SóProvas


ID
23299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

É dever do servidor público ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social.

Julgue os itens subseqüentes, com relação às idéias do texto acima.

A cortesia é uma característica que depende diretamente do nível de instrução do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Existem muitos servidores que possuem nível superior e não tem cortesia, atenção e urbanidade, sendo assim, o nível de instrução está ligado, mas não depende diretamente.
  • A cortesia está ligada diretamente ao elemento subjetivo do servidor, à satisfação dele com o seu trabalho, e, às vezes, até mesmo com o seu salário. Ou seja, nível escolar não determina ser ou não cortês.
  • ser cortês, não tem relação com o grau de instrução do servidor e em contraponto, a cortesia não pode ser feita com distinção.
  • Código de Ética:

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. 

    Portanto, independe do nível de instrução do servidor.

  • A cortesia está ligada aos valores de um indivíduo. 

    Os valores são conceitos ligados diretamente ao caráter de uma pessoa, esse caráter se constrói por meio do ambiente em que está inserido, uma vez que será a partir desse relação co o ambiente externo que estruturará seus valores, princípios, que determinarão, naquele determinado meio em que está inserido, se suas ações são honestas, corretas ou até mesmo se age com cortesia, altruísmo, etc..

    Valores: Determinam qual a relação do indivíduo com o bem  ou a sua possibilidade de fazer o bem. Sua ação terá um VALOR maior se for desejada ou copiada por mais pessoas do grupo em que está.

  • Já dizia a minha avó. Educação é de berço. Não tem nada haver com conhecimento acadêmico.

    Gabarito Errado.

  • Pra ser educado, ter disciplina, não é uma condição exclusiva de quem tem alto nível de escolaridade ou econômico. Atualmente vemos isso todos os dias no Senado, na Câmara, alguns bastante inteligêntes, indiscutívelmente, mas a maioria, pelo contrário, eu me pergunto: "Como pode um 'pangaré' desses estar no comando do meu país?" Enfim, independente disso e do poder aquisitivo, nossos políticos são a prova de que é possível um bando de otário rico e "inteligênte" não darem a mínima para o povo. 

  • Gab. E. Basta lembrarmos que temos muitos "doutores" mundo afora que agem como se tivessem o rei na barriga.

  • quanto mais inteligente mais cortês ? não né gente ! KKK

  • Vou falar de maneira bastante direta nesta questão para que o tópico fique bem claro para o meu aluno.

    Quantas vezes você ou alguém que você conhece foi destratado por alguém com nível superior, fosse um médico ou um servidor público, por exemplo?

    Quantas vezes também você não foi muito bem atendido por uma pessoa simples, como um garçom num boteco, que talvez não tenha sequer um ensino médio?

    Que conclusão tiramos daí? Que a cortesia é uma característica que NÃO depende diretamente do nível de instrução do indivíduo.

    Simples, não?

    Gabarito E

  • Errado

    Ex.: O Embargador, que menosprezou o guarda civil, tem nível de instrução, contudo ignorante.

  • Gabarito Errado.✔

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil

    IX- A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

    -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)