SóProvas


ID
2330764
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Suporte Básico à Vida envolve

Alternativas
Comentários
  • O consentimento explícito deve ser solicitado em caso da vítima consciente, porém, o atendimento pode ser prestado o em vítimas inconscientes em que sua vida esteja em risco iminente como um consentimento implícito. Em caso de criança, idoso, ou pessoas com deficiência mental, também deve-se assumir o consentimento como implícito se no local não estiver uma pessoa responsável por ele. 

    O suporte básico de vida tem como principal objetivo instituir as condições mínimas necessárias para recuperar ou manter a oxigenação e a perfusão cerebral; consiste no reconhecimento da PCR (Parada Cardiorrespiratória) e realização de procedimentos para a RCP (Ressuscitação Cardiorrespiratória).

    A emergência é uma ameaça imediata, enquanto a urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada. Na emergência, o aparecimento é súbito e imprevisto, exigindo solução imediata, e na urgência não, porém a solução deve ser em curto prazo. Portanto no SBV realiza-se o reconhecimento de uma situação e o diagnóstico entre a urgência e emergência, atentando-se para as condutas técnicas de primeiros socorros.

    Pode-se definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados à vítima de acidentes ou mal súbito, com o fim de manter as funções e evitar o agravamento de suas condições , até a chegada do Suporte Avançado. Ou seja, a equipe qualificada avaliará a necessidade ou não de encaminhar a pessoa para o Pronto Socorro.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.


  • O reconhecimento de uma situação e o diagnóstico entre a urgência e emergência, atentando-se para as condutas técnicas de primeiros socorros.