-
Gabarito Letra B.
“A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual.
Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX (19). Isso é decorrência do que é dito anteriormente. Assim, por mais que o museu de arte contemporânea possa nos levar a arte de todos os tempos essa deve ser entendida dentro do ambiente atual (Período atual, Século atual) e não com interpretações, regras e costumes de outros tempos.
-
Resposta: Letra B
No texto, "Isso significa" dá uma ideia de conclusão do que foi dito, como "por isso", "portanto".
Obs: a FCC adora mencionar "concessão" nas alternativas. Lembrar: se refere a uma ideia que contraria outra, mas que não a impede.
Ex: Ela foi aprovada, embora não tenha estudado com tanta dedicação.
Persista...
-
Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo...
"Isso" - faz referência ao que já foi dito
Anafórico - um elemento gramatical retoma a referência de um termo anterior.
Letra b) decorrência do que é dito anteriormente.
-
Gabarito B
Explicação da Professora Aline Aurora.
A Profª Aline Aurora fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise do texto.
https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
A Correção da prova AJAA começa em 2h40min.
Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 2h 58min 05s
Bons estudos, pessoal!
-
Complementando a Letra D:
Conjunções Subordinativas Concessivas - Ideia de contraste - contradição - quebra de expectativa.
Embora
Conquanto
Ainda que
Ainda quando
Mesmo que
Se bem que
Posto que
Apesar de que
-
DECORRÊNCIA: substantivo feminino: ato ou efeito de decorrer ('suceder'); CONSEQUÊNCIA.
Ex.: "faleceu em d. dos ferimentos"
-
estranho, qd eu penso demais, acabo errando, mas qd uso meu feeling como leitor, sempre acerto, kkk q confusao..
-
Gabarito: Letra B - decorrência do que é dito anteriormente. Vejam:
Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso (esse critério) significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX.
:)
-
______ ] isso
Isso é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo anafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação previamente mencionada no texto.
isto [ _______
Isto é usado quando o que está a ser demonstrado está perto da pessoa que fala, bem como no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo catafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação que ainda não foi mencionada no texto.
-
Subistitua o "Isso" por "Dessa forma" e verás que é decorrência do que foi dito anteriormente. :)
-
Vamos lá pessoal...tentando ajudar novamente
"A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. "
O autor está querendo passar a imagem de que os museus de hoje em dia devem ser menos "formais", ou seja, deve haver uma interação maior entra obra e espectador. Para isso a estrutura do museu deve mudar. Não são necessárias colunas gregas antigas, veludos(peças que não usamos recorrentemente) e etc..São precisas coisas atuais para interargirmos com nosso próprio mundo, para que estejamos no nosso contexto.
Dito isto, fica fácil compreender que o "isso significa" dá uma ideia de consequência, de decorrer de algo.
-
O examinador só queria saber se o candidato sabia a função do isso. O "Isso" tem função de retornar ideias.
-
Na verdade o examinador queria saber se o candidato sabia o que é recurso Anafórico e Catafórico.
Anafórico - Que retoma uma ideia anteriormente mencionada.
-
TRT 11 Regiao foi fora do comum. E essa foi normal. A FCC nao segue um padrao e isso é sacanagem rs
-
Muitas questões da FCC estão buscando matiz de sentido das orações, sendo sindéticas ou assindéticas.
Nessa questão ele misturou um pouco desse quesito com o recurso anafórico. Note que o raciocínio do início do parágrafo traz um novo modelo de museu, que seja mais interativo, menos barreiras, quando na oração da questão traz o pronome "isso", fica claro que ele está retomando o que foi dito, pois para diminuir as barreiras e aumentar o contato da arte com os visitantes deve-se "abolir as paredes de mármore".
Digo ainda que essa frase " Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo" pode trazer uma matiz de conclusão, fechando o raciocínio do novo modelo de museu, ou até mesmo uma consequência do que foi dito anteriormente, dependendo do conectivo que seja posto.
Bons estudos.
-
Decorrência= consequência.
Aí deve usar aquela máxima do (causa) FATO DE (consequência)FAZ COM QUE:
...O FATO de querer mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual FAZ COM QUE devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX.