SóProvas


ID
2338468
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Diante da tela de cristal líquido do terminal, tudo que o eleitor precisa fazer é digitar o número de seus candidatos. O programa de votação já determina a sequência dos cargos e a tabela dos partidos e candidatos. Essas informações, assim como a lista dos eleitores de cada seção eleitoral, estão dentro de um pequeno dispositivo. Este dispositivo é inserido dentro nas urnas eletrônicas, permitindo que os dados de cada uma, referentes tanto aos eleitores quanto aos candidatos, sejam específicos daquela zona e seção eleitoral.
 
(http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/09/como-funcionam-urnas-eletronicas.html) 

O dispositivo mencionado é, essencialmente, um chip do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read Only Memory), em que a gravação e a eliminação de dados são feitas eletricamente, sem necessidade de uso de equipamentos especiais. Armazena dados de forma não volátil, mantendo as informações sem que baterias ou outras fontes de energia tenham que ser usadas. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Letra B) A urna eletrônica, como qualquer computador, necessita de dispositivos para armazenamento de dados (mídias). Desde a urna modelo 98, utiliza-se, para esse fim, o flash card, um cartão de memória que apresenta características de leitura e gravação, como se fosse um HD.

     

    http://www.tre-sc.jus.br/site/eleicoes/urna-eletronica/midias/index.html

  • GABARITO: B

     

    Diante da tela de cristal líquido do terminal, tudo que o eleitor precisa fazer é digitar o número de seus candidatos. O programa de votação, desde 2008 desenvolvido em Linux, um sistema operacional livre, já determina a sequência dos cargos e a tabela dos partidos e candidatos designados para cada município.

    Essas informações, assim como a lista dos eleitores de cada seção eleitoral, estão dentro de um pequeno dispositivo, o flash card. Ele é inserido nas urnas eletrônicas, permitindo que os dados de cada uma, referentes tanto aos eleitores quanto aos candidatos, sejam específicos daquela zona e seção eleitoral.

  • Tecnicamente, quando gravamos algo em flashcard podemos estar diante de um firmware (que pode também ser gravado em ROM ou [x]ROM). Para não gerar ambiguidade entre as alternativas b e d, basta atentar para o fato de que o examinador questiona sobre um dispositivo, um chip. Gabarito: b.