SóProvas


ID
2330833
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A técnica de coleta de amostras, no caso de pacientes com suspeita de infecção ou doença transmissível, envolve,

Alternativas
Comentários
  • Essa questão merece ser comentada.

  • Acredito que seja e letra D, pois sugere uma hemocultura, onde é indicado a coleta em sitios de punção diferentes, mas a resposta não está clara, podendo induzir o concurseiro ao erro.

     

  • Feridas superficiais, nas quais não há fluido/exsudato suficiente para ser aspirado, podem ser coletadas com swabs, a ferida deve ser limpa antes da coleta, passando o swab lenta e delicadamente.

    No caso de amostra de urina, em crianças entre 1 e 3 anos, deve-se utilizar o saco coletor.

    Para a obtenção das amostras, coletar as fezes inicialmente em um recipiente limpo e seco. Evitar o contato da amostra com urina ou água do vaso sanitário. Em seguida, com o auxílio da espátula, transferir pequena porção, correspondente a aproximadamente 1 colher de sopa (ou 10 ml caso as fezes estejam líquidas) para o frasco com líquido conservante, tampar bem o frasco e agitar.

    Para amostra sanguínea para hemocultura realizar a punção venosa em dois locais diferentes, com intervalo de 15 a 30 minutos entre as punções. 

    No  caso de amostra de urina em mulheres, Lavar as mãos, separar os grandes lábios. Higienizar a área genital de frente para trás com gaze embebida em clorexidina aquosa a 0,2% ou sabão, novamente de frente para trás enxaguar a área limpa com gaze umedecida em água para retirar a clorexidina ou o sabão (repetir o procedimento com água duas vezes).

    Gabarito do Professor: Letra D


    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    http://www.prefeitura.sp.gov.br/


  • Interessante

  • Realmente a questão parece tratar de hemocultura.

    De acordo com o protocolo para realização de hemocultura do Hospital das Clinicas de São Paulo:

    Recomenda-se DUAS amostras de sangue para hemocultura para aumentar a positividade e facilitar a interpretação dos resultados. Uma só punção pode oferecer uma menor chance de isolamento do agente e dificulta interpretação de eventual contaminante.

    Outros pontos que o protocolo destaca são:

    1) Em pacientes com sepse, pneumonia, meningite e neutropênico, deve-se colher em seguida duas amostras de sangue, em dois locais diferentes .

    2) Nos pacientes não neutropênico com febre de origem indeterminada também é recomendado a coleta de duas amostras em locais diferentes.

    3) Nos casos de suspeita de endocardite deve-se colher três amostras com intervalos de 20 -30 minutos.

    Hospital de Clinica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Guia de Utilização de anti-infecciosos e recomendação para prevenção de infecções hospitalares. P. 29-30. 2012