NBR 6492
3.4 CORTE
PLANO SECANTE VERTICAL QUE DIVIDE A EDIFICAÇÃO EM DUAS PARTES, SEJA NO SENTIDO LONGITUDINAL, SEJA NO SENTIDO TRANSVESAL.
NOTA: O CORTE, OU CORTES, DEVE SER DISPOSTO DE FORMA QUE O DESENHO MOSTRE O MÁXIMO POSSÍVL DE DETALHES CONSTRUTIVOS, PODE HAVER DESLOCAMENTO DO PLANO SECANTE ONDE NECESSÁRIO, DEVENDO SER ASSINALADOS, DE MANEIRA PRECISA O SEU INÍCIO E FINAL. NOS CORTES TRANSVERSÁIS, PODEM SER MARCADOS OS CORTES LONGITUDINAIS E VICE - VERSA.
a) Nos cortes, não se devem marcar cotas horizontais. ( CORRETO, O CORTE OLHAMOS DE FRENTE, ENTÃO COTAS HORIZONTAIS NÃO SÃO NECESSÁRIAS).
b) Detalhes são a representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para o perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução. ( CORRETO DE ACORDO COM ANORMA).
c) Os cortes são planos secantes horizontais que dividem a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. ( OS CORTES SÃO PLANOS SECANTES VERTICAIS )
d) Planta de edificação é a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. ( CORRETO DE ACORDO COM A NORMA)
e) Planta de locação é a que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. ( CORRETO DE ACORDO COM ANORMA).