SóProvas


ID
2333497
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sandberg, que mudou totalmente o conceito espectador/obra de arte com o seu trabalho de duas décadas no Museu Stedelijk, de Amsterdã, iniciou sua palestra elogiando a arquitetura do nosso MAM-RJ que, segundo ele, segue a sua teoria de que o público deve ver a obra de arte de frente e não de lado, como acontece até agora com o museu convencional de quatro paredes. O ideal, disse ele, é que as paredes do museu sejam de vidro e que as obras estejam à mostra em painéis no centro do recinto. O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora:

      “A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. Apenas a maior flexibilidade e simplicidade. A luz de cima é natural ao ar livre, mas artificial ao interior. As telas são pintadas com luz lateral e devem ser mostradas com luz lateral. A luz de cima nos permite encerrar o visitante entre quatro paredes. Certos museólogos querem as quatro paredes para infligir o maior número possível de pinturas aos pobres visitantes.

      É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. Quando os quadros são apresentados nas quatro paredes, o visitante tem de caminhar ao seu lado. Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. Isso é ainda mais verdadeiro em relação aos grandes museus de arte contemporânea. Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho e deseja que entremos em sua obra. Ao organizar o nosso museu, devemos ter consciência da mudança de mentalidade da nova geração. Abolir todas as marcas do establishment: uniformes, cerimoniais, formalismo. Quando eu era jovem, as pessoas entravam nos museus nas pontas dos pés, não ousavam falar ou rir alto, apenas cochichavam.

      Realmente não sabemos se os museus, especialmente os de arte contemporânea, devem existir eternamente. Foram criados numa época em que a sociedade não estava bastante interessada nos trabalhos de artistas vivos. O ideal seria que a arte se integrasse outra vez na vida diária, saísse para as ruas, entrasse nas casas e se tornasse uma necessidade. Esta deveria ser a principal finalidade do museu: tornar-se supérfluo”.

(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Os Museus na Encruzilhada” [1974], em Arte-Dinamite, Rio de Janeiro, Editora Tamanduá, 2016, p. 73-75) 

Conforme o texto,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D (Patente= Evidente)

    "É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele." Desejo do Autor

     

    Isto é o que acontece é ele deseja mudar: "Quando os quadros são apresentados nas quatro paredes, o visitante tem de caminhar ao seu lado. Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja."

     

    Ele quer que o visitante chegue perto da obra e possa realmente enxerga-la e não apenas passar olhar é ir para proxima. Acho que é isso. 

    -----

    A) ERRADO. No primeiro paragráfo já se fala em mudar os costumes e regras, no segundo ele fala sobre mudar a estrutura dos museus de arte contemporânea: "devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX."

     

    B) ERRADO. Não se fala em transformar museu em mercado, o último paragráfo relata que o ideal seria a arte integrar outra vez na vida das pessoas se tornando uma necessidade e o museu deveria ter a função de ser Supérfluo. ( com sentido de ser excedente, ser tão excessivo as idas aos museus que é mais do que se necessita.)

     

    C) ERRADO. As telas são pintadas com luz lateral e devem ser mostradas com luz lateral. A partir do 3ª periodo do 2ª paragrafo autor começa a dar instruções.

     

    E) ERRADO. Texto fala que foram criados numa época em que a sociedade não estava bastante interessada nos trabalhos de artistas vivos. E que o IDEAL seria que a arte voltasse a integrar, não que por ela se integrar é que o museu foi criado.

     

     

  • Gabarito D
    Explicação da Professora Aline Aurora.
    A Profª Aline Aurora fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise do texto.
    https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
    A Correção da prova AJAA começa em 2h40min.

    Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 2h:50min e 30s

    Bons estudos, pessoal!

  • Muito bom Celso Jr. Obrigado pela indicação de tempo do vídeo em relação à questão. 

  • Muito boa!

  • ótimo 

  • Boa!

  • Nossos 3 erros clássicos de interpretação são:

    1 - EXTRAPOLAÇÃO: Ocorre quando damos ao texto algo que ele não traz. 
    Ex: Maria acordou, foi ao mercado e voltou para a casa (Aí vem o texto e diz que Maria estava feliz)

    2 - REDUÇÃO: Ocorre quando reduzimos a ideia principal do texto.
    Ex: Maria acordou, foi ao mercado pois deveria comprar muitas coisas para a sua grande festa que seria à noite, e depois voltou para a casa para organizar os preparativos. (Aí vem o texto e diz que a ideia principal é Maria ter acordado. Não! A ideia principal é sua festa e os preparativos)

    3 - CONTRADIÇÃO: Ocorre quando o texto diz o contrário
    Ex: Maria acordou, tomou banho e saiu para trabalhar. Pegou o onibus e quando foi descer, tropeçou num buraco, bateu a cabeça e morreu.
    (Aí vem o texto e diz que Maria saiu vaminhando logo após cair no buraco. Como alguém morto vai caminhar?)


    As mais comuns são as duas primeiras...Agora vejamos a assertiva:

    A - ERRADA
    muito embora os museus de arte contemporânea optem pela simplicidade em sua estrutura, não devem abrir mão do modo de expor as obras, tampouco das regras e costumes que se foram sedimentando com o passar dos tempos. - CONTRADIÇÃO

    Pela leitura do texto fica claro que o autor contradiz isto. O museu tem que ser simples sim, porém deve abrir mão das regras que foram sedimentadas ao longo do tempo. Afinal, se é preciso ser mais simples do que outrora, devemos mudar o que foi feito, correto?


    B - ERRADA
    os museus antigos precisam se adequar a uma nova mentalidade, tornando-se verdadeiros mercados, que possibilitassem a aquisição de obras por qualquer pessoa, a ponto de se tornarem supérfluos com o tempo. 

    Não lembro do autor ter falado em mercados, aquisição de obras e etc...E vocês? - EXTRAPOLAÇÃO

    C - ERRADA
    por serem pintadas com luz lateral, as telas antigas necessitam de uma luz neutra, sem direcionamento específico e que não interfira em sua apreciação, razão pela qual permanecem em museus tradicionais. 

    Luz neutra? Onde está isso por exemplo? - EXTRAPOLAÇÃO

    D - CORRETA
    os museus atuais deveriam privilegiar a maior aproximação do espectador em relação às obras, o que fica patente pela oposição entre os verbos "olhar" e "ver". 
    - Exatamente o que diz o texto: Os museus atuais, ao contrário dos antigos nos quais os autores expunham obras em tudo que era canto, devem ter uma interação maior entre obra e espectador. Isso permite a aproximação. Isso fica patente, visível pela oposição dos verbos "olhar" e "ver" pois olhar é diferente de ver. Nem sempre que olhamos algo, estamos prestanto a atenção devida. Lembram-se da frase "Olhar e não ver"? é isso!

    E - ERRADA
    ​ainda que sejam convencionais, os museus antigos possibilitaram que a arte voltasse a fazer parte da vida das pessoas, contribuindo para a mudança de mentalidade que possibilitou a arte contemporânea. - CONTRADIÇÃO

    O texto fala justamente o contrário. Os museus ATUAIS que devem fazer parte da vida das pessoas. Este é o objetivo!Aí a arte será até "superflua" 

  • Olá bom dia!

    Não marquei a D por pensar que os verbos "ver" e "olhar" não tem sentido de OPOSIÇÃO, e por isso marquei a B. Mas que falta de atenção a minha. A alternativa B é mais errada que a D, pois o texto não fala nada em tornar o museu um mercado, vender suas obras, etc Isso foi uma dedução minha. 

  • Excelente a explicação do Bruno Candidato. :D 

  • Letra (d)

     

    É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. Quando os quadros são apresentados nas quatro paredes, o visitante tem de caminhar ao seu lado. Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja.

  • Complementando o Bruno Candidato, na letra C ocorre também uma contradição.

     

    "As telas são pintadas com luz lateral e devem ser mostradas com luz lateral." (segundo parágrafo)

  • O grande problema é que VER não é OPOSIÇÃO do verbo OLHAR. 

  • Muita gente falando que não há oposição entre ''ver'' e ''olhar''... mas retornem ao texto, fazendo uma análise sobre o que ele quis dizer, verão que há uma diferença sim! Sempre retornem ao texto para ver o que o autor está querendo dizer! Lembrei de uma prova uma vez que vi que poderia substituir a palavra ''sede'' por um local principal das atividades de uma empresa...muita gente a marcou, porém, ao retornar ao texto, ''sede'' estava no sentido de ganância ( sede de querer ser rico)... então esse é um bom exemplo pra não sair marcando tudo sem fazer uma análise textual!

    Abraços