SóProvas


ID
2335462
Banca
CAIP-IMES
Órgão
IPREM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Só eu tenho dúvidas?

Estamos vivendo na era da mudança, da transformação, na qual todas as verdades se tornam questionáveis.

Perguntamos com mais frequência por que e como seguir determinada carreira, o que fazer com o nosso tempo livre, como estar sempre atualizado, como aliar realização profissional à realização pessoal.

Com certeza, cada indivíduo tem as suas próprias respostas, mas como encontrá-las se o tempo só permite agir e não pensar para agir. E é neste momento que optamos por fazer ou não a diferença no mundo.

Buscar respostas é uma atividade que exige autoanálise e reconhecimento das próprias habilidades, desejos, deficiências, exigências, etc. Para tanto, o segredo está em dedicar-se a ouvir o Eu. Em nossas vidas, tantas coisas ajudam para nos despersonalizar que nossa essência vai se perdendo e, sem saber quem somos, estamos sendo aquilo que os outros esperam de nós.

Existem diversas formas de exercitar esta atividade. Alguns preferem o uso de terapias profissionais ou alternativas; outros encontram melhores resultados na prática da meditação ou relaxamento; outros escolhem atividades físicas ou viagens; e existem também programas de treinamento que enfocam este questionamento. O importante é decifrar e desenvolver a sua própria técnica. Não existem regras, e você pode até descobrir que escrever ou ler provocam descobertas maravilhosas.

As descobertas são muitas, mas os caminhos encontrados podem significar grandes mudanças. Você pode querer mudar de carreira, país, construir uma família ou descobrir que está no caminho certo, mas precisa de aprimoramento. Se algum destes for o seu caso, nada melhor do que tomar cuidado com as armadilhas que o fazem permanecer na sua zona de conforto.

(...)

Graziela Merlina

Após a leitura do texto, analise as afirmativas abaixo, coloque (V) para verdadeiro ou (F) para falso e assinale a sequência correta de cima para baixo.
( ) É comum nos dias de hoje considerar que vivemos numa época de transformações e controvérsias.
( ) A todo o momento surgem perguntas de como devemos agir no dia a dia.
( ) Precisamos ser diferentes, porém sem perder a identidade pessoal.
( ) Não paramos para pensar, apesar de termos respostas para nossas perguntas.

Alternativas
Comentários
  • Interpretação de texto é um problema pra mim, viu!

  • Alternativa correta: D

  • Essa banca tem interpretação de texto própria, só pode.

    "Precisamos ser diferentes, porém sem perder a identidade pessoal"

    O texto não sugere que você seja diferente. Muito pelo contrário, sugere alternativas para você se conectar com você mesmo:

    "Buscar respostas é uma atividade que exige autoanálise e reconhecimento das próprias habilidades, desejos, deficiências, exigências, etc. Para tanto, o segredo está em dedicar-se a ouvir o Eu. Em nossas vidas, tantas coisas ajudam para nos despersonalizar que nossa essência vai se perdendo e, sem saber quem somos, estamos sendo aquilo que os outros esperam de nós."

    Só não errei pois não tinha nenhuma opção em que a terceira alternativa era falsa.

  • Todas são certas.

    V - "Estamos vivendo na era da mudança, da transformação, na qual todas as verdades se tornam questionáveis."

    V - "Perguntamos com mais frequência por que e como seguir determinada carreira" (subentende-se dia a dia)

    V - Nesse caso, você precisa entender qual o objetivo da argumentação do texto. O autor está argumentando em torno de uma ideia (afinal, é um texto dissertativo-argumentativo). Todo o seu texto se desenvolve no sentido de criar questões e induzir a pessoa a buscar respostas pelas suas próprias reflexões, que de certa forma são "guiadas" pelo autor (uma espécie de argumentação através de propostas de reflexão).

    A ideia do autor é de despertar uma mudança no leitor. Logo, depreende-se que precisamos ser diferentes. Além disso, não devemos perder nossa identidade pessoal, pois o autor é contra essa ideia, como é expresso em: "tantas coisas ajudam para nos despersonalizar que nossa essência vai se perdendo e, sem saber quem somos, estamos sendo aquilo que os outros esperam de nós." (observa-se um viés negativo dessa despersonalização).

    V - "Com certeza, cada indivíduo tem as suas próprias respostas, mas como encontrá-las se o tempo só permite agir e não pensar para agir".