SóProvas



Questões de Protagonismo Juvenil e Cidadania


ID
1481308
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A expressão protagonismo juvenil tem sido usada para designar um método, eixo ou princípio de uma pedagogia, cuja ênfase na atividade do jovem o deslocaria de uma situação de suposta passividade para a posição de “participação ativa” no próprio desenvolvimento e/ou no próprio conhecimento. Em relação ao conceito e definições abarcadas pelo protagonismo juvenil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) O jovem protagonista é frequentemente definido como o ator principal do desenvolvimento individual e comunitário.
(   ) Pode-se acrescentar que o jovem protagonista é o ator principal, não em relação aos atores da sociedade civil em atuação num cenário dito público, mas da sua própria vida, autorresponsável que é por si próprio e pelos outros numa sociedade que não oferece garantias.
(   ) O jovem protagonista faz parte da “minoria ativa” ou da “vanguarda”; é o líder, representante, organizador, o que vai à frente.
(   ) O jovem protagonista ocupa uma dupla posição no campo das políticas públicas: objeto e agente das intervenções.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA É A LETRA E


ID
1514920
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Um dos temas de maior expressão nessas ações é o que ficou conhecido como protagonismo juvenil.” As ações a que se refere o trecho são:

Alternativas

ID
1559356
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O protagonismo é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva. Envolvendo‐se com as questões da própria adolescência/juventude; com as questões sociais do mundo, da comunidade; pensando de forma global (o Planeta) e atuando localmente (em casa, na escola e na comunidade), o adolescente pode contribuir para assegurar os seus direitos, para a resolução de problemas da sua comunidade e da sua escola. Considerando o contexto anterior, assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma experiência de protagonismo de jovens e adultos em parceria, que representa um grande espaço construído por adolescentes, jovens e adultos, tecendo uma rede que visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação e da saúde pública, assim como do atendimento aos demais direitos da criança, do adolescente e do jovem.

Alternativas
Comentários
  • Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural pela Cidadania temos como missão contribuir para a melhoria da educação e da saúde pública. Para isso, usamos a arte-educação como forma de trabalho, formando adolescentes e educadores para multiplicar os nossos valores.

    Cidadania - Fazer com que o jovem conheça e exerça os seus direitos e deveres, baseado principalmente no respeito;

    Educação - Mobilizar o jovem, para que ele assuma sua criatividade e utilize seu potencial na luta por um ensino de qualidade. Nós valorizamos a escola como uma parte importante no processo de formação dos jovens, que deve ser avaliada para exercer melhor seu papel social;

    Arte - Estimular o pensamento livre através da arte, utilizando-a como base do processo de ensino;Cultura - Provocar no jovem o interesse em conhecer suas próprias raízes através da história do seu povo;

    Direitos Humanos - Estimular a atuação da sociedade nos espaços de formulação, gestão e controle das políticas públicas, buscando caminhos para o exercício pleno da cidadania.

  • d) Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural pela Cidadania (MIAC).

     

    O Movimento Intercâmbio Artístico e Cultural pela Cidadania sob a coordenação do CRIA, que é constituído por 30 organizações que trabalham com adolescentes, vem contribuindo não somente com a troca de experiências artísticas entre as organizações, bem como com o fortalecimento da consciência crítica com relação aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, e ampliação das políticas públicas voltadas para elas.

    O projeto visa também contribuir para a prevenção e combate à AIDS, sendo divulgado até em shoppings do bairro, na tentativa de provocar reflexões a respeito da AIDS e dos valores humanos.

     

    De nada. Não desistam!

  • Quest Topper!!!


ID
1602526
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Três colegas conversam sobre a importância da educação escolar.


João – Para mim, educar é uma coisa; instruir é outra. A escola é responsável pelos conteúdos, pelas disciplinas, por ler, escrever e contar. Professor não tem que dar educação e bons modos. É a família que tem de educar, dar os valores, ensinar o que é certo e errado. O problema é que a família não educa mais...


Maria – Eu penso que a escola é uma oportunidade que a sociedade tem de formar todos nos mesmos valores. A escola tem que inculcar os valores da ordem, da civilidade e do bom comportamento nas crianças e nos jovens. Enfim, tem de educar. Se não for assim, fica este caos que vivemos..


Antônio – A educação é uma tarefa de todo mundo: família, escola, igreja, clube de esporte, meios de comunicação, sociedade em geral. Por onde passamos, estamos aprendendo regras, valores e a importância da convivência. Nem sempre são os mesmos valores, mas estamos aprendendo e escolhendo os valores em que mais acreditamos...


Analisando a conversa entre João, Maria e Antônio, verifica-se que

Alternativas

ID
1629823
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A interação professor-aluno em sala de aula requer a observação dos aspectos cognitivo e sócio-emocional. Assim, há condições organizativas do trabalho docente que, segundo Libâneo (1992) devem ser observadas, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Que questão mal elaborada!!! 

  • questão anulada pela banca! Ora, se apenas a C é incorreta, então a D(todas as alternativas estão corretas) está incluindo a C como certa hahahahahaha  

  • kkkkkkkkkk...affz!

  • Isso é preguiça!!!

  • Buguei! kkkkkkkkkk

  • Todas as alternativas estão corretas, exceto a alternativa E. Bastava ter posto esse enunciado na letra D para validar a questão. Pra cima deles, porque eles também erram!


ID
1629847
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2004), o trabalho docente, compreendido como atividade pedagógica do educador, considera como principais objetivos:

I. Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos.

II. Criar as condições e os meios necessários para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento

III. Orientar as tarefas de ensino para os objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas opções diante dos problemas e situações da vida real.

IV. Adotar a avaliação diagnóstica como meio eficaz para indicar a evolução do aluno.

V. Centralizar a atividade pedagógica no professor que expõe e interpreta o conteúdo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

  • Por que o item IV está errado? Não entendi... a avaliação diagnóstica não indica a evolução do aluno?

  • Porque a diagnótica ver a situação inicial, a que indica a evolução é a formativa,ou seja, ao longo de todo processo.


ID
1661335
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. Os estudos sobre o processo de melhoria da escola propostos por Marchesi e Martín (1998), afirmam que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Marchesi é um dos pesquisadores da educação que reflete acerca da inclusão de pessoas com deficiência no ensino.


ID
1773040
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A construção da cidadania passa pela postura ética do professor. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A)

    -Ética profissional.

    Só que, ao colocar o envolvimento do professor como uma atitude ética de envolvimento com seus pares e a comunidade é meio que errôneo, já que a LDB (Lei maior da Educação) fala que é incumbência do professor (obrigação), como isto poderia ser ético (reflexivo) se é obrigação?

    ...

    se alguem poder me explicar pra eu entender melhor, agradeço.

     

  • Justo. 

    Quando ele afirma na alternativa que uma postura ética do professor é a participação dele no PPP, o professor está agindo conforme as leis exercendo seu papel de ética profissional.  

     

     


ID
1791766
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os comportamentos escolares, adotados pelos alunos, não somente se reduzem às influências do ambiente doméstico. Fica evidente a necessidade de considerar o papel do aluno como parte ativa de seu próprio percurso e das relações que ele estabelece com outras instâncias de socialização, seja no bairro, no ambiente de trabalho, entre outras formas de interações sociais. Neste sentido, avalie se as dimensões a seguir não podem ser negligencias quando se investiga o processo de socialização do aluno:

I – A faixa etária em que o aluno se encontra.

II – O ensino no Brasil e a tecnologia educacional.

III – Os rumos da educação e a aprendizagem.

IV – As experiências extraescolares do aluno.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Faixa etária e experiências extraescolares do aluno não podem ser negligencias quando se investiga o processo de socialização.


ID
1791784
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A família é um sistema vivo inserido em outros sistemas, figurando a sociedade como um suprassistema. Certamente, nenhum sistema se basta por si só, pois existe uma interdependência constante e permanente entre os sistemas vivos existentes. Isto significa dizer que:

Alternativas

ID
1800337
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre cidadania, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Falar em cidadania é falar em direitos. Portanto, falar em cidadania de crianças e adolescentes é dizer que crianças e adolescentes têm o direito a ter direitos.

II. A partir da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças e adolescentes devem ser consideradas sujeitos de direitos.

III. Pela idade, criança e adolescente são cidadãos pela metade, pois sofrem algumas restrições.

IV. Além dos direitos fundamentais inerentes a toda pessoa, crianças e adolescentes são portadores de direitos especiais em razão da sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

  • Não seria Direitos e Deveres na letra A?


ID
1821337
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Paulo Freire (1984, p. 23), é necessário entender a educação não apenas como ensino, não no sentido de habilitar, de “dar" competência, mas no sentido de humanizar. A pedagogia que trata dos processos de humanização, a escola, a teoria pedagógica e a pesquisa, nas instâncias educativas, devem assumir a educação enquanto processos temporal, dinâmico e libertador, aqueles em que todos desejam se tornar cada vez mais humanos. A escola demonstra ter se esquecido disso, tanto nas relações que exerce com a criança, quanto com a pessoa adolescente, jovem e adulta.

A gestão democrática, educa‐se para a conquista da cidadania plena, mediante a ação conjunta que busca, nos movimentos sociais, elementos para criar e recriar o trabalho na escola, mediante:

I. Compreensão da globalidade da pessoa, enquanto ser que aprende, que sonha e ousa, em busca da conquista de uma convivência social libertadora fundamentada na ética cidadã.

II. Implementação dos processos e procedimentos burocráticos, assumindo os planos pedagógicos, os objetivos institucionais e educacionais pelo corpo pedagógico e técnico a escola as atividades educacionais como forma de buscar soluções conjuntas.

III. Restrição das relações interpessoais, tornando‐se mais solitários, gerindo‐se de tal modo, que se sintam independentes a conhecer melhor os seus propósitos, e a trabalhar individualmente sem traduzir as suas dificuldades e expectativas pessoais e profissionais, pois isto pode causar desconforto a si e aos demais.

IV. Instauração de relações entre os estudantes, proporcionando‐lhes espaços de convivência e situações de aprendizagem, por meio dos quais aprendam a se compreender e se organizar em equipes de estudos e de práticas esportivas, artísticas e políticas.

V. Presença articuladora e mobilizadora do gestor no cotidiano da instituição e nos espaços com os quais a instituição escolar interage, em busca da qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver, com transparência e responsabilidade.

Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b:

    UMA vez que 

    II- ERRADA- Burocracia não é necessária para gestão democrática

    III- ERRADA- Ser solitário não ajuda à gestão democrática(todos juntos tomando uma decisão) 

  • ESSAS DESCRIÇÕES ESTÃO NAS DCNs. ALTERNATIVA B CORRETA


ID
2020912
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pesquisas sugerem que, muito frequentemente, a juventude é entendida como uma condição de transitoriedade, uma fase de transição para a vida adulta (Dayrell, 2003). Com isso, nega-se a importância das ações de seu presente. Considerando a citação acima, reduzem-se, assim, as possibilidades de se fazer da escola um espaço de formação para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


ID
2062696
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A incessante flutuação da identidade adolescente, que se projeta como identidade adulta num futuro bem próximo, adquire caracteres que costumam ser angustiantes e que obrigam a um refúgio interior que é muito característico”.
Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) É necessário um trabalho em rede entre todos os setores pelos quais passa o adolescente, para a criação de novos espaços de informação, inclusão e reinserção social.
( ) É comum por parte do adolescente a utilização da droga por curiosidade ou afirmação no grupo.
( ) A complexidade do envolvimento em atos infracionais na adolescência revela os frágeis alicerces que sustentam a formação destes indivíduos.
As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Todas verdadeiras


ID
2133406
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma região litorânea, pescadores e moradores locais perceberam que muitas aves que viviam próximas ao mar e se alimentavam dos peixes da região estavam sendo encontradas mortas nas praias. A população resolveu, portanto, acionar autoridades locais para entender as causas das mortes excessivas das aves. Uma pequena equipe pesquisadora da SEMA notou que não apenas as aves morriam, mas outros animais marinhos também tinham seu índice de óbito elevado. O relatório da pesquisa acerca da situação, registrou que no estômago dos animais eram encontrados detritos e lixos, especialmente restos de garrafas PET, como pedaços de plásticos e tampinhas de garrafas. Para os moradores da região foi uma grande surpresa, mas para os pesquisadores e para as autoridades não havia nenhuma novidade: as garrafas PET, feitas de plástico, cuja absorção no meio ambiente é extremamente demorada e complicada, eram despejadas erroneamente como lixo comum e iam parar nas águas. O efeito das garrafas PET na alimentação da fauna marinha não era uma informação nova para algumas autoridades locais, mas não havia sido comprovada tão de perto até então.
Para emitir e assinar um parecer e laudo técnico sobre a situação narrada, com o grupo de trabalho, você elaboraria

Alternativas
Comentários
  • Uma análise dos dados coletados q

    que permitisse redigir, de modo objetivo e direto, as informações coletadas em campo...


ID
2133412
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 A ideia de educação para a cidadania não pode partir de uma visão da sociedade homogênea, como uma grande comunidade [...]. Torna-se necessário entender educação para a cidadania como formação do cidadão participativo e solidário, consciente de seus deveres e direitos − e, então, associá-la à educação em direitos humanos.

Segundo estas ideias, uma proposta democrática de educação para a cidadania é aquela que envolve:

I. a participação ativa e a reciprocidade.
II. os direitos humanos.
III. a defesa de políticas afirmativas.
IV. a crença na cidadania como concessão e os direitos humanos como conquista.
V. a defesa da nação como um todo indiviso e heterogêneo.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    A educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

    Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/cidadania-e-educacao/

  • Atenção aos enunciados no texto explicito, e NADA de ir além do texto. É o que não consta nos enunciados III e IV.


ID
2133421
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A noção de “socialização” guarda estreitas relações com a educação escolar e não escolar e pode ser entendida como

Alternativas
Comentários
  •  b) o processo pelo qual o indivíduo se integra à sociedade, mediante a internalização das normas, valores e ideias predominantes nos coletivos sociais de que participa. 

  •  b) o processo pelo qual o indivíduo se integra à sociedade, mediante a internalização das normas, valores e ideias predominantes nos coletivos sociais de que participa. 


ID
2133424
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma concepção crítica de educação e educação escolar é aquela que adota como princípio elementar que os educandos, homens e mulheres, são

Alternativas
Comentários
  • sujeitos histórico-sociais, inacabados, situados no espaço e no tempo, produtores de cultura e de sua própria humanidade. 

  • Este sujeito histórico não é algo separado, que interage com a realidade, mas é parte integrante desse meio social e histórico que atua.

  • Quem ficou em dúvida tbm entre A e D.

    Erro da questão na minha opnião: 

    D) indivíduos situados no espaço e no tempo, livres, ainda que submetidos ao peso da cultura e dos valores transmitidos pelas religiões, pela publicidade organizada e pela ideologia.

    o erro da letra D está na incoerência existente nas paravras "Livres" e  "submetidos".

    Ora! em termos de concepção, se os educadores são livres, logo não são submetidos a nada.

    Gabarito: A

  • As teorias críticas (concepção crítica de educação) vêm para descontruir os ideais das teorias não-críticas, que tem como objetivo a manutenção do sistema e essa concepção de pedagogia tradicional. Portanto, as teorias críticas, vêm para libertar o indivíduo, torná-lo participativo no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, como pontua a alternativa correta A "...produtores de cultura e de sua própria humanidade." Ou seja, contradiz a teoria não-crítica, que que é uma teoria que quer indivíduos passivos e que se deixam modelar seu comportamento a partir dos interesses da classe dominante.


ID
2137060
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As atividades de estudo do meio vêm sendo cada vez mais realizadas nas escolas, em outros espaços de educação e podem ser feitas pontualmente ou se constituir com verdadeiros projetos durante um bimestre, semestre ou ano.
(KRASILCHIK, M. MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania, Editora Moderna, 1. ed., 2004. p.47)
Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.


ID
2142571
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As instituições educativas podem contribuir com a prevenção ao uso de drogas: para isto, utilizam-se dois conceitos importantes, o conhecimento de fatores de risco e o desenvolvimento de atividades de prevenção. A própria escola pode gerar fatores risco, quando promove que:

I. o ambiente escolar não oportunize a participação em jogos, atividades físicas e artísticas que contribuam para um pleno desenvolvimento da pessoa;

II. o ambiente escolar não oportunize o sucesso escolar, gerando falta de vínculo com aprendizagens significativas e, por consequência, mais desigualdade social e frustração entre aqueles que participam de grupos sociais desvalorizados pela escola;

III. no ambiente escolar não circule informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos.

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas: criar na escola um ambiente com vários recursos esportivos, lúdicos e artísticos pode atrair o estudante para o desenvolvimento de outras potencialidades importantes para o seu pleno desenvolvimento, dando sentido à vida, fomentando amizades e grupos com interesses comuns; da mesma forma, sair-se bem na escola, aprender e ser valorizado, assim como manter-se bem informado sobre os perigos no consumo de drogas são aspectos que ajudam na superação das situações de risco.


ID
2255635
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A indisciplina na escola existe desde sempre, todavia, aspectos como o medo e o respeito unilateral eram mais fortes há alguns anos atrás. Hoje, na sociedade atual, considerando as demandas por democracia e inclusão social, temos o desafio de construir a disciplina com outros valores, ditos democráticos. Seriam atitudes que contribuíram para promover a disciplina em uma sociedade democrática:

I – substituir a ideia de respeito unilateral (baseado apenas na hierarquia e no poder de punição) pela ideia de respeito mútuo (horizontal e com base no diálogo);

II – práticas coerentes com os discursos, o que vem a favorecer o desenvolvimento de valores éticos;

III – combate permanente à indisciplina, com métodos calados na punição exemplar.

Alternativas
Comentários
  • O métodos calados na punição exemplar faz parte é do tradicional.

  • Gabarito, letra A.


ID
2255638
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A escola, instituição epicentro da sociedade contemporânea, padece da violência canalizada para seu interior e daquela que ela mesma gera nas suas próprias práticas.” (JUSTO, José Sterza, Escola no Epicentro da Crise Social, POA: Ed. Mediação, 2005, p. 47)

No que se refere a práticas escolares que geram a violência e, no lugar de promover a disciplina, geram indisciplina, podemos apontar:

I – o não reconhecimento dos estudantes como sujeitos, portadores de conhecimentos, desejos, expectativas;

II – práticas dialogadas de construção da escola, seu espaço, seus tempos e conteúdos;

III – a verticalização do poder, onde poucos definem os objetivos, as estratégias e os conteúdos do ensino. 

Alternativas

ID
2255641
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A disciplina escolar precisa ser construída pela escola considerando alguns desafios contemporâneos, entre eles o fato de que a sociedade hoje caminha para construir-se para todos. Perceber que mais gente participa da escola é um aspecto positivo. Para uma escola que se quer democrática, são algumas destas ações:

I – compreender que nem todos podem fazer parte da escola, uma vez que alguns não têm condições biológicas e socioculturais para isso;

II – construir um projeto pedagógico que expresse as necessidades e ideias do grupo a que ele se destina;

III – coibir tratamento preconceituoso para com os estudantes, independente de condições biológicas, socioculturais, de gênero, origem étnico-racial, religiosas e de orientações sexuais.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta : C

  • A escola é para todos.

  • Minha gente eu não aceito errar mais esse tipo de questão, sabe porque??

    bote uma coisa na sua cabecinha, assim como eu:

    *todo mundo tem direito ao estudo - direito público subjetivo; tem lei garantindo isso.

    todos

    todos.

    A escola deve ser um ambiente acolhedor e preparado para lidar com a diversidade de forma inclusiva. Desde seu público interno - funcionários, professores, gestores, os próprios alunos, como também o público externo, como a comunidade local.

    Todo o trabalho deve ser realizado com cuidado nos tratos e de forma horizontai, com vontade de ouvir, de ser compreensivo, solidário, eficaz, criativo, comunicativo, respeitoso, reto, probo, consciente, paciente, tolerante e humano, uns com os outros, principalmente com os alunos. Seja ele, branco, negro, amarelo, índio, pobre, rico, indiano, italiano, russo, cearense, macapaense, deficiente, use drogas, agressivo ou não, estudioso ou não, católico ou não, evangélico ou não, violento ou não.......

    TODOS , absolutamente, devem ter acesso e permanência na escola.

  • Coibir: fazer cessar; impedir que continue; refrear, reprimir.


ID
2255644
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sentir-se incluído no projeto educacional e dele participar sendo respeitado, implica que a escola:

Alternativas
Comentários
  • Fui babando na B e nem li as outra.

    Gabarito E


ID
2255647
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola compartilha de valores, preconceitos, desafios que estão colocados na sociedade, uma vez que ela é parte da sociedade. Todavia, por seu caráter essencialmente formador, e consequentemente seu compromisso em colaborar com a melhoria da sociedade, especialmente em seu caráter democrático, é importante que ela

Alternativas
Comentários
  • A

    busque cotidianamente compreender criticamente o mundo em que vive, auxiliando aqueles que dela participam a construírem esta visão crítica.


ID
2271514
Banca
ACAFE
Órgão
SED-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação escolar deve exercitar a democracia e a cidadania, enquanto direito social, através da apropriação e produção dos conhecimentos.
São pressupostos que corroboram com o enunciado acima, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Estou achando essa banca sem ideia.......   sempre utiliza exceto......

  • GABARITO E 

    A exigência da sociedade frente aos avanços tecnológicos e as transformações econômicas e culturais colocam cada vez mais a necessidade de a escola voltar-se para a produção do conhecimento dissociado da construção dos bens sociais, culturais e materiais para o exercício da cidadania.

  • A exigência da sociedade frente aos avanços tecnológicos e as transformações econômicas e culturais colocam cada vez mais a necessidade de a escola voltar-se para a produção do conhecimento dissociado da construção dos bens sociais, culturais e materiais para o exercício da cidadania.

    Dissociado = separado

    Gabarito E


ID
2290714
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Falar sobre drogas é sempre delicado. Geralmente as discussões são infladas por juízos de valor, pré-julgamentos ou preconceitos que nos levam a perceber a problemática sem, no entanto, conseguirmos dominá-la eficientemente. E essa temática deve ser adequadamente debatida e trabalhada no ambiente escolar, para que tenhamos condições de enfrentar este problema de modo a preveni-lo, promovendo a saúde de todos os sujeitos que vivenciam o dia a dia escolar, sejam educadores, colaboradores, alunos ou familiares. Diante de uma questão tão complexa historicamente, se torna necessário compreender que o objetivo não é atingirmos o ideal de uma sociedade totalmente livre de drogas, mas é preciso valorizar o papel protagonista do educador e daqueles que trabalham na escola para auxiliar os estudantes a fazerem escolhas saudáveis em suas vidas.
Com base no assunto exposto julgue as afirmativas:
I- O protagonismo do educador é fundamental para que se tenha sucesso nesse enfrentamento, ajudando a escola na articulação com as diversas redes de apoio e a apostar na reinserção dos alunos usuários.
II- Ações e projetos preventivos na escola precisam agregar uma visão mais realista do contexto escolar brasileiro, que leve em conta os fatores de risco já presentes em seu cotidiano, mas sem descuidar da valorização de fatores de proteção envolvidos e do protagonismo dos próprios jovens.
III- Toda escola possui estrutura adequada e profissional capacitado para lidar com a questão da prevenção e ainda proporcionar ao educando acesso a todas as possibilidades de entender e de se defender de seu inimigo - a droga.
IV- O tema deve ser abordado de modo a esclarecer sem medo os ouvintes e oportunizar as manifestações de opiniões e participação na construção de um melhor entendimento sobre a questão das drogas. As ações sociais de modo geral devem primar por medidas preventivas no combate ao uso de drogas.
São VERDADEIRAS:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre as alternativas B e C...

    Porém ao analisar o contexto da minha escola, pude apontar a C como certa! Nem sempre a escola possui estrutura adequada ou mesmo profissionais capacitados ou ambos.

  • Na minha opinião essa questão tá muito mal formulada. No item I fala do professor como protagonista da ação, já no item II fala do aluno como tal. Elas meio que se contradizem. Acertei no chutometro, mas são afirmações antagonicas.

     

  • III está errada. Nem toda escola tem estrutura física e cognitiva para trabalhar este assunto.


ID
2330023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.

Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.

A educação emancipatória de que trata o texto pressupõe a compreensão do estudante como sujeito central do processo de ensino, comprometido com a própria aprendizagem e capaz de tomar atitudes éticas, críticas e reflexivas, consoante a perspectiva do protagonismo infantojuvenil.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação e aprendizagem, não consegui ver o aluno como sujeito central e sim com um envolvido no processo, bem como vi algumas extrapolações... MAAASSS... se eu errei a CESPE deve estar certa .............. kkkkkkkkkkkk

  • FUTURO APF, Tbm não entendi esse gabarito rs

  • Onde diz isso no texto?

  • Essa questão (e diversas outras aqui) são da prova de Professor de Língua Portuguesa, logo, são questões bem específicas e nós que estudamos para outras áreas/cargos não temos como acertar esse tipo de pergunta apenas com base no texto.

     

    Até porque não há resposta no próprio texto, veja o enunciado "Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo."

     

    Ou seja, não é uma simples questão de interpretração, mas sim uma questão de interpretação e também de conhecimento destas Diretrizes específicas que só quem estudou para esta prova sabe. Deixamos estas questões de lado e bola pra frente.

  • CONCORDO GABRIEL 

  • Completando, o texto fala tendo o texto como referência inicial, ou seja, a resposta pode não estar explicita no texto.

     

    Gabrito: C

  • Para se acertar a questão não se exige muito conhecimento, mas atenção:

     

    Analisando a premissa por partes:

     

    A educação emancipatória de que trata o texto pressupõe a compreensão do estudante como sujeito central do processo de ensino/ Certo - Em um processo de ensino o estudante é figura principal.

     

    Comprometido com a própria aprendizagem e capaz de tomar atitudes éticas, críticas e reflexivas / Certo - No referido contexto exige -se comprometimento do estudante.

     

     Consoante a perspectiva do protagonismo infantojuvenil/ Certo - Ou seja, Trata da força transformadora dos adolescentes, da criação de espaços para o diálogo franco entre jovens e adultos e da promoção de oportunidades para a expressão criativa e responsável do seu potencial.

  • A CESPE é tipo o Light Yagami

    o Deus dos concurseiros hahahahaha

  • CERTO. Pessoal, de fato a questão é específica com já foi falado aqui. A pedagogia histórico-crítica visa a emancipação do estudante. Ela presa pelo aluno ativo (sujeto ativo), isto é, que busca o conhecimento e não o espera (sujeito passivo). Essa é a mudança de paradigma explicitada no título do texto: A transição paradigmática: da regulação à emancipado.

    OBS: mudança de paradigmas é uma mudança de pressupostos teóricos que permitem uma revolução no modo de perceber ou enfrentar determinados problemas. Há uma mudança de paradigma, por exemplo, quando se muda de uma concepção geocêntrica para a heliocêntrica. Thomas Kuhn explica bem isso.

  • Acertei, mas quem errou fique tranquilo porque isso não é questão de Português.


ID
2330302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue o item a seguir.

Em uma sociedade democrática de direitos, valorizadora de políticas públicas de inclusão social e de exercício da cidadania, a educação integral tem papel basilar, porque preconiza o desenvolvimento humano, em todas as suas dimensões, e assegura direitos e oportunidades fundamentais para a população infantojuvenil.

Alternativas
Comentários
  • basilar: papel ou função que origina na base.

  • Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

    https://educacaointegral.org.br/conceito/

  • Significado de preconizar. Recomendar ou avisar com insistência; aconselhar com louvor: o veganismo preconiza não consumir produtos de origem animal. Elogiar ou tecer comentários favoráveis sobre: em sua campanha preconiza novas medidas sociais; preconizou-a como melhor cientista do século; preconizou-o como herói.
  • É por conta de questões assim que não podemos levar em consideração que questões que trazem verbos como "assegurar" e "garantir" estão sempre erradas. É preciso interpretação!


ID
2342686
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A lei do SINASE (Lei nº 12.594/12) e o Plano Nacional Socioeducativo propõem a promoção do protagonismo juvenil. Para tanto, na execução das MSEs, o adolescente deverá ter acesso a

Alternativas
Comentários
  • ECA

    Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

  • Lei nº 12.594/12

    Art. 8º Os Planos de Atendimento Socioeducativo deverão, obrigatoriamente, prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte, para os adolescentes atendidos, em conformidade com os princípios elencados no ECA.

    Art. 12. A composição da equipe técnica do programa de atendimento deverá ser interdisciplinar, compreendendo, no mínimo, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, de acordo com as normas de referência.


ID
2415547
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Maria da Glória Gohn (2011), “a educação não se resume à educação escolar, realizada na escola propriamente dita. Há aprendizagens e produção de saberes em outros espaços, aqui denominados de educação não formal”. Podemos citar, como exemplos de outros espaços, a participação social em movimentos e ações coletivas, que envolvem negociações, diálogos ou confrontos. Para a autora, uma das premissas básicas a respeito dos movimentos sociais é que eles são:

Alternativas
Comentários
  • Opção Correta: E

     


ID
2421016
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:
1. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
4. integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das famílias, dos agentes da comunidade interessados na educação.
Estão corretos apenas os requisitos:

Alternativas
Comentários
  • 2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. COMPATIBILIDADE SERIA O CORRETO!

     

    SOMENTE ESSE ITEM QUE ESTÁ ERRADO OS DEMAIS ESTÃO CORRETOS!

     

    GABARITO A


ID
2560207
Banca
Nosso Rumo
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


A promoção do desenvolvimento positivo do jovem vai exigir: primeiramente, a identificação de seus recursos pessoais - talentos, energias e interesses construtivos - e, depois, a elaboração de programas específicos de estimulação desses talentos. De acordo com Lerner (2004), o sucesso desses programas depende de três fatores preponderantes: uma relação positiva e sustentável com adultos; atividades dirigidas ao desenvolvimento de suas habilidades: e a participação do jovem em todas as decisões e vertentes do programa. Em geral, eles propõem ações efetivas com base, por exemplo, no desenvolvimento de características, tais como os cinco “Cs” - caráter, cuidado, confiança, conexão e compaixão.

SENNA, Sylvia Regina Carmo Magalhães et DESSEN, Maria Auxiliadora, 2012.


A escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ao adotar princípios do desenvolvimento positivo do século XXI, tem como finalidade promover formas de desenvolvimento saudáveis na adolescência e não só diminuir comportamentos de risco. Busca possibilitar ao jovem o preparo para construir o seu próprio desenvolvimento e o da sociedade. Diante disso, entende-se adolescência

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    não como um estado em si ou algo que não esteja acabado, que tenha um início e um fim bem definidos. Buscar os antecedentes geradores das mudanças na adolescência significa tratá-la como um período de intensa exploração e de grandes e múltiplas oportunidades para muitos jovens, futuros adultos. A delimitação deste período ultrapassa aspectos cronológicos e biológicos e esbarra em condições sociais, culturais, históricas, ambientais e psicológicas específicas.


ID
2582374
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“No livro O Mundo como Vontade e Representação, o filósofo Arthur Schopenhauer (1788-1860) propõe uma metáfora interessante sobre as relações humanas. Ele conta que um grupo de porcos-espinhos perambulava num dia frio de inverno. Para não congelar, chegavam mais perto uns dos outros. Mas, no momento em que ficavam suficientemente próximos para se aquecer, começavam a se espetar com seus espinhos. Então se dispersavam, perdiam o benefício do convívio próximo e recomeçavam a tremer. Isso os levava a buscar novamente companhia e o ciclo se repetia na luta para encontrar uma distância confortável entre o emaranhamento e o congelamento. Adolescentes não são porcos-espinhos, mas experimentam, na puberdade, uma condição que os aproxima dos mamíferos descritos por Schopenhauer: a convivência em um grupo. Afinal, ao fazer parte de uma reunião de pessoas que têm algo em comum, o jovem consegue “calor” na forma de aceitação e acolhimento. Ao mesmo tempo, precisa se defender dos “espinhos”, posicionamentos que se chocam contra a sua individualidade e podem degenerar em preconceito e agressividade”.

MARTINS, Ana Rita. Revista Nova Escola Abril, 2010.


A adolescência é caracterizada por inúmeros elementos, dos quais pode-se considerar:


I. a perda do corpo infantil, dos pais da infância e da identidade infantil.

II. a reorganização de novas estruturas e estados de mente.

III. a entrada na fase oral.

IV. a apropriação do novo corpo; a vivência de uma nova etapa do processo de separação-individuação.

V. a construção de novos vínculos com os pais, caracterizados por menor dependência e idealização.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Fase oral - desde o nascimento até os 18 meses de idade, em que a boca da criança é o foco de gratificação libidinal derivado do prazer de se alimentar no seio da mãe, e da exploração oral do seu ambiente, ou seja, a tendência em colocar objetos na boca.

     

    Logo, não se aplica ao adolescente !
    #vamoscomfoco!


ID
2827828
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de

Alternativas
Comentários
  • Possibilitar o desenvolvimento de atividades que valorizam a participação e escuta dos jovens.


ID
2855440
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Adolescentes, de modo geral, diferentemente de jovens e adultos, não são compreendidos como atores coletivos, pois não usufruem plenamente dos direitos políticos e se inserem na ordem social e no espaço público mais como atores por meio da participação cultural e, muitas vezes, sob o estatuto de estudantes, sobretudo em tempos de centralidade real e simbólica da Internet. Entretanto, os adolescentes não deixam de expressar em diferentes espaços preocupações sociais, econômicas e até mesmo políticas e familiares distintas e mais amplas, pois como “ponta de iceberg” eles evidenciam os dilemas centrais que atravessam a sociedade na contemporaneidade, inclusive em torno das questões e desafios que se deparam no território da escolarização básica e superior e em virtude das orientações das políticas públicas educacionais que têm por intencionalidade delimitar os contornos da formação escolar tendo em vista determinadas projeções de futuro. Nos anos de 2015 e 2016, estudantes-adolescentes protagonizaram ações coletivas de protestos em defesa da escola pública e da qualidade do ensino que usufruíam; seja como categoria nativa, seja pela literatura acadêmica aquelas ações foram denominadas de

Alternativas
Comentários
  • C - Estudantes, professores, entidades ligadas à educação protagonizaram diversos protestos este ano. Na agenda das manifestações, estavam críticas às mudanças propostas pelo governo - como a reforma do ensino médio e o Teto dos Gastos Públicos -, a falta de infraestrutura das escolas e a formação deficiente de professores. Para esses grupos, todas essas questões colocam a qualidade da oferta da educação pública em risco. O movimento de ocupações, que começou em 2015 por questões locais nos estados e municípios, adquiriu este ano, 2016,  uma pauta nacional. Mais de mil escolas e universidades foram ocupadas em todo o país. Os estudantes pedem mais participação na tomada de decisões. http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-12/reforma-do-ensino-medio-e-ocupacoes-em-escolas-marcam-2016-veja

     


ID
3025030
Banca
FUMARC
Órgão
SEE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constituição Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamental como no médio.


Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Sob a ótica tradicional, excluía os atores sociais dos grandes acontecimentos históricos. Na atualidade, se volta para a inclusão dos múltiplos setores da sociedade na construção do conhecimento histórico. Letra D


ID
3078727
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O uso da noção de protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio brasileiro, em décadas recentes, pode ser compreendida como a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C - participação ativa dos estudantes na dinâmica social da unidade escolar e de seu entorno.


ID
3237112
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

Alternativas

ID
3237262
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

Alternativas

ID
3237412
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

Alternativas

ID
3244117
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

Alternativas

ID
3631099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos parâmetros curriculares nacionais, julgue o item seguinte.


No ensino fundamental, as ações pedagógicas dos sistemas de ensino e das instituições escolares devem-se voltar, em relação a conhecimentos e a valores, para a constituição de identidades capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias.

Alternativas

ID
3649360
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política em que estão inseridos. Tanto quanto um direito, é um dever dos adolescentes, podendo ser definido como uma modalidade de ação, criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens se envolverem em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Podemos afirmar que seu cerne é:

Alternativas

ID
3754249
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere o texto que segue para interpretar e responder a questão.


    Em sua dimensão social, a educação escolar é “ingrediente” indispensável para as sociedades letradas contemporâneas se produzirem, se reproduzirem e avançarem em seu desenvolvimento. Do ponto de vista dos indivíduos, igualmente, é a educação escolar que permite a cada um fazer parte dessa mesma sociedade como sujeitos. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seus artigos 205 e 208, garante que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    De acordo com Castro & Regattieri (2009), tanto no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069/90, quanto na LDBEN no 9.394/96, “a efetividade do direito à educação das crianças e dos adolescentes deve contar com a ação integrada dos agentes escolares e pais ou responsáveis. Esse novo ambiente jurídico-institucional inaugura um período sem precedentes de consolidação de direitos sociais e individuais dos alunos e suas famílias”. 



Celina Alves Arêas, no texto indicado pelo edital deste concurso, ao considerar as relações da educação brasileira com a realidade social do país, entende que cabe à educação contribuir para a construção de um Brasil de todos, com igualdade, humanidade e justiça social. Ela defende que, enquanto “prática social, a educação tem como lócus privilegiado a escola”, entendida como espaço de garantia de direitos. Nesse sentido, a autora destaca ser indispensável que a escola

Alternativas
Comentários
  • leve em consideração o saber prévio dos alunos (saber popular) e cuide de que eles se apropriem criticamente do saber sistematizado


ID
4008229
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Compreende-se o protagonismo na literatura infantil e juvenil como direito à(s):

Alternativas
Comentários
  • Diferenças e oposição aos modelos universais nas relações políticas, econômicas, culturais, sociais, e de representação a várias infâncias.

    Letra A

  • Acho que a turma que errou essa questão não leu direito, impossível.


ID
5103115
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O tema protagonismo juvenil é discutido por diversos autores e pode ser definido como o jovem

Alternativas