SóProvas


ID
233659
Banca
FCC
Órgão
MRE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Despesas de exercícios anteriores são despesas

Alternativas
Comentários
  • Despesas de Exercícios Anteriores As relativas a exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com dotação suficiente para atendê-las, mas que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente. Poderão ser pagos, à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elemento, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.
     

  • (A) INCORRETO. As despesas de exercícios anteriores são justamente a aplicação do regime contábil de competência, pois as despesas são atribuídas ao exercício. 

    (B) CORRETA. As despesas de exercícios anteriores possuem dotação específica no orçamento (Lei 4.320/64, 37, parte final).

    (C) INCORRETA. Ver comentário anterior.

    (D) INCORRETA. O item tentou confundir o candidato, já que são despesas de exercícios anteriores aquelas inscritas em restos a pagar cuja inscrição tenha sido cancelada (os chamados restos a pagar com prescrição interrompida, cf. Lei 4.320/64, 37 c/c Decreto 93.872/1986, 22).

    (E) INCORRETA. São consideradas despesas de exercícios anteriores aquelas em que o direito do credor subsiste, como no caso dos restos a pagar com prescrição interrompida.
  • Restos a Pagar: extraorçamentárias

    Despesas de Exercícios Anteriores: orçamentárias

  • Restos a pagar - despesas empenhadas e não pagas em X1. São inscritas em 31/12/X1 e seguem rito próprio, previsto no decreto nº 93.872/86.

    Despesas de exercícios anteriores - despesas empenhadas, liquidadas e pagas em X2, mas que se referem a fatos que ocorreram em X1. Ou seja, é uma despesa orçamentária normal, como outra qualquer, só que se refere a uma situação em que o fato gerador aconteceu no passado, em exercício anterior, daí a origem do nome. Exemplo: servidor em que o filho nasceu em 15/10/X1, mas que só solicitou o auxílio natalidade em X2. O órgão tem que pagar, pois é um direito do servidor previsto em lei. Ocorre que essa despesa não estava especificamente prevista, logo vai entrar em rubrica própria, como despesa de exercício anterior.

    Prof. Igor Oliveira 

    https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/9767/igor-oliveira/diferenca-entre-restos-a-pagar-e-despesas-de-exercicios-anteriores