SóProvas


ID
2327704
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No Brasil, a definição de segurança alimentar é dada pela Lei n.º 11.346/2006: a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No que se refere a essa temática, julgue o próximo item.


Para garantir a segurança alimentar para a população, é necessária a articulação de diversos setores governamentais, entre eles a saúde. Apesar disso, a cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional ainda não aparecem como diretriz na Política Nacional de Alimentação e Nutrição revisada em 2012. 

Alternativas
Comentários
  • Em sua nova edição, publicada em 2011, a PNAN apresenta como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Para tanto está organizada em diretrizes que abrangem o escopo da atenção nutricional no SUS com foco na vigilância, promoção, prevenção e cuidado integral de agravos relacionados à alimentação e nutrição; atividades, essas, integradas às demais ações de saúde nas redes de atenção, tendo a atenção básica como ordenadora das ações. 

  • A COOPERAÇÃO E ARTICULAÇÃO PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL É A NONA DIRETRIZ DA PNAN DE 2011.

  • Nova edição do PNAN - 2011

  • DIRETRIZES

    1. Organização da Atenção Nutricional;

    2. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável;

    3. Vigilância Alimentar e Nutricional;

    4. Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição;

    5. Participação e Controle Social;

    6. Qualificação da Força de Trabalho;

    7. Controle e Regulação dos Alimentos;

    8. Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição;

    9. Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional.