SóProvas


ID
2333302
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre pilha de protocolos TCP/IP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Domain Name System (DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou numa rede privada. Baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não se degrada muito quando se adiciona mais servidores. Este tipo de servidor usa como porta padrão a 53. O protocolo DNS atua na camada de aplicação.

    A implementação do DNS-Berkeley, foi desenvolvida originalmente para o sistema operacional BSD UNIX 4.3. A implementação do Servidor de DNS Microsoft se tornou parte do sistema operacional Windows NT na versão Server 4.0. O DNS passou a ser o serviço de resolução de nomes padrão a partir do Windows 2000 Server como a maioria das implementações de DNS teve suas raízes nas RFCs 882 e 883, e foi atualizado nas RFCs 1034 e 1035.

    O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respetivos, e permitindo a localização de hosts num domínio determinado. Num sistema livre, o serviço é implementado pelo software BIND. Este serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Assim, ele se torna parte necessária para quem quer usar a internet de uma forma mais fácil, evita que hackers roubem os seus dados pessoais.[1]

    Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

    Ou seja, os servidores de diretórios responsáveis por prover informações como nomes e endereços das máquinas são normalmente chamados servidores de nomes. Na Internet, os serviços de nomes usado é o DNS, que apresenta uma arquitetura cliente/servidor, podendo envolver vários servidores DNS na resposta a uma consulta.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a) Telnet, o protocolo de terminal virtual, atua na camada de transporte e tem como função o transporte de datagramas. (Telnet atua na camada de aplicação)
    b) O protocolo DNS atua na camada de aplicação e tem como função o mapeamento de nomes de hosts para seus respectivos endereços da camada de rede. (correto)
    c) SMT P é um protocolo de correio eletrônico que atua na camada de Internet, assim como o protocolo POP3. (SMTP pertence a camada de aplicação)
    d) O protocolo RTP atua na camada de aplicação e gerencia conexões seguras, acompanhado do protocolo HTTPS. (RTP é uma subcamada de transporte, e quem acompanha o HTTPS é o SSL)
    e) O protocolo ARP atua na camada de transporte, objetivando a redundância no envio de dados entre estações de uma rede local, evitando a perda de pacotes transmitidos. (ARP atua na camada de rede)