SóProvas


ID
2333569
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações podem ser estruturadas de diferentes formas e cada tipo de estrutura se mostra mais adequado para determinada finalidade. Uma dessas modalidades é a denominada estrutura divisional, implantada inicialmente por Alfred Sloan na General Motors. Outra, é conhecida como estrutura matricial, que passou a ser implementada a partir do final do século XX. Uma das principais diferenças entre elas é que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    ranscrição de Estrutura funcional e Estrutura divisional

    Para explicar a dinâmica da estrutura funcional vamos explicitar as diferentes fases da sua constituição:
    Estrutura em sol: A organização está centrada em torno do patrão rodeado de colaboradores.
    Evolução da estrutura em sol: Quando a organização cresce existe a necessidade de eleger os principais colaboradores que serão responsáveis pela sua própria organização e pela comunicação entre a equipa e o patrão.
    Estrutura funcional Simples: Há uma especialização da organização. Aqui aparecem as definições de funções, cada responsável começa a organizar o seu departamento.
    Estrutura funcional evoluída: Um crescimento da organização e o crescimento do volume de atividade levam ao aumento de níveis hierárquicos no seio de cada departamento.
     

  • http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

  • "A equipe de uma oganização matricial é composta por funcionarios das áreas funcionais, "emprestados" ao projeto por períodos determinados, até o limite da duração do projeto. Este tipo de arranjo é estrutura horizontal de coodenação das competencias das áreas funcionais permantes." Antonio César Amaru Maximiano

  • GAB: A

     

    b) Matricial não é dividida por produto.

    c) A estrutura divisional não é orientada por projetos.

    d) A estrutura matricial não é a mais estável e sim mais dinâmica.

    e) As diferenças entre as estruturas não são relacionadas com a sua apuração contábil.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • Na estrutura divisional, a empresa desmembra sua estrutura em divisões, agregando os recursos e pessoas de acordo com os
    produtos, clientes e/ou mercados que são considerados importantes.

     

    A vantagem deste modelo é que cada divisão funciona de maneira quase autônoma, independente, facilitando sua gestão. Cada divisão
    passa a ter seus próprios setores de pessoal, de marketing, e logística.

     

    Com isso, estas divisões podem escolher estratégias distintas para atingir seus objetivos. Naturalmente, estas divisões não ficam “totalmente livres” do controle da cúpula da empresa, mas encontram muita mais flexibilidade para gerir seus negócios.

     

    Já a estrutura matricial é um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma
    estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.

     

    As empresas que atuam com esta estrutura buscam associar as vantagens das duas estruturas, juntando os especialistas funcionais nos
    projetos mais estratégicos, sempre que necessário.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Gabarito: Alternativa A

    Complementando com a fundamental teórica:

    3.17 Estrutura Divisional

     

    Neste modelo, a ênfase passa a estar em outros critérios, como clientes, produtos, regiões ou processos, ao invés do foco tradicional em funções. Este tipo de estrutura funciona melhor quando o foco está nos resultados, isto significa dizer que todo recurso necessário para produzir um produto ou agradar um cliente se encontra em cada divisão. Neste tipo de estrutura, áreas como gestão de pessoas e gestão financeira são responsáveis por servir as divisões, além de elaborar a estratégia institucional da organização. Esta forma de se organizar é recomendada para empresas maduras, que trabalhem ou com mercados muito diferentes, ou com produtos com tecnologias muito específicas, ou quando a organização situa-se espalhada em áreas geográficas diferentes.

     

    Explicando de uma maneira mais simples, a ideia é a seguinte: Existem divisões específicas e elas possuem os recursos necessários, como área de marketing, logística e produção para tomarem as decisões sobre quase tudo, principalmente da área operacional. A cúpula da empresa fica responsável por questões mais estratégicas.

     

    Ficou mais fácil de entender, certo? Com a imagem ilustrativa abaixo clareará por completo, mas antes vamos falar das vantagens. O que este modelo traz de vantajoso é a facilidade de se avaliar o desempenho de cada divisão; ter uma maior proximidade com o cliente; e distribuir melhor os riscos da organização, já que cada administrador é responsável por um único produto, cenário ou cliente. Já as desvantagens estão ligadas ao clima de competição entre as divisões. Imaginem se uma empresa é dividida pelos produtos “Bebidas” e “Comidas”, e a divisão de “comidas” esteja vendendo muito mais que a de “bebidas”, naturalmente instigará um clima de competição, o que pode dar resultados benéficos ou maléficos. Outra desvantagem está associada às divisões ganharem tanta vida, que comecem a ter interesses próprios que não se coadunam com o da organização. Duplicidade de recursos também é uma desvantagem que é possível.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

  •     3.18 Estrutura Matricial

     

    A ideia da estrutura matricial é combinar o desenho funcional com o desenho divisional e com isso ganhar flexibilidade, por isso é chamado de modelo hibrido, ou misto. Na estrutura, os funcionários são agrupados por funções, porém são alocados em projetos ou divisões específicas, sendo assim, cada funcionário se reporta a uma dupla autoridade – chamada de autoridade dual (a específica do projeto e a funcional). Pense de forma prática, imagine que você é o engenheiro de determinada empresa, você compõe o quadro de funcionários da produção, porém conforme surjam projetos você é deslocado para determinada atividade, exemplo “equipe responsável por construir um navio” -  você terá como chefia tanto o chefe da produção, quanto o chefe responsável pelo projeto de criação do navio. O reflexo dessa dualidade de chefia é a vedação ao princípio da unidade de comando.

     

    Chiavenato diz que a “estrutura matricial é uma espécie de remendo na velha estrutura funcional para torná-la mais ágil e flexível às mudanças. Uma espécie de turbo em um motor velho e exaurido para fazê-lo funcionar com mais velocidade”. [i]

     

    Como desvantagens, a estrutura em grade - como também é chamada – apresenta em alguns momentos conflitos quanto à dupla supervisão, além de promover em algumas situações certa confusão de atribuições.

     

    [i] CHIAVENATO. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 530.

     

    Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016.

     

  • GABARITO A 

     

    Divisional. Aplicável a empresas que operam em ambientes mutáveis de média a alta instabilidade. Seu ponto forte é a adaptação das unidades a diferentes tipos de produtos, regiões e clientes. O ponto fraco é a duplicação de recursos humanos e materiais pelas divisões, aumentando os custos da empresa.

     

    Matricial. Empregada em contextos bastante instáveis, onde cada demanda recebida do ambiente é tratada por um processo moldado para esse fim. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).

     

    Vantagens da departamentalização matricial

    > pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);

    > maior capacidade de resposta a mudanças;

    > é menos estática;

    > permite maior inovação.

     

    Desvantagens da departamentalização matricial

    > problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;

    > duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito).

     

    bons estudos!

  • A  - CORRETO. AMBRAS POSSUEM UNIDADES AUTÔNOMAS. PORÉM, NA MATRICIAL ESSA UNIDADE É TEMPORÁRIA PROJETOS (STAFF).

     

    B - ERRADO - CONCEITOS INVERTIDOS. DIVISIONAL=PRODUTO E MATRICIAL=FUNCIONAL/PROJETOS.

     

    C - ERRADO - A ESTURURA DIVISIONAL É ORIENTADA POR PRODUTO, E NÃO PROJETO. A DIVISÃO POR PROJETOS FAZ PARTE DA MATRICIAL.

     

    D - ERRADO - A ESTRUTURA MATRICIAL NÃO É ESTÁVEL, TRATA-SE DE UMA ESTRUTURA DINÂMICA E ORGÂNICA, OU SEJA: FLEXÍVEL.

     

    E - ERRADO - DIVISIONAL: FOCO NO RESULTADO E NAS METAS DE DIVISÃO. MATRICIAL: FOCO NO LUCRO E RECURSOS

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • Daniel reveja suas Fontes na letra (B), segundo Chiavenato:

     A essência da matriz é combinar as duas formas de departamentalização  funcional com a departamentalização de produto ou projeto pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza a interdependência entre departamentos. A necessidade de lidar com a complexidade e inovação é uma das razões para sua utilização, pois ela utiliza equipes cruzadas (funcionais e por produto/projeto) como resposta à mudança e inovação.

  • Estruturas matricial e divisional são tipos de estruturas organizacionais, assim como as estruturas: Linear, funcional, Linha-staff, e em Rede.

    Focando nas que são objeto da questão: 

    1) Estrutura matricial - mescla dois tipos de estrutura, geralmente departamentalização funcional e por processo. Na prática, é como se os funcionários da matriz tivessem dois chefes: um gerente de departamento funcional e um gerente de projeto. É estrutura dinâmica e não é mais estável que a divisional (como dito na letra D). Ao contrário, muitas vezes há o intuito de, temporariamente, dedicar-se a um projeto específico, utilizando-se a estrutura matricial. Uma das desvantagens de tal estrutura é que ela compromete princípios básicos da Unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade (e o baixo nível de autoridade devido à "dupla chefia" pode gerar confusão entre chefes e funcionários).

    2) Estrutura divisional - segmenta a instituição em divisões. Uma característica desta estrutura é a independência grande concedida a cada divisão.  A divisão ocorre de acordo com a importância de determinados produtos, clientes e/ou regiões de atuação. Foco no resultado e maior proximidade com o cliente.  

  • Estrutura divisional: divisão por projetos e divisão por clientes. Ex: Unilever: comida, material de limpeza, produtod de higiene... cada divisão tem sua area de finanças, mkt, projeto...

    Estrutura matricial: divisão por projetos  e funcional.

  • Gente mais alguém acha essa professora ruim? Eu até acertei essa, mas fui ver o video para ver exatamente a explicação da letra E. A professora vira e fala: ah essa ta errada pq não isso não é a diferença entre elas. E ai??? E já vi varios videos dela e ela nunca explica direito! Isso quando ela não está lendo a resposta em um papel ne!!

  • Professora só faz ler. Péssima! 

  • É isso mesmo Douglas, essa professora só faz ler, muito ruin

  • Gabarito: A

    Estrutura Divisional: Estrutura Menicista. o mesmo que departamentalização por produto/ serviços/localização geográfica.

    Vantagens - Foco no Resultado; Coordenação em razão do produto e serviço; Favorece a inovação e crescimento.

    Desvantagens - Custos elevados, duplicidade de orgãos; Dificuldade de integração entre unidades.

     

    Estrrutura Matricial: (1° estrutura orgânica) Estrutura para projetos/ produtos que necessitem de equipes multidiciplinares; Estrutura funcional/linear x divisional (TEM q ter as duas) ; Estrura dual de autoridade (possui comando transversal que é centrado no projeto; e o comando funcional que é vertical e hieráquica, que vai prestar consultoria, informações e forneceer recursos)

     Vantagens - Potencializa a espelialização e a coordenação;Foca no lucro e nos recursos, maior eficiência; Tem uma visão flexivel/orgânica.

    Desvantagens - Viola a unidade de comando (mais de uma pessoa mandando) ; dificuldade na hora de apurar os responsáveis. 

  • Mas se a estrutura divisional também pode ser departamentalizada por "projetos" , que possuem duração limitada, como se pode afirmar que a estrutura divisional não possui órgãos com duração limitada (alternativa A)? 

  • Eu nem olho mais pros comentários dos professores do QC. As contribuições que a galera faz são bem melhores!

  • A professora que comenta Administração Geral é péssima para comentar em vídeo aula.

    Não acrescenta em nada. Certamente é daquele tipo de pessoa que sabe, mas não sabe explicar!

    Mesma coisa o professor de AFO!

  • Gabarito: A

     

    Tipos de Estruturas Organizacionais:

    Estrutura Divisional: Pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou ainda por clientes.

    Estrutura Matricial: Sua divisão combina os tipos de departamentalização funcional c/ projeto (mais comum), processos ou produtos.

    Estrutura Funcional: A empresa deve ser departamentalizada e cada funcionário deve responder a um único chefe.

    Estrutura em Redes: Profissionais que trabalham em seu home office.

  • Outra questão idêntica da FCC:

     

    QUESTÃO CERTA: Entre os diferentes tipos de estruturas organizacionais, podem ser apontadas a estrutura divisional e também o modelo de estrutura matricial. Este último, embora baseado no modelo divisional, apresenta, como um de seus traços distintivos, ser baseado no conceito de projeto, que constitui um centro de resultado, ou, sob outro prisma, uma unidade (órgão) da estrutura, com duração limitada ao tempo do projeto.  

     

    Fonte: Qconcursos

  • Acertei porque as alternativas erradas estavam bem erradas.

     

    Entretanto, com o meu parco entendimento de lógica e de português, se o comando da questão termina dizendo: "Uma das principais diferenças entre elas é que"

    E uma das alternativas começa dizendo: "ambas possuem unidades com autonomia...". Essa alternativa deveria estar automaticamente errada!!!

    Uma das principais diferenças entre elas simplesmente não combina com ambas se colocado logo em sequência.

     

  • 2018

    Determinada organização que seja estruturada com foco em projetos, com centros de resultados ou órgãos com duração limitada àquela do projeto correspondente, caracteriza-se como do tipo

     a) matricial.

     b) divisional.

     c) funcional.

     d) contingencial.

     e) operacional.

     

  • Letra A

     

    ESTRUTURA DIVISIONAL

     

    A estrutura divisional, idealizada por Alfred Sloan, é caracterizada pela criação de unidades que operam com relativa autonomia, denominadas centros de resultado, organizadas por produto, área geográfica ou clientela. O lucro ou prejuízo é apurado para cada unidade, isto é, para cada produto ou cada região. O que caracteriza a estrutura divisional não é o fato de não ser departamentalizada no primeiro nível pelo critério funcional e sim a autonomia com que operam os órgãos no primeiro nível. 

     

    ESTRUTURA MATRICIAL

     

    A estrutura matricial baseia-se na divisional, com a diferença de que cada centro de resultado tem um prazo de duração limitado e se constitui, assim, em um projeto. Além disso, os responsáveis pelos projetos recebem apoio e orientação de órgãos funcionais centrais permanentes, que opinam também na alocação dos recursos humanos pelos diversos projetos. A base da estrutura matricial é o projeto, que é a unidade da estrutura, e se constitui em centro de resultado. 

     

    É a estrutura de organização, na qual existem dois tipos de órgãos, os órgãos principais de trabalho, os projetos, com vida limitada à duração do projeto e os órgãos de apoio funcional, permanentes, que apóiam os projetos e os orientam em assuntos muito especializados, atuando principalmente em termos normativos e na qualidade de prestadores de serviço. Os empregados da empresa são deslocados de um projeto para outro com relativa flexibilidade. 

     

     

    Fonte: https://maestrando.files.wordpress.com/2014/02/aula-05-lacombe_administrac3a7c3a3o-fc3a1cil-caps-2-pgs-33-a-44.pdf

     

     

    Bons estudos !!! Persistam sempre !

  • Alternativa A. Correto. A alternativa apresenta a diferença entre as duas estruturas: a estrutura matricial apresenta um parte de sua estrutura organizada por projetos, o que não ocorre com a estrutura divisional que é baseada na departamentalização por base geográfica ou por produto.

    Alternativa B. Errado. Tudo errado. Divisional: departamentalização por base geográfica ou produto. Matricial: funcional + projetos.

    Alternativa C. Errado. Divisional: departamentalização por base geográfica ou produto. Matricial: funcional + projetos.

    Alternativa D. Errado. A matricial por ter parte de sua estrutura baseada em projetos é mais flexível que a estrutura divisional

    Alternativa E. Errado. Na prática, essa alternativa poderia ser considerada correta, pois, em geral, é o que ocorre. Organização divisionais apuram lucros ou prejuízos a partir de suas divisões (unidades estratégicas de negócio) ao passo que as estruturas matriciais apuram pela totalidade da empresa. Ocorre, no entanto, que é possível que a Matricial apure lucros e prejuízos de forma descentralizada também (por projeto).

    Aliás, essa possibilidade de apuração de resultados por projetos dentro da estrutura matricial foi destacada pela própria FCC (PGE/MT, 2016).

    Gabarito: A

  • Para a FCC, um projeto também é um centro de resultado (esse é o erro da "letra E")

  • Comentários da professora são tipo: realmente, está certo porque está certo e está errado porque está errado.