A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".
Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.
Conceitos básicos para você fixar:
Missão: o que eu sou.
Visão: quero chegar - destino.
Valores: crenças.
Objetivo: o que quer ser alcançado.
a) a missão representa onde a empresa quer chegar; é a imagem que a organização determina a respeito do seu futuro, o que ela pretende vir a ser. (VISÃO).
b) os valores correspondem ao propósito e à visão da organização, sua razão de ser (MISSÃO), por que foi criada e para que existe. Fez uma confusão só!
c) a visão organizacional representa o olhar que a empresa tem sobre o cenário externo, em relação ao número de empresas concorrentes, às tendências do mercado e às principais necessidades. Errado, como vimos a visão é o destino. Isso está mais para SWOT (essa análise toda, hehe).
d) a partir do conceito da visão organizacional, as empresas definem seus objetivos, ou seja, estados desejáveis a alcançar; esses objetivos podem ser desdobrados em globais ou estratégicos, táticos e operacionais. PERFEITO!