SóProvas


ID
2333950
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O medicamento considerado potencialmente perigoso de uso ambulatorial é

Alternativas
Comentários
  • Hidrato de cloral é um sedativo e hipnótico assim como um reagente químico e precursor de sínteses orgânicas. O nome hidrato de cloral indica que é formado do cloral (tricloroacetaldeído) pela adição de uma molécula de água. 

  • Dormire - Indicações

    O Dormire solução oral é indicado para uso em pacientes pediátricos como sedativo, ansiolítico e para amnésia antes de procedimentos de diagnóstico, terapêutico ou endoscópico, ou antes de indução de anestesia. 

    O Dormire solução oral é indicado para uso somente em ambiente hospitalar ou ambulatorial e não para uso crônico ou domiciliar

    O midazolam é associado com alta incidência de diminuição completa ou parcial de memória pelas horas subseqüentes.


    http://www.medicinanet.com.br/bula/2059/dormire.htm



    O hidrato de cloral (HC) é um sedativo hipnótico amplamente usado nas últimas décadas para sedac¸ão de crianc¸as. Apesar de o seu exato mecanismo de ac¸ão ainda ser incerto, o HC é metabolizado em tricloroetanol, metabólito ativo responsável pelos efeitos hipnóticos.


    http://www.scielo.br/pdf/rpp/v34n4/pt_0103-0582-rpp-34-04-0408.pdf

  • HIDRATO DE CLORAL

    O hidrato de cloral é uma droga sedativa sem efeitos analgésicos. É amplamente utilizado na prática pediátrica para promover sedação prévia em procedimentos eletivos, como exames radiológicos, ou mesmo procedimentos invasivos, quando associados a agentes analgésicos ou anestésicos locais. Como apresenta um início de ação em cerca de 30 a 60 minutos, deve-se administrar uma segunda dose com muito cuidado, no sentido de se evitar uma superdosagem e um efeito sedativo maior e mais prolongado.

    Em doses terapêuticas, é droga segura e seus efeitos adversos hepáticos, cardiovasculares e respiratórios só ocorrem em doses tóxicas. Em casos de alta toxicidade, podem ocorrer depressão miocárdica, hipotensão, arritmias e depressão respiratória grave, semelhante à intoxicação por barbitúricos. Alterações neurológicas, como delírio, mal-estar, pesadelos e sonambulismo, podem ser observadas. Existe, também, possilibilidade teórica de que seu metabólito possa ser carcinogênico, porém a falta de comprovação nesse sentido, somada a larga experiência de sua utilização, libera seu uso com segurança.

    O principal fator limitante ao uso do hidrato de cloral é o sabor desagradável e a ação irritante de mucosas, podendo ocorrer náuseas e vômitos quando administrados via oral. Evita-se esse efeito utilizando-se a via retal .

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42301998000100012

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre farmacologia. O medicamento considerado potencialmente perigoso de uso ambulatorial é:

    A) Incorreto. A pomada tópica de sulfato de polimixina B com Cloridrato de Oxitetraciclina é indicada para profilaxia e tratamento de infecções cutâneas (como pioderma, dermatite pustular; feridas menores infectadas; ou queimaduras) e frequentemente indicada para uso domiciliar.

    B) Correto. O hidrato de cloral líquido é um sedativo hipnótico amplamente usado nas últimas décadas. É metabolizado em tricloroetanol, metabólito ativo responsável pelos efeitos hipnóticos. Devido à possibilidade de eventos adversos graves, as recomendações referentes à dosagem e contraindicações devem ser seguidas de forma rígida e usuários devem ser monitorados por equipe treinada. Poe isso, não é indicado o uso ambulatorial.

    C) Incorreto. A dipirona sódica é um antitérmico e analgésico indicado freqüentemente para uso domiciliar.

    D) Incorreto. A bromoprida é um antiemético e regulador da motricidade gastrodoudenal que estimula o peristaltismo gástrico, promovendo ativamente o esvaziamento do estômago. É usado frequentemente em domicilio. Esse medicamento não é antihistamínico ou antialérgico.

    E) Incorreto. Colírio pode ser aplicado em nível ambulatorial. Antineoplásico não precisa de internação para administração.


    Resposta do Professor: B