SóProvas


ID
2333503
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sandberg, que mudou totalmente o conceito espectador/obra de arte com o seu trabalho de duas décadas no Museu Stedelijk, de Amsterdã, iniciou sua palestra elogiando a arquitetura do nosso MAM-RJ que, segundo ele, segue a sua teoria de que o público deve ver a obra de arte de frente e não de lado, como acontece até agora com o museu convencional de quatro paredes. O ideal, disse ele, é que as paredes do museu sejam de vidro e que as obras estejam à mostra em painéis no centro do recinto. O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora:

      “A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. Apenas a maior flexibilidade e simplicidade. A luz de cima é natural ao ar livre, mas artificial ao interior. As telas são pintadas com luz lateral e devem ser mostradas com luz lateral. A luz de cima nos permite encerrar o visitante entre quatro paredes. Certos museólogos querem as quatro paredes para infligir o maior número possível de pinturas aos pobres visitantes.

      É de capital importância que o visitante possa caminhar em direção a um quadro e não ao lado dele. Quando os quadros são apresentados nas quatro paredes, o visitante tem de caminhar ao seu lado. Isso produz um efeito completamente diferente, especialmente se não queremos que ele apenas olhe para o trabalho, mas o veja. Isso é ainda mais verdadeiro em relação aos grandes museus de arte contemporânea. Eles são grandes porque o artista moderno quer nos envolver com o seu trabalho e deseja que entremos em sua obra. Ao organizar o nosso museu, devemos ter consciência da mudança de mentalidade da nova geração. Abolir todas as marcas do establishment: uniformes, cerimoniais, formalismo. Quando eu era jovem, as pessoas entravam nos museus nas pontas dos pés, não ousavam falar ou rir alto, apenas cochichavam.

      Realmente não sabemos se os museus, especialmente os de arte contemporânea, devem existir eternamente. Foram criados numa época em que a sociedade não estava bastante interessada nos trabalhos de artistas vivos. O ideal seria que a arte se integrasse outra vez na vida diária, saísse para as ruas, entrasse nas casas e se tornasse uma necessidade. Esta deveria ser a principal finalidade do museu: tornar-se supérfluo”.

(Adaptado de: BITTENCOURT, Francisco. “Os Museus na Encruzilhada” [1974], em Arte-Dinamite, Rio de Janeiro, Editora Tamanduá, 2016, p. 73-75) 

O segmento Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo... (2° parágrafo) introduz

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito Letra B.

     

    “A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual.

     

    Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX (19). Isso é decorrência do que é dito anteriormente. Assim, por mais que o museu de arte contemporânea possa nos levar a arte de todos os tempos essa deve ser entendida dentro do ambiente atual (Período atual, Século atual) e não com interpretações, regras e costumes de outros tempos.

  • Resposta: Letra B

    No texto, "Isso significa" dá uma ideia de conclusão do que foi dito, como "por isso", "portanto".

     

    Obs: a FCC adora mencionar "concessão" nas alternativas. Lembrar: se refere a uma ideia que contraria outra, mas que não a impede.

    Ex: Ela foi aprovada, embora não tenha estudado com tanta dedicação. 

     

    Persista...

  • Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo... 

    "Isso" - faz referência ao que já foi dito

    Anafórico - um elemento gramatical retoma a referência de um termo anterior.

    Letra b) decorrência do que é dito anteriormente.  

  • Gabarito B
    Explicação da Professora Aline Aurora.
    A Profª Aline Aurora fez a correção das questões da parte de Português, inclusive com a análise do texto.

    https://www.youtube.com/watch?v=oNkEdZxlf_A
    A Correção da prova AJAA começa em 2h40min.

    Essa questão, no vídeo, ela corrigiu no tempo: 2h 58min 05s

    Bons estudos, pessoal!

  • Complementando a Letra D: 

    Conjunções Subordinativas Concessivas - Ideia de contraste - contradição - quebra de expectativa.

    Embora

    Conquanto

    Ainda que 

    Ainda quando

    Mesmo que

    Se bem que

    Posto que

    Apesar de que

     

     

  • DECORRÊNCIAsubstantivo feminino: ato ou efeito de decorrer ('suceder'); CONSEQUÊNCIA.

    Ex.: "faleceu em d. dos ferimentos"

  • estranho, qd eu penso demais, acabo errando, mas qd uso meu feeling como leitor, sempre acerto, kkk q confusao..

  • Gabarito: Letra B   -   decorrência do que é dito anteriormente.  Vejam:

     

    Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso (esse critério) significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. 

     

    :)

  • ______ ] isso 

    Isso é usado quando o que está a ser demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo anafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação previamente mencionada no texto.

    isto [ _______

    Isto é usado quando o que está a ser demonstrado está perto da pessoa que fala, bem como no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo catafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação que ainda não foi mencionada no texto.

  • Subistitua o "Isso" por "Dessa forma" e verás que é decorrência do que foi dito anteriormente. :)

  • Vamos lá pessoal...tentando ajudar novamente

    "A finalidade do museu de arte contemporânea é nos ajudar a ter consciência da nossa própria época, manter um espelho na frente do espectador no qual ele possa se reconhecer. Este critério nos leva também a mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual. Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX. "

    O autor está querendo passar a imagem de que os museus de hoje em dia devem ser menos "formais", ou seja, deve haver uma interação maior entra obra e espectador. Para isso a estrutura do museu deve mudar. Não são necessárias colunas gregas antigas, veludos(peças que não usamos recorrentemente) e etc..São precisas coisas atuais para interargirmos com nosso próprio mundo, para que estejamos no nosso contexto.

    Dito isto, fica fácil compreender que o "isso significa" dá uma ideia de consequência, de decorrer de algo.

  • O examinador só queria saber se o candidato sabia a função do isso. O "Isso"  tem função de retornar ideias. 

  • Na verdade o examinador queria saber se o candidato sabia o que é recurso Anafórico e Catafórico.

     

    Anafórico - Que retoma uma ideia anteriormente mencionada.

  • TRT 11 Regiao foi fora do comum. E essa foi normal. A FCC nao segue um padrao e isso é sacanagem rs 

  • Muitas questões da FCC estão buscando matiz de sentido das orações, sendo sindéticas ou assindéticas. 

    Nessa questão ele misturou um pouco desse quesito com o recurso anafórico. Note que o raciocínio do início do parágrafo traz um novo modelo de museu, que seja mais interativo, menos barreiras, quando na oração da questão traz o pronome "isso", fica claro que ele está retomando o que foi dito, pois para diminuir as barreiras e aumentar o contato da arte com os visitantes deve-se "abolir as paredes de mármore".

    Digo ainda que essa frase " Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo" pode trazer uma matiz de conclusão, fechando o raciocínio do novo modelo de museu, ou até mesmo uma consequência do que foi dito anteriormente, dependendo do conectivo que seja posto.

     

    Bons estudos.

  • Decorrência= consequência.

    Aí deve usar aquela máxima do (causa) FATO DE (consequência)FAZ COM QUE:

    ...O FATO de querer mostrar a arte de todos os tempos dentro do ambiente atual FAZ COM QUE devemos abolir o mármore, o veludo, as colunas gregas, que são interpretações do século XIX.