SóProvas


ID
2338
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma vantagem da arquitetura de 3 níveis ANSI/ SPARC é prover independência de dados. De acordo com esta arquitetura, é possível prover dois tipos de independ ência de dados:

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura “Three-Schema” (conhecida como arquitetura ANSI/SPARC - Tsichritzis e Klug, 1978)A meta desta arquitetura é separar as aplicações de usuários da base de dados física. Nesta arquitetura, esquemas podem ser definidos em três níveis:a. O nível interno tem um esquema interno que descreve a estrutura de armazenamento físico da base de dados. O esquema interno usa um modelo de dados físico e descreve todos os detalhes de armazenamento de dados e caminhos de acesso à base de dados;b. O nível conceitual tem um esquema conceitual que descreve a estrutura de toda a base de dados. O esquema conceitual é uma descrição global da base de dados, que omite detalhes da estrutura de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos e restrições. Um modelo de dados de alto-nível ou um modelo de dados de implementação podem ser utilizados neste nível.c. O nível externo ou visão possui esquemas externos ou visões de usuários. Cada esquema externo descreve a visão da base de dados de um grupo de usuários da base de dados. Cada visão descreve, tipicamente, a parte da base de dados que um particular grupo de usuários está interessado e esconde o resto da base de dados do mesmo. Um modelo de dados de alto-nível ou um modelo de dados de implementação podem ser usados neste nível.
  • Gabarito C

     A Arquitetura de 3 níveis (ANSI/SPARC) tem o objetivo de permitir que os usuários acessem os mesmos dados, mas com uma exibição personalizada do mesmo. É dividida em nível interno, conceitual e externo. Esta separação de níveis permite que o DBA (administrador de banco de dados) altere as estruturas de armazenamento sem afetar os usuários.

    - O nível externo, também conhecido por nível de visão, é o nível mais alto de abstração e o mais próximo dos usuários.

    - O nível conceitual, também conhecido por nível lógico, descreve quais dados estão armazenados e quais os relacionamentos entre eles.

    - O nível interno, também conhecido por nível de armazenamento, é o nível mais baixo de abstração e o mais próximo do armazenamento físico.

    Podemos concluir que o SGBD Oracle garante uma visão abstrata do banco de dados para seus usuários, ou seja, para o usuário pouco importa onde estão sendo armazenados seus dados, contanto que estejam disponíveis sempre que necessário.

    · Já independência de dados, significa a capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior: divide-se em independência de dados física e lógica.

    - Independência de dados física: é a capacidade de modificar o esquema físico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.

    - Independência de dados lógica: é a capacidade de modificar o esquema lógico sem que, com isso, qualquer programa ou aplicação precise ser reescrito.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !