SóProvas


ID
2330023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.

Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.

A educação emancipatória de que trata o texto pressupõe a compreensão do estudante como sujeito central do processo de ensino, comprometido com a própria aprendizagem e capaz de tomar atitudes éticas, críticas e reflexivas, consoante a perspectiva do protagonismo infantojuvenil.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação e aprendizagem, não consegui ver o aluno como sujeito central e sim com um envolvido no processo, bem como vi algumas extrapolações... MAAASSS... se eu errei a CESPE deve estar certa .............. kkkkkkkkkkkk

  • FUTURO APF, Tbm não entendi esse gabarito rs

  • Onde diz isso no texto?

  • Essa questão (e diversas outras aqui) são da prova de Professor de Língua Portuguesa, logo, são questões bem específicas e nós que estudamos para outras áreas/cargos não temos como acertar esse tipo de pergunta apenas com base no texto.

     

    Até porque não há resposta no próprio texto, veja o enunciado "Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo."

     

    Ou seja, não é uma simples questão de interpretração, mas sim uma questão de interpretação e também de conhecimento destas Diretrizes específicas que só quem estudou para esta prova sabe. Deixamos estas questões de lado e bola pra frente.

  • CONCORDO GABRIEL 

  • Completando, o texto fala tendo o texto como referência inicial, ou seja, a resposta pode não estar explicita no texto.

     

    Gabrito: C

  • Para se acertar a questão não se exige muito conhecimento, mas atenção:

     

    Analisando a premissa por partes:

     

    A educação emancipatória de que trata o texto pressupõe a compreensão do estudante como sujeito central do processo de ensino/ Certo - Em um processo de ensino o estudante é figura principal.

     

    Comprometido com a própria aprendizagem e capaz de tomar atitudes éticas, críticas e reflexivas / Certo - No referido contexto exige -se comprometimento do estudante.

     

     Consoante a perspectiva do protagonismo infantojuvenil/ Certo - Ou seja, Trata da força transformadora dos adolescentes, da criação de espaços para o diálogo franco entre jovens e adultos e da promoção de oportunidades para a expressão criativa e responsável do seu potencial.

  • A CESPE é tipo o Light Yagami

    o Deus dos concurseiros hahahahaha

  • CERTO. Pessoal, de fato a questão é específica com já foi falado aqui. A pedagogia histórico-crítica visa a emancipação do estudante. Ela presa pelo aluno ativo (sujeto ativo), isto é, que busca o conhecimento e não o espera (sujeito passivo). Essa é a mudança de paradigma explicitada no título do texto: A transição paradigmática: da regulação à emancipado.

    OBS: mudança de paradigmas é uma mudança de pressupostos teóricos que permitem uma revolução no modo de perceber ou enfrentar determinados problemas. Há uma mudança de paradigma, por exemplo, quando se muda de uma concepção geocêntrica para a heliocêntrica. Thomas Kuhn explica bem isso.

  • Acertei, mas quem errou fique tranquilo porque isso não é questão de Português.