O EaD se divide em Síncrono e Assíncrono, mas o que isso significa? De forma simplificada, depende de quem dita o rítimo da aprendizagem.
Essa é uma diferenciação entre tipos de cursos online. Enquanto o treinamento síncrono depende de que todos os participantes iniciem e terminem o curso em datas determinadas e realizem atividades em horários específicos, o treinamento assíncrono pode ser completado conforme a disponibilidade do participantes (também chamado em inglês de self-paced training).
Como tudo, ambos tem suas vantagens e desvantagens. O treinamento síncrono permite que professor e aluno ou instrutor e participantes interajam em tempo real, o que favorece a comunicação, solução de dúvidas e o próprio senso de comunidade. Um outro ponto importante, é que um dos principais fatores de insucesso dos programas online é que o participante não sente a mesma obrigatoriedade de cumprir com as atividades quanto ele teria em um curso presencial regular. Em treinamentos síncronos há prazos para conclusão de cada fase do curso, aumentando a chance de que o participante cumpra com o conteúdo até o final. O aspecto síncrono do treinamento é proporcionado por sessões de vídeo em tempo real, atividades com prazo determinado para a conclusão, e data limite para o fim do curso.
Já o treinamento assíncrono tem como vantagem a possibilidade de inclusão de participantes que não estão disponíveis no exato momento das sessões ou que preferem outro rítimo, mas rápido ou mais lento. Nessa modalidade também são utilizados vídeos, porém esses são pré-gravados e leituras. Há a possibilidade de uso de atividades para serem entregues pelo participante, mas essa prática cria um problema para o instrutor que não pode ficar sujeito à preferência do participante para a entrega dos resultados. Portanto, esse formato é utilizado mais frequentemente para cursos que não fornecem certificado.