SóProvas


ID
2340379
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. Considere o uso do óxido nítrico (ON) como terapêutica adjuvante, suas indicações e efeitos adversos.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Em pacientes com síndrome do desconforto respiratorio agudo (SDRA), vários estudos têm enfocado o uso conjunto de diversas formas de tratamento, tais como posição prona, ventilação oscilatória de alta freqüência, ventilação mecânica protetora e otimizada e ECMO45,46. Esses estudos têm demonstrado efeito sinérgico do NOi com estas formas de tratamento.Acredita-se que a terapia com NOi deve ser utilizada  recocemente e em conjunto com outras modalidades terapêuticas já estabelecidas. Em 2004, Fioretto et al.48 analisaram os efeitos da administração precoce de NOi na SDRA (uma hora e meia depois do diagnóstico) comparando um grupo composto de crianças seguidas prospectivamente e que recebeu NOi associado ao tratamento convencional com um grupo histórico de pacientes que utilizou apenas o tratamento convencional. Concluiu-se que o tratamento precoce com NOi causa melhora imediata e sustentada da oxigenação, com redução mais precoce de parâmetros ventilatórios associados com alto risco de LPIVM e toxicidade pelo oxigênio (Pip e FiO2), o que pode contribuir para redução da taxa de mortalidade.

    b) CORRETA Nos pacientes com disfunção importante de ventrículo esquerdo (VE) e HP, a vasodilatação pulmonar súbita pode aumentar o fluxo sanguíneo, elevando a pré-carga de forma deletéria para um ventrículo previamente comprometido.

    c) CORRETA Vários estudos demonstraram efeitos indesejáveis com a retirada abrupta do NO, tendo sido também observado efeito rebote.(31-36) As razões para que ocorra o efeito rebote ainda não estão bem esclarecidas, mas podem estar relacionadas com a inibição da atividade da óxido nítrico sintetase (NOS).

    d) CORRETA Existem alguns efeitos adversos relacionados à toxicidade do NO, como a formação de metemoglobina,(26)efeitos citotóxicos pulmonares devido à formação de radicais livres pelo excesso de dióxido de nitrogênio (NO2), produção de peroxinitrito, ou alteração do sistema de surfactante pulmonar.(14)

    e) Evitar suspensão abrupta do óxido nítrico inalado. Outro problema a ser evitado é a piora da oxigenação e o aumento da pressão da artéria pulmonar que ocorre depois da retirada abrupta do gás (fenômeno do rebote)41. Tal fenômeno pode ser explicado pelo fato de que o NO exógeno pode inibir de forma reversível a NOS ( NO sintase) presente nas vias aéreas e na circulação pulmonar e diminuir a produção pulmonar endógena do gás, havendo aumento rebote da pressão arterial pulmonar quando a administração da droga é interrompida abruptamente. Portanto, é fundamental elaborar protocolo para a retirada lenta do gás e evitar interrupção acidental ou falhas na administração, programando sistemas de reserva e de inalação de NO durante períodos de desconexão do ventilador.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862003000500012

    http://www.scielo.br/pdf/jped/v79s2/v79s2a07.pdf

    I CONSENSO BRASILEIRO DE VENTILACAO MECANICA EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA