SóProvas


ID
2336335
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A prefeitura de uma cidade do interior do país, seguindo as orientações do governo do Estado, está tentando reorganizar sua estrutura de modo que várias de suas secretarias – principalmente Saúde, Educação, Esportes e Serviço Social – passem a trabalhar em rede, ao contrário da estrutura tradicionalmente existente, um misto entre funcional e departamentalização por serviços. Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta dois dos principais problemas que provavelmente surgirão após a adoção da nova estrutura.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura em Rede

    Como a Estrutura em Rede permite a contratação de funcionários em estilo home office, a ligação de cada serviço com a organização é eletrônica. Por esse motivo, as contratações podem vir de qualquer parte do mundo.

    Esta estrutura pode ser utilizada por pequenas empresas, tornando-as mais competitivas globalmente, pois permite que recursos e fornecedores sejam alocados de qualquer lugar. Adicionalmente, possibilita a venda de serviços e produtos em todo o mundo.

    Vantagens:

    - Competitividade global.

    - Contratação de serviços somente quando necessário.

    - Custos administrativos baixos.

    - Dois ou três níveis hierárquicos.

    Desvantagens:

    - Sem uma cultura corporativa corre-se o risco dos profissionais não terem o comprometimento desejado.

    - Falhas eletrônicas podem interferir com o andamento do projeto.

    -  Organização não tem controle imediato de todas as operações da empresa.

    https://www.treasy.com.br/blog/tipos-de-estrutura-organizacional

  • GABARITO: "B".

    Uma estrutura em rede atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado. A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global.

    As maiores desvantagens dizem respeito à falta de controle direto sobre os processos de trabalho. Como a empresa contrata produtos e serviços, a administração tem de confiar em contratos, coordenação entre parceiros e comunicações com outras empresas para assegurar que os prazos e a qualidade sejam atendidos.

    (RENNÓ, 2013)