SóProvas


ID
2328205
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia as seguintes sentenças:

I) Em síntese – didática ¬–, pode-se definir a metáfora como uma figura de significação (tropo) que consiste em dizer que uma coisa (A) é outra (B), em virtude de qualquer semelhança percebida pelo espírito entre um traço característico de A e o atributo predominante, atributo por excelência, de B, feita a exclusão de outros, secundários, por não convenientes à caracterização do termo próprio A.

II) Do ponto de vista puramente formal, a metáfora é, em essência, uma comparação implícita, isto é, destituída de partículas conectivas comparativas (como, tal qual, tal como) ou não estruturada numa frase cujo verbo seja parecer, semelhar, assemelhar-se, sugerir, dar a impressão de ou um equivalente desses.

III) A metáfora é também uma forma de comparação. [...] É uma espécie de alegoria que sugere por analogia ou semelhança uma conclusão moral ou uma regra de conduta em determinado caso. [...] Chama-se “corpo” da metáfora a narrativa imaginada, ao passo que a lição moral que dela se tira é a sua “alma”.

Sobre metáfora, segundo abordagem de Garcia (2006), é excerto verdadeiro APENAS o que se lê em:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • Moral é uma característica que se extrai das parábolas, fábulas, a metáfora é apenas uma comparação sem uso de conectivos, logo a III está errada.

  • O que a alternativa I quis dizer foi que a característica dada em comparação, assume-se a mais relevante, por exemplo: As penas do passaram eram um arco-íris. Remete-se a ideia de várias cores, e não de ser um semi-círculo, pintado em um fundo azul, no céu, após uma chuva.

    Para não confundir metáfora com comparação é dada a explicação da alternativa II, logo correta.

    Item III, como já dito, explicou com que seria uma fábula.

    Também chamadas de figuras de semântica ou tropos, as figuras de palavras são: