a) A pressão manométrica é obtida por meio da leitura direta de um manômetro de mercúrio. (não necessariamente de mercurio pode ser de agua destilada)
b) Pressão absoluta corresponde a uma pressão medida por instrumento rastreado pelo INMETRO e classificado por esse órgão como absoluto. (Pressão absoluta quando se considera o vácuo absoluto como referencia)
c) Pressão barométrica é um termo utilizado sempre que se refere à pressão medida por um barômetro, ao nível do mar. (Pressão barometrica=pressão atmosferica que pode ser medida por um barômetro, em qualquer ponto, não necessariamente sempre ao nível do mar)
d) A pressão absoluta é obtida da pressão manométrica subtraída da pressão atmosférica local. (A pressão absoluta é obtida da pressão manométrica somada da pressão atmosférica local.)
e) A pressão diferencial é definida como aquela resultante da diferença entre as pressões medidas entre dois níveis de pressão quaisquer. (ou quando se trata de vazão, um elemento deprimogenio gera uma pressão diferencial)