a) A bioimpedância elétrica é um método rápido e não invasivo que se baseia no princípio de que os componentes corporais oferecem uma resistência diferenciada à passagem da corrente elétrica. Enquanto os tecidos magros apresentam alta resistência à passagem da corrente elétrica, a gordura e o osso apresentam baixa resistência.
- Tecidos magros apresentam baixa resistência à passagem da corrente elétrica e a gordura e os ossos apresentam alta resistência.
b) O exame físico é um método simples e permite identificar vários estágios da deficiência de micronutrientes.
- O que permite identificar deficiência de micronutrientes é o exame clínico (semiologia)
c) A história dietética é um método rápido de avaliação do consumo alimentar que apresenta como vantagem a possibilidade de gerar resultados padronizados.
- O método consiste em uma extensiva entrevista com o propósito de gerar informações sobre os hábitos alimentares atuais e passados, além disso, há dificuldade de padronização/variabilidade.
d) A concentração de albumina sérica, apesar de muito utilizada na prática clínica para avaliação do estado nutricional, pode estar alterada em virtude de doenças hepáticas e de inflamação.
e) A circunferência muscular do braço avalia a reserva de tecido muscular e é obtida a partir dos valores da circunferência do braço e da prega cutânea bicipital.
- A fórmula da Circunferência Muscular do Braço (CMB) utiliza a circunferência do braço (CB) e a prega cutânea tricipital (PCT).