Karl Marx e Friedrich Engels na "Ideologia Alemã" afirmam que "é na práxis que o homem precisa provar sua verdade, isto é, a realidade e a força, a terrenalidade do seu pensamento" (2002:100). Mas o que seria a práxis referida por esses autores? Para discorrer sobre os sentidos da práxis vale a pena recorrermos ao trabalho "Filosofia da Práxis" de Adolfo Sánchez Vasquez (1977). De acordo com o autor, este livro, resultante da tese de doutoramento defendida na Universidade Nacional Autonoma do México em 1966, tem o intituito de "elevar nossa consciência da práxis como atividade material do homem que transforma o mundo natural e social para fazer dele um mundo humano" (Vasquez, 1977:3). Para dar conta dessa tarefa Vasquez utiliza-se de quase 500 páginas para evidenciar os diferentes elementos que configuram a práxis. Isso faz com que o autor inicie suas proposições assinalando uma condição inerente à práxis: sua condição de ação, de atividade, alertando para o fato de nem toda atividade poder ser considerada uma práxis.
Atividade ou situação concreta que se opõe à teórica; prática.Utilização de uma teoria ou conhecimento de maneira prática ( para mim, resume-se a essa frase, teoria ou conhecimento de maneira prática)
.Tipo de conhecimento que se volta para as relações sociais, para a sociedade, para o âmbito político, econômico e moral.
[Literatura] Movimento de vanguarda da poesia brasileira que teve lugar em São Paulo em 1961.
[Filosofia] Atividade humana concreta que possibilita que alguém trabalhe cultural, política e socialmente, alterando e modificando as relações entre indivíduos e grupos
.[Filosofia] Reunião das atividades individuais, sem propósito para além de si mesmas, cuja expressão mais característica ocorre na política, especialmente aquelas definidas pelo teor concreto em oposição ao teórico.
Fonte: Dicionario Online