-
,Acredito que a observância de uma contratação sendo efetiva não tem relação com a equiparação de quesitos bons versus ruins dos candidatos. Constata-se uma contratação efetiva, quando a administração percebe o impacto positivo de ter contratado alguém. Exemplo: contratar um novo diretor com a finalidade de melhorar o clima organizacional. Nesse caso, a contratação se torna efetiva ao constatar a melhora no clima da organização.
-
Quando uma empresa contrata, escolhe uma pessoa com as características mais adaptadas ao cargo. Por exemplo, nao adianta uma empresa que necessite de um engenheiro com habilidades em calculo e trabalho em equipe contratar uma pessoa pessima em relacionamento interpessoal, so por que possui uma enorme capacidade em calculo.
-
→ Não existe compensação de notas na seleção de pessoal, nem os quesitos objetivos ou quantitativos são predominantes.
→ Existem inúmeros outros quesitos subjetivos ou "qualitativos" que podem ser analisados também.
→ Cada cargo exige um perfil específico e o profissional escolhido será o que mais adequado ao perfil
exigido.
Fonte: Rennó
-
São efetivas quando o funcionário contratado permanece no cargo.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
No processo de seleção deve-se usar tanto o método quantitativo quanto qualitativo.
No método quantitativo, as fórmulas matemáticas são aplicadas para que haja a confiabilidade necessária dos resultados desejados. É o tipo de análise que é feito com base em números.
Já a pesquisa qualitativa está mais relacionada no levantamento de dados sobre as motivações, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos candidatos, através por exemplo, da entrevista.
-
Errado.
Segundo Chiavenato (Gestão de Pessoas, 4ª edição), uma das bases para a seleção de pessoas é a TÉCNICA DOS INCIDENTES CRÍTICOS, que identifica os pontos MAIS FORTES E MAIS FRACOS para o trabalho. Assim, busca-se que o candidato tenha as melhores características pessoais e ao mesmo tempo não tenha as piores.
-