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Colegas, vamos indicar esta questão para comentário!!
Erros que eu visualizei:
a) Evitar uma atitude fatalista do processo histórico; evitar o chamado messianismo profissional e apreender a prática profissional como trabalho.
---> (Devemos apreender a chamada "prática profissional" profundamente condicionada pelas relações entre o Estado e a Sociedade Civil ou seja, pelas relações entre as classes na sociedade, rompendo com endogenia no Serviço Social. Mas isso nao quer dizer que Iamamoto considera a "prática profissional" como trabalho. Pelo contrário para Iamamoto o Serviço Social nao é "prática profissional" , nem tem um processo de trabalho próprio. Pois o Serviço Social faz parte de um trabalho coletivo, particularizado nos diversos espaços ocupacionais. Quem defende que o Serviço Social é uma "prática profissional" é Baptista.
b) Romper com uma visão endógena, focalista do Serviço Social; entender a profissão hoje como um tipo de trabalho na sociedade e compreender que tratar o Serviço Social como trabalho supõe privilegiar a produção e reprodução da vida social. CORRETA!
---> (Podemos visualizar estes pressupostos na integra no livro de Iamamoto--> O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formaçao profissional)
c) Afirmar que a questão social é a base de fundação do Serviço Social; compreender que a política social é o lócus de intervenção profissional e que o Serviço Social atende a interesses do capital e do trabalho, contraditoriamente.
--> (Na verdade, acho que a primeira parte está incompleta. pois no livro, Iamamoto explana que: "O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. O Serviço Social atende a interesses do capital e da classe trabalhadora)
#atépassar
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Alternativa certa: Tratar o serviço social como trabalho supõe privilegiar a produção e a reprodução da vida social, como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das classes que vivem do trabalho, nos termos de Antunes. Quando se fala em produção/reprodução da vida social não se abrange apenas a dimensão econômica, mas a reprodução das relações sociais de indivíduos, grupos e classes sociais. Abrange também as formas de pensar, isto é, as formas de consciência, através das quais se apreende a vida social. (p.25-7) ss na contemporaneidade.
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"As condições que circunscrevem o trabalho do assistente social expressam a dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade. O exercício profissional é necessariamente polarizado pela trama das relações e interesses sociais e participa tanto dos mecanismos de exploração e dominação quanto, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, de respostas institucionais e políticas às necessidades de sobrevivência das classes trabalhadoras e da reprodução do antagonismo dos interesses sociais'. (Iamamoto, in Iamamoto e Carvalho, 1982).
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Gab: B
Preliminarmente, é importante explicitar os pressupostos para a análise da profissão hoje.
Em primeiro lugar, para garantir uma sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão "de dentro" do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. (p.20)
O segundo pressuposto é entender a profissão hoje como um tipo de trabalho na sociedade.(p.22)
O terceiro pressuposto é que tratar o Serviço Social como trabalho supõe privilegiar a produção e a reprodução da vida social, como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das "classes que vivem do trabalho", nos termos do Antunes. (p.25)
Trechos retirados do livro: O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional de Marilda Iamamoto. 24ª edição.
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Cuidado com o comentário da Floripana UFSC sobre o erro da alternativa A. O próprio gabarito da questão contradiz a colega.
Iamamoto, assim como a maioria dos intelectuais do serviço social, consideram a profissão como trabalho, sim. Vejamos: "Há muito tempo, desde os anos 1980, vem-se afirmando que o Serviço Social é uma especialização do trabalho, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo da sociedade. [...] A abordagem do serviço social como trabalho pressupõe apreender a chamada "prática profissional" profundamente condicionada pelas relações entre o Estado e a Sociedade Civil, ou seja, pelas relações entre as classes na sociedade [...]" p. 22-23.
A discussão que Iamamoto traz nesse sentido é que, no campo das análises sobre o exercício profissional, a "prática profissional" passou a ser tratada como um tipo de trabalho especializado.
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Não consigo identificar o erro da letra A.