SóProvas


ID
2338426
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

No campo da saúde mental do trabalhador, a psicologia pode atuar com base nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental – PNSM (Lei nº 10.216 de 6 de abril de 2001) com a utilização dos equipamentos e dispositivos do Sistema Único de Saúde.
A esse respeito, 

Alternativas
Comentários
  •  a)a internação voluntária ocorrerá quando a pessoa com transtorno mental decidir por essa forma de tratamento e houver o assentimento da família ou de um responsável. 

     

    ERRADO. Não precisa do assentimento da família ou responsável, basta a pessoa decidir. 

     

     b)na atenção básica, a atenção psicossocial para pessoas com transtornos mentais se constitui em atendimentos ambulatoriais e internação voluntária, involuntária e compulsória. 

     

    ERRADO. As internações não fazem parte do modelo de atenção básica do SUS. 

     

     c)a atenção psicossocial a pessoas com transtornos mentais tem como base a concepção ampliada de saúde, os determinantes sociais e os princípios de integralidade, universalidade e equidade. 

     

    CORRETO. 

     

     d)os Centros de Atenção Psicossocial, CAPS I, CAPS II e CAPS III, organizam o fluxo e a atenção em saúde mental de acordo com o número de pessoas que procuram esse atendimento e tratamento. 

     

    ERRADO. A divisão se dá pelo contingente populacional do município:

    -CAPS I: população acima de quinze mil habitantes;

    - CAPS II:população acima de setenta mil habitantes.

    - CAPS III: Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento vinte e quatro horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS AD. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de cento e cinquenta mil habitantes.

     

     e)a atenção à saúde mental de pessoas com transtornos mentais foi ampliada com a criação de Centros de Atenção Psicossocial, para junto com os serviços de internação psiquiátrica existentes propiciar maior cobertura no território nacional. 

     

    ERRADO. A internação só é indicada quando os recursos extra-hospitalares (CAPS...) forem insuficientes. 

  • Complementando e contextualizando...

    Sobre a Política Nacional da Saúde Mental

     

    Art 1º Os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental de que trata essa lei, são assegurados sem qualquer forma de

    discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos, e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno, ou qualquer outra. 

     

    Art 2º Nos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos direitos enumerados no parágrafo único deste artigo. 

     

    Parágrfo único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

     

    I- Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades; 

     

    II- Ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;

     

    III- ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;

     

    IV - ter garantia de sigilo nas informações prestadas;

     

    V- ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para de sua hospitalização involuntária

     

    VI- ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;

     

    VII - receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento; 

     

    VIII - ser tratada em ambiente terapeutico pelos meios menos invasivos possíveis;

     

    IX- ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental; 

     

    fonte: lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001.

  • gabarito (C)

    (C) a atenção psicossocial a pessoas com transtornos mentais tem como base a concepção ampliada de saúde, os determinantes sociais e os princípios de integralidade, universalidade e equidade.

  • Vamos analisar as alternativas:

    - alternativa A: errada. A internação voluntária é "aquela que se dá com o consentimento do usuário", que irá assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento (veja os arts. 6º e 7º da Lei n. 10.216/01). Não é necessário o assentimento de um familiar ou responsável.

    - alternativa B: errada. A internação não faz parte da atenção básica em saúde mental, mas sim da atenção especializada. Na atenção primária, tem-se um espaço de acolhimento, um primeiro acesso e estabelecimento de vínculos e permitindo a criação de um projeto terapêutico.

    - alternativa C: correta. A concepção ampliada de saúde compreende um completo bem-estar físico, mental e emocional, não se limitando à ausência de doenças.

    - alternativa D: errada. De acordo com a Portaria n. 336/MS, a organização dos Centros de Atenção Psicossocial é definida "por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional, conforme disposto nesta Portaria;
    § 1º As três modalidades de serviços cumprem a mesma função no atendimento público em saúde mental, distinguindo-se pelas características descritas no Artigo 3º desta Portaria, e deverão estar capacitadas para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes em sua área territorial, em regime de tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, conforme definido adiante.
    §2º Os CAPS deverão constituir-se em serviço ambulatorial de atenção diária que funcione segundo a lógica do território".

    - alternativa E: errada. A Lei n. 10.216/01 indica que a internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Independentemente disso, a saúde é um direito fundamental, "direito de todos e dever do Estado", devendo a todos ser assegurada.

    Gabarito: a resposta é a LETRA C.