA À SAÚDE : SUS tem que atuar nos diversos Níveis PARA HAVER CONTINUIDADE E RESULTADO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE ) :

    1a : NÍVEL BÁSICO ( ATENÇÃO 1a ou ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE ) ;

    2a : NÍVEL MÉDIO ( de médio atendimento : UPA ou hospital de médio porte = médico especialista ) ;

    3a : NÍVEL COMPLEXO : VÁRIOS PROFISSIONAIS : HOSPITAL MAIS COMPLEXO :

    EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

    E

    EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (

    4a : HOSPITAL GERAL DE GRANDE PORTE e de Grande Referência NACIONAL. : HOSPITAL ESPECIALIZADO .

    CONCLUSÃO : A ALTERNATIVA B ) : ERRADA : para analisar é preciso ter Raciocínio lógico :

    1a parte da alternativa B ) :

    INTEGRALIDADE DAS AÇÕES E SERVIÇOS ??? Conjunto articulado ( um articula / precisa do outro ) : ok = ( CORRETO = + ) : a 1a parte afirmou e deu a resposta/o conceito correto .

    2a parte da alternativa B ) :

    EXCLUSIVAMENTE preventivos, atuando nos níveis básicos do sistema : ( ERRADO : NEGOU A 1a parte = - ) : SE O SERVIÇO É INTEGRAL ( COMPLETO ) COMO PODERÁ SER EXCLUSIVO PARA PREVENÇÃO NO NÍVEL BÁSICO ou nível 1o à saúde??

    Uma afirmação ( + : 1a parte da alternativa B ) ) e uma negação ( - : 2a parte da alternativa B ) ) torna a alternativa ERRADA .

  • B - A INTEGRALIDADE além de não priorizar exclusivamente o aspecto preventivo,abrange todos os níveis de complexidade e não somente nível o básico.

  • B - A INTEGRALIDADE além de não priorizar exclusivamente o aspecto preventivo,abrange todos os níveis de complexidade e não somente nível o básico.