SóProvas


ID
2330179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de tecnologias, arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação locais e de longa distância, julgue o item subsequente.

A utilização do IPv6 permite o controle do congestionamento do tráfego por meio do campo prioridade; assim, se um de dois datagramas consecutivos tiver de ser descartado em virtude do congestionamento, será eliminado o datagrama assinalado com prioridade de pacote menor.

Alternativas
Comentários
  • errei essa e fui pesquisar

    pra mim nao tinha esse campo prioridade no cabeçalho do IPv6

     

    Mas fui pesquisar e ele está dentro do TrafficClass

     

    http://ipv6.br/post/cabecalho/

     

     

    0 a 7 para campos que podem sofrer atraso

    8 a 15 para aqueles com tráfego em tempo real

  • FONTE: Comunicação de Dados e Redes de Computadores 4ª ed. - Forouzan - P.598

  • Mas se levar ao pé da letra, o campo "prioridade" não existe.

    Existe o campo "Classe de Tráfego" que identifica os pacotes por classes de serviços ou prioridade.

  • Gabarito Certo

    Prioridade:
     Identifica, em 4 bits, a prioridade do pacote, relativa a outros pacotes vindo da mesma fonte. Esses valores de prioridade são divididos da seguinte forma: 0 a 7 especificam  prioridades de transmissões que necessitam de um controle de congestionamento por parte da fonte dos dados, como tráfego de TCP, que não envia se o meio estiver congestionado, pode sofrer atraso. Valores de 8 a 15 especificam transmissões que não param se houver congestionamento, como por exemplo, pacotes em tempo real sendo enviados a taxas constantes, transmissões que não podem sofrer atrasos. Dentro dessas duas seções, quanto maior o valor expresso no cabeçalho, maior a prioridade dos pacotes.

     

    https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/ipv6/5-ipv6-2.html

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Vamos fatiar:

     

    Parte 1

    "A utilização do IPv6 permite o controle do congestionamento do tráfego por meio do campo prioridade."

    Campo "prioridade"? Na hora, eu marcaria errada, afinal de acordo com a RFC 8200, o nome do campo é "Traffic Classes" ou "Classes de Tráfego", conforme a seguir: "The 8-bit Traffic Class field in the IPv6 header is available for use by originating nodes and/or forwarding routers to identify and distinguish between different classes or priorities of IPv6 packets (RFC 8200)"

    No entanto, de acordo com a RFC 2460, publicada em dezembro de 1998, o nome original realmente era "Priority field" ou "Campo de Prioridade". Isso é citado na própria RFC, mediante uma atualização: "Changed the name of the IPv6 Priority field to "Class", and replaced the previous description of Priority in section 7 with a description of the Class field".

     

    Portanto, o IPv6 permite o controle do congestionamento do tráfego por meio do "campo prioridade"? Vamos aceitar que sim!

     

    Parte 2

    "Se um de dois datagramas consecutivos tiver de ser descartado em virtude do congestionamento, será eliminado o datagrama assinalado com prioridade de pacote menor." 

    "O campo Priority de 4 bits do cabeçalho do IPv6 permite a um host de origem identificar a prioridade desejada de entrega de seus pacotes, relativa a outros pacotes da mesma origem. Os valores de prioridade são usados para especificar a prioridade do tráfego que não pode ser rejeitado em resposta ao congestionamento. Para tráfego não sujeito ao controle de congestionamento, o valor mais baixo da prioridade deve ser usado para aqueles pacotes que o host de origem está mais disposto a tê-los rejeitado sob circunstâncias do congestionamento, e o valor o mais elevado deve ser usado para aqueles pacotes que o host de origem está menos disposto a tê-los rejeitados."

    Certo. 

     

    Portanto, questão correta.

     

    Fontes:

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialipv6/pagina_4.asp

    https://tools.ietf.org/html/rfc8200

    https://tools.ietf.org/html/rfc2460

  • O lance da prioridade foi de boa pra mim...só fiquei meio aturdido com esse lance de descartar o pacote rs...mas acho que não tem outro jeito neh...

  • O IP atribui prioridades de pacotes (que podem ser fragmentados e enviados independente dos enviados anteriormente) quando o trafego não está controlado por congestionamento.

    Note que os datagramas não são orientados a conexões, o encaminhamento de pacotes torna-se um serviço não confiável por conta do uso de UDP.

  • Gabarito: Certo

    Classe de Tráfego é um campo com um novo nome para o antigo campo "Tipo de Serviço" do IPv4. Além de mudar de nome, passou de 6 para 8 bits de tamanho. Ambos podem controlar o tráfego e a qualidade do serviço para que diminua o congestionamento, dando prioridade para determinada classe de tráfego.

  • Questão parecida

    (CESPE/2018/STJ- TECNICO JUDICIÁRIO)

    No IPv6, o tráfego não controlado por congestionamento é usado quando a eliminação de pacotes é indesejável e, por essa razão, não são atribuídas prioridades aos pacotes. GABARITO E.

  • Resumindo:

    No IPv6: Possui controle do congestionamento em seu tráfego (campo prioridade)

    -> São atribuídas prioridades ao seus pacotes, eliminando a de menor valor* ao se deparar com um congestionamento em seu tráfego.

    *o datagrama assinalado com prioridade de pacote menor

  • Se houver congestionamento, serão descartados os pacotes indesejados que estão causando esse congestionamento e dado prioridade para os pacotes menores.