SóProvas


ID
233005
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às carnes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A questão deveria ser anulada , pois a letra C também está correta.
  • tem toda a razão, essa questão tem 2 respostas certas.
  • a) a gordura das fibras não deve ser retirada antes da cocção
    b) Fatores como idade, espécie, raça, dentre outros, afetam previamente o rigor mortis, interferindo na maciez da carne.
    c) A carne de porco pode conter Trinchinella spiralis e Taenia solium, e a carne de boi pode conter Tenia saginata. (ORNELAS, 2007) - questão certa!
    d) A carne bovina é pobre em vitamina A e E e Ca.
    e) Questão certa
  • Discordo dos três colegas. O consumo de carne de porco mal-passada, desde que contaminada por ovos de tenia pode provocar teníase. A cisticercose ocorre pela ruptura de um dos proglotes do parasita e sua inoculação por via hematogênica, particularmente no sistema nervoso central. Portanto, a cisticercose costuma ser uma complicação da teníase, esta sim transmitida pela ingestão de carne de porco contaminada (ou bovina).
  • Teníase ocorre pelo consumo de carne de porco ou boi mal cozida contendo larvas (forma adulta) da Taenia solium ou Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A parasitose intestinal pode ser percebida pela eliminação espontânea de proglotes dos vermes nas fezes. Sintomas: dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, flatulência, diarreia ou constipação, obstrução do apêndice, colédoco, ducto pancreático.
    Cisticercose ocorre pelo consumo de carne de porco mal cozida contendo ovos da Taenia solium. A cisticercose humana por ingestão de ovos de Taenia saginata não ocorre ou é extremamente rara. Sintomas: depende da localização, tipo morfológico, do numero de cisticercos, imunidade do hospedeiro, formas mais graves - convulsões, distúrbio de comportamento, hipertensão intracraniana, oftálmicos.

  • Concordo com os colegas que julgaram a questão ‘C’ como correta.

    Didaticamente, a teníase e a cisticercose são duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie, porém com fase de vida diferente. A teníase é uma alteração provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da T. saginata no intestino delgado do hospedeiro definitivo, os humanos; já a cisticercose é a alteração provocada pela presença da larva (informalmente chamada de ‘ovo’, como descrito na alternativa ‘c’) nos tecidos de hospedeiros intermediários normais, respectivamente suínos e bovinos. Assim, a infecção do hospedeiro definitivo ocorre por ingestão de formas larvares contidas em tecidos crus ou mal passados. Através da ingestão do cisticerco dos suínos que é gerado o verme adulto no homem.

    (Fonte consultada: Livro: Parasitologia Humana; autor: David Pereira Neves).

  • A letra C está errada galera!Não é cisticercose e sim teníase neste caso,como já definido acima!
  • Cisticercose – Ao ingerir ovos viáveis da tênia, estes chegam ao estômago e liberam o 
    embrião que atravessa a mucosa gástrica, vai para a corrente sanguínea e se distribui pelo 
    corpo, pode alcançar diversos tecidos (músculos, coração, olhos e cérebro) aonde irá se 
    desenvolver o cisticerco (larva). Ao atingir o cérebro causam a Neurocisticercose, que é a 
    forma mais grave da infecção. 
    Teníase – a teníase é adquirida pelo homem quando ele ingere carne o cisticerco (larva) e este 
    evolui para a forma adulta no intestino delgado. O verme adulto se fixa e começa a expelir os 
    ovos e proglótides, que são excretados nas fezes humanas e podem contaminar o solo, a água 
    e os alimentos.
  • Concordo com a anulação da questão. As alternativas C e E estão corretas.

    Teníase e cisticercose são causadas pelo mesmo parasita, porém com uma fase de vida diferente. A teníase ocorre devido a presença de Taenia solium adulta ou Taenia saginata dentro do intestino delgado dos humanos, que são os hospedeiros definitivos; a cisticercose ocorre devido presença da larva (chamada popularmente de canjiquinha) que pode estar presente em hospedeiros intermediários, onde os mais comuns são os suínos e os bovinos, onde os humanos acidentalmente podem abrigar esta forma. São, portanto, duas fases distintas de um mesmo verme, causando duas parasitoses no homem, o que não significa que uma mesma pessoa tenha que ter as duas formas ao mesmo tempo. A teníase provocada por Taenia solium é considerada não letal, todavia, sua etapa larvária pode provocar cisticercose mortal.[1]

    As espécies mais comuns de tênia adulta é o intestino delgado dos humanos infectados.[2] O cisticerco é encontrado geralmente no tecido muscular de porcos, mas pode ser encontrado no tecido subcutâneo, nos olhos e cérebro do animal e ocasionalmente nos humanos.[3] O cisticerco da Taenia saginata localiza-se nos mesmos tecidos, porém ocorre nos bovinos.[4]

  • A ingestão de carne de porco mal cozida causa Teníase e não cisticercose. Esse link tem um artigo que comenta sobre essa é um conceito errado que as pessoas têm e leva ao menor consumo de carne de porco.

    https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/1712

  • DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS - GUIA DE BOLSO (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2005): "modo de transmissão - a teníase é adquirida através da ingesta de carne de boi ou de porco mal cozida, que contém as LARVAS. Quando o homem ingere, acidentalmente, os OVOS de T. solium, adquire a cisticercose. A cisticercose humana por ingestão de ovos de T. saginata não ocorre ou é extremamente rara."

     

    De acordo com Sônia Tucunduva Philippi (2006), a ação enzimática para amaciar carnes fundamenta-se no uso de ensimas NATURAIS, como papaína, bromelina e ficina.

     

    A alternativa "e", menciona amaciamento ARTIFICIAL com o uso dessas enzimas. Será que a banca considerou como amaciamento natural o que é desenvolvimento pelo processo de maturação da carne?

  • A única resposta correta é a letra E. A letra C não está correta pois a carne de porco mal cozida causa a teníase. Já a cisticercose é causada pela ingestão de hortaliças contaminadas com óvulos de cisticercos.

    É uma pegadinha!

  • algumas substâncias podem ser utilizadas para promover o amaciamento artificial da carne, como as enzimas papaína (presente no mamão), bromelina (presente no abacaxi) e ficina (presente no figo).