SóProvas


ID
2328454
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos últimos anos é possível observar em dados oficiais oferecidos pelo Ministério da Educação que houve uma redução do número de alunos repetentes em toda a educação básica. Com base nessa constatação, das alternativas a seguir, qual não deve ser considerada como concepção predominante para o trabalho de um psicólogo escolar?

Alternativas
Comentários
  • até a redação da assertiva D está errada.

  • Com certeza, Letícia. Isso é algo que eu realmente detesto e que ocorre em algumas provas que faço. Enunciados ou respostas com erros grosseiros de ortografia ou concordância. O resultado é que independente de a resposta esta correta ou não, a pessoa fica tao confusa que erra a questão.

  • Acredito que o que a resposta "d" quis dizer tem haver com isto:


    (...) Os resultados dessa pesquisa corroboram a tese apresentada por Souza e Freller (1997) de que o encaminhamento de crianças para os serviços de psicologia ocorre predominantemente por pressupor que as causas para os problemas escolares estariam centradas nos mecanismos intrapsíquicos e seriam fruto dos conflitos familiares. Cabral e Sawaya (2001), constataram em sua pesquisa que a maior parte dos casos encaminhados (69%) para os serviços de psicologia tinham como queixa as dificuldades escolares, problemas de comportamento e de aprendizagem. De acordo com as autoras, esses dados revelam que as escolas acreditam que o encaminhamento para o psicólogo seria a única solução para os problemas apresentados pelos alunos. Por outro lado, os psicólogos reforçam essa compreensão, reafirmando que os problemas estão localizados no meio social ou no próprio aluno.


    Fonte: Couto, 2012: O Fracasso Escolar e a Família: O Que a Clínica Ensina. Editora Scriptum

  • Além de erro na construção da sentença indicada como correta, ela é equivocada, pois essa perspectiva de ser o aluno problema, já há muito a psicologia superou. o indicado seria a ultima respostas.