SóProvas


ID
2340385
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Considerando a displasia broncopulmonar (DBP) quanto à defnição, fisiopatologia e conduta fisioterapêutica.

I. A DBP é uma patologia de início súbito.

II. O prematuro de muito baixo peso está constantemente predisposto a desenvolver DBP.

III. DBP é defnida como patologia crônica que leva a dependência de O2 .

IV. O tratamento fisioterapêutico deve ser baseado nas alterações clínicas, radiológicas e na sintomatologia da doença.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A patogênese da DBP é multifatorial. Acredita-se que esses diversos fatores atuem de forma aditiva ou sinérgica, gerando inflamação e lesão pulmonar. A agressão ao tecido pulmonar em desenvolvimento resulta em fibrose e desorganização do processo maturativo normal. O quadro clínico consiste em sintomas respiratórios associados à dependência ao oxigênio e alterações radiológicas em recém-nascidos, em geral prematuros submetidos a ventilação mecânica. A ausculta pulmonar pode ser pobre, às vezes notando-se apenas taquidispnéia. Em casos mais graves, a hipoxemia pode estar acompanhada de hipercapnia. Muitos pacientes apresentam deformidade torácica, taquidispnéia de graus variados e menor tolerância aos exercícios físicos. Tosse e crises de sibilância são freqüentes. A sintomatologia é extremamente variável e depende da gravidade da DBP.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572005000300004

  • Pq o item II esta errado? O prematura não tem predisposição a DBP?

  • Pra mim o item  II tb está correto.

     

  • "A DBP mais branda pode ser diagnosticada em prematuros com peso muito baixo ou extremo baixo peso, que apresentaram ao nascimento síndrome do desconforto respiratório e responderam de maneira satisfatória ao tratamento com surfactante, somente necessitando de ventilação pulmonar mecânica prolongada devido a apneia ou esforço respiratório precário".

  • a II está incorreta, pq são prematuros de extrema baixo peso e não de muito baixo peso