SóProvas



Questões de Projetos de Arquitetura


ID
57631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos dias atuais, a utilização de conhecimentos relativos a programas
computacionais é prática comum em engenharia. Com relação aos
programas Word e Excel, julgue os seguintes itens.

Em documentos do tipo Word, só é possível inserir imagens de arquivos do tipo TIF.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Dá pra inserir imagens com muitas extensões, como por exemplo jpeg, jpg, bmp, png, gif, e outras.

     

    Bom estudo.


ID
66880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em projetos arquitetônicos, procura-se tirar o melhor proveito das
condições locais onde será executada a edificação, para se conseguir
a melhor condição de uso e ocupação da mesma. Compreender essas
questões é importante para que, durante a execução, sejam evitadas
modificações que prejudiquem essas soluções. A respeito desse tema,
julgue os itens subseqüentes.

Na região Centro-Oeste, as fachadas das edificações na direção leste-oeste com face para o sul recebem mais insolação durante o ano que aquelas com face para norte.

Alternativas
Comentários
  • Isso deveria ser pergunta para corretor de imóveis...

  • De maneira geral, para quem vive no hemisfério sul, a face norte é a que recebe a maior parte da insolação diária. A face leste recebe o sol da manhã, a oeste recebe o sol da tarde e a face sul é a qual incide menor quantidade de raios solares.

  • Calma, Calma Cristiano.... Você está aqui.

  • gideao bessa kkkkkkkkkk

  • HAHAHAHAHAHA

  • tipo de questão que é uma piada...


ID
233203
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos projetos arquitetônicos elaborados para a construção de um edifício, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
    •  Os cortes são planos secantes verticais que dividem a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.

  • NBR 6492

    3.4 CORTE 

    PLANO SECANTE VERTICAL QUE DIVIDE A EDIFICAÇÃO EM DUAS PARTES, SEJA NO SENTIDO LONGITUDINAL, SEJA NO SENTIDO TRANSVESAL. 

    NOTA: O CORTE, OU CORTES, DEVE SER DISPOSTO DE FORMA QUE O DESENHO MOSTRE O MÁXIMO POSSÍVL DE DETALHES CONSTRUTIVOS, PODE HAVER DESLOCAMENTO DO PLANO SECANTE ONDE NECESSÁRIO, DEVENDO SER ASSINALADOS, DE MANEIRA PRECISA O SEU INÍCIO E FINAL. NOS CORTES TRANSVERSÁIS, PODEM SER MARCADOS OS CORTES LONGITUDINAIS E VICE - VERSA.

  • a) Nos cortes, não se devem marcar cotas horizontais. ( CORRETO, O CORTE OLHAMOS DE FRENTE, ENTÃO COTAS HORIZONTAIS NÃO SÃO NECESSÁRIAS). 

     

    b) Detalhes são a representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para o perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução. ( CORRETO DE ACORDO COM ANORMA). 

     

    c) Os cortes são planos secantes horizontais que dividem a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. ( OS CORTES SÃO PLANOS SECANTES VERTICAIS ) 

     

    d) Planta de edificação é a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. ( CORRETO DE ACORDO COM A NORMA) 

     

    e) Planta de locação é a que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. ( CORRETO DE ACORDO COM ANORMA). 

  • No corte não se devem marcar cotas horizontais? Alguém pode explicar melhor essa parte?

    No meu entendimento, em um corte é necessário colocar tanto medidas de comprimento como de altura, sendo essa vertical e aquela horizontal


ID
279085
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Visando à boa compreensão, foram elaboradas recomendações normativas cujo objetivo é a padronização da representação gráfica dos projetos arquitetônicos. É desejável que os projetos possuam nível de detalhamento que possa ser completamente compreendido pelo executor da construção, sendo utilizados, para essa finalidade, plantas, cortes, fachadas, elevações e detalhes que conterão muitas informações. De acordo com os conceitos utilizados na representação gráfica dos projetos arquitetônicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura

    DETALHES - Representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução.

    PLANTA DE EDIFICAÇÃO (Gabarito - LETRA B)- Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. Nota: As plantas de edificação podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre outros.

    CORTE - Plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. Nota: O corte, ou cortes, deve ser disposto de forma que o desenho mostre o máximo possível de detalhes construtivos. Pode haver deslocamentos do plano secante onde necessário, devendo ser assinalados, de maneira precisa, o seu início e final. Nos cortes transversais, podem ser marcados os cortes longitudinais e vice-versa.

    ELEVAÇÕES - Representação gráfica de planos internos ou de elementos da edificação.

    PLANTA DE LOCAÇÃO - Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. Nota: A locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares são indicadas nesta planta.

     

  • a) Detalhes são representações gráficas de planos internos ou de elementos da edificação.

    (3.7 Detalhes ou ampliações Representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução).

     

    b) Planta de edificação é a vista superior do plano secante horizontal, localizado em torno de 1,50 m do piso em referência. A altura do plano pode variar a fim de o projeto conter a representação de todos os elementos considerados necessários. ( DE ACORDO COM A NORMA 6264).

     

    c) Corte é a representação gráfica dos pormenores necessários para o entendimento correto de um projeto, possibilitando sua execução correta. ( ERRADO ISSO É O DETALHE). 

     

    d) Elevações são planos secantes verticais que dividem a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. ( ERRADO O QUE DIVIDE A EDIFICAÇÃO É O CORTE ).

     

    e) Planta de locação é a que contém a representação gráfica de planos externos da edificação, podendo apresentar os cortes transversais e longitudinais. ( ERRADO ISSO É FACHADA) 


ID
316141
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na operação de locação de obras, geralmente, os projetos de edifícios compõem-se de paredes divisórias e limítrofes alinhadas. Desta forma, entende-se que

Alternativas
Comentários
  • Os projetos de edifícios compõem-se de paredes divisórias e limítrofes alinhadas. Quer dizer que os alinhamentos são a base do projeto. Então o uso de coordenadas retangulares são mais favoráveis.

    Como regra geral podemos dizer que coordenadas retangulares são melhores para locar alinhamentoe e coordenadas polares são para locar pontos.

  • A locação pode ser efetuada usando-se os dois sistemas de coordenadas universais: os retangulares e os polares. Como regra geral, pode-se afirmar que as coordenadas retangulares (cartesianas) são melhores para locar alinhamentos e as polares (direção e distância) para locar pontos.

  • O certo seria a letra D, pensando na execução da obra.

    Até parece que depois que locar a parede o pedreiro vai ficar vendo se a lajota ta no meio certinho. Locando pela face aquele alinhamento tem que ser respeitado e ponto


ID
542632
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um arquiteto propôs a utilização de vidro em diversos ambientes de uma obra de um edifício residencial, a saber:

I. Sacadas com para-peitos de vidro em painéis de 1,10 m de altura por 2,00 m de comprimento, instalados com auxílio de caixilhos de alumínio.

II. Amplas vedações de vidro instaladas na sauna seca do edifício, localizada no complexo esportivo do empreendimento, próximo à piscina coberta no piso térreo do local.

III. Janelas de iluminação natural posicionadas nas paredes de fachada da escada de incêndio.

IV. Pisos de vidro no hall de entrada do edifício, sob os quais há um raso lago iluminado.

V. Vedações de vidro na entrada do salão de festas localizado no térreo de frente para o jardim.

Como engenheiro responsável pela descrição dos serviços, você deve especificar no caderno de encargos os vidros adequados a serem utilizados em cada ambiente. Nos cinco ambientes devem ser instalados, respectivamente, vidros do tipo

Alternativas
Comentários
  • A unica alternativa que nao tem opcao de escolher entre laminado ou temperado, é a alternativa III, pois vidro em sua esquadria para combate de incendio somente o vidro aramado.

  • Errado Darkson Dantas.

    Vidros em Sacadas, ou fachadas elevadas devem ser Laminados.

  • O vidro temperado é mais rígido, tem maior resistência térmica e se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado. O vidro temperado não pode ser cortado ou partido. Os orifícios para hastes ou parafusos e até mesmo o polimento das arestas ou lapidação de suas bordas deve ser feito antes da têmpera pois qualquer dano feito em sua superfície pode resultar no estilhaçamento completo da peça. Apesar de sua maior dureza e rigidez, ele é menos flexível que o vidro comum ou o vidro laminado. A tensão concentrada em pontos de apoio ou suporte podem significar um risco real de estilhaçamento.

  • Complementando a justificativa da resposta. Quanto à 3ª afirmação, a NBR 9077, item 4.7.10.2 (c) apresenta o seguinte: As janelas das escadas protegidas devem ... ser dotadas de vidros de segurança aramados OU temperados (...)

  • Fachadas --> laminados ou insulados (já fiz obra com insulado, obra LEED cujo COP de ar cond deveria ser baixo...)

  • Só de saber que o ARAMADO é ideal para resistência ao fogo dá para matar a questão.

     

    Vidros que retardam a propagação do fogo (7199):

    Vidro laminado com camada intermediária resistente ao fogo
    Vidro aramado
    Vidro insulado composto com os vidros citados anteriormente


ID
640777
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ) são produzidas as informações

Alternativas
Comentários
  • Estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ)
     
    Informações técnicas a produzir (conteúdo): devem ser sucintas e sufcientes para a caracterização
    geral da concepção arquitetônica adotada, incluindo indicações das funções, dos usos,
    das formas, das dimensões e das localizações dos ambientes bem como de quaisquer outras
    exigências (prescritivas, desempenho);
     
    Devem ser sucintas e sufcientes para a caracterização específca
    dos elementos e instalações e dos seus componentes principais incluindo indicações das
    técnicas recomendadas; relativas às soluções alternativas gerais e especiais, suas vantagens e
    desvantagens, de modo a facilitar a seleção de uma delas.

    Fonte: 
    http://fundamentosarqeurb.files.wordpress.com/2011/05/aula-09-fund-de-arquitetura.pdf

ID
817762
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Pretende-se construir um edifício onde a projeção de todos os pavimentos coincide com a projeção do térreo. O terreno possui área total igual a 2780,6 m2. Sabendo que para esta construção a taxa de ocupação será de 47% e o coeficiente de aproveitamento igual a 2,9, o número máximo de pavimentos, incluindo o térreo, deve ser igual a

Alternativas
Comentários
  • 2780,6 m² * 2,9 = 8063,74

    2780,6 m² * 47%= 1306,882

    8063,74/1306,882 = 6,176 pavimentos
  • 2,9/0,47 = 6,176

  • EXPLICANDO DE FORMA DIDÁTICA

    Área do terreno = 2780,6 m²

    TO = 47% = 1306,88 m²

    CA = área construída total / área do terreno

    2,9 = área construída total / 2780,6 m²

    área construída total = 8.063,74 m²

    8.063,74 / 1306,88 = 6,17 pavimentos

    GABARITO C


ID
941899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A sustentabilidade na engenharia civil vem ganhando muita importância, nos últimos anos, tanto no aspecto ambiental quanto nos aspectos econômico, social e cultural. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma edificação sustentável implica, entre outros fatores, a possibilidade de menor consumo de energia tanto na fase construtiva quanto na fase de uso, mas não se relaciona à vida útil da obra.

Alternativas
Comentários
  • mas não se relaciona à vida útil da obra.

    E
  • Uma edificação sustentável implica, entre outros fatores, a possibilidade de menor consumo de energia tanto na fase construtiva quanto na fase de uso, (até aqui tudo certo)...

    ... mas não se relaciona à vida útil da obra. (incorreto)

     

    Bom estudo.


ID
985477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de programas computacionais usuais para projetos de engenharia, julgue os próximos itens.

O Microsoft Visio é um programa que permite tratar imagens tridimensionais para trabalhos de arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • O Microsoft Visio é um software próprio para a criação de diagramas no ambiente windows.

  • O Microsoft Visio é um aplicativo para criação de diagramas para o ambiente Windows. O programa serve para gerar diagramas de diversos tipos, como organogramas, fluxogramas, modelagem de dados, diagramas de redes, plantas baixas, cartazes, etc.

     

    bons estudos


ID
1218274
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em projetos de arquitetura, a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência, cuja altura pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários, é denominada

Alternativas
Comentários
  • NBR 6992 - 1994 Item 3.3

  • NBR 6492 

    3.3 PLANTA DE EDIFICAÇÃO. 

    VISTA SUPERIOR DO PLANO SECANTE HORIZONTAL, LOCALIZADO A, APROXIMADAMENTE, 1,50 m DO PISO EM REFERÊNCIA. A ALTURA DESSE PLANO PODE SER VARIÁVEL PARA CADA PROJETO DE MANEIRA A REPRESENTAR TODOS OS ELEMENTOS CONSIDERADOS NECESSÁRIOS 

    NOTA: AS PLANTAS DE EDIFICAÇÃO PODEM SER DO TERRÉO, SUBSOLO, JIRAU, ANDAR TIPO, SÓTÃO, COBERTURA, ENTE OUTROS. 

  • A arbitrariedade das bancas passa dos limites!

     

  • Segundo a ABNT NBR 6992/94

    A) Corte (ERRADO)

    3.4 Plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.

     

    B)  Planta de situação (ERRADO)

    3.1 Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.

     

    C) Planta de locação (ERRADO)

    3.2 Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.

     

    D) Planta de implantação (ERRADO)

    3.2 Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.

     

    E) Planta de edificação (CORRETO)

    3.3 Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.

  • Gabarito Letra E

    Falou 1,50 da edificação -> Planta de edificação


ID
1223956
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O engenheiro responsável precisa conferir se a quantidade de pavimentos em uma edificação, onde todos os pavimentos terão a mesma área, está correta. Para uma edificação a ser construída em um lote de 25 × 40 m, com taxa de ocupação igual a 45%, considerando coeficiente de aproveitamento igual a 2,25, o número máximo de pavimentos a serem construídos é igual a

Alternativas
Comentários
  • É possível encontrar o número de pavimentos também dividindo o Coeficiente de Aproveitamento/ Taxa de Ocupação. 2,25/0,45 = 5

  • EXPLICANDO DE FORMA DIDÁTICA

    25 x 40 = 1000 m²

    TO = 45% = 450 m²

    CA = área construída total / área do terreno

    2,25 = área construída total / 1000 m²

    área construída total = 2250 m²

    2250 / 450 = 5 pavimentos

    GABARITO E


ID
1282660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de edificações, julgue o item subsequente.

A planta de locação é elaborada com base nas plantas de situação e de fundação, utilizando-se medidas de eixo a eixo e o centímetro como unidade de medida.

Alternativas
Comentários
  • Fundação?

    Eu uso a situação e a de cobertura para fazer a de locação..

  • CORRETO

     

    Locação é das fundações mesmo

  • pq fundação? Num é da cobertura!? 

  • Yazigi diz que deve ser em milímetro no livro A técnica de edificar .


ID
1442272
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As alternativas abaixo apresentam documentos que devem constar obrigatoriamente na realização do projeto básico de arquitetura de uma edificação, exceto:

Alternativas
Comentários
  • CORTES DE TERRAPLANAGEM EM projeto básico de arquitetura ???

     

    Segundo a ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT - IBR 001/2006, devem conter no projeto basico de arquitetura:

    PLANTAS:

    • Situação
    • Implantação com níveis
    • Plantas baixas e de cobertura
    • Cortes e elevações
    • Detalhes (que possam influir no valor do orçamento)
    • Indicação de elementos existentes, a demolir e a
    executar, em caso de reforma e/ou ampliação

    ESPECIFICAÇÃO:

    • Materiais, equipamentos, elementos, componentes
    e sistemas construtivos.



     

  • Questãozinha traiçoeira. Me pegou.

    Acontece que a arquitetura da edificação tem tudo a ver com o terreno e seu perfil.

    Gabarito: A.

  • Aí lasca!

  • NBR 13532

    4.4.8 Projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional)

    4.4.8.3 Documentos técnicos a apresentar:

    a) desenhos:

    - planta geral de implantação;

    - planta de terraplenagem;

    - cortes de terraplenagem;

    - planta dos pavimentos;

    - planta das coberturas;

    - cortes (longitudinais e transversais);

    - elevações (frontais, posteriores e laterais);

    - plantas, cortes e elevações de ambientes especiais (banheiros, cozinhas, lavatórios, oficinas e lavanderias);

    - detalhes (plantas, cortes, elevações e perspectivas) de elementos da edificação e de seus componentes construtivos (portas, janelas, bancadas, grades, forros, beirais, parapeitos, revestimentos e seus encontros, impermeabilizações e proteções);

    b) textos:

    - memorial descritivo da edificação;

    - memorial descritivo dos elementos da edificação, das instalações prediais (aspectos arquitetônicos), dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    - memorial quantitativo dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    c) perspectivas (opcionais) (interiores ou exteriores, parciais ou gerais);

    d) maquetes (opcionais) (interior e exterior);

    e) fotografias, diapositivos, microfilmes e montagens (opcionais);

    f) recursos audiovisuais (opcionais) (filmes, fitas de vídeo e disquetes).


ID
1517653
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia a afirmação abaixo e assinale a alternativa que preenche as lacunas correta e respectivamente.

_______________ de projeto devem ser executadas(os) em ___________ adequada ao nível das informações desejadas. Devem conter todas as informações necessárias para o detalhamento da _____________, para a execução dos desenhos de_____________ e para o ________________ de fundações.

Alternativas

ID
1517743
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às informações técnicas de projeto de arquitetura, sobre o que elas devem registrar para a caracterização de cada produto ou objeto, leia as proposições abaixo.

I. Canteiro de obra.
II. Suprimentos.
III. Condições climáticas, de localização e de utilização.

É(são) correta(s) a(s) afirmativas

Alternativas

ID
1527649
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A elaboração do projeto de arquitetura é uma tarefa complexa que exige o conhecimento de elementos e técnicas, de modo a combinar a forma e a função e atingir os requisitos normativos das normas edilícias. A fase de estudo preliminar compreende o desenvolvimento do levantamento de dados, já com configuração preliminar de sua arquitetura e princípios construtivos. O estudo preliminar é constituído por uma série de documentos. Um documento que faz parte dessa etapa da elaboração de um projeto arquitetônico é:

Alternativas
Comentários
  • Estudo Preliminar:São feitos os levantamentos de dados necessários. o estudo do perfil e das necessidades do cliente, é feito o lançamento das ideias p/a solução arquitetônica.Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.

    Documentos típicos no estudo preliminar

    a)situação;

    b)plantas,cortes e fachadas;

    c)memorial justificativo.

  • Vc copiou e colou. Não consegui entender a letra B


ID
1566859
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a NBR 6492, a definição: “Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades e apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar” é denominado:

Alternativas
Comentários
  • 3.9 Programa de necessidades
    Documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento
    ou o projeto objeto de estudo, que contém
    o levantamento das informações necessárias, incluindo a
    relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades
    de área, características gerais e requisitos especiais,
    posturas municipais, códigos e normas pertinentes.
    3.10 Memorial justificativo
    Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas
    no programa de necessidades. Apresenta o partido
    arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.
    3.11 Discriminação técnica
    Documento escrito do projeto, que, de forma precisa,
    completa e ordenada, descreve os materiais de construção
    a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais
    devem ser aplicados e determina as técnicas exigidas
    para o seu emprego.
    3.12 Especificação
    Tipo de norma destinada a fixar as características, condições
    ou requisitos exigíveis para matérias-primas, produtos
    semifabricados, elementos de construção, materiais
    ou produtos industriais semi-acabado

  • a) especificação.

    3.12 ESPECIFICAÇÕES 

    TIPO DE NORMA DESTINADA A FIXAR AS CARACTERISTICAS, CONDIÇÕES OU REQUISITOS EXIGÍVEIS PARA MATERIAS - PRIMAS, PRODUTOS, ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO, MATERIAIS OU PRODUTOS INDUSTRIAIS SEMI - ACABADOS. 

     

    b) memorial descritivo.

    MEMORIAL DESCRITIVO É UM DOCUMENTO QUE DESCREVE DETALHADAMENTE TODAS AS FASES E MATERIAIS UTILIZADOS NO PROJETO. ESTE DOCUMENTO SERVE DE BASE PARA A COMPRA DE MATERIAIS E PARA A EXECUÇÃO DA OBRA.

     

    c) descriminação técnica. 

    3.11 DISCRIMINAÇÃO TÉCNICA 

    DOCUMENTO ESCRITO DO PROJETO, QUE DE FORMA PRECISA, COMPLETA E ORDENADA, DESCREVE OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO A SEREM UTILIZADOS,INDIA OS LOCAIS ONDE ESTES MATERIAIS DEVEM SER APLICAODOS E DETERMINA AS TÉCNICA EXIGIDAS PARA SEU EMPREGO. 

     

    d) memorial justificativo.

    3.10 MEMORIAL JUSTIFICATIVO. 

    TEXTO QUE EVIDENCIA O ATENDIMENTO ÀS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS NO PROGRAMA DE NECESSIDADES. APRESENTA O PARTIDO ARQUITETÔNICO ADOTADO QUE É DEFINIDO NO ESTUDO PRELIMINAR. 

     

    e) programa de necessidades. 

    3.9 PROGRAMA DE NECESSIDADES 

    DOCUMENTO PRELIMINAR DO PROJETO QUE CARACTERIZA O EMPREENDIMENTO OU O PROJETO OBJETO DE ESTUDO, QUE CONTÉM O LEVANTAMENTO DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, INCLUINDO A RELAÇÃO DOS SETORES QUE O COMPÔEM, SUAS LIGAÇÕES, NECESIDADES DE ÁREA, CARACTERISTICAS E REQUISITOS ESPECIAIS POSTURAIS MUNICIPAIS, CÓDIGOS E NORMAS PERTINENTES. 


ID
1662211
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de arquitetura da construção de um edifício público prevê o assentamento de piso (sinalização) tátil direcional ligando a entrada do edifício até o hall dos elevadores. A linha guia estabelecida sofre uma mudança de direção de 150 graus em um ponto do seu trajeto. Durante a execução da obra, o fiscal determinou ao construtor que a mudança de direção e o piso próximo ao elevador fossem sinalizados com piso de granito apicoado, de mesma cor do granito polido utilizado no restante do pavimento. A postura do fiscal da obra, nessa hipótese, afigura-se:

Alternativas
Comentários
  • 5.2.8.4 Contraste
    É a percepção das diferenças ambientais por meio dos sentidos. Pode ser determinado, equacionado,
    referenciado, projetado, medido e controlado. Os sentidos mais usuais – visão, tato e audição –
    permitem perceber os ambientes através das diferenças contrastantes de suas características, como
    sons, texturas e luminância. A aplicação dos contrastes visuais, táteis e sonoros deve estar de acordo
    com 5.1.3.

    NBR 9050:2015
     

  • Complementando...

    150º ainda precisa ter a sinalização !!!

    90° ≤ X ≤ 150° => deve haver sinalização tátil de alerta

    150° < X ≤ 180°=> Não é necessário sinalizar a mudança c/ sinalização de alerta

  • não entendi essa questão

  • AS RAMPAS PODEM SER EXECUTADAS EM CURVA!

    Pessoas com deficiência momentânea podem circular por essas rampas.

    OBRIGATÓRIO O USO DE GUARDA-CORPOS NOS DOIS LADOS!

    A cor desse piso TÁTIL DEVE ser contrastante em relação ao piso adjacente.

    Segundo NBR 9050 2015

    5.2.4.2 Direcional

    Sinalização utilizada para indicar direção de um percurso ou a distribuição de elementos de um

    espaço e de uma edificação. Na forma visual, associa setas indicativas de direção a textos, figuras

    ou símbolos. Na forma tátil, utiliza recursos como guia de balizamento ou piso tátil. Na forma sonora,

    utiliza recursos de áudio para explanação de direcionamentos e segurança, como em alarmes e rotas

    de fuga.


ID
1671613
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A área projetada total da construção de um edifício de 4 andares representa 40% da área total do terreno. Portanto,

Alternativas
Comentários
  • TAXA DE OCUPAÇÃO (TO)

    A TO é a relação percentual entre a projeção da edificação e a área do terreno. Ou seja, ela representa a porcentagem do terreno sobre o qual há edificação.

    A TO mede apenas a projeção da edificação sobre o terreno.

    Por isso, a TO não está diretamente ligada ao número de pavimentos da edificação. Na realidade, se os pavimentos superiores estiverem contidos dentro dos limites do pavimento térreo, o número de pavimentos não fará diferença nenhuma na TO.

  • O Coeficiente de Aproveitamento (CA) ou Índice de Aproveitamento (IA) é um número que, multiplicado pela área de um terreno, indica a quantidade total de metros quadrados passíveis de serem construídos.

    Um terreno de 1200m², por exemplo, com um CA máximo igual a 2,4 indica que a área máxima a ser construída, somando a área de todos os pavimentos, é igual a 2.880,0 m².

    O plano diretor municipal e, mais especificamente, o zoneamento, é o instrumento em que o CA máximo é tipicamente definido. No zoneamento é comum encontrar tabelas de parâmetros urbanísticos indicando os limites construtivos para cada zona. Esses limites costumam incluir, além do CA, a taxa de ocupação, o número máximo de pavimentos e os afastamentos a serem respeitados pelas edificações em relação às divisas do lote.

    No cômputo geral da área para fins de adequação ao CA máximo, cada município tem seus próprios critérios para determinar o que é contabilizado e o que não é. Alguns municípios, por exemplo, não contam a área de sacadas ou mesmo de garagens.

  • de acordo com os comentários dos colegas eu pensei da seguinte maneira:

    T.O x Aterreno = Aproj (total)

    T.O. = Aproj/Aterreno(total)

    como Aproj = 0.4 Aterreno, logo:

    T.O. = (0.4 x Aterreno)/ Aterreno ---> T.O. = 0.4 = 40%

    Se tiver errado meu raciocinio alguem me ajuda ai por favor

  • A Banca faz caca usando o termo ÁREA PROJETADA TOTAL DA CONSTRUÇÃO. Isso seria Área total do emprendimento com os pavimentos, ou somente a PROJEÇÃO ? Ta ai o problema... deveriam usar o termo Área de projeção

  • Taxa de Ocupação (TO): é o percentual da área ocupada por uma obra dentro de um terreno e não leva em conta a projeção vertical, somente a horizontal.

    Coeficiente de aproveitamento (CA): o coeficiente de aproveitamento indica a área total, em metros quadrados, que pode ser construída dentro de um terreno, somando as áreas todos os seus pavimentos.

    https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/taxa-de-ocupacao/

  • a) Errado

    o CA não é expresso em porcentagem;

    b) Correto

    Supondo:

    Área do terreno = 100 m²

    Área da projeção 40% (dado da questão) = 40 m²

    TO = 40 m² / 100 m² = 40 %

    c) Errado

    Supondo:

    Área do terreno = 100 m²

    Área da construção total = 160 m² (4 pavimentos); (40 m²/pavimento = projeção)

    CA = 160 / 100 = 1,6

    d) Errado

    Idem b)

    e) Errado

    Idem c)


ID
1694971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O principal objetivo do projeto de arquitetura de uma edificação é a execução de uma obra conforme tenha sido idealizada. No projeto, devem constar as concepções arquitetônicas da edificação, dos elementos da edificação, das instalações prediais e dos seus componentes construtivos. Considerando os vários aspectos relacionados a essas informações, julgue o item a seguir.

Baldrames, blocos, cortinas, arrimos e estacas são componentes construtivos das fundações.


Alternativas

ID
1694974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O principal objetivo do projeto de arquitetura de uma edificação é a execução de uma obra conforme tenha sido idealizada. No projeto, devem constar as concepções arquitetônicas da edificação, dos elementos da edificação, das instalações prediais e dos seus componentes construtivos. Considerando os vários aspectos relacionados a essas informações, julgue o item a seguir.

Paredes, platibandas, portas, esquadrias, vidraças e ferragens são componentes construtivos das fachadas de uma edificação.


Alternativas
Comentários
  • USHAAHUAhuAHsuaHsuAHSUAUSh Que questão é essa, em?

  • ferragem nao seria estrutural?

  • ferragem que o examinador quiz falar é janela

  • ?????? Ele não pode usar ferragem para dizer janelas, deveria ser esquadria, existe janela de madeira e de vários outros materiais!

  • Esqueceram o cobrimento dos pilares foi?, só pode

  • Acredito que ferragem nesta questão é referente às dobradiças e fechaduras das portas, caixa de correio, etc.

  • Ferragem não é igual a janelas, pois a mesma está dentro de esquadrias

  • Acredito que o termo ferragens tenha sido designado na questão para falar dos acessórios de instalação das esquadrias.
  • A questão copiou o texto da NBR 13532/1995.

  • Amigos, "Ferragens" é o nome que se dá às fechaduras e dobradiças de portas....

  • NBR 13532

    3.1.2.5 Vedos verticais (paredes, esquadrias, proteções)

    São os seguintes:

    a) fachadas: paredes, platibandas, portas, esquadrias, vidraças e ferragens;

  • Ah se eu encontro o examinador que fez essa questão...

  • Ah se eu encontro o examinador que fez essa questão...

  • AH FDP esse examinador.......


ID
1731058
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Num estabelecimento assistencial de saúde, como dispõe a RDC n. 50, de 21/02/2002, os ambientes de apoio podem ou não estar dentro da área da unidade, desde que tenham fácil acesso, podendo também ser compartilhados entre duas ou mais unidades. Há, entretanto, algumas unidades, cujos ambientes de apoio têm que estar no interior das próprias unidades como, por exemplo, as unidades de:

Alternativas
Comentários
  • Conforme RDC nº 50/2002:

    Os ambientes de apoio podem ou não estar dentro da área da unidade, desde que de fácil acesso, salvo exceções explicitadas entre parênteses ao lado do nome do ambiente, assim como podem ser compartilhados entre duas ou mais unidades. Unidades de acesso restrito (centro cirúrgico; centro obstétrico; hemodinâmica; UTI, etc.), têm seus ambientes de apoio no interior das próprias unidades. Os aspectos de quantificação, de dimensão e de instalações dos ambientes de apoio encontram-se detalhados nas tabelas das unidades funcionais específicas desses.


ID
1886947
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto arquitetônico tem influência direta na funcionalidade e na qualidade de uma construção. Com relação a projetos arquitetônicos de escritórios, analise as afirmativas a seguir:

I. De maneira geral, a largura de corredores deve permitir a passagem simultânea de quatro pessoas.

II. Escritórios com disposição interna unitária são antieconômicos, sendo recomendados apenas em edifícios de grande largura.

III. É preferível a dependência de iluminação natural para salas de trabalho em grupo.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2275642
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao projetar-se uma edificação qualquer é necessário verificar-se algumas condicionantes locais, previstas no plano diretor, como a índice, taxa ou coeficiente de aproveitamento que é:

Alternativas
Comentários
  •  

    GABARITO: C

    Obtido fazendo-se a divisão da área total da edificação, somando-se todos os pavimentos, pela área do terreno.

    CA = AreaContruida/AreaTerreno

    Assim se o CA de uma região for 2,0 e o terreno possuir 1000 m² a edificação deverá ter no máximo 2000 m².

  • Coeficiente de Aproveitamento = ((nª de Pav) x (area da projeção da edificação)) / Área do terreno. 

  • Ø   O Coeficiente, taxa ou índice de Aproveitamento é um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos.

    Ø   A Taxa de Ocupação é a relação percentual entre a projeção da edificação e a área do terreno. Ou seja, ela representa a porcentagem do terreno sobre o qual há edificação.


  • Exemplo: para uma obra de 3 pavimentos:

    Terreno = 10 m X 30 m = 300 m2

    3 pavimentos: 3 m X 300 m = 900 m2

    CA= 900/300 = 3


ID
2452582
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A altura acabada entre os dois pavimentos de uma edificação, de piso a piso, será 2,70 m. A escada que os liga deve ter 1,20 m de largura, com pisadas mínimas de 30 cm e espelhos de, no máximo, 18 cm. Nestas condições, as mínimas dimensões da sua projeção em planta serão:

Alternativas
Comentários
  • Dividindo-se a altura de 2,70m pelo espelho de 0,18m dá um total de 15 degraus, multiplicando 15 x 0,30m vai dar 4,50m, desconta-se 0,30 por que o último degrau já é o piso superior, fica então 4,20m x 1,20m

  • Número de espelhos = números de degraus - 1


ID
2861683
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia: “Com o objetivo de planificar zonas, orientar as construções e uniformizá-las, cabe à prefeitura impor restrições ao uso e ocupação do solo urbano. Essas restrições variam conforme o zoneamento local. É imprescindível, portanto, a necessidade de consulta, para que se projete obedecendo a tais restrições, condição necessária para que o estudo a ser aprovado tenha a sua construção autorizada”.


Com base nessa exposição, assinale a alternativa que não apresenta uma restrição comum imposta pelas prefeituras.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro seja porque a adoção de procedimento administrativo ocorre na prática, tendo em vista a falta de regulamentação para o caso, e o comando da questão pedia "a única resposta que REPRESENTA A LEGISLAÇÃO EM VIGOR".


ID
2863789
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas iniciais de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional habilitado.

Alternativas
Comentários
  • NBR 16.636-1 2017

    3.4 anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ): etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas iniciais de detalhamento do projeto arquitetônico da edificação, ou dos espaços urbanos e de seus elementos, instalações e componentes, a ser realizada por profissional habilitado


ID
2863795
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando a ABNT NBR 16636 - Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos, assinale a opção que NÃO apresenta elementos da edificação e seus componentes construtivos em seus aspectos arquitetônicos.

Alternativas
Comentários
  • 4.2.3 Os elementos da edificação e seus componentes construtivos em seus aspectos arquitetônicos são os seguintes:

    a) fundações;

    b) estruturas;

    c) coberturas;

    d) forros;

    e) vedos verticais, paredes, esquadrias, proteções e complementos;

    f) revestimentos e acabamentos, ambientes exteriores e interiores;

    g) sistemas de instalações prediais;

    h) instalações elétricas;

    i) instalações mecânicas;

    j) instalações hidráulicas e sanitárias;

    k) equipamentos para iluminação.

    4.2.4 Os equipamentos e elementos complementares são os seguintes:

    a) elementos de comunicação visual (ambientes exteriores e interiores);

    b) equipamentos sanitários;

    c) mobiliário acessório ou incorporado, em ambientes exteriores e interiores;

    d) jardins e paisagismo.

  • Só complementando, a questão se refere a NBR 16.636-2


ID
2931658
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as portas, os seus projetos e os seus componentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) É função do projetista, seja este um arquiteto ou um engenheiro, apenas posicionar as portas nas plantas, mas não prever o sentido de abertura delas (deve prever também o sentido das portas), haja vista que o sentido de abertura das portas pode ser definido pelo pedreiro e marceneiro que vão instalá-las

    B)O batente de uma porta, que é geralmente composto de uma travessa e dois montantes, possui o rebaixo ou jabre para receber a folha da porta.

    C) É uma base de alvenaria ou similar como gesso e madeira que pode ser revestida com cerâmica ou granito para apoiar armários ou eletrodomésticos.

    D)A aduela serve para cobrir a fresta que existe entre o batente ou contra-batente e a alvenaria, pois a argamassa não irá aderir à madeira do batente.

    O nome do bloco em cunha que compõe a zona curva de um arco, colocada em sentido radial com a face côncava para o interior e a convexa para o exterior. 

    E)A guarnição é a peça de madeira da mesma qualidade da folha da porta, utilizada para vedar a fresta da porta de duas folhas

    Trata-se de espécies de molduras colocadas em volta da porta, responsáveis também por esconder o rejunte encontrado entre a parede e o batente

  • b) BATENTE - Peça de madeira, geralmente de peroba ou outra madeira de lei, composta de 1 travessa e dois montantes como o contra-batente, porém possui o rebaixo ou jabre para receber a folha da porta;

    GABARITO

    c) SOCOLO - Peça de madeira do mesmo formato (simples) da guarnição, isto é, plano inclinado mas robusto (secção ligeiramente maior), que é empregado como arremate da guarnição com o piso em substituição ao rodapé nesse trecho, como melhor proteção e aparência.

    d )ADUELA - Peça de madeira de lei como o contra-batente, portanto não possuindo o rebaixo para o encaixe da folha (jabre) e que serve para dar acabamento a vãos de porta sem folhas;

    E) GUARNIÇÃO - Peça de madeira de essência igual a da folha da porta e do batente, quando estes forem envernizados ou encerados, caso contrário, poderá ser de cedro que é o mais usual, ou de pinho, peroba, etc., quando for pintada a óleo ou esmaltado. Serve para cobrir a fresta que existe entre o batente ou contra-batente e a alvenaria, pois a argamassa não irá aderir à madeira do batente.

    -————————-————————

    E) BATEDEIRA OU MATA-JUNTA é a peça de madeira da mesma qualidade da folha da porta, utilizada para vedar a fresta da porta de duas folhas.

  • aduela = bantente; marco.

    O que é um batente de porta? O batente, também conhecido como marco, caixonete ou aduela, é o elemento onde a folha da porta de madeira — ou seja, a porta em si — é fixada.


ID
2931661
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A4 é um tamanho de papel, definido pela Norma ISO 216:2007, com as dimensões de 210 mm de largura e 297 mm de altura. Um Perito Criminal da Polícia Civil do Espírito Santo, no desempenho de suas atividades, precisa esboçar um croqui, em escala reduzida, de uma planta baixa de uma edificação (um barracão retangular que, em medidas reais, apresenta 18 metros de comprimento por 16 metros de largura). Qual é a melhor escala, dentre as seguintes alternativas, para representar essa edificação, de modo que o croqui caiba em uma única folha do tamanho A4?

Alternativas
Comentários
  • Na escala 1:50 precisaríamos de 36 cm para esboçar o maior lado.

    1 -- 50

    x -- 1800

    x= 36 cm

    Portanto, a melhor escala é 1:100

  • 1800/29,7 = 60,6

    1600/21 = 76,19

    A escala deve ser maior do que 1/76,19 ... 1/100 é o valor mais próximo da opção

  • Para caber na folha A4 a dimensão no desenho tem que ser menor que as dimensões da folha, com isso podemos inferir das alternativas que na escala 1/100 , 18 m = 18 cm e na escala 1/50 que é a mais próxima 18m = 36 cm - não caberia na A4. fórmula da escala ( E= d/D), d= dimensão no desenho e D= dimensão real Gabarito: E
  • E1 = 29,7 / 1800 = ( 1 / 60.6 )

    E2 = 21 / 1600 = ( 1 / 76.1)

    O valor maior e mais próximo é 1/100


ID
2974690
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Após a preparação de anteprojeto arquitetônico, de estudo preliminar dos projetos complementares, de projeto para licenciamentos e de anteprojetos complementares, na fase de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos de um equipamento público esportivo, na sequência, deve ser elaborado o

Alternativas
Comentários
  • Programa de necessidade:

    - Áreas

    - Posturas municipais

    - Fluxograma

    Estudo preliminar:

    - Viabilidade e aprovação do cliente

    - Consulta previa a órgãos

    - Plantas, cortes, fachadas

    Anteprojeto:

    - Definição arquitetonica

    - Aprovação final do cliente e órgãos

    - Plantas, cortes, fachadas e memorial

    Projeto executivo:

    - Necessário a execução

    - Plantas, cortes, plantas de locação, detalhamento, lista de materiais

    Projeto como construído:

    - Revisão final pós obra

    fonte: (NBR 6492/94)

  • NBR 16.636-2 2017

    5.2 A fase de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos contém as seguintes etapas, (incluídas as siglas), na sequencia indicada

    a) levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); levantamento das informações técnicas específicas (LVIT-ARQ) a serem fornecidas pelo empreendedor ou contratadas no projeto.

    b) programa de necessidades para arquitetura (PN-ARQ);

    c) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ);

    d) estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ);

    e) anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ);

    f) estudo preliminar dos projetos complementares (EP-COMP);

    g) projeto para licenciamentos (PL-ARQ);

    h) anteprojetos complementares (AP-COMP);

    i) projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ);

    j) projetos executivos complementares (PE-COMP);

    k) projeto completo de edificação (PECE);

    l) documentação conforme construído – (“as built”).


ID
2977984
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Pedro do Rosário - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise o texto abaixo:


“Conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução.”


O texto conceitua o:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a Letra C.

     

    Nos exatos termos do Art. 6º da Lei nº 8.666, IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução [...]

  • Leis de licitações, elenca que o projeto anexado deve ser básico.


ID
2977987
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Pedro do Rosário - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação ao anteprojeto, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O anteprojeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos técnicos preliminares e das demandas do cliente (interno ou externo), com o objetivo de determinar a melhor solução técnica e definir diretrizes e características a serem adotadas na elaboração do Projeto Básico

    .

    No Anteprojeto avalia-se a viabilidade técnica e financeira do projeto, assim como sua justificativa (fato motivador) e o retorno esperado. Vale ressaltar a importância da análise de impacto socioambiental do projeto.

    No anteprojeto são apresentadas plantas baixas, desenhos, memórias de cálculo de demanda e estimativa preliminar de investimento. Sem grande detalhamento.

  • GABARITO D

  • Anteprojeto:Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares.Solução final do projeto arquitetônico proposto p/obra( deve ter aprovação do cliente);

  • 5.1.3 Anteprojeto Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra.


ID
3082642
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura estão os formatos de papel que podem ser utilizados e um rol mínimo de informações que deve constar da legenda ou carimbo, além de convenções para documentação e apresentação. Conforme a NBR 6492/1994,

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492

    A-9 Cotas

    A-9.1 Generalidades

    As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem ser indicados como se fossem expoentes.

    GABARITO C

  • A

    o carimbo inferior esquerdo (DIREITO) das folhas deve ser reservado à legenda de titulação e numeração dos desenhos.

    B

    o formato do papel é definido a critério do projetista (DE ACORDO COM O TAMANHO DO PROJETO), podendo ser utilizadas as séries A (A0 a A4), B (B0 a B4) e o tamanho ofício, caso a escala de representação permita (APENAS SÉRIE A).

    C

    as cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m. GABARITO

    D

    na fase de anteprojeto a escala para representação da edificação é igual ou superior a 1/200. ( DE ACORDO COM A NORMA PODE SER IGUAL OU SUPERIOR A 1/100, PODENDO UTILIZAR ESCALAS MENORES, COM AMPLIAÇÕES SETORIAIS)

    E

    a marcação de coordenadas (eixo de estrutura ou modulação especial) deve sempre utilizar o alfabeto (A, B, C...) nos eixos verticais do projeto e a numeração (1,2,3...) nos eixos horizontais. (INVERSO. NÚMERAÇÃO PARA VERTICAIS E ALFABETO PARA HORIZONTAIS)

  • O Desenho Técnico uma disciplina/área técnica responsável por assegurar práticas de desenho padronizadas e racionais, fundamentando-se nos princípios de geométrica descritiva.

     

    A NBR 6492 (ABNT, 1994) é a norma técnica brasileira que estabelece condições para a representação gráfica de projetos de arquitetura. Avaliando as afirmativas separadamente com base nela, tem-se que:

     

    - A alternativa A está errada. Em seu item 4.3, a NBR 6492 (ABNT, 1994) determina que “o carimbo inferior direito das folhas de desenho deve ser reservado ao carimbo destinado à legenda de titulação e numeração dos desenhos";

     

    - A alternativa B está errada. A NBR 6492 (ABNT, 1994), em seu item 4.2, estabelece que “devem ser utilizados os formatos de papel da série A, conforme NBR 10068, formato A0 como máximo e A4 como mínimo, para evitar problemas de manuseio e arquivamento";

     

    - A alternativa C está correta. Ela consiste no item A-9-1 da NBR 6492 (ABNT, 1994): “As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem ser indicados como se fossem expoentes, conforme os exemplos de A-9.1.1 e A-9.1.2";

     

    - A alternativa D está errada. Segundo o item 5.1.3.3 da NBR 6492 (ABNT, 1994), na fase de anteprojeto, a escala deve ser “igual ou superior a 1/100 na representação da edificação";

     

    - A alternativa E está errada. De acordo com o item A-11 da NBR 6492 (ABNT, 1994), para a marcação de coordenadas, deve-se “utilizar sempre numeração 1, 2, 3, etc. nos eixos verticais do projeto e o alfabeto A, B, C nos eixos horizontais do projeto".

     

    Gabarito do professor: letra C.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.


ID
3176293
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Considera-se lote o terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe.
II. Calcula-se a tensão na base das paredes, em cada pavimento, para diferentes combinações de esforços atuantes sobre as mesmas, procurando-se sempre a situação mais favorável.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Considera-se lote o terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe. Correta

    II. Calcula-se a tensão na base das paredes, em cada pavimento, para diferentes combinações de esforços atuantes sobre as mesmas, procurando-se sempre a situação mais favorável (Desfavorável). Errada

    GABARITO B


ID
3179239
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A elaboração de um projeto completo passa por diversas fases, as quais recebem nomes diferentes. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O Anteprojeto de Arquitetura configura o partido adotado e permite verificar a adequação do projeto em relação as principais diretrizes e condicionantes ambientais, técnicos e legais.
( ) O Estudo Preliminar de Arquitetura é um desenvolvimento do Anteprojeto. Deve conter informações mínimas, além dos aspectos referentes à implantação no terreno, edificações principal e secundária, acessos externos e pavimentados.
( ) O Projeto Executivo de Arquitetura deve conter todas as informações necessárias para o pleno entendimento do projeto e execução da obra. É a última etapa de elaboração do projeto, devendo contemplar todas as informações para plena exequibilidade em obra civil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO=LETRA D

    anteprojeto; conjunto de documentos técnicos (desenhos e textos) que possibilitam a caracterização da obra ou serviço planejado, que representam a opção aprovada no estudo de viabilidade e que permitem a estimativa dos custos e prazos de execução dos seus serviços, bem como a elaboração do projeto executivo.

    estudo de viabilidade: conjunto de estudos e análises preliminares à elaboração de um anteprojeto de engenharia, realizados com vistas a avaliar a viabilidade técnica e financeira da obra ou serviço planejado.

    projeto executivo; o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT”.

  • Etapas dos projetos :

    Estudo de viabilidade , anteprojeto ,projeto legal ,projeto básico e executivo .

    Fonte : Meus resumos.

  • Gabarito D

    5.1.2 Estudo preliminar Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais.

    5.1.3 Anteprojeto Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc.). Nesta etapa, o projeto deve receber aprovação final do cliente e dos órgãos oficiais envolvidos e possibilitar a contratação da obra

    5.1.4 Projeto executivo Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.


ID
3262801
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o termo que tem por definição: “É um número que, multiplicado pela área do lote, indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos em um lote, somando-se as áreas de todos os pavimentos”.

Alternativas
Comentários
  • Não sei nem de que conteúdo é essa questão. Mas da pra resolver sabendo a definição de coeficiente.

    Coeficiente é o fator multiplicativo de um termo numa expressão, sendo geralmente um número, e que não se confunde com as variáveis da expressão. 

  • O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos.

    Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

    Fórmula: CA = Área total edificada / Área total do terreno

    https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/taxa-de-ocupacao/


ID
3297193
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considera-se planta baixa a projeção de uma seção horizontal, que não é a vista externa da edificação, e sim um corte da edificação abaixo das vergas das portas e acima dos peitoris das janelas.

Sobre a planta baixa, são elementos que ela deve registrar, exceto:

Alternativas

ID
3302113
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para a elaboração do projeto de arquitetura em uma determinada edificação, é imprescindível haver determinações e representações prévias, incluindo desenhos e textos da configuração arquitetônica de edificação, concebida mediante a coordenação e a orientação geral dos projetos dos elementos da edificação, das instalações prediais, dos componentes construtivos e dos materiais de construção. Portanto, para o Engenheiro Civil desenvolver um Projeto Arquitetônico, desde sua concepção até a conclusão do projeto executivo, deve seguir algumas etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura. Em relação ao assunto, considerando a sequência de ações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sequencia: levantamentos preliminares, programa de necessidades, estudo de viabilidade, anteprojeto, projeto básico, projeto executivo.

    Gabarito E.

  • NBR 13532 - Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura

    3.3 Etapas do projeto de arquitetura

    As etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes, na sequência indicada (incluídas as siglas):

    a) levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ);

    b) programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ);

    c) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ );

    d) estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ );

    e) anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) ou de préexecução (PR-ARQ);

    f) projeto legal de arquitetura (PL-ARQ);

    g) projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional);

    h) projeto para execução de arquitetura (PE-ARQ ).


ID
3321694
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR 6.492 – Representação de projetos de arquitetura, os documentos típicos a serem apresentados no projeto executivo são os seguintes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • projeto executivo nbr 6492

    5.1.4.1 Documentos Típicos

    locação

    plantas, cortes e fachadas

    detalhamento

    discriminação técnica

    quadro geral de acabamentos (facultativo)

    especificações

    lista de materiais

    quadro geral de áreas (facultativo)

    *O memorial descritivo não faz parte

    Eu errei por confusão também, então fui na norma verificar. A questão está correta

  • Afonso Vaval, no item 5.1.2.1 estão listados os documentos típicos do estudo preliminar, a questão pediu o item 5.1.4.1 que são referente ao projeto executivo.


ID
3391801
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos projetos de arquitetura de edifícios públicos educacionais e administrativos, nas rotas acessíveis, os desníveis superiores a 5 mm até 20 mm devem possuir inclinação máxima de

Alternativas
Comentários
  • NBR 9050 Acessibilidade

    6.3.4 Desníveis

    6.3.4.1 Desníveis de qualquer natureza devem ser evitados em rotas acessíveis.

    Eventuais desníveis no piso de até 5 mm dispensam tratamento especial.

    Desníveis superiores a 5 mm até 20 mm devem possuir inclinação máxima de 1:2 (50 %).

    Desníveis superiores a 20 mm, quando inevitáveis, devem ser considerados como degraus,

    gabarito letra E

  • De acordo com a NBR 9050/2020: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaço e equipamentos urbanos, desníveis de qualquer natureza devem ser evitados em rotas acessíveis. Na impossibilidade, adotam-se os seguintes detalhes construtivos (ver esquema):


    FONTE: Do professor adaptado da NBR 9050.

    Gabarito do Professor: Alternativa E.

ID
3417130
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros, é chamada de planta de:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura

    3.2 Planta de locação (ou implantação)

    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.

  • gabarito B

    3.1 Planta de situação

    Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina. Nota: Para aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas sobre localização do terreno

    3.2 Planta de locação (ou implantação)

    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. Nota: A locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares são indicadas nesta planta.

    3.3 Planta de edificação

    Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários. Nota: As plantas de edificação podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre outros.

    3.4 Corte

    Plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal. Nota: O corte, ou cortes, deve ser disposto de forma que o desenho mostre o máximo possível de detalhes construtivos. Pode haver deslocamentos do plano secante onde necessário, devendo ser assinalados, de maneira precisa, o seu início e final. Nos cortes transversais, podem ser marcados os cortes longitudinais e vice-versa.

    3.5 Fachada

    Representação gráfica de planos externos da edificação. Os cortes transversais e longitudinais podem ser marcados nas fachadas.

    3.6 Elevações

    Representação gráfica de planos internos ou de elementos da edificação.

    3.7 Detalhes ou ampliações

    Representação gráfica de todos os pormenores necessários, em escala adequada, para um perfeito entendimento do projeto e para possibilitar sua correta execução.

    3.8 Escala

    Relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais.

    3.9 Programa de necessidades

    Documento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.

    3.10 Memorial justificativo

    Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.


ID
3435268
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entre as solicitações do conteúdo que deverão conter os projetos arquitetônicos para aprovação no município de Uberlândia/MG, o Código Municipal de Obras do Município de Uberlândia e de seus distritos trata da utilização da escala e também faz exigências sobre a cotagem nos desenhos arquitetônicos.


Nesse contexto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C da banca.

    Escala 1:1, 1:2, 1:5 e 1/10 – Detalhamento em geral;

    • Escala 1:20, 1:25 – Ampliações de banheiros, cozinhas outros compartimentos e escadas;

    • Escala 1:50 – Mais utilizada na representação de plantas, cortes e fachadas de projetos arquitetônicos;

    • Escala 1:75 – Utilizada apenas em desenhos de apresentação que não necessitem ir para a obra;

    • Escala 1:100 – Opção para plantas, cortes e fachadas quando é inviável o uso de 1/50;

    •Escala 1:200 e 1:250 – Para plantas, cortes e fachadas de grandes projetos, plantas de situação, localização, topografia, paisagismo e desenho urbano;

    •Escala 1:500 e 1:1000 – Planta de localização, paisagismo, urbanismo e topografia


ID
3458851
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De  acordo  com  a  NBR  6492:1994,  a  planta  baixa  de  arquitetura  de  um  projeto  executivo  é  uma  representação   de  um  corte  na  horizontal  de  uma  edificação  a  aproximadamente  1,5  m  de  altura  em  relação  ao  piso  de  referência.  Considerando  essas  informações,  julgue  o  próximo item. 


Uma  janela  é  sempre  representada  por  linhas  pontilhadas. A cobertura nunca é representada em uma  planta  baixa,  pois  há  um  projeto  próprio  para  representá‐la. 

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois há janelas com peitoril inferior a 1,50 m. Além disso, linhas de projeções importantes, como a coberta, devem ser representadas por meio de linhas traço e dois pontos.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Desenho Técnico.

     

    De acordo com a ABNT NBR 8403 (1984), as linhas tracejadas são empregadas para representar contornos e arestas não visíveis. Nem tal normal nem a ABNT NBR 6492 (1994) preveem o uso de linhas pontilhadas (formadas por pontos). Visto isso, a afirmação de que a janela é sempre representada por linhas pontilhadas está errada. Ainda quanto à essa afirmação, existem casos em que janela localiza-se fora da altura do corte horizontal que define a planta.

     

    Gabarito do professor: errado.

     

    Por sua vez, a planta de cobertura comumente constitui uma representação separada.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 8403: Aplicação de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Larguras das linhas - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1984.


ID
3458854
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De  acordo  com  a  NBR  6492:1994,  a  planta  baixa  de  arquitetura  de  um  projeto  executivo  é  uma  representação   de  um  corte  na  horizontal  de  uma  edificação  a  aproximadamente  1,5  m  de  altura  em  relação  ao  piso  de  referência.  Considerando  essas  informações,  julgue  o  próximo item. 


Em  um  anteprojeto,  todas  as  cotas  entre  eixos  necessárias  para  a  execução  da  obra,  exceto  onde  houver  ampliação,  devem  estar  representadas  na  planta.  


Alternativas
Comentários
  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre projetos de arquitetura.


    Conforme citado pelo enunciado, devemos nos pautar na ABNT NBR 6492 (1994), intitulada "Representação de projetos de arquitetura". Em seu item 5.1.3, tal Norma fixa que o anteprojeto consiste na "definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos", sendo a etapa na qual o projeto deve ser aprovado pelo cliente e pelos órgãos envolvidos. No item 5.3.2.3, a ABNT NBR 6492 (1994) estabelece que, na fase de anteprojeto, as plantas, em geral, devem conter:


    "a) simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma;

    b) indicação do norte;

    c) eixos do projeto;

    d) sistema estrutural;

    e) indicação das cotas entre os eixos, cotas parciais e totais;

    f) caracterização dos elementos do projeto:

    - fechamentos externos e internos;

    - circulações verticais e horizontais;

    - cobertura/telhado e captação de águas pluviais;

    - acessos e demais elementos significativos;

    g) marcação de projeção de elementos significativos acima ou abaixo do plano de corte;

    h) indicação dos níveis de piso acabado;

    i) denominação dos diversos compartimentos e respectivas áreas úteis;

    j) marcação de cortes e fachadas;

    k) escalas;

    l) notas gerais, desenhos de referência e carimbo."


    Por sua vez, o projeto executivo, como o próprio nome sugere, deve expor todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes. Nas plantas do projeto executivo, a ABNT NBR 6492 (1994) determina que as plantas devem conter, dentre outras coisas, a "indicação de todas as cotas necessárias para a execução da obra, exceto onde houver ampliação".


    Portanto, a assertiva do problema está errada, visto que todas as cotas entre eixos necessárias para a execução da obra devem constar no projeto executivo e não no anteprojeto.


    Gabarito do professor: ERRADO.

  • Errado. Essas cotas são necessárias apenas no projeto executivo.


ID
3489037
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com LIMMER, um projeto pode ser caracterizado por diversas fases que se sobrepõem e que são normalmente interdependentes. Numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª considerando-se as definições de tais fases e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Implementação.

(2) Pré-operação.

(3) Operação.

(4) Desmobilização.


(---) Fase em que o produto construído chega ao fim de sua vida útil, podendo ser abandonado ou desmantelado, a depender do caso.

(---) Fase em que o produto construído é utilizado, necessitando, entretanto, de manutenção para que continue atendendo satisfatoriamente às suas finalidades.

(---) Fase que cuida da materialização do modelo preliminar estabelecido na fase de viabilidade técnico-econômica.

(---) Fase caracterizada pelo início de funcionamento do produto obtido, a qual ocorre gradativamente, mediante a integração das partes do produto que vão sendo completadas.

Alternativas

ID
3525733
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Araguaína - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto estrutural é a documentação composta por um conjunto de pranchas e memoriais em que se encontram todas as informações necessárias para a execução da estrutura na obra. Para que o responsável pela obra consiga entender o que está nos documentos é necessário que se entenda quais os termos que ali estão sendo utilizados.

Levando em consideração essa temática, relacione as colunas abaixo

A - Armadura Passiva
B - Armadura Ativa
C - Junta de dilatação
D - Estado limite último
E - Estado limite de formação de fissuras
F - Estado limite de descompressão
G - Estado limite de compressão excessiva

( ) Estado no qual a tensão normal é nula em um ou mais pontos da seção, não havendo tração no restante da seção.
( ) É constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas no qual se aplica um pré-alongamento inicial.
( ) Admite-se que este estado limite é atingido quando a tensão de tração máxima na seção transversal for igual a fct,f.
( ) Qualquer armadura que não seja utilizada para produzir forças de protensão.
( ) Interrupção do concreto com intuito de reduzir as tensões internas que resultem em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura, principalmente retração ou abaixamento de temperatura.
( ) Está relacionado ao colapso ou qualquer outra forma de ruina estrutural que determine a paralização imediata do uso da estrutura.
( ) Estado em que as tensões atingem o limite convencional estabelecido. Bastante usual para concreto protendido.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • 3.1.5 armadura passiva

    qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previa- mente alongada

    3.1.6 armadura ativa (de protensão)

    armadura constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de pro- tensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial

    3.1.10 junta de dilatação

    qualquer interrupção do concreto com a finalidade de reduzir tensões internas que possam resultar em impedimentos a qualquer tipo de movimentação da estrutura, principalmente em decorrência de retração ou abaixamento da temperatura

    3.2.1 estado-limite último ELU

    estado-limite relacionado ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine a paralisação do uso da estrutura

    3.2.2 estado-limite de formação de fissuras ELS-F

    estado em que se inicia a formação de fissuras. Admite-se que este estado-limite é atingido quando a tensão de tração máxima na seção transversal for igual a fct,f (ver 13.4.2 e 17.3.4)

    3.2.5 estado-limite de descompressão ELS-D

    estado no qual, em um ou mais pontos da seção transversal, a tensão normal é nula, não havendo tração no restante da seção. Verificação usual no caso do concreto protendido (ver 13.4.2)

    3.2.7 estado-limite de compressão excessiva ELS-CE

    estado em que as tensões de compressão atingem o limite convencional estabelecido. Usual no caso do concreto protendido na ocasião da aplicação da protensão (ver 17.2.4.3.2.a)


ID
3588880
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de uma construção é conseqüência direta do anteprojeto. E compõe-se de duas partes distintas: 

Alternativas

ID
3593002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na concepção de projetos de obras civis, especial atenção deve ser dada à elaboração do projeto básico. Em relação especificamente aos itens que fazem parte do conteúdo do projeto básico, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3650263
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa verdadeira sobre projetos de estrutura.

Alternativas
Comentários
  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições.  Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.

     

    O projeto de estruturas de concreto é regulado pela NBR 6118 (ABNT, 2014), enquanto os procedimentos de execução de estruturas de concreto são norteados pela NBR 14931 (ABNT, 2004).

     

    Visto isso e analisando as alternativas separadamente, tem-se que:

     

    - A alternativa A está errada. São exemplos de restrições no concreto: baixa resistência à tração; fragilidade, fissuração, peso próprio elevado, custo de formas para moldagem e corrosão das armaduras. Por sua vez, a fragilidade a choques, vibrações, efeitos térmicos, atmosféricos e a desgastes mecânicos são algumas vantagens do concreto;

     

    - A alternativa B está correta. Na elaboração dos projetos de uma edificação, o projeto arquitetônico fundamenta o estrutural;

     

    - A alternativa C está errada. O concreto possui alta resistência à compressão. Sua resistência à tração, por outro lado, é baixa. Além disso, ele não pode ser moldado após seco/endurecido;

     

    - A alternativa D está errada. O concreto é um material pouco poroso, sem continuidade da massa;

     

    - A alternativa E está errada. A armadura de alma e a armadura de fretagem são elementos distintos. Os procedimentos de execução de estruturas de concreto são norteados pela NBR 14931 (ABNT, 2004). Em seu item C.2.7, tal norma define a fretagem como a “armadura passiva (frouxa) destinada a resistir às tensões locais de tração no concreto transmitidas pelas ancoragens (ativas e mortas)." Em outras palavras, a armadura de fretagem trata-se da armadura passiva responsável por resistir a tensões locais de tração provocadas pelas armaduras ativas.  Já a armadura de pele, também chamada de armadura de alma, trata-se das barras de aço dispostas nas faces laterais da viga com a função de minimizar a fissuração por tração de um elemento estrutural.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2014.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.


ID
3650278
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São diversos fatores condicionantes do projeto de arquitetura para serem estudados e analisados antes da concepção de um projeto arquitetônico novo. São exemplos destes fatores relevantes de projeto:

Alternativas

ID
3654721
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NBR 6492, julgue o item quanto à representação de projetos de arquitetura.


A planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos, é chamada de planta de edificação.

Alternativas
Comentários
  • A planta que compreende o partido arquitetônico como um todo é a planta de situação! #Foconamissão

  • SEGUNDO NBR 6492

    Planta de situação

    Compreende o partido arquitetônico como um todo .

    Vista ortográfica superior com abrangência de toda a zona que envolve o terreno onde será edificada a construção projetada. Identificar: Formato, dimensões do lote e a amarração no quarteirão.

  • Segundo a NBR 6492/1994: Representação de projetos de arquitetura:

    - Planta de situação: compreende o partido arquitetônico como um todo. Nela, tem-se a vista superior do lote, apresentando o nome das ruas e os terrenos vizinhos. Ou seja, a planta de localização situa o terreno e todo o seu entorno (ver figura).


    Fonte: Site eletrônico Habitamos.

    - Planta de locação (ou implementação): representa a vista superior do terreno e os detalhes de ocupação no lote como: arruamento, redes elétricas e hidráulicas, etc (ver figura).



    Fonte: Site eletrônico Habitamos.

    - Planta de edificação (ou planta baixa): vista superior formada por um corte fictício a 1,50 m do piso. A planta baixa mostra os detalhes internos da construção como: acessos, níveis, pé direito, etc. (ver figura)


    Fonte: Site eletrônico Habitamos.

    Por fim, conclui-se que a questão descreve a planta de situação e não a planta da edificação. Portanto, ela está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.



ID
3654724
Banca
Quadrix
Órgão
IDURB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NBR 6492, julgue o item quanto à representação de projetos de arquitetura.


O formato final deve ser o A4, sendo necessário o dobramento de folhas das cópias de desenho.

Alternativas
Comentários
  • 4.4.1 Sendo necessário o dobramento de folhas das cópias de desenho, o formato final deve ser o A4.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Desenho Técnico.

     

    O Desenho Técnico uma disciplina/área técnica responsável por assegurar práticas de desenho padronizadas e racionais, fundamentando-se nos princípios de geométrica descritiva. Nesse contexto, a ABNT NBR 6492 (1994) é a norma técnica brasileira que estabelece condições para a representação gráfica de projetos de arquitetura. Em sua seção 4.4, o código normativo citado trata sobre o dobramento de cópias de desenho, afirmando, dentre outras coisas, que:

     

    “4.4.1 Sendo necessário o dobramento de folhas das cópias de desenho, o formato final deve ser o A4."

     

    Portanto, a afirmação da questão está correta.

     

    É importante frisar que uma das razões de tal prática é o seu posterior arquivamento e fixação em pastas.

     

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.


ID
3739726
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Monte Alegre do Piauí - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação ao vocabulário e normas técnicas de construção e desenho de um projeto arquitetônico, analise as afirmações abaixo:

I. Peitoril: altura do chão ao início da janela.
II. Breeses e Marquises: elementos construtivos que impedem a entrada de radiação solar direta no interior da construção.
III. Planta: vista obtida após a retirada do plano de secção olhando de cima para baixo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • e) Todos os itens estão corretos

  • Gabarito Letra E:

    PLANTA: é o desenho do objeto visto na sua projeção sobre o plano horizontal.

    PLANTA DO PAVIMENTO: é o corte horizontal feito acima do piso, a distância variável, a fim de mostrar no desenho, todos os componentes do pavimento, como paredes, vãos de portas e janelas, equipamentos fixos e móveis (opcionais), de modo a dar uma perfeita compreensão das divisões, circulação, iluminação e ventilação do pavimento.

    ELEVAÇÃO / FACHADA: é o desenho do objeto visto na sua projeção sobre um plano vertical.

    PÉ-DIREITO: é a altura livre entre o piso e o teto de um compartimento.

    ALINHAMENTO: é a linha projetada, marcada ou indicada pela Prefeitura Municipal, para fixar o limite do lote do terreno em relação ao logradouro público.

    RECUO: é a distância da construção a divisa considerada (recuo de frente, recuo de fundo e recuos laterais direito e esquerdo ou como costuma ser denominado “afastamento lateral direito ou esquerdo”).

    RECUO FRONTAL: Recuo frontal é o nome geralmente usado para designar o espaço que deverá ser respeitado entre a calçada e o início da parede de uma casa, ou seja, é a frente da casa para a rua maior ou igual a 4,00 m.

    RECUOS LATERAIS: maior ou igual a 1,50 m caso exista janela na parede.

    PROJETO ARQUITETÔNICO: é a solução de um problema de edificação, equacionando com arte e técnica, os elementos fixos e variáveis existentes, visando a obtenção do objetivo desejado, determinado por um programa estabelecido.

    ·         Elementos fixos: terrenos / programa / verba / exigências institucionais.

    ·        Elementos variáveis: programa / partido arquitetônico / funcionabilidade / estética / volumetria.

    PEITORIL - altura do chão ao início da janela.

    PÉ-DIREITO - altura do chão até a laje.

    CUMEEIRA - ponto mais alto da cobertura.

    CORTE - vista obtida após a retirada da parte anterior ao plano de secção olhando de frente.

    BREESES E MARQUISES: elementos construtivos que impedem a entrada de radiação solar direta no interior da construção.

    VIGAS E PILARES: elementos estruturais responsáveis pela sustentação da construção através da distribuição das forças e transmissão até o alicerce da construção: Normas básicas de construção (dependem do Plano Diretor de cada Município)

    PÉ-DIREITO: mínimo de 2.50 m para banheiros e corredores, sendo 2,80 m o exigido para as demais dependências.

    PORTAS: externas= 0,90 m, internas= 0,80 m, banheiros=0,70 m em geral sendo que todas possuem altura de 2,10 m. 

    LARGURA DOS CORREDORES = mínimo 0,90 m. 

    ABERTURA MÍNIMA PARA VENTILAÇÃO ILUMINAÇÃO = 1 / 6 da área do piso.

    INCLINAÇÃO DOS TELHADOS: TELHA DE BARRO= 30%, de fibrocimento= 12% 

     LAJE = espessura média 0,12 m. 

     PAREDES = de meio tijolo com reboco 0,15 m, de um tijolo 0,25 m.


ID
3741445
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Aracati - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Manual de Oslo define inovação como “a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”. No âmbito da construção civil, a inovação gera oportunidades para obtenção de benefícios significantes, como aumento de produtividade, redução de custo, aumento de qualidade e confiabilidade de conclusão no prazo planejado, além de ser necessária para sobrevivência da empresa em um mercado competitivo. Há diversas maneiras de se classificarem as inovações. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3753793
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em um projeto de construção, podemos identificar com a parte gráfica (plantas e diagramas) e a parte escrita (memoriais, especificações e orçamento). Podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) a parte escrita do projeto geralmente complementa a parte gráfica.

  • B e E dizem a mesma coisa e a questão não pode ter dois gabaritos, portando não podem estar certas.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
3758563
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A lei 8666/93 define no seu artigo 6º, inciso IX, o Projeto Básico como: conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

a. desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;
b. soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;
c. identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;
d. informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos,instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar caráter competitivo para a sua execução;
e. subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra,compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;
f. orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados.

Relativamente ao projeto básico é CORRETO o que se afirma, em:

Alternativas
Comentários
  • Todas as proposições estão certas

    https://jus.com.br/artigos/4736/projeto-basico-nas-licitacoes-publicas#:~:text=6%C2%BA%2C%20inciso%20IX%2C%20que%20o,estudos%20t%C3%A9cnicos%20preliminares%2C%20que%20assegurem

  • Fonte: Lei nº 8666/1993, art 6º, IX.

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;


ID
3833227
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os projetos complementares ao projeto arquitetônico visam auxiliar na construção da edificação, considerando-se as interfaces e as compatibilizações entre eles. Dessa maneira e segundo Norma Técnica, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos equipamentos e elementos complementares de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B também está errada

  • Acredito que o erro está na palavra "sistemas".

  • 3.1.2 Elementos da edificação e seus componentes construtivos

         3.1.2.1 Fundações (aspectos arquitetônicos)

         3.1.2.2 Estruturas (aspectos arquitetônicos)

         3.1.2.3 Coberturas

         3.1.2.4 Forros

         3.1.2.5 Vedos verticais (paredes, esquadrias, proteções)

         3.1.2.6 Revestimentos e acabamentos (ambientes exteriores e interiores)

         3.1.2.7 Equipamentos para comunicação visual (ambientes exteriores e interiores)

       3.1.2.8 Equipamentos

    a) mobiliário;

    b) incorporados (em ambientes exteriores e ambientes interiores)

    c) outros.

         3.1.2.9 Jardins e parques

    FONTE: NBR 13532/1995 - Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura (Não sei se é a mais recente)

  • Alternativa E correta.

    O sistemas de instalações prediais são essenciais, e não complementares.

  • A questao confunde PROJETO COMPLEMENTAR com ELEMENTOS DO PROJETO ARQUITETONICO.

    De fato o projeto de instalacoes prediais, assim como estrutura, dados e voz, CFTV, combate a incendio, etc sao PROJETOS COMPLEMETARES.

    Mas a pergunta é segundo a norma (NBR 13532-95) quais não sao elementos e equipamentos complemetares?

    Na minha opiniao, caberia recurso nessa questao, pois a Norma nao chama esses elementos e equipamentos de COMPLEMETARES, mas de "Elementos da edificação e seus componentes construtivos", alem de incluir, de certa forma, sistema de instalacoes preciais, nos seus aspectos arquitetonicos, como caminhamento, localizacao, etc. (sem considerar o dimensionamento que sera feito em projeto complementar).

    Pode-se discutir se o SISTEMA esta incluido no projeto... bom, na minha visao, instalacao predial é um sistema, apartir do momento que o arquiteto indica se o interruptor (instalacao eletrica) que ira acionar a lamapa (iluminacao) será simples ou paralelo, esta criado um sistema...

    ou seja, todos as alternativas sao elementos ou equipamentos do projeto arquitetonico mas nao sao complementares como diz no enunciado.

    vejamos o que diz a norma

    3.1 Objetos do projeto de arquitetura

    A concepção arquitetônica da edificação, dos elementos da edificação, das instalações prediais e dos seus componentes construtivos deve abranger a determinação e a representação dos aspectos indicados em 3.1.1 a 3.1.3. ...

    3.1.1 Edificação (ambientes exteriores e interiores)

    3.1.1.1 Ambientes exteriores (terreno descoberto)

    3.1.1.2 Ambientes interiores

    3.1.2 Elementos da edificação e seus componentes construtivos

    3.1.2.1 Fundações (aspectos arquitetônicos)

    3.1.2.2 Estruturas (aspectos arquitetônicos)

    3.1.2.3 Coberturas

    3.1.2.4 Forros

    3.1.2.5 Vedos verticais (paredes, esquadrias, proteções)

    3.1.2.6 Revestimentos e acabamentos (ambientes exteriores e interiores)

    3.1.2.7 Equipamentos para comunicação visual (ambientes exteriores e interiores) (Letra A)

    3.1.2.8 Equipamentos (LETRA C)

    a) mobiliário;

    b) incorporados:

    c) outros.

    3.1.2.9 Jardins e parques Vegetação (para ambientes exteriores e interiores): (Letra D)

    3.1.3 Instalações prediais e seus componentes construtivos (LETRA E)

    3.1.3.1 Instalações elétricas (aspectos arquitetônicos relacionados com a especificação dos controles e dos pontos de utilização)

    3.1.3.2 Instalações mecânicas (aspectos arquitetônicos relacionados com a especificação de equipamentos, dos seus controles e pontos de utilização)

    3.1.3.3 Instalações hidráulicas e sanitárias (aspectos arquitetônicos relacionados com a especificação dos controles e dos pontos de consumo e de águas servidas)

    3.1.3.4 Equipamentos para iluminação (aspectos arquitetônicos para ambientes exteriores e interiores relacionados com a especificação dos controles e dos aparelhos de utilização)

    3.1.3.5 Equipamentos sanitários (aspectos arquitetônicos relacionados com a especificação dos controles e dos aparelhos de utilização): (Letra B)

  • NBR 13532/1995 - Norma cancelada. Foi substituída pela NBR 16636:2017

    NBR 16636 - 2/ 2017

    4.2.4 Os equipamentos e elementos complementares são os seguintes:

    a) elementos de comunicação visual (ambiente exteriores, interiores e intermediários );

    b) equipamentos sanitários;

    c) mobiliário acessório ou incorporação, em exteriores, interiores e intermediários;

    d) equipamentos para iluminação.

  • GABARITO LETRA E

    NBR 16636-2

    4.2.4 Os equipamentos e elementos complementares são os seguintes:

    a) elementos de comunicação visual (ambientes exteriores e interiores);

    b) equipamentos sanitários;

    c) mobiliário acessório ou incorporado, em ambientes exteriores e interiores;

    d) jardins e paisagismo

  • A questão trata dos projetos complementares ao arquitetônico, tema abordado pela ABNT NBR 16636-2: Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos - Parte 2: Projeto Arquitetônico

    O item 4.2.4 da norma estabelece que os equipamentos e elementos complementares do projeto arquitetônico são:

    a) elementos de comunicação visual (ambientes exteriores, interiores e intermediários);
    b) equipamentos sanitários;
    c) mobiliário acessório ou incorporado, em exteriores, interiores e intermediários;
    d) equipamentos para iluminação.

    Percebe-se que as alternativas A, B e C da questão são contempladas pelo texto da norma. Já as alternativas D e E não são consideradas como equipamentos e elementos complementares, mas sim como elementos da edificação e seus componentes construtivos (item 4.2.3). Nesse sentido, haveria duas respostas, o que não é possível. Portanto, conclui-se que a banca deveria anular a questão.

    Gabarito do Professor:  Anulada.

    Gabarito da Banca: LETRA E.

    FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16636-2: Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos - Parte 2: Projeto Arquitetônico. Rio de Janeiro, 2017.

ID
3862954
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise os conceitos abaixo no contexto relacionado ao parcelamento do solo.

1. Faixa de domínio: é a área do terreno destinada ao poder público para a implantação e proteção de uma rodovia e seus acessórios.

2. Faixa non aedificandi: área do terreno onde não é permitido nenhum tipo de construção.

3. Faixa sanitária: é toda a área de terras com localização e configuração definidas que não foi objeto de parcelamento do solo para fins urbanos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • REDAÇÃO FINAL AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 24/2019

    II – a alínea “g” do inciso III passa a vigorar com a seguinte redação:

    g) faixa sanitária: área formada pela faixa de afastamento paralela às bordas de rios canalizados ou tubulados da Área Urbana Consolidada – AUC, destinada à proteção de erosão e amenizar o problema das cheias. Esta faixa é área non aedificandi, regulamentada por esta Lei, com base no Diagnóstico Socioambiental; também recebe esta denominação a faixa de afastamento destinada aos condutores de água ou esgoto;” (NR)


ID
4153345
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a Norma Técnica ABNT NBR 16636-2 – Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos, o projeto arquitetônico de edificações é realizado em duas fases: fase de preparação, que contempla atividades a serem desenvolvidas para produção de subsídios ao projeto, e fase de elaboração e de desenvolvimento de projetos técnicos. Dentre as etapas a serem desenvolvidas na fase de elaboração e de desenvolvimento de projetos técnicos, destacam-se o Estudo Preliminar Arquitetônico (EP-ARQ), o Anteprojeto Arquitetônico (AP-ARQ) e o Projeto Executivo Arquitetônico (PE-ARQ). Nessas três etapas, devem ser produzidos documentos técnicos (desenhos e textos).


 Baseando-se nas informações acima, assinale a alternativa que apresenta documento(s) não comum(ns) a essas três etapas.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    OBS: obeserve que na norma existe o item: Detalhes de elementos da edificação.

    na minha opinião passível de anulação... se estiver errado favor comunicar.

    ESTUDO PRELIMINAR

    6.4.4.3 Documentos técnicos a serem apresentadas

    a) desenhos

    — planta geral de implantação;

    — plantas individualizadas dos pavimentos;

    — planta da cobertura;

    — cortes gerais (longitudinais e transversais) para ambientes internos e externos;

    — elevações (fachadas);

    — detalhes construtivos (quando necessário);

    b) texto: memorial justificativo (opcional);

    c) perspectivas (opcionais) (interiores ou exteriores, parciais ou gerais);

    d) maquetes construídas ou virtuais (opcionais) (interior, exterior);

    e) fotografias e recursos audiovisuais (opcionais).

    ANTEPROJETO

    6.4.5.3 Documentos técnicos a serem apresentados:

    a) desenhos:

    — planta geral de implantação;

    — planta com as diretrizes de terraplenagem;

    — plantas individualizadas dos pavimentos

    — plantas das coberturas;

    — cortes (longitudinais e transversais) vinculados aos temas anteriormente citados

    — elevações (fachadas e outras);

    — detalhes principais (de elementos da edificação e de seus componentes construtivos);

    b) texto:

    — memorial descritivo do projeto arquitetônico de edificação;

    — memorial descritivo dos elementos da edificação, dos componentes construtivos e dos materiais de construção. 

    PROJETO EXECUTIVO

    6.4.7.2 Documentos técnicos a serem apresentados

    a) desenhos:

    — planta geral de implantação contendo informações planialtimétricas e de locação;

    — planta e cortes de terraplenagem com as cotas de nível projetadas e existentes;

    — plantas e detalhes das coberturas;

    — cortes (longitudinais e transversais);

    — elevações (frontais, posteriores e laterais);

    — plantas, cortes e elevações de ambientes especiais (tais como banheiros, cozinhas, lavatórios, oficinas e lavanderias), contendo as especificações técnicas de seus componentes e sua quantificação em cada desenho;

    — detalhes de elementos da edificação e de seus componentes construtivos em escalas compatíveis;

    b) textos:

    — memorial descritivo dos elementos e componentes arquitetônicos da edificação;

    — memorial descritivo dos elementos da edificação, das instalações prediais (aspectos arquitetônicos), dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    — memorial quantitativo com o somatório dos componentes construtivos e dos materiais de construção;

    — planilhas orçamentárias;

    c) perspectivas (opcionais) (interiores ou exteriores, parciais ou gerais);

    d) maquetes construídas em escala ou eletrônicas (opcionais) (interior e exterior);

    e) fotografias e montagens (opcionais);

    f) recursos audiovisuais (opcionais).

    fonte: NBR 16636-2

  • Destemido,

    Pelo que eu entendi da questão, as alternativas citadas teriam que estar presentes nas três etapas do projeto. E a alternativa A não foi citado nos Estudos preliminares.

  • Na NBR 16636-2

    ESTUDO PRELIMINAR

    6.4.4.3 Documentos técnicos a serem apresentadas

    — planta geral de implantação;

    — cortes gerais (longitudinais e transversais) para ambientes internos e externos;

    — elevações (fachadas);

    — detalhes construtivos (quando necessário);

    ANTEPROJETO

    6.4.5.3 Documentos técnicos a serem apresentados:

    — planta geral de implantação;

    — cortes (longitudinais e transversais) vinculados aos temas anteriormente citados

    — elevações (fachadas e outras);

    detalhes principais (de elementos da edificação e de seus componentes construtivos);

    PROJETO EXECUTIVO

    6.4.7.2 Documentos técnicos a serem apresentados

    — planta geral de implantação contendo informações planialtimétricas e de locação;

    — cortes (longitudinais e transversais);

    — elevações (frontais, posteriores e laterais);

    detalhes de elementos da edificação e de seus componentes construtivos em escalas compatíveis;


ID
4159561
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Lupionópolis - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto é uma consequência direta de um anteprojeto. Entre as partes gráficas que compõem o projeto tem-se, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Orçamento não se constitui como sendo uma parte GRÁFICA

  • orçamento é a descrição do custo da obra

  • Essa banca é boa. Sabe tudo de obra.
  • Pior que não foi anulada...credo!

  • Anular por que ?


ID
4895605
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Riversul - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Projeto é a apresentação da definição qualitativa e quantitativa dos atributos técnicos, econômicos e financeiros de um serviço, obra ou empreendimento de engenharia e arquitetura, com base em dados, elementos, informações, estudos, especificações, discriminações técnicas, cálculos, desenhos gráficos, normas, projeções e disposições especiais. Assinale a alternativa que define projeto executivo:

Alternativas
Comentários
  • 5.1.4 Projeto executivo Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.


ID
4895629
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Riversul - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a representação gráfica de projetos de arquitetura :Relacione as colunas sobre tipos de plantas:

(I) Planta de situação:
(II) Planta de locação:
(III) Planta de edificação:

( ) Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.
( ) Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.
( ) Planta que compreende vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    3.1 Planta de situação

    Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em

    seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo

    e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina. Nota: Para

    aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas

    sobre localização do terreno

     

    3.2 Planta de locação (ou implantação) Planta que compreende o

    projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações

    necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra,

    arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. Nota: A

    locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares

    são indicadas nesta planta.

     

    3.3 Planta de edificação Vista superior do plano secante

    horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A

    altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar

    todos os elementos considerados necessários. Nota: As plantas de edificação

    podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre

    outros.


ID
4944514
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Lucena - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros. A descrição corresponde a, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • PLANTA DE LOCAÇÃO/ IMPLANTAÇÃO 

    Compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimentação de terra, arruamento, redes hidráulicas, elétricas e drenagem, etc (NBR 6492).

    PLANTA DE SITUAÇÃO

    Compreende o partido arquitetônico como um todo (NBR 6492). 

    Vista ortográfica superior com abrangência de toda a zona que envolve o terreno onde será edificada a construção projetada. Identificar: Formato, dimensões do lote e a amarração no quarteirão.

  • PLANTA DE LOCAÇAÕ É BEM DIFERENTE DE PLANTA DE IMPLANTAÇÃO


ID
5124259
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto arquitetônico é o esboço do projeto, essencial para qualquer edificação. Ele é definido como a materialização de uma ideia ou do espaço imaginado pelo arquiteto. Com o projeto arquitetônico é possível verificar a melhor maneira de atender as necessidades de um potencial cliente ou até mesmo poder prever e/ou solucionar os problemas que podem surgir durante o processo.

Analise os itens a seguir e assinale:

(1) Para Pré-projeto.
(2) Para Estudos preliminares.
(3) Para Anteprojeto.
(4) Para Projeto executivo.
(5) Para Compatibilização.

( ) É o briefing onde são levantadas as necessidades pré-existentes.
( ) É onde entra a concepção, representação final e informações técnicas.
( ) É a primeira etapa de elaboração técnica projetual onde serão definidas as plantas humanizadas, perspectivas 3D, layouts etc.
( ) Combina o projeto com todos os outros demais complementares.
( ) Após a aprovação do projeto preliminar, são definidas as informações técnicas que auxiliam na execução da obra onde é colocado em prática o desenvolvimento mesmo do projeto.

A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
5126476
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Os eletrodutos e as caixas de passagem são exemplos de componentes da infraestrutura de uma instalação elétrica.
II. O produto final do projeto estrutural é constituído por desenhos, especificações e critérios de projeto. As especificações e os critérios de projeto podem constar nos próprios desenhos ou constituir documento separado.
III. Ao assentar os blocos, deve-se conferir o alinhamento, o prumo, a amarração e o esquadro nos encontros de paredes.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Infraestrutura da instalação elétrica: compõem a infraestrutura os eletrodutos, caixas de passagem, caixa de medidores, fixadores para cabos, bandejas elétricas, leitos elétricos, eletrocalhas, suportes e etc.

    O item 5.2.3 da NBR 6118:2014 define a documentação da solução adotada para o projeto estrutural:

    II. 5.2.3.1 O produto final do projeto estrutural é constituído por desenhos, especificações e critérios de projeto. As especificações e os critérios de projeto podem constar nos próprios desenhos ou constituir documento separado.

    III. Ao assentar os blocos o pedreiro sempre deve conferir: alinhamento, prumo, amarração e o esquadro nos encontros de paredes.

    GABARITO: E


ID
5126485
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz do Código de Obras e Edificações de Rio Largo (Lei Municipal nº 1.208, de 22 de dezembro de 1997), na planta de situação e localização a ser apresentada ao órgão competente da Prefeitura Municipal, deve constar, entre outros elementos, a indicação da numeração do lote a ser construído, mas não as dos lotes vizinhos.
II. Em uma reforma, a locação das novas paredes pode ser feita utilizando-se as paredes existentes para puxar as medidas.
III. De acordo com o Código de Obras e Edificações de Rio Largo (Lei Municipal nº 1.208, de 22 de dezembro de 1997), a execução da obra deve ser iniciada cinco dias antes de aprovado o projeto e expedido o alvará de licença para construção.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5126497
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Microsoft Excel, a função PARÁGRAFO determina a cor do texto e o tipo da fonte.
II. À luz do Código de Obras e Edificações de Rio Largo (Lei Municipal nº 1.208, de 22 de dezembro de 1997), os edifícios públicos deverão possuir condições técnicas construtivas que impeçam os deficientes físicos de ter acesso e circular nas suas dependências.
III. As plantas de locação são projetos executados com o objetivo de causar erros ou enganos durante a execução da obra.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5126512
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz do Código de Obras e Edificações de Rio Largo (Lei Municipal nº 1.208, de 22 de dezembro de 1997), na planta de situação e localização a ser apresentada ao órgão competente da Prefeitura Municipal, deve constar, entre outros elementos, a projeção da edificação ou das edificações dentro do lote, não devendo figurar os rios, os canais ou outros elementos que possam orientar a decisão das autoridades municipais.
II. Os componentes da alvenaria devem atender a requisitos mínimos estabelecidos pelas normas técnicas específicas.
III. A estimativa de três pontos não permite estimar a duração das atividades do projeto.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A estimativa de três pontos também conhecida como PERT (Program Evaluation and Review Technique) considera o risco e a incerteza através de três cenários para estimar tanto a duração quanto o custo de uma atividade

    Otimista

    Pessimista

    Mais provável


ID
5126515
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No projeto de instalação elétrica de uma edificação, o projetista deve evitar quantificar os pontos de utilização de energia elétrica.
II. Os blocos de concreto, em geral, são produzidos a partir da mistura de cimento, agregados miúdos e graúdos.
III. De acordo com o Código de Obras e Edificações de Rio Largo (Lei Municipal nº 1.208, de 22 de dezembro de 1997), as modificações introduzidas em projeto já aprovado estão dispensadas de serem encaminhadas à Prefeitura Municipal, que após exame poderá exigir detalhamento das referidas modificações.
Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • O itém ll está errado?

  • Nao acredito que o item esteja correto, portanto gabarito errado. Na produção de bloco de concreto utiliza-se areia (ok), mas também pode-se produzir blocos com agregado miúdo com dimensão de 4,8-6,3 ( brita0)!!

  • Acredito de faltou a água.

    Concreto é: cimento; areia, brita e água.


ID
5126524
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz do Código de Obras e Edificações de Rio Largo (Lei Municipal nº 1.208, de 22 de dezembro de 1997), na planta de situação e localização a ser apresentada ao órgão competente da Prefeitura Municipal, deve constar, entre outros elementos, a orientação do norte magnético.
II. Nas instalações elétricas de uma edificação, as caixas de passagem (ou caixas de derivação) podem acomodar pontos de luz.
III. Denomina-se software o conjunto de componentes físicos de um computador, como a placa mãe.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Norte magnético??? Pra que isso?


ID
5158531
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Passagem - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde estabelece que a arquitetura consiste na definição gráfica do partido arquitetônico, através de plantas, cortes e fachadas (opcional) em escala livre e que contenham graficamente:

I. A implantação da edificação ou conjunto de edificações e seu relacionamento com o local escolhido.
II. Acessos, estacionamentos e outros - e expansões possíveis.
III. A explicitação do sistema construtivo que serão empregados.
IV. Os esquemas de zoneamento do conjunto de atividades, as circulações e organização volumétrica.
V. O número de edificações, suas destinações e locações aproximadas.
VI. O número de pavimentos.
VII. Os esquemas de infra-estrutura de serviços.
VIII. O atendimento às normas e índices de ocupação do solo.

Estão CORRETAS:

Alternativas

ID
5158534
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Passagem - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Deve constar no Relatório Técnico de um projeto básico de arquitetura – PBA:

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
5158546
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Passagem - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A compreensão de um projeto (ou desenho), está relacionada intimamente aos traços que o compõem. Cada tipo de linha vai passar uma informação ao leitor que o auxiliará na correta interpretação do desenho. Saber reconhecer, portanto, cada tipo de linha é uma atividade indispensável ao profissional da construção civil, pois ela trará informações importantes para execução de um projeto.


A linha contínua e traço grosso devem ser utilizadas em:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C

    Quanto mais distantes, mais fina a espessura da linha. Quanto mais próxima mais grossa a espessura.


ID
5161318
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma das suas etapas, por:
(Fonte: ABNT NBR 13532 - Elaboração de projetos de edificações Arquitetura)
I. Informações de referência a utilizar;
II. Informações técnicas a produzir;
III. Documentos técnicos a apresentar.
Dos itens acima:

Alternativas

ID
5161321
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

“Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.”. Assinale a alternativa que representa corretamente o tipo de planta mencionado:

(Fonte: ABNT NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura)

Alternativas

ID
5161324
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os documentos típicos do estudo preliminar são os seguintes, exceto:

(Fonte: ABNT NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura)

Alternativas
Comentários
  • ESTUDO PRELIMINAR

    DOCUMENTOS TÍPICOS:

    • Situação
    • Plantas, cortes e fachadas
    • Memorial Justificativo

    DOCUMENTOS EVENTUAIS:

    • Perspectivas
    • Maquetes
    • Análise Preliminar de Custos
    • Textos

ID
5166490
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR 13532 (Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura), enumere as etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura com base na ordem em que elas ocorrem. Em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

(__) - Levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ);
(__) - Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ);
(__) - Estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ);
(__) - Estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ).

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    16636-2/17

    a) levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); levantamento das informações técnicas específicas (LVIT- ARQ) a serem fornecidas pelo empreendedor ou contratadas no projeto.

    b) programa de necessidades para arquitetura (PN-ARQ);

    c) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ);

    d) estudo preliminar arquitetônico (EP-ARQ);

    e) anteprojeto arquitetônico (AP-ARQ);

    g) estudo preliminar dos projetos complementares (EP-COMP);

    f) projeto para licenciamentos (PL- ARQ);

    h) anteprojetos complementares (AP-COMP);

    i) projeto executivo arquitetônico (PE-ARQ);

    j) projetos executivos complementares (PE-COMP);

    k) projeto completo de edificação (PECE); 

    l) documentação conforme construído – (“as built”)

  • As etapas, segundo a NBR 13532, são as seguintes:

    • Levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ)
    • Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ)
    • Estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ)
    • Estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ)
    • Anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) ou de pré-execução (PR-ARQ)
    • Projeto legal de arquitetura (PL-ARQ)
    • Projeto básico de arquitetura (PB-ARQ) (etapa opcional)
    • Projeto para execução de arquitetura (PE-ARQ)

    Por mais que essa NBR tenha sido cancela e substituída pela NBR 16636-1 e 16636-2 (que possuiu mais etapas), algumas bancas de concurso seguem pedindo pela antiga.

    Vou fazer uma prova agora em julho de 2021 e no edital está pedindo a NBR 13532.


ID
5166493
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A “planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros” é denominada, segundo a ABNT NBR 6492 (Representação de projetos de arquitetura), de:

Alternativas
Comentários
  • Planta de Situação

    Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.

    A planta de situação deve conter:

    a) simbologias de representação gráfica, conforme as prescritas no Anexo;

    b) curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais;

    c) indicação do norte;

    d) vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos;

    e) indicação das áreas a serem edificadas, com o contorno esquemático da cobertura das edificações;

    f) denominação dos diversos edifícios ou blocos;

    g) construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi e restrições governamentais;

    h) escalas;

    i) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

    Planta de edificação

    Vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura desse plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.

    Planta de locação (ou implantação)

    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.

    A planta de locação deve conter:

    a) simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma;

    b) sistema de coordenadas referenciais do terreno, curvas de nível existentes e projetadas;

    c) indicação do norte;

    d) indicação das vias de acesso, vias internas, estacionamentos, áreas cobertas, platôs e taludes;

    e) perímetro do terreno, marcos topográficos, cotas gerais e níveis principais;

    f) indicação dos limites externos das edificações: recuos e afastamentos;

    g) eixos do projeto;

    h) amarração dos eixos do projeto a um ponto de referência;

    i) denominação das edificações;

    j) escalas;

    k) notas gerais, desenhos de referência e carimbo. 

    NBR 6492


ID
5183104
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A ABNT NBR 13532 (Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura) especifica os elementos da edificação e seus componentes construtivos. Com base nisso, assinale a alternativa que não representa um componente da estrutura (aspectos arquitetônicos):

Alternativas
Comentários
  • A) Colunas

    Estruturas

    B) Pilares

    Estruturas

    C) Vigas

    Estruturas

    D) Baldrames

    Fundações

    .

    ABNT NBR 13532:1995 – Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura

    3.1.2.1 Fundações (aspectos arquitetônicos)

    Baldrames, blocos, cortinas, arrimos, estacas e sapatas.

    3.1.2.2 Estruturas (aspectos arquitetônicos)

    Colunas, pilares, vigas, paredes, lajes e muros de arrimo

    .

    Essa norma está cancelada.

    ABNT NBR 13532:1995  CANCELADA

    Cancelada em 15/12/2017 

    Substituída por : ABNT NBR 16636-1:2017 ABNT NBR 16636-2:2017

    .

    Gabarito: Letra D


ID
5222791
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para garantir a correta acessibilidade deve-se observar diferentes aspectos arquitetônicos no projeto, como por exemplo, a inclinação de pisos. Acerca da inclinação em pisos e superfícies, analise as afirmações a seguir, assinalando a CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A inclinação transversal da superfície deve ser de até 2 % para pisos internos e de até 3 % para

    pisos externos. A inclinação longitudinal da superfície deve ser inferior a 5 %Inclinações iguais

    ou superiores a 5 % são consideradas rampas.

    Gabarito B.

  • NBR 9050

    6.3.3 Inclinação

    • Transversal: até 2% para pisos internos e 3% para pisos externos;
    • Longitudinal: Inferior a 5% (caso i > 5%, deve atender 6.6 (rampas);

    6.3.4 Desníveis

    • Até 5 mm dispensam tratamento especial;
    • Superior a 5 mm e inferior a 20 mm, devem possuir inclinação máxima de 50%;
    • Superior a 20 mm, quando inevitáveis, devem ser considerados degraus;

    6.6 Rampas

    • São definidos diversas inclinações os quais definem a possibilidade de haver área de descanso ou o desnível máximo de cada segmento.
    • 5% → desnível máximo de segmento = 1,5 metros;
    • entre 5% < i ≤ 6,25% → desnível máximo de cada segmento = 1,0 metros;
    • 6,25% < i ≤ 8,33% → desnível máximo de cada segmento = 0,8 metros;

    Observações:

    • Em casos de reforma, quando esgotadas as possibilidades, podem ser utilizadas inclinações superiores a 8,33% até 12,5%.
    • i < 10% → no máximo 4 segmentos;
    • 8,33% < - ≤ 10% no máximo 1 segmento.
    • Largura das rampas deve ser estabelecida conforme o fluxo de pessoas;
    • recomendado = 1,5 m;
    • mínimo admissível = 1,20 m.

    @mateusripol

    Qualquer erro, favor avisar.

  • No contexto da engenharia civil e da arquitetura e urbanismo, a acessibilidade é um tema frequente, estando diretamente relacionada ao provimento de condições de utilização, com segurança e autonomia, dos espaços públicos e coletivos por parte de pessoas com deficiência ou alguma redução em sua mobilidade.

     

    A NBR 9050 (ABNT, 2020), intitulada "Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos", trata-se da norma brasileira que estabelece critérios e parâmetros técnicos relacionadas à acessibilidade em edificações e espaços urbanos.

     

    Julgando as afirmativas separadamente com base na NBR 9050 (ABNT, 2020), tem-se que:

     

    - A alternativa A está errada. Em seu item 6.3.3, a NBR 9050 (ABNT, 2020) trata sobre a inclinação em pisos da área de circulação, afirmando que:

     

    “A inclinação transversal da superfície deve ser de até 2 % para pisos internos e de até 3 % para pisos externos. A inclinação longitudinal da superfície deve ser inferior a 5 %";

     

    - A alternativa B está correta. Também no item 6.3.3, a NBR 9050 (ABNT, 2020) afirma que:

     

    Inclinações iguais ou superiores a 5 % são consideradas rampas e, portanto, devem atender a 6.6";

     

    - A alternativa C está errada. Conforme trecho exposto na discussão da alternativa A, há a permissão para pisos internos inclinados;

     

    - A alternativa D está errada. Segundo o item 6.3.3 da NBR 9050 (ABNT, 2020), exposto na discussão da alternativa A, a inclinação transversal da superfície de pisos externos é limitada a 3%.

     

    Gabarito do professor: Letra B.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.


ID
5222794
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A representação correta dos elementos componentes de projetos de arquitetura é importante para que se mantenha uma padronização tanto de linguagem adotada quanto de elementos gráficos presentes no projeto. Nesse sentido em projetos arquitetônicos, segundo a ABNT NBR 6492:1994 alguns dos elementos mínimos que devem constar na legenda estão descritos a seguir, COM EXCEÇÃO DE:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492 - 4.3 Carimbo (ou quadro)

    O carimbo inferior direito das folhas de desenho deve ser reservado ao carimbo destinado à legenda de titulação e numeração dos desenhos.

    4.3.1 Devem constar da legenda, no mínimo, as seguintes informações:

    a) identificação da empresa e do profissional responsável pelo projeto;

    b) identificação do cliente, nome do projeto ou do empreendimento;

    c) título do desenho;

    d) indicação seqüencial do projeto (números ou letras);

    e) escalas;

    f) data;

    g) autoria do desenho e do projeto;

    h) indicação de revisão.

  • De acordo com a NBR 6492/2021 (versão atualizada da norma), os elementos mínimos que devem constar na legenda (carimbo) dos desenhos são:

    a) identificação da empresa;
    b) identificação do cliente, nome do projeto ou do empreendimento;
    c) título do desenho;
    d) indicação seqüencial do projeto (números ou letras);
    e) escalas;
    f) local e data;
    g) autoria do desenho e do projeto;
    h) responsável(is) técnico(s);
    i) indicação de revisão;
    j) local para chancela de aprovação (quando aplicável).

    Ou seja, a indicação da área não é um dos requisitos mínimos.


    Gabarito do Professor: Alternativa A.

ID
5260933
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

“Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.”

(NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura, ABNT)

Tal citação refere-se à (ao):

Alternativas
Comentários
  • 3.10 Memorial justificativo

    Texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.


ID
5260936
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a NBR 6492 (Representação de projetos de arquitetura, ABNT), o carimbo inferior direito das folhas de desenho deve ser reservado ao carimbo destinado à legenda de titulação e numeração dos desenhos. Devem constar da legenda, no mínimo, as seguintes informações, exceto:

Alternativas

ID
5260939
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto executivo, segundo a NBR 6492 (Representação de projetos de arquitetura, ABNT), apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes. Alguns dos documentos típicos obrigatórios de um projeto executivo estão descritos a seguir:

(__) - Locação;
(__) - Plantas, cortes e fachadas;
(__) - Detalhamento;
(__) - Quadro geral de acabamentos.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Quadro geral de acabamentos ( facultativo)

  • que viajem!!!!


ID
5260954
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma das suas etapas, por:


(NBR 13532: Elaboração de projetos de edificações Arquitetura, ABNT) 

I - Informações de referência a utilizar;

II - Informações técnicas a produzir;

III - Documentos técnicos a apresentar.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • A NBR 13532 foi cancelada.


ID
5260957
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com o item 6.1 (Avaliações técnicas) da NBR 13532 (Elaboração de projetos de edificações Arquitetura, ABNT), analise os itens a seguir:
(__) - Os documentos técnicos (desenhos e textos) produzidos em cada etapa de elaboração do projeto de arquitetura devem ser submetidos à avaliação do contratante dos serviços nas ocasiões preestabelecidas contratualmente na programação específica de cada caso, conforme fluxograma e cronograma físico e financeiro recomendados na NBR 13531;

(__) - As avaliações do contratante devem ser feitas em conformidade com as condições exigíveis estabelecidas previamente em contrato específico, na legislação pertinente, nas normas técnicas brasileiras e nos documentos técnicos aceitos nas etapas anteriores ao projeto;
(__) - Os documentos técnicos (desenhos e textos) que forem rejeitados parcial ou totalmente podem ser revistos ou alterados pelo seu autor ou outro profissional da área e, após, submetidos a nova avaliação.
Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A NBR 13532 foi cancelada.

  • A ABNT NBR 13532 (1995) é a norma técnica brasileira que estabelece condições exigíveis para o desenvolvimento de projetos de arquitetura de edificações. Em sua seção 6.1. ela trata sobre a aceitação e rejeição de avaliações técnicas. Analisando as afirmativas individualmente com base nessa seção, resulta que:

     

    - A primeira afirmativa é verdadeira. Segundo o item 6.1.1 da ABNT NBR 13532 (1995): “6.1.1 Os documentos técnicos (desenhos e textos) produzidos em cada etapa de elaboração do projeto de arquitetura devem ser submetidos à avaliação do contratante dos serviços nas ocasiões preestabelecidas contratualmente na programação específica de cada caso, conforme fluxograma e cronograma físico e financeiro recomendados na NBR 13531";

     

    - A segunda afirmativa é verdadeira. O item 6.1.2 da ABNT NBR 13532 (1995) fixa que: “6.1.2 As avaliações do contratante devem ser feitas em conformidade com as condições exigíveis estabelecidas previamente em contrato específico, na legislação pertinente, nas normas técnicas brasileiras e nos documentos técnicos aceitos nas etapas anteriores ao projeto";

     

    - A terceira afirmativa é falsa. De acordo com o item 6.1.3 da ABNT NBR 13532 (1995), apenas o autor dos documentos técnicos pode revisar e/ou alterar os que foram rejeitados: “6.1.3 Os documentos técnicos (desenhos e textos) que forem rejeitados parcial ou totalmente devem ser revistos ou alterados apenas pelo seu autor e submetidos a nova avaliação".

     

    Portanto, a ordem correta dos itens é V-V-F. Logo, a alternativa B está correta.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13532: Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.


ID
5289349
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os elementos do desenho arquitetônico são vistas ortográficas formadas a partir de projeções ortogonais, ou seja, sistemas em que as linhas projetantes são paralelas entre si e perpendiculares ao plano projetante. Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais, são:

I. Plantas baixas.
II. Cortes.
III. Elevações ou fachadas.
IV. Planta de cobertura.
V. Planta de localização ou implantação.
VI. Planta de situação.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais, são:

    • Plantas baixas,

    • Cortes,

    • Elevações ou fachadas;

    • Planta de cobertura;

    • Planta de localização ou implantação;

    • Planta de situação.

  • Consultar NBR 6492:2021


ID
5295988
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos projetos arquitetônicos as plantas de corte são representadas em perspectivas isométricas. Qual a escala recomendada para representação dos mesmos?

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Prof. Dr. André

    Escala 1:50 - É a escala mais indicada e usada para desenhos de plantas, cortes e fachadas de projetos arquitetônicos;

    Escala 1:75 - Juntamente com a de 1:25, é utilizada apenas em desenhos de apresentação que não necessitem ir para a obra.

    Escala 1:100 - Opção para plantas, cortes e fachadas quando é inviável o uso de 1:50. Plantas de situação e paisagismo. Também para desenhos de estudos que não necessitem de muitos detalhes; 


ID
5359321
Banca
OMINI
Órgão
Prefeitura de Miguelópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de algumas etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura, sobre o estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ) referente as informações de referência a utilizar, assinale alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • NBR 16.636-2

    6.4.4.1 Informações de referência a serem utilizadas

    a) programa de necessidades de projeto arquitetônico (PN-ARQ);

    b) programas de necessidades obtidos pelas demais atividades técnicas (quando aplicável)

    c) levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP);

    d) levantamento de dados para projeto arquitetônico ou levantamento de informações técnicas específicas (LVIT-ARQ);

    e) estudo de viabilidade de projeto arquitetônico (EV-ARQ);

    (..)

  • O Estudo Preliminar de Arquitetura (EP-ARQ) é definido na NBR 13532: Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura. No item 4.4.5.1 da norma estabelece as informações de referência a se utilizar no estudo preliminar:

    a) programa de necessidade de arquitetura (PN-ARQ);
    b) programas de necessidades obtidos pelas demais atividades técnicas (se necessário);
    c) levantamento topográfico e cadastral (LV-TOP);
    d) levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ);
    e) estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ);
    f) outras informações.

    Assim, percebe-se que a LETRA C tem o texto correspondente ao estabelecido em norma, portanto é a alternativa CORRETA.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    FONTE: ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13532 - Elaboração de Projetos de Edificações - Arquitetura. Rio de Janeiro, 1995.

ID
5379220
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Bela Vista da Caroba - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo as definições da ABNT NBR 6492:1994, diversos tipos de desenhos e representações gráficas podem compor o projeto arquitetônico. Sobre as definições destes documentos, todas as alternativas estão incorretas, EXCETO:

Alternativas

ID
5430637
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Água Branca - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. As argamassas de assentamento permitem uma distribuição uniforme das cargas verticais e a selagem das juntas na superfície de alvenaria.
II. O projeto de alvenaria estrutural deve ser bem detalhado, já compatibilizado com os projetos adicionais, como os de instalações hidráulicas e elétricas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5463706
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos projetos arquitetônicos as plantas de corte são representadas em perspectivas isométricas. Qual a escala recomendada para representação dos mesmos?

Alternativas