SóProvas


ID
2337247
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    A expressão “divisão social do trabalho” tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: <www.sites.epsjv.fiocruz.br> (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue o item a seguir.

A atividade humana conhecida como trabalho tem como característica essencial a produção de bens de consumo.

Alternativas
Comentários
  • É a capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes.

  • O item é mal elaborado, pois numa perspectiva capitalista, o trabalho tem sim como característica essencial a produção de bens de consumo. A banca não deixa claro de qual perspectiva estão tratando, abrindo margem para várias interpretações. 

  • E.

    Mas um ítem que induz ao erro. 

  • Gabarito: E

    Trabalho não é essencialmente direcionado à produção de bens de consumo. Segundo Marx, trabalho cria, entre outras coisas, mercadorias e valores e não essencialmente bens de consumo.