SóProvas


ID
2334763
Banca
IBFC
Órgão
AGERBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
Entre palavras
Entre coisas e palavras – principalmente palavras – circulamos. A maioria delas não figura nos dicionários de há trinta anos, ou figura com outras acepções. A todo momento impõe-se tornar conhecimento de novas palavras e combinações de.
Você que me lê, preste atenção. Não deixe passar nenhuma palavra ou locução atual, pelo seu ouvido, sem registrá-la. Amanhã, pode precisar dela. E cuidado ao conversar com seu avô; talvez ele não entenda o que você diz. O malote, o cassete, o spray, o fuscão, o copião, a Vemaguet, a chacrete, o linóleo, o nylon, o nycron, o diafone, a informática, a dublagem, o sinteco, o telex... Existiam em 1940?
Ponha aí o computador, os anticoncepcionais, os mísseis, a motoneta, a Velosolex, o biquíni, o módulo lunar, o antibiótico, o enfarte, a acupuntura, a biônica, o acrílico, o tá legal, o apartheid, o som pop, a arte pop, as estruturas e a infraestrutura. Não esqueça também (seria imperdoável) o Terceiro Mundo, a descapitalização, o desenvolvimento, o unissex, o bandeirinha, o mass media, o Ibope, a renda per capita, a mixagem.
Só? Não. Tem seu lugar ao sol a metalinguagem, o servomecanismo, as algias, a coca-cola, o superego, a Futurologia, a homeostasia, a Adecif, a Transamazônica, a Sudene, o Incra, a Unesco, o Isop, a OEA, e a ONU. Estão reclamando, porque não citei a conotação, o conglomerado, a diagramação, o ideologema, idioleto, o ICM, a IBM, o falou, as operações triangulares, o zoom, e a guitarra elétrica.
Olhe aí na fila – quem? Embreagem, defasagem, barra tensora, vela de ignição, engarrafamento, Detran, poliéster, filhotes de bonificação, letra imobiliária, conservacionismo, carnet da girafa, poluição. Fundos de investimento, e daí? Também os incentivos fiscais. Know-how. Barbeador elétrico de noventa microrranhuras. FenoliteBaquelite, LP e compacto. Alimentos super congelados. Viagens pelo crediário, Circuito fechado de TV Rodoviária. Argh! Pow! Click!
Não havia nada disso no Jornal do tempo do Venceslau Brás, ou mesmo, de Washington Luís. Algumas coisas começam a aparecer sob Getúlio Vargas. Hoje estão ali na esquina, para consumo geral A enumeração caótica não é uma invenção crítica de Leo Spitzer. Está aí, na vida de todos os dias. Entre palavras circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos, finalmente, mas com que significado?
(Carlos Drummond de Andrade, Poesia e prosa, Rio de Janeiro, Nova Aguiar, 1988)

Assinale a alternativa correta. A opção de Drummond pelo modo como escolheu organizar seu texto cumpre papel expressivo e essa escolha é melhor representada pela seguinte passagem do texto:

Alternativas
Comentários
  • BOA QUESTÃO gabarito letra C

  • Qual a justificativa da alternativa C?

  • Banca loka!! E cada vez mais presente nos concursos!! =//

  • só basta prestar atenção ao enunciado da questão:  "A opção de Drummond pelo modo como escolheu organizar seu texto cumpre papel expressivo e essa escolha é melhor representada pela seguinte passagem do texto" ou eja, que exprime bem o que pretende dizer ou transmitir. É uma forma diferente de saber do que o texto está tratando.

    a alternativa C fala exatamente o que o ENUNCIADO DA QUEsTÃO EsTÁ PEDINDO (PAPEL EXPREssIVO) "A ENUMERAÇÃO CAÓTICA"

     

    ocorre a referida enumeração caótica ao longo do DESENVOLVIMENTO DO TEXTO.

     

  • Entendi que a "forma expressiva de organizar o texto" se deu pela escolha de enumeração exaustiva de palavras.

    A frase da letra C fala da enumeração caótica, porém, para mim, isso não demonstra a escolha do autor pela forma do texto... marquei B pensando que era a única alternativa que mencionava os exemplos de palavras "... também ... Terceiro Mundo"

    Difícil lidar com esses enunciados confusos e alternativas doidas! 

     

  • "Enumeração caótica:Consiste no acúmulo de palavras que designam objetos, seres, sensações, vinculados a uma idéia ou várias idéias básicas, sem ligação evidente entre si."

     

    Todo o texto de Drummond é marcado por enumeração.

  • O IBFC em uma prova de português erra no enunciado. Verbos no partícipio não adimitem a forma MELHOR e sim MAIS BEM! Quem deveria analisar e ter um conhecimento maior erra gravemente.... Isso explica os enunciados confusos.

  • Na verdade, trata-se de uma questão de funções da linguagem. No texto é caracterizado uma linguagem emotiva (ou expressiva). Os textos emotivos são caracterizados por uma linguagem subjetiva e bastante pessoal, muito comum em textos líricos, relatos sobre memórias e autobiografias.

    A letra C diz: “A enumeração caótica não é uma invenção crítica de Leo Spitzer.” (6º§). Ou seja, trata-se de uma opnião do autor, algo muito subjetivo. 

  • Se a justificativa para e letra C for mesmo o fato dela ser subjetiva, o que dizer sobre a letra B "(seria imperdoável)"?! Na minha opinião este é um tipo de questão que serve apenas para diminuir o score de empates no concurso. O avaliador pode atribuir qualquer resposta dependendo dos números de candidatos que ele pode eliminar. Muito escroto!

  • VIIIIIIIIIIXE !!!!!

    CONCORDO COM VC   Jeferson Bezerra !

  • Colegas, respondi letra C porque, na construção textual, textos EXPRESSIVOS são aqueles que possuem verbo SER em seus termos. Em contrapartida, os textos dissertativos-argumentativos não podem ter, em sua construção, excessos do verbo SER, sob pena de serem caracterizados como expressivos. 

  • Mt caótica mesmo, deu um nó na mente ler isso dps de 9h de estudo.

  • O texto sugere que estamos entre palavras (título) porque, no dia a dia, lidamos com muitas delas sem que saibamos exatamente o significado. Estamos submersos nas palavras num mundo que vive em constante movimento, transformação. Esta enumeração caótica (das palavras) não é uma invenção crítica de alguma autoridade no assunto (Leo Spitze), e sim está na vida de todos os dias, de todos nós. Por isso que "entre palavras circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos, finalmente, mas com que significado?". 

     

     

  • Jonatham Moura!!! show

  • Se o candidato for fazer a prova sabendo o que siguinifica ENUMERAÇÃO CAÓTICA, ele mata a questão. AÍ É ONDE MORA O PROBLEMA: NO SABER!

  • Não adianta, para mim, a letra B está correta. Errarei sempre essa questão...

  • Li alguns comentários.

    Pra mim, o simples fato desse monte de palavras estar seguida por vírgulas é uma enumeração caótica.

    Este foi meu raciocínio.

    Obs: Não passa quem sabe mais, passa quem acerta mais.

  • "Você que me lê, preste atenção. Não deixe passar nenhuma palavra ou locução atual, pelo seu ouvido, sem registrá-la." (linha 3)

    Essa enumeração caótica tem a ver com a maneira como as palavras chegam aos nossos sentidos. Temos contato com novas palavras a partir de nossas experiências cotidianas, sem haver um estratégia específica sobre como absorver esses novos conteudos diariamente. O autor quis de alguma forma transpor para o texto essa absorção descoordenada ou caótica das palavras como elas se apresentam.

    GABARITO: C

  • ai vc me quebra