SóProvas


ID
2327911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As crises hipertensivas podem representar até 25% de todos os atendimentos hospitalares de urgência e emergência, contribuindo com o aumento das estatísticas em primeiros socorros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Nas pseudocrises hipertensivas, a pressão arterial elevada pode ser consequência de outras situações clínicas, como quadros álgicos, ansiosos e vertiginosos. Nesse caso, os pacientes devem receber medicamentos sintomáticos e ser reavaliados posteriormente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto.

     

     

     

    De acordo com o artigo Emergências hipertensivas. 2008

     

     

    Na pseudocrise hipertensiva, a elevação deve-se exclusivamente a um estresse físico ou psicológico (por exemplo: dor).

     

    Muitos pacientes apresentam a PA demasiadamente elevada simplesmente por não usarem suas medicações ou por não saberem ser portadores de hipertensão arterial sistêmica, tratando-se apenas de hipertensão arterial sistêmica crônica não controlada.

  • PARA FÍNS DIDÁTICOS:

    A DIFERENÇA DE :

    Pseudo-hipertensão, caracterizada por níveis pressóricos falsamente elevados, devido ao enrijecimento da parede arterial, que dificulta a oclusão da artéria. Podemos identificar esta situação com a Manobra de Osler que consiste em inflar o manguito até acima do nível da pressão sistólica e palpar a artéria radial. Nos pacientes que apresentam calcificação vascular a artéria permanece palpável (sinal de Osler positivo). 

    FONTE: SBC pag:50