SóProvas


ID
2331634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo às máquinas síncronas.

Quando em velocidade síncrona, os enrolamentos amortecedores não têm efeito sobre a máquina, a não ser que haja alteração na velocidade de rotação.

Alternativas
Comentários
  • O motor síncrono parte e funciona à velocidade síncrona ou a uma velocidade próxima dela, através dos enrolamentos amortecedores que propiciam uma partida como a de um motor de indução.Operação: Durante o período transitório, quando se acelera um motor síncrono, como se ele fosse motor de indução, teremos uma corrente de armadura circulando no enrolamento do estator. 

    Enrolamento amortecedor

    Na maior parte das máquinas síncronas existe ainda um terceiro enrolamento colocado no rotor, do tipo gaiola, semelhante ao das máquinas assíncronas. Este enrolamento destina-se a amortecer oscilações de binário mecânico que provoquem quebras de sincronismo , e que poderiam causar a saída de serviço da máquina uma vez que fora do sincronismo esta deixa de produzir binário útil (motor ou gerador). Fora do sincronismo circularão correntes neste enrolamento, à frequência de escorregamento, que pela lei de Lenz criam binário com sentido oposto à variação, que tende a repor a situação de sincronismo. Este enrolamento amortecedor possibilita ainda o arranque assíncrono de uma máquina síncrona, que de outra maneira não possui binário de arranque (ver capítulo 3 dos textos de apoio). 

    Talvez em velocidade síncrona não há a necessidade de amortecer oscilações de binário mecânico que provoquem quebras de sincronismo, por isso a questão está errada.