SóProvas


ID
233389
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O diretor de uma sociedade anônima comprou passagens aéreas para sua filha passar as férias em Salvador/BA e registrou a operação como despesa da empresa. Ao praticar tal registro, o contador não observou o princípio contábil da

Alternativas
Comentários
  •  “Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Parágrafo único. O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou a agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil”.

  • A compra das passagens aéreas é uma despesa particular. Portanto, não pode ser lançada como despesa da empresa; visto que o princípio da Entidade afirma que o patrimônio particular não se confunde com o patrimônio da Entidade.
    Vejamos:
    De acordo com o artigo 4o da Resolução CFC no 750/93:
    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Dessa forma, o diretor, ao registrar uma despesa particular juntamente com despesas da Entidade deixou de observar o princípio da Entidade.