SóProvas


ID
2330203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da administração e seus preceitos fundamentais conforme a literatura de administração científica, julgue o item a seguir.

Os pressupostos teóricos da administração científica visam contribuir diretamente para a maior eficiência dos processos produtivos, incluindo a redução dos custos de produção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO 

    Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.

     

    Taylor buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção da empresa.

    -

    Disponível em: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-administracao-cientifica-de-taylor/

    -

    -

    Tenho para mim que os sofrimentos da vida presente não têm valor em comparação com a glória que há de ser revelada em nós.  A ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus. Na esperança de que também a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Romanos 8:18,19 e 21 (Bíblia)

     

  • Gabarito Correto.

     

    A administração cientifica e a classica são voltadas para eficiência do trabalho.

  • GAB:C

     

    A Administração Científica foi desenvolvida por Taylor, no início do Século XX, com o objetivo de maximizar o desempenho das organizações através do atingimento do melhor desempenho possível no exercício das tarefas,reduzindo as perdas e os desperdícios de qualquer natureza, gerando lucro para empresa e para o trabalhador.

     

    OU SEJA, EFICIENCIA--> Tinha por objetivo lucrar mais usando menos!

  • Adminsitração científica:

    - Melhoria da produtividade

    - Estudo de tempo e movimentos (melhor maneira de se realizar determinada atividade)

  • Taylor defendia a uniformidade das técnicas e métodos de trabalho com o objetivo de melhorar o desempenho, ele achava que os funcionários deviam ser bem remunerados de acordo com sua produtividade, para que o desempenho melhorasse e o custo unitário fosse reduzido.

  • ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:

    - Pai Frederick Taylor

    - Surgiu em 1903, nos Estados Unidos.

    - Ênfase nas tarefas dos indivíduos (visão da parte para o todo).

    - É uma abordagem de baixo para cima.

    - O trabalhador é visto como máquina.

    - Não considerava o ambiente externo. Organização como um sistema fechado.

    - Buscava alcançar a EFICIÊNCIA.

    - Foi a primeira a tornar a administração uma ciência.

    - A substituição dos métodos empíricos pelos métodos científicos recebeu o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT).

    - Salário era de acordo com a capacidade de produção.

    - A produtividade era resultado da redução dos esforços.

     

    Taylor = ênfase das Tarefas

  • Complementando...

    Um dos aspectos da Organização Racional do Trabalho é a padronização de métodos e máquinas, cujo objetivo era reduzir a variabilidade e a diversidade dentro do processo produtivo de tal forma que o desperdício fosse eliminado.

  • A busca por eficiência é uma ideia central dos estudos de Frederick Taylor. O objetivo da Administração Científica era a melhoria da eficiência e da produtividade. Após os estudos dos tempos e movimentos, todos os empregados eram ensinados a trabalhar da mesma forma padronização e passavam a receber por produtividade.

  • GABARITO C

  • A preocupação básica da administração científica era aumentar a produtividade por meio da eficiência no nível operacional. Em consequência do aumento de eficiência no nível de tarefa diminuía-se os custos e tempo de produção.

    Gabarito: CERTO

  • Certo

    2 características da Adm científica:

    redução dos custos de produção.

    maior eficiência dos processos produtivos